You are on page 1of 17

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

CAPTULO DIVIDIDO EM TRS PARTES USO COMUM DO TERMO NA REALIDADE DA AMRICA LATINA.

CARACTERIZAO DA MARGINALIDADE NO RIO DE JANEIRO.

CARACTERSTICAS DE CADA CORRENTE TERICA CONSTRUO DO IDEAL TIPO.

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.


Razes histricas: Migrantes x Cultura urbana Liza Peatie, Alejandro Portes e outros: Cidade como uma fortaleza da cultura elevada. A cidade das elites, como uma grande homogeneidade de classes. Paradxo: Repdio x Desejo integrador. A intensidade do repdio cresce medida em que se aumetam os servios urbanos e o preo dos lotes de terra.

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.


Fundao Leo XIII:
As famlias chegam do interior puras e unidas legalmente ou no de maneira estvel. A desintegrao comea na favela em consequncia da promiscuidade, dos maus exemplos e das dificuldades financeiras. As crianas presenciam o ato sexual. Meninas so seduzidas e abandonadas; engravidam mas no se sentem envergonhadas... A bebida e os txicos servem para anesteziar as desiluses, humilhaes e deficincias alimentares da vida na favela. As noites pertencem aos criminosos... No silncio da noite podem-se ouvir os gritos de socorro, mas ningum ousa interferir com receio de ser a prxima vtima... Os policiais raramente entram na favela, a no ser em grupos. (p. 125).

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

(Publicao) Seminrio Interuniversitrio 1967:

Referem-se as favelas como cancros sociais, espoliadores de uma das mais belas paisagens do planeta e cheias de contraventores e criminosos.

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.


Fatores mais comuns do termo:
Localizao em favelas Situao econmico-ocupacional Migrantes Minorias raciais e tnicas Transviados (Transgressores dos bons costumes e

da moral)

Favelados e suburbanos do Rio de Janeiro:


(...) mais fcil distingu-los e identific-los por viverem em agrupamentos perifricos de moradia de qualidade abaixo das normas (...)

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.


Todas as correntes partem da afirmao de que existe uma classe marginal homognia. Muitas comeam com uma concluso predeterminada , usando a pesquisa emprica apenas para apoiar uma posio ideolgica especfica.

Classe marginal (homognia) Classe mdia (heterognia)

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

A abordagem psicossocial:
Primeira a utilizar o termo marginalidade. Para Robert Park (1928), o marginal um indivduo margem de duas culturas e duas sociedades que nunca se interpenetraram e fundiram totalmente (p.131). Para H.F. Dickie-Clark, o grupo dominante (...), se pretende continuar dominante, no pode permitir s camadas inferiores que compartilhem seus poderes e oportunidades (p.135).

Nvel Psicolgico individual. Esperana de civilizao e progresso.


(Caos x criatividade)

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Arquitetnica-ecolgica:
Define o marginal como aquele que mora em vizinhanas marginais em relao cidade, com infra-estrutura, higiene e segurana precrias ou seja, as favelas. Dessas condies decorreriam os desequilbrios morais e sociais. A marginalidade, portanto, deveria ser erradicada atravs da remoo das favelas.

Assentamentos improvisados dos rurais (durante o grande perodo de xodo rural).


Mais carente de base emprica / Mais influenciadora de polticas pblicas.

migrantes

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Etnogrfica:
atribui a marginalidade persistncia de instituies e costumes rurais num ambiente de outra forma urbano (p.139), e tambm ausncia de presso comunitria para a internalizao de regras e leis na personalidade do migrante. A escola etnogrfica atuou segundo a hiptese simplista de que a integrao urbana era apenas uma questo de despir os migrantes de seus trapos rurais e vest-los de roupagens citadinas.(p.139). No se importava em como, de fato, a assimilao dos costumes citadinos lhes possibilitaria maior insero na vida urbana ou asceno social.

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Tradicional x modernizante:
Considerava que os atributos de indivduos de sociedades tradicionais explicavam a perpetuao do subdesenvolvimento. Mudanas nas esferas poltica, econmica e das estruturas sociais dependiam da modernizao da sociedade, o que por sua vez requer que o prprio povo se modifique. Conflito rural urbano como entrave ao desenvolvimento. Comportamento moderno

O requisito fundamental para a mudana nas trs reas (social, poltica e econmica) a modernizao das atitudes.

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Cultura da pobreza:
Diferencia a pobreza em si (ou seja, a privao material de certas necessidades) dos seus aspectos culturais (traos de personalidade que se perpetuam para geraes subseqentes, mesmo aps alteraes nas condies econmicas). Programas de assitncia social perpetuariam, na Amrica Latina, o status quo em nome da ajuda aos pobres. Crculo vicioso da pobreza. (...) a emergncia de certos traos de personalidade como reao a um estado de privao, traos esses que se perpetuam mediante o processo de socializao a geraes subsequntes, persistindo mesmo depois de alteraes objetivas nas circunstncias econmicas e sociais.

Personalidade Disfuncional
Evidencia os sintomas sem mostrar a causa. (Pr a culpa da pobreza nos
pobres).

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Teoria da participao do DESAL:


(Desarrolo Econmico y Social da Amrica Latina) segundo Vekemans, a marginalidade se caracteriza pela completa falta de participao na sociedade global... Esta inter-relao de omisses devida, por sua vez, desintegrao interna dos grupos marginais e sua carncia absoluta de qualquer forma de organizao (p. 155). Os que habitam aglomerados marginais sofrem de uma diminuio em sua iniciativa e capacidade de atuar individualmente ou coletivamente de maneira racional.

Progresso Econmico Desenvolvimento social (integrao) X Transformaes culturais e scio-polticas Desenvolvimento

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Teoria da participao do DESAL:


Desfragmentao do tecido da nacionalidade
O grau de desintegrao social e poltica somada a falta de participao torna-se, portanto, o sentido bsico da marginalidade.

A teoria da marginalidade e o ideal tipo.

Teoria social do radicalismo e a marginalidade:


os migrantes abandonam seus lares com expectativas pouco realistas e se vem constantemente solitrios e frustrados diante das dificuldades, pressupostos assim exploses de violncia ou atitudes revolucionrias. Na ausncia de fortes laos grupais, os favelados podem facilmente aderir a movimentos de protestos.
Cultura rural momento de radicalismo Cultura urbana Expectativas sufocadas, Desapontamento, Radicalismos Imagina-se que a privao relativa, resultante da crescente comparao de sua prpria vida com as dos ricos, levaria o favelado a uma crtica radical da sociedade. Lumpenproletariat Karl Marx

Tipo Ideal: um exemplo extremo da cultura marginal, que combina todas as caractersticas suscitadas pelas escolas mencionadas acima.

FIM

You might also like