You are on page 1of 50

1

Minerais, Classificao, Intemperismo e Propriedades ndice das Rochas

Minerais
Minerais so compostos qumicos, inorgnicos, com estrutura cristalina e qumica definida e encontrados naturalmente na crosta terrestre. Silicatos: principais minerais formadores de rochas quartzo, feldspato, anfiblios, piroxnios, micas, argilas, olivinas. Estes influenciam muito o comportamento das rochas:
Rochas ricas em quartzo e feldspatos: rochas duras e frgeis; Rochas ricas em anfiblios e piroxnios: alteram-se facilmente; Rochas ricas em carbonatos: baixa resistncias e solveis; Rochas ricas em micas: laminao= maior anisotropia.

Classificao das Rochas


Caracterizao geotcnica da rocha intacta Classificao das rochas quanto gnese
gneas - so formadas pela agregao de minerais originados da consolidao, por resfriamento, do magma Metamrficas - so formadas por transformaes fsicas e qumicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e presso do interior da Terra. Sedimentares - so formadas a partir da consolidao (por presso e/ou por cimentao) de fragmentos (sedimentos) de rochas preexistentes

95% do volume da crosta terrestre ocupado pelas rochas gneas e metamrficas 75% do volume da superfcie terrestre ocupado pelas rochas sedimentares

Classificao das rochas quanto gnese

Rochas gneas
Extrusivas: (resf. do magma na superfcie) Intrusivas: (resf. do magma no interior ) Apresenta uma textura cristalina, resistente, durvel

Rochas metamrficas
Composio mineralgica, textura e estrutura dependem da composio da rocha original e da intensidade do metamorfismo.

Filito, ardsia, xistos, mrmore, gnaisse e quartzito.

Rochas metamrficas

Rochas sedimentares
coeso cresce conforme o tipo de cimentao (xido de ferro, carbonato e slica microcristalina) apresentam alto grau de anisotropia so, em geral, menos resistentes que as rochas gneas

Rochas sedimentares

Caracterizao geotcnica da rocha intacta


Propriedades ndices
Determinadas atravs de testes rpidos (ensaios ndices) para estimar propriedades fsicas e mecnicas das rochas Fornecem uma primeira impresso da qualidade das rochas No requer equipamentos muito sofisticados e podem ser realizados em campo fundamental para a classificao das rochas para fins de engenharia

Propriedades ndices
Fsicas: peso prprio porosidade teor de umidade saturao grau de fissuramento dureza Mecnicas: (*) resistncia compresso (*) estimadas atravs de ensaios ndices devendo ser confirmadas atravs de ensaios especficos mais sofisticados.

Por que precisamos conhecer as propriedades fsicas e mecnicas das rochas ?

Para se estimar a tenso vertical devido ao peso da rocha necessrio se conhecer seu peso prprio .

A facilidade de escavao pode ser melhor predita se a dureza da rocha conhecida.

Por que precisamos conhecer as propriedades fsicas e mecnicas das rochas ?


Para previso de ruptura (ou colapso), por exemplo precisa-se conhecer as resistncias trao (t), compresso (c) das rochas e ao cisalhamento (r).

ndices fsicos

Grau de Saturao (S)


Razo entre o volume de gua (Vw) e o volume do poro (Vp)

Teor de umidade (w)

Porosidade (n)

ndice de vazios (e)

Medida direta da porosidade ciclos de saturao e secagem Ciclo de saturao: a amostra de rocha de volume (V) conhecido saturada usando uma bomba de vcuo. E em seguida pesada (Psat) Ciclo de secagem: a amostra ento seca em estufa por 24 horas a 105 C e em seguida pesada (Ps)

os ciclos de saturao e secagem so repetidos at a constncia de peso

Peso prprio () Razo entre o peso (P) e o volume (V) da rocha

Densidade relativa da rocha

Grau de Fissuramento

O grau de fissuramento de uma rocha pode ser determinado atravs do ndice de qualidade (IQ) definido em funo da velocidade de propagao de ondas longitudinais.

Grau de Fissuramento Velocidade de propagao longitudinal da rocha (vl)

vl - diminui com o aumento da porosidade (fissuramento) vl - aumenta com o aumento da densidade vl - aumenta com o aumento do teor de umidade

Medida da velocidade de propagao longitudinal da rocha (vl)

Velocidade de propagao longitudinal de algumas rochas

Alterabilidade e durabilidade
alterabilidade facilidade com que uma determinada rocha se deixa alterar. durabilidade o inverso da alterabilidade, ou seja, a dificuldade com que uma determinada rocha se deixa alterar. A alterabilidade de uma rocha pode ser estimada pelo seu ndice de durabilidade (Id).

Alterabilidade e durabilidade
As rochas so afetadas pelas variaes de:
ciclos de umedecimento-secagem, congelamento-desgelo, aquecimento-resfriamento;

que induzem varies nos nveis de tenso causando fadiga e ruptura do material.

Alterabilidade e durabilidade
Granitos no se desintegram quando submetidos a ciclos de umedecimento-secagem Folhelhos (ou rochas gneas ou metamrficas que possuam sal anidro) se desintegram quando expostas s condies ambientais.

Alterabilidade e durabilidade
Processos que alteram as rochas
oxidao hidratao soluo esfoliao desagregao abraso

Ensaio de durabilidade (slake durability test) - ASTM D 4644 Proposto por Franklin e Chandra (1972)
Uma amostra seca de rocha de 500g (Pesoinicial) fragmentada em 10 pedaos e em seguida colocada num tambor cuja parede constituda por uma malha de 2 mm

O cilindro imerso num tanque com gua e submetido a uma rotao de 20 rpm por 10 minutos.

O material retido no tambor seco e novamente pesado (Pesofinal) .

Ensaio de durabilidade (slake durability test) - ASTM D 4644 Classificao de Gamble (1971)

Dureza
A propriedade caracterstica de um material slido, que expressa sua resistncia a deformaes permanentes e est diretamente relacionada com a fora de ligao dos tomos. medida pela resistncia que um material apresenta em se deixar riscar por outro material

Medida da Dureza
O ensaio escleroscpico consiste em deixar cair, por peso prprio e de uma altura pr-estabelecida, um martelo com ponta de diamante.

A dureza da rocha associada a altura de ressalto do martelo (escala graduada).

Quanto maior o ressalto maior a dureza da rocha

Medida da Dureza

Resistncia
Determina a eficincia da rocha em manter o seu arranjo original. Resistncia compresso uniaxial (qu) no confinada obtida a partir de ensaios de compresso uniaxial um ensaio simples mas com dificuldades associadas moldagem do corpo de prova cilndrico.

alternativa correlacionar qu com ndices de resistncia obtidos de ensaios ndices.

Ensaio de compresso puntiforme ISRM(1981)


O ensaio de Resistncia Compresso Puntiforme foi proposto pela ISRM (International Society of Rock Mechanics) em 1981 e desenvolvido por Broch e Franklin. No ensaio de compresso puntiforme, a amostra de rocha carregada pontualmente atravs de dois cones metlicos. A ruptura provocada pelo desenvolvimento de fraturas de trao paralelas ao eixo de carregamento. Com dispositivos especiais, pode-se utilizar o equipamento para efetuar ensaio de trao em testemunhos cilndricos de amostras de rocha obtidos de sondagens rotativas.

Ensaio de compresso puntiforme ISRM(1981)

Ensaio de compresso puntiforme ISRM(1981) Broch e Franklin (1972)

Ensaio de compresso puntiforme ISRM(1981)

Exerccios
1. Uma rocha tem uma porosidade de 8%, e composta por 60% de quartzo e 40% de pirita. Determine seu peso especfico seco e saturado.

2. Uma amostra cilndrica (5cm de dimetro e 12.5cm de altura) de rocha pesa, quando saturada em gua 8N. Aps seca em estufa o peso desta mesma amostra cai para 7N. Determine:
peso especfico saturado; peso especfico seco; teor de umidade da rocha saturada; porosidade; volume de slidos; peso especfico das partculas solidas; densidade relativa da rocha.

Exerccios
1. Uma amostra cbica (70mm de lado) de rocha pesa, quando saturada em gua 12N. Aps seca em estufa o peso desta mesma amostra cai para 10.5N. Determine usando suas respectivas definies:
a) peso especfico saturado; b) peso especfico seco; c) teor de umidade da rocha saturada; d)porosidade; e) volume de slidos; f) peso especfico das partculas slidas; g) densidade relativa da rocha; h) peso especfico correspondente a 80% de saturao. Considere o peso especfico da gua igual a 10kN/m3.

Referncias:
Azevedo, I. C., Marques, E. A. G. Introduo mecnica das rochas. Ed. UFV. Notas de aulas Profa. Christianne Nogueira (UFOP).

You might also like