You are on page 1of 16

Elementos da Responsabilidade Civil:

I. CONDUTA HUMANA
II. NEXO CAUSAL III. DANO

Captulo IV Nexo Causal 1. O NEXO CAUSAL


2 elemento da Responsabilidade Civil.

- A relao causal estabelece o vnculo entre um determinado comportamento e o evento, permitindo concluir se a ao ou omisso foi ou no a causa do dano. - eventos simples e complexos

2.1. Teorias sobre o Nexo Causal a) Teoria da Equivalncia das Condies

- Pela teoria da equivalncia das condies, toda e qualquer circunstncia que haja concorrido para produzir o dano considerada como causa. A sua equivalncia resulta de que, suprimida uma delas, o dano no se verifica. (Carlos Roberto Gonalves.)
- Critrio: Elimina-se hipoteticamente determinada condio. Se o resultado desaparecer, a referida condio a causa do evento. Se persistir o evento danoso, no ser a causa.

- Crticas: exasperao da causalidade; regresso infinita dos fatos.

2.1. Teorias sobre o Nexo Causal b) Teoria da Causalidade Adequada

- A causa do evento a conduta antecedente ao evento que, em situaes normais e conforme a experincia cotidiana, revela-se suficiente produo do dano.
- Critrio para identificao da causa do dano: o observador deve colocar-se no momento anterior ao evento danoso e avaliar se, de acordo a experincia ordinria, o dano era previsvel. Ex.: leso em um hemoflico que resulta em morte.

- Crticas: Abstrao do caso concreto e excessiva discricionariedade judicial.

2.1. Teorias sobre o Nexo Causal

c) Teoria da Causalidade Necessria


- Causa do dano o antecedente ftico que, ligado diretamente ao evento danoso, provoque o dano como um resultado imediato da conduta. - Critrio para identificao da causa do dano: avaliar se a conduta foi determinante e necessria para a ocorrncia do evento danoso. - Crticas: Necessidade de cabal demonstrao da relao de causa e efeito direta e imediata entre a conduta e o dano.

2.1. Teorias sobre o Nexo Causal Qual a teoria adotada pelo CC 2002?
Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Art. 403. Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perdas e danos s incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuzo do disposto na lei processual.

2.2. Observaes relevantes: - H responsabilidade sem culpa, como ocorre na responsabilidade civil objetiva, mas jamais haver responsabilidade civil sem nexo causal. Assim, sendo, o

nexo causal indispensvel na Responsabilidade Civil


Objetiva. Ex.: roubo de cargas perigosas.

- O Nexo Causal delimita a extenso dos danos


passveis de indenizao, pois somente os dano direta e imediatamente causados sero indenizados pelo agente

causador. Ex.: paciente que morre aps o acidente devido a


uma infeco hospitalar.

2.3. Concorrncia de Causas - Danos causados pela concorrncia da conduta da vtima com a do agente. Ex.: acidente de trnsito em que o condutor de um

automvel provoca a coliso do carro em uma moto que, sua frente, trafegava regularmente, causando a morte de uma jovem de 17 anos que viajava na garupa da moto sem capacete. - relevncia da conduta da vtima para a ocorrncia do evento:
- conseqncias da concorrncia de causas: art. 945, CC

2.4. Concurso de agentes - Danos causados por mais de uma conduta.

- distribuio, em um evento social, de jornal com matria jornalstica difamante .


- jovens de classe mdia alta ateiam fogo em mendigo - conseqncias do concurso de agentes: art. 942,CC: Art. 942. Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado; e, se a ofensa tiver

mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao.


Pargrafo nico. So solidariamente responsveis com os autores os coautores e as pessoas designadas no art. 932.

2.5. Excludentes de Nexo Causal a) Fato exclusivo da vtima - quando for possvel identificar a conduta da vtima como causa necessria e determinante do dano. Ex.: suicida que se lana em frente ao carro. b) Fato de Terceiro - Conduta de terceiro, aparentemente alheio ao evento, que se apresenta como conduta necessria e determinante do dano, afastando a relao de causalidade entre o suposto agressor e o dano. Ex.: Fiat Mille que atinge um pedestre aps ser lanado no acostamento por um Scania.

- Motorista que, ao desviar de um automvel parado logo aps uma curva em uma rodovia, atinge um motociclista que seguia em sentido oposto: Estado de Necessidade ou Fato de Terceiro?

2.5. Excludentes de Nexo Causal


c) caso fortuito e fora maior

Art. 393. O devedor no responde pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizado.
Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verifica-se no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir. - caso fortuito: fato imprevisvel

- fora maior: fato inevitvel

NIBUS DE PASSAGEIROS. SENTENA CONDENATRIA REFORMADA POR DECISO SINGULAR DO RELATOR. CASO FORTUITO EXTERNO EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE. ATO REANALISADO. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. I - "O assalto mo armada, no interior de nibus coletivo, por se configurar caso fortuito, constitui-se em causa excludente da responsabilidade da empresa concessionria do servio pblico. " (TJMS - Apelao Cvel N. 2004.000153-3 - 1 T. Cvel). II - Confirma-se a deciso singular do relator que deu provimento de plano a recurso de apelao cvel, se as razes deduzidas no agravo interno no so convincentes acerca da necessidade de modificar o ato impugnado. (TJ-MS; AgRg-AC-Or 2005.017170-6/0001-00; Campo Grande; Primeira Turma Cvel; Rel. Des. Josu de Oliveira; DJEMS 12/02/2008; Pg.23)

APELAO CVEL. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. ASSALTO MO ARMADA OCORRIDO DENTRO DO TRANSPORTE COLETIVO (NIBUS). CASO FORTUITO. Excludente da responsabilidade objetiva do transportador. No h que se falar em indenizao. Recurso conhecido e improvido. (TJ-ES; AC 12050056246; Terceira Cmara Cvel; Rel. Des. Ronaldo Gonalves de Sousa; Julg. 21/08/2007; DJES 06/09/2007)

RECURSO DE APELAO CVEL. AO DE INDENIZAO POR PERDAS E DANOS. RESPONSABILIDADE CIVIL. TRANSPORTE DE CARGAS. ROUBO DE MERCADORIAS. ASSALTO MO ARMADA. I). RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E OBJETIVA DO TRANSPORTADOR. ARTIGO 750 CC II). EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE AFASTADA. CASO FORTUITO E FORA MAIOR NO CONFIGURADOS. RECURSO IMPROVIDO. I). A responsabilidade civil do transportador objetiva, devendo ele se responsabilizar pelas mercadorias, desde o momento que as recebe at a devida entrega ao destinatrio, assumindo os riscos advindos do contrato de transporte. II) assalto mo armada deixou de ser evento imprevisvel e inevitvel no mundo contemporneo, no se configurando como hipteses de caso fortuito e fora maior. (TJ-MT; JMT 13/06/2008;)

AO DE INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS RESPONSABILIDADE CIVIL - MORTE DO FILHO TEMPORAL - VENDAVAL - CASO FORTUITO OU FORA MAIOR - CONFIGURAO - EXCLUSO DO DEVER DE INDENIZAR. A fora maior (ou caso fortuito) uma das excludentes da responsabilidade civil; no caso em exame, a concessionria no tem o dever de indenizar, uma vez que o filho dos autores morreu em razo de uma descarga eltrica ocasionada pela intensa chuva e pelas fortes ventanias que aconteceram na regio dos fatos. (TJ-MS; AC-Or 2007.0315689/0000-00; Bataguassu; Quarta Turma Cvel; Rel. Des. Elpdio Helvcio Chaves Martins; DJEMS 21/01/2008; Pg. 46)

INDENIZAO. ACIDENTE DE TRNSITO. AQUAPLANAGEM. FATO PREVISVEL E EVITVEL. DEVER REPARATRIO. PENSIONAMENTO. DANOS MORAIS. CRITRIOS DE FIXAO. VOTO VENCIDO. Por

ser fato previsvel e evitvel, a aquaplanagem no configura excludente de fora maior capaz de elidir o dever reparatrio do motorista que age com impercia. A data limite do pensionamento
deve ser o dia em que o de cujus completaria 70 (setenta) anos de idade, que aquela correspondente expectativa de vida do brasileiro, conforme estatsticas do IBGE - Instituto brasileiro de geografia e estatstica. (TJ-MG; APCV 1.0411.05.019773-9/0011; Matozinhos; Dcima Cmara Cvel; Rel. Des. Marcos Lincoln; Julg. 15/07/2008; DJEMG 08/08/2008)

You might also like