You are on page 1of 35

PROJETO MECNICO

Muitas organizaes trabalham com produtos exclusivos que so desenvolvidos e fabricados para atender a pedidos nicos do cliente (ex.: prdios, embarcaes, avies, mquinas etc). Tais produtos demandam o trabalho de profissionais de vrias reas do conhecimento que devem integrar-se com o intuito de gerar o produto especificado.

O PROJETO
Um projeto : Um empreendimento temporrio ou uma seqncia de atividades com comeo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restries oramentrias.

NOMENCLATURA
Produtos fsicos produtos tangveis (casas, rodovias, veculos, estaes espaciais, etc.) Conceitos produtos intangveis (idias, roteiros de filmes, mapas, organogramas, processos, plantas, frmulas e teorias) Eventos produtos que consistem na realizao de tarefas, servios ou atividades. O projeto a prpria execuo da atividade que, em geral, representa apenas a parte final de um conjunto de atividades de planejamento, organizao e controle.

PROJETO MECNICO
TRS QUESTES PROJETO: Qual produto ser fornecido? (qual o escopo do projeto?) Quando ser fornecido? (qual o prazo do projeto?) Quanto custar? (qual o oramento do projeto?)

FASES DO PROJETO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. DEFINIO DOS REQUISITOS PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO VALIDAO (projeto) INDUSTRIALIZAO CONCLUSO / FECHAMENTO MANUTENO

DEFINIO DOS REQUISITOS


Fase onde so levantadas todos o requisitos, especificaes, normas, leis que devem ser atendidas e critrios de aceitao. Desta fase deve sair um documento devidamente aprovado onde esto descritos todos os requisitos que devem ser atendidos. Exemplo: Edital do SENAI

PLANEJAMENTO
Fazer a relao das atividades de projeto, tais como: Projeto; Lista de material e compras; Etapas de fabricao e montagem; Verificaes e acompanhamento; Validao (testes e inspeo); Fechamento (documentao) e Entrega.

CRONOGRAMA
A partir da relao de atividades do projeto, uma parte fundamental de sua formulao e planejamento identificar quando ser realizada cada atividade e que tempo demandara. E nesse momento que quem planeja um projeto distribura suas atividades no tempo, estipulando, para sua execuo, metas parciais.

CRONOGRAMA
O cronograma mostrar tambm as atividades que podem ser realizadas simultaneamente, de modo a no somar tempos. Alem disso, e importante identificar as precedncias obrigatrias, ou seja, de que aes previas depende uma determinada atividade, bem como a localizao do caminho crtico que determinar o prazo total de execuo a partir do momento em que tiver incio sua implementao.

CRONOGRAMA
O cronograma fsico uma importante ferramenta para o gerenciamento da execuo do projeto. Por ocasio da execuo do projeto, o seu avano dever ser confrontado periodicamente com os marcos indicativos de progresso e resultados intermedirios definidos no cronograma.

CRONOGRAMA
Alem disso, na formulao do projeto, necessrio tambm associar os recursos identificados como necessrios para a execuo do projeto, as atividades previstas, de modo que esses recursos possam ser mobilizados no devido tempo.

INTERFACE - CRONOGRAMA
PONTOS IMPORTANTES na elaborao do cronograma: 1. Levantar todas as reas envolvidas no Projeto; 2. Reunir o representante de cada rea, afim de: Apresentar o Projeto; Definir e informar o Gerente do Projeto; Acertar as responsabilidades de cada rea; Definir pontos de interface entre as reas; Compromentimento dos prazos entre as reas; Agendar reunies de acompanhamento.

CRONOGRAMA

DESENVOLVIMENTO
Consiste na realizao dos processos para concluir o trabalho definido no plano de projeto, de forma a cumprir as especificaes do projeto, nesta etapa acontecem: Alocao de recursos; Execuo do Projeto propriamente dito; Elaborao da lista materiais e especificaes tcnicas; Compra dos itens comerciais;

DESENVOLVIMENTO
Fabricao dos itens, internamente ou em terceiros; Pintura ou tratamento superficial; Inspeo de itens recebidos e / ou fabricados Ajustagem e Montagem;

ACOMPANHAMENTO
A realizao do trabalho definido no planejamento do projeto para atingir os objetivos deve ser monitorada. As entregas so produzidas como sadas de processos realizados para completar o trabalho planejado e agendado no cronograma do projeto.

ACOMPANHAMENTO
Consiste nos processos necessrios para acompanhar, revisar e regular o andamento e o desempenho do projeto, identificar todas as reas e pontos onde sero necessrias mudanas no plano, iniciar e implementar as mudanas correspondentes.

ACOMPANHAMENTO
GERENTE DO PROJETO: Monitorar e controlar o andamento do projeto; Verificar conformidade com escopo; Realizar o controle integrado de mudanas, caso haja; Controlar cronograma; Controlar os custos; Realizar o controle para garantia da Qualidade;

ACOMPANHAMENTO
Monitorar e controlar os riscos; Distribuir informaes; Gerenciar as expectativas das partes interessadas; Acompanhar a realizao das aquisies (compras e datas de entrega). Atuar no desempenho do cronograma;

ACOMPANHAMENTO
Implementao de mudanas aprovadas, incluindo aes corretivas, aes preventivas e reparo de defeitos; Atualizaes no cronograma de gerenciamento do projeto; Podendo gerar REVISES no documento onde constam os dados de entrada e requisitos.

ACOMPANHAMENTO

VALIDAO
7.3.6 Validao de projeto e desenvolvimento, (ISO 9001-2008) O item solicita que a validao do projeto e desenvolvimento seja realizada sempre que possvel, antes da entrega ou da implantao do produto.

VALIDAO
A validao do projeto deve ser executada conforme disposies planejadas, para assegurar que o produto resultante seja capaz de atender aos requisitos, para aplicao especificada ou uso pretendido, onde conhecido. Onde for praticvel, a validao deve ser concluda antes da entrega ou implementao do produto. Devem ser mantidos registros dos resultados de validao e de quaisquer aes necessrias.

VALIDAO E VERIFICAO
Diferentemente de verificao, a validao deve ser feita diretamente no objeto final do projeto e desenvolvimento. Se estivermos projetando uma pastilha de freio para um modelo novo de bicicleta. O fabricante da bicicleta solicitou uma pastilha, conforme um dado desenho, caractersticas de material, dureza e resistncia.

VERIFICAR
Verificar, significa fazer a pastilha e medir: suas dimenses, comparando com o desenho e fazer provas mecnicas e qumicas para ver se a pastilha condiz com o especificado. Porm, validao no isso.

VALIDAR
Validar instalar a pastilha na bicicleta nova e submet-la a vrios testes como frear na chuva, em alta velocidade, com algum na garupa e assim por diante. Ou seja, esse item solicita organizao que pegue o produto e o faa funcionar onde e como ele deve funcionar.

VALIDAO
Definio (NBR ISO 11134:2001): Procedimento documentado para obteno, registro e interpretao de resultados desejados para o estabelecimento de um processo que dever consistentemente fornecer produtos, cumprindo especificaes predeterminadas. realizada para fornecer evidncias da real capacidade do equipamento no atendimento requisitos definidos pelos produtos, processos e / ou normas aplicveis.

EXEMPLO
Fsforos de cozinha Como garantir o seu funcionamento adequado?

Selecionando parte da produo e efetuando as medies acenda os palitos selecionados. uma forma de se validar se o processo ou no capaz de produzir conforme as especificaes.

VALIDAO / QUALIFICAO
Durante o processo de VALIDAO so realizadas QUALIFICAES em equipamentos / instrumentos que compem o sistema quanto instalao, operao e performance.Os equipamentos / instrumentos de operao podem ser alterados em funo dos resultados destas qualificaes.

QUALIFICAO
A QUALIFICAO caracteriza-se como uma etapa da VALIDAO onde os equipamentos / instrumentos que integram o Sistema so ensaiados e calibrados para conferir o atendimento requisitos estabelecidos pelo processo, assim como da sua performance e eficcia.

INDUSTRIALIZAO
Na fase de industrializao do produto ocorre a integrao e transferncia do projeto para os setores produtivos, o que requer o mximo de anlise e critrio por parte do Gerente do projeto e demais setores envolvidos. Nesta fase ocorre uma maior interao entre os responsveis pelo projeto e os setores de fabricao, montagem, mtodos e processos, nos aspectos pertinentes implantao do projeto.

INDUSTRIALIZAO
SAIDAS DESTA FASE: transferncia da lista de materiais e insumos; procedimentos de fabricao; elaborao de dispositivos para fabricao; procedimentos de montagem; elaborao de dispositivos de montagem; roteiros de testes de qualidade e inspeo; roteiros para calibrao; manuais, etc

INDUSTRIALIZAO
VALE LEMBRAR Alm disso, as equipes de fabricao e montagem participam do desenvolvimento do projeto desde o incio analisando a fabricabilidade do produto. Importante: se durante a industrializao for alterado algum processo que altere as propriedades ou caracteristicas do produto, se faz necessrio uma VALIDAO DE PROCESSO.

CONCLUSO
Onde todos os documentos gerados durante o projeto so registrados e arquivados; O produto entregue a cliente com os devidos acessrios, instrues, manuais, termo de garantia, etc. Com a qualidade garantida durante o desenvolvimento.

MANUTENO
Esta fase consiste basicamente no processo de melhoria contnua, onde o projeto aps implantado j pode ser melhorado devido a varios fatores: Melhoria de processo, Alt.; Aparecimento de novas tecnologias; Necessidades de mercado; Feedback de clientes.

You might also like