You are on page 1of 11

*

Andreia Regina Moura Mendes

Orientadora: Profa. Dra. Luciana Chianca

* Este

projeto de pesquisa de doutorado tem como rea de interesse a relao entre as culturas e as tecnologias digitais. Apresenta ainda uma preocupao com as dinmicas sociais postas em prtica a partir do desenvolvimento desta nova tecnologia miditica, que a TV digital interativa e o seu uso e aplicao na teleducao. do nosso interesse investigar estas novas prticas culturais como tambm fazer uma anlise dos contedos produzidos e da sua relao com a incluso social.

* Pretendemos

discutir os limites e alcances de uma nova tecnologia miditica, a TV digital, na produo e veiculao de contedos educativos, analisando ainda suas possibilidades enquanto ferramenta de incluso social na modalidade de ensino a distncia. Essa modalidade - caracterizada pelo uso de diferentes mdias e tecnologias ao longo do tempo, legitima-se como uma comunicao massificada e por uma educao mediatizada por diferentes tecnologias educacionais e vem sendo nas ltimas duas dcadas priorizada pelo Ministrio da Educao em suas polticas de incluso social.

* Desta

forma, objetivamos realizar uma anlise scio histrica sobre o uso da televiso na educao enfatizando a produo recente da teleducao no Brasil (anos 1996 a 2012), discutindo se a interao entre os indivduos e a nova mdia promove de fato a socializao de saberes e a ampliao da participao destes sujeitos numa cultura plural e democrtica.

* Dialogando

com a sociologia da comunicao, buscaremos problematizar a partir de duas experincias prticas de teleducao mediatizada pela televiso: o canal Futura, produzido pela Fundao Roberto Marinho, e TV Escola, uma produo do Ministrio da Educao. O objetivo desta anlise identificar as formas de produo e socializao de saberes tanto na TV analgica quanto na TV digital, percebendo como ocorre a interatividade e incluso social em campos diferentes de observao.

*A

importncia do trabalho se insere na urgncia de discusses e reflexes em torno das perspectivas levantadas em torno da implantao da TV digital interativa, como tambm pela necessidade da anlise das dinmicas sociais que podero ser produzidas a partir desta nova mdia na sua aplicao na educao a distncia promovendo a produo de saberes e a incluso social.

* Vrios so os discursos produzidos em torno da

TV digital interativa no Brasil. O Estado faz um prognstico positivo em torno da implantao da TV digital, caracterizando-a como uma importante ferramenta de incluso social, o que poder democratizar o acesso da sociedade brasileira aos e bens culturais. Outras perspectivas apontam para a transformao dos espectadores em cidados produtores de conhecimento e saberes.

* Realizar uma anlise scio histrica sobre a TV


digital no Brasil e as perspectivas de incluso social, produo e socializao do conhecimento a partir de sua aplicao na teleducao.

* 1-

Compreender o funcionamento da TV digital interativa no Brasil, conhecendo o seu processo de implantao. * 2- Observar os usos e apropriaes da TV digital pela sociedade e pelo estado. * 3- Analisar a produo de contedo para teleducao mediatizada pela TV Digital. * 4- Examinar de forma crtica as expectativas em torno do processo de incluso social a partir da TV digital.

* Inicialmente preciso ressaltar a carncia de estudos tanto

na rea da comunicao, quanto no campo das cincias sociais e da antropologia sobre a implantao e produo da TV digital no Brasil. Este quadro demonstra o pouco interesse despertado pelo tema nos centros acadmicos e de pesquisa em todo o Brasil, especificamente na regio Nordeste. A era do acesso torna essencial a discusso de forma cientfica desta nova mdia, que traz em seu cerne grandes possibilidades de reflexo e crtica. Tanto os discursos sobre os seus usos, quanto as representaes e apropriaes em construo, seja pela sociedade civil, o estado, ou por grupos econmicos devem ser objetos da crtica sobre a cultura miditica e das dinmicas culturais em desenvolvimento.

*
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ADAMI, Antonio. HELLER, Barbara. CARDOSO, Hayde Dourado de Faria. Mdia, cultura, comunicao 2. So Paulo: Arte & Cincia, 2003 ADORNO, Theodor. Indstria cultural e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004 BECKER, Valdecir; MONTEZ, Carloz. TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2. ed.Florianpolis: Ed. da UFSC, 2005 BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e tecnologia, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1996 BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simblicas. So Paulo: Perspectiva, l974. BRAGA, Jos Luiz. A sociedade enfrenta sua mdia: dispositivos sociais de crtica miditica. So Paulo: Paulus, 2006. BRIGGS, Asa. BURKE, Peter. Uma histria social da mdia: de Gutenberg Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004 CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicao visual. Rio de Janeiro: DP & A, 2001 CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mdias. So Paulo: Contexto, 2006. CORCUFF, Philippe. As novas sociologias: construes da realidade social. Bauru, So Paulo: EDUSC, 2001. CROCOMO, Fernando Antonio. TV digital e produo interativa: a comunidade recebe e manda notcias. 2004. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo rea: Mdia e Conhecimento) Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Ps-graduao em Engenharia de Produo, Florianpolis, 2004. DUARTE, Fbio. QUANDT, Carlos. SOUZA, Queila. O tempo das redes. So Paulo: Perspectiva, 2008 ECO, Umberto. Apocalpticos e integrados. So Paulo: Perspectiva, 2008. FRANA, Renn Oliveira. Janela em alta definio: a imagem e a transformao de sentido na era da tv digital. Revista Culturas Miditicas. Universidade Federal da Paraba. Vol. II, n. 1 jan./jun./2009 GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989 KELLNER, Douglas. A Cultura da Mdia. So Paulo: EDUSC, 2001. LADRIRE, Jean. Os desafios da racionalidade: o desafio da cincia e da tecnologia s culturas. Petrpolis, RJ: Vozes, 1979 OLIVO, Luis Carlos Cancellier de. Reglobalizao do Estado e da sociedade em rede na era do acesso. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004. 224p. RIBEIRO, ngelo Augusto. A TV Digital como Instrumento para a Universalizao do Conhecimento. Florianpolis: UFSC, CTC, PPGEP, 2004. SANTAELLA, Lcia. Cultura das mdias. So Paulo: Experimento, 1996

You might also like