You are on page 1of 26

Controle de Qualidade em Cosmticos

Safia Naser Syntia Policena Rosa.

Conceito
cosmtico.jpg Atravs da Resoluo n 79, de 28/8/2000
pode-se definir cosmticos, produtos de higiene e perfumes sendo,preparaes constitudas por substncias naturais ou sintticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo exclusivo ou principal de limp-los, perfum-los, alterar sua aparncia e ou corrigir odores corporais e ou proteg-los ou mant-los em bom estado.

Cosmticos, Produtos de Higiene e Perfumes, So operaes tcnicas usadas verificar o so preparaes constitudas por para substncias naturais ou dos sintticas, de uso externo nas cumprimento requerimentos de qualidade. diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lbios, rgos genitais externos, baseado em controles fsico-qumicos e oral, dentes e membranas mucosas da cavidade com o objetivo exclusivo ou principal de limpmicrobiolgicos. los, perfum-los, alterar sua aparncia e ou corrigir odores corporais e ou proteg-los ou Esses controles so feitos em matriasn 79, mant-los em bom estado. Resoluo de 28/8/2000 . primas,embalagens, produtos em processo (semi acabado) e produto acabado.

Controle de Qualidade em Definio Cosmticos

Controles Fsicos
Cor
So operaes tcnicas usadas para O formulador deve adequar o produto verificar o cumprimento dos requerimentos desenvolvido cor padro, dentro das de qualidade. expectativas do consumidor. A avaliao de cor baseado feita visualmente com a ajuda de em controles ou fsico-qumicos e aparelhos, mas sempre utilizado um microbiolgicos.Esses controles ser so feitos padro,que servir de comparao, ou um em matrias-primas,embalagens, produtos nmero conforme escala de cores. em processo (semi-acabado) e produto acabado.

Controles Fsicos
Odor:
Determina-se pelo olfato, tendo um padro como Controles fsicos: referncia. Cor: controle muito importante, pois o formulador deve adequar o produto desenvolvido cor Viscosidade: padro,dentro das expectativas do consumidor. A Mede a resistncia de escoamento que ela oferece. Avaliao de cora feita visualmente ou com a Se escolhe embalagem ajuda aparelhos, masasempre ser de Relaciona-se com atividade e utilizado benefciosum dos produtos , ex.: xampus. padro,que servir de comparao, ou um nmero conforme escala de cores.

Controles Fsicos
Controles fsicos: Densidade: - Odor: Determina-se pelo olfato, tendo um padro como calculada atravs da relao entre o peso (g) e o referncia. Viscosidade:Mede a resistncia que ela ou mistura. volume (ml ou cm3) de deescoamento uma substncia oferece. H aparelhos especficos que determinam a A densidade das substncias adicionadas interfere na viscosidade como: Viscosmetro de Brookfield, Copo de final. Ford. A densidade viscosidade um fator muito importante num produto cosmtico pois se escolhe a embalagem, com a ,importante para a verificar relaciona-se se houve incorporao atividade do ar e benefcios dos produtos , como por exemplos de no produto, se a densidade estiver diminuda a xampus.

quantidade de produto ser menor e o produto ficar mais leve.

Controles Qumicos
Controles fsicos: pH - Densidade: calculada atravs da relao entre o peso (g) e o Mede quantidade (H+)ou ou alcalina (OH-) volume (mla ou cm3) de umacida substncia mistura. em um densidade meio. Para isto existe escalaque de 1 Ex: existente a gua a 25 C tem igual a 1,0 g/ml,uma isto significa 1g de gua ocupa 7 o volume 1ml, portanto em substancias misturas, a a 14, sendo o valorde estipulado para densidade das substncias adicionadas interfere na densidade final. neutras. A anlise da densidade muito importante para a verificar se houve incorporao de ar no produto, com isso a densidade vai estar diminuda e quantidade de produto ser menor e o produto ficar Slido mais leve. ou Semi-slido: soluo/ disperso/suspenso aquosa da amostra em a uma concentrao Existem aparelhos que medem densidade: densmetros e picnomtros. preestabelecida e determinar o pH da mistura;

Loo ou Soluo: determinar o pH diretamente sobre o lquido;

Controles Qumicos
Teor
Determina o teor qualitativo e quantitativo de ativos
cosmetolgicos

Avaliao do FPS
Comprova o valor do fator de proteo solar (in vitro)

Comprovao da ao dos conservantes

Controle Microbiolgico
Controles qumicos: Visa determinar a cida quantidade de (OH-) - pH: mede a quantidade (H+) ou alcalina existente em um meio. Para isto existe no uma escala para microorganismo presente produto de 1comparao a 14, sendo 7 o valor para substancias comestipulado os limites estabelecidos neutras. pela Vigilncia Sanitria. - Teor: Determina o teor qualitativo e quantitativo de ativos cosmetolgicos - Avaliao do FPS: comprova o valor do fator de proteo solar (in vitro) - Comprovao da ao dos conservantes

Amostras de Reteno
Tambm chamadas de Amostras de Referncia Futura, so as amostras do produto acabado que so retidas em material de embalagem original ou equivalente ao material de embalagem de comercializao, armazenadas nas condies especificadas, em quantidade suficiente para permitir que sejam executadas, no mnimo, duas anlises completas.

Controle da qualidade

Avaliao da segurana/risco Avaliao da eficcia

Produo GMP

Produto cosmtico

Parmetros microbiolgicos Parmetros fsico-qumicos

Definio das matrias primas

incio Final

Estabilidade da frmula

Cosmetovigilncia

Aspectos analticos
PARMETROS OBSERVADOS NA AVALIAO DOS INGREDIENTES

Nome comercial Codificao INCI , quando houver. Nmero CAS ou EINECS/ELINCS Frmula estrutural Especificaes fsico-qumicas, microbiolgicas e de estabilidade, destacando-se os aspectos que podem influenciar na segurana do produto Mtodo de fabricao Mtodo de identificao Grau de pureza Impurezas/ identificao e quantificao Compatibilidades e incompatibilidades Possveis mecanismos de decomposio Restrio de uso Condies particulares de estocagem e manuseio.

Aspectos toxicolgicos
Toxicidade aguda oral e drmica; Absoro percutnea; Irritao drmica; Irritao ocular; Toxicidade sub crnica; Mutagenicidade; Fototoxicidade; Teratogenicidade e toxicidade na reproduo humana; Carcinogenicidade; Toxicocintica; Metabolismo; Banco de dados QSAR.

ANLISE DO RISCO DO PRODUTO

Ingredientes

Testes

Tipo de produto; Tipo de exposio, contato; Concentrao no produto acabado; Quantidade de aplicao; Tempo de exposio, contato; Absoro percutnea; Interferncia com outros produtos; Frequncia de uso; rea de exposio, contato; Local de aplicao; Estgio de desenvolvimento e conhecimento; Mercado alvo para o produto; Base de dados

Estabilidade/ Especificaes FQ e microbiolgicas/ conhecimento

Possveis riscos

IRRITAO
Produto Acabado

Matria-prima

ALERGIA

SISTMICO
P..Masson

MONITORAO DA QUALIDADE PS COMERCIALIZAO

OBJETIVO DA COSMETOVIGILNCIA
GARANTIR QUALIDADE, SEGURANA E EFICCIA DOS PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMTICOS E PERFUMES

JUNTO AO CONSUMIDOR.

CRITRIOS DE SEGURANA NECESSRIOS AOS PRODUTOS COSMTICOS

Cumprir as Boas Prticas de Fabricao e Controle. Informar o consumidor, de maneira clara para evitar mau uso do produto; Deixar margem de segurana entre o nvel de risco e o nvel de uso do produto; Formular com ingredientes referenciados e de segurana comprovada;

You might also like