You are on page 1of 55

1.

Introduo;

2. Caractersticas;
3. Organizao e Funcionamento;

4. Operao e Navegao;
5. Manuteno; 6. Panes mais Comuns; 7. Segurana; 8. Anexo I.

CARACTERSTICAS
Caractersticas Johnson Yamaha * Potncia - HP 25 40 25 * Peso - Kg 33 59 49,5 * Tanque - Litros 22 22 24 * Mistura (leo x Gasolina) 1:50 1:50 1:40 * leo empregado (na mistura) leo 2T - TC - WII leo * Lubrificante da leo SAE 90 Mineral Transmisso 90 EP 90 * Funcionamento 2 Tempos

Motor de Popa Johnson 40 Hp.

12. Parafusos do Suporte da 14. 8. 15. 16. Tampo Suporte Conector Brao de da de Drenagem de Direo Direo Iluminao e e Ala e 5. Vareta de Ajustagem do 13. 9. Alavanca Caixa de da Cmbio. Trava de R. 10. 19. Tampo Punho do de Nvel Arranque. de leo. 6. Entrada de gua. 7. Quilha. 11. 17. Suportes Boto de de Parada. Popa. 18. Boto do Afogador. Popa. 3. 2. Porca Indicador Frico da bomba da Inclinao. dgua. Acelerador Abastecimento de Levante/Carregamento. por CA. de de leo. Toro. 4. Trava 1.ngulo Alavanca de Inclinao. de Cmbio. ePunho Retentor.

1. Bulbo Afogador. 2. Linha de Combustvel. 4. 5.Tampo Parafuso Alavanca. de Ventilao. 3. de Abastecimento. 31. Ala de anticorrosivo. Inclinao. 27. Sada do Escape 24. 25. 23. 30. Retentor nodo Parafuso Alavanca da de de Vareta Regulagem de da 26. Hlice. 20. Tampa do Motor. 21. Conector de Combustvel. 29. 28. Alvio Placado de Escape. cavitao. Descarga de gua. Travao Ajustagem Marcha - Tampa. do ngulo. Lenta.

Verifique, antes do transporte para a rea de navegao, se os conectores de mangueira de combustvel do tanque corresponde ao do motor, pois para cada motor existe um modelo de tanque diferente.

a. Generalidades.
* Cabea de Fora; Composio do Motor de Popa * Seo intermediria; * Caixa de Engrenagens.

Cabea de Fora.

Motor a 2 Tempos

Sistema de Alimentao. Sistema de Distribuio. Sistema de Ignio. Sistema de Lubrificao. Sistema de Arrefecimento.

Seo Intermediria.
Responsvel pela fixao do motor na embarcao, direo, acelerao e proteo do eixo de transmisso.

* Suporte de Popa. * Brao de Direo (com acelerador). * Mesa Giratria. * Carcaa do Escape.

Caixa de Engrenagens.
Responsvel por transmitir o movimento do eixo de transmisso para o eixo propulsor.

* Pinho.

* Duas Engrenagens Cnicas.

Diferena entre motor de 2 e 4 tempos:


1) Dispensam o mecanismo para distribuio; 2) A admisso da mistura e o escapamento se realizam por orifcios os quais so obturados pelo pisto ao deslizar em seu curso; 3) Ciclos: a) Admisso e compresso. b) Expanso e escapamento

Sistema de Distribuio
* A admisso da mistura e o escape dos gases realizam-se atravs dos orifcios que se encontram no corpo do cilindro e que so obturados, em situao oportuna, pelo prprio pisto que se movimenta em seu curso.

Sistema de Inflamao.
Com o fechamento do platinado volta dabobina O elemento primrio que compeforma-se a bobinaem de ignio ligado primria um campo magntico. Por da sua abertura aos platinados e condensadores e o ocasio secundrio ligado ao e atravs do ressalto correspondente, h o estmulo da induo cabo de velas. A bobina primria destinada ao fornecimento nas espirais da secundria produzindo, por sua vez, de corrente de bobina baixa tenso (induo) e a secundria leva uma corrente de alta voltagem que vai garantir a inflamao corrente a altas tenses. da mistura na cmara de combusto do cilindro em compresso , atravs das velas de ignio.

Sistema de Alimentao.
Esse que sistema isso seja constitudo possvel so do: executados, pelo 0Para sistema de alimentao destina-se a preparar asistema, mistura, as funes: * Reservatrio de combustvel; numa proporo de ar atmosfrico e gasolina, buscando * Vaporizadora; *ideal Tubulao condutora; a medida para um funcionamento mais eficiente do * Sendo Misturadora; * Bomba; motor. o combustvel normalmente transportado * Dosadora; * Filtros; em estado lquido, torna-se necessrio pass-lo para o *gasoso, De * Carburadores; comando da acelerao na busca do ponto estado antes mesmo de mistur-lo, para que sua ideal de carburao * Coletor de ( admisso com a proporo ou condutos. ar-combustvel combinao com o ar atmosfrico seja homognea. entre 1 : 15 : a 1 : 18 ).

Ajuste do Carburador.
a) Alta Velocidade - a velocidade alta do carburador no necessita de nenhum ajuste; b) Baixa Velocidade - necessrio para compensar as mudanas de altura do nvel de gua, de clima ou do carburante. Proceda o ajuste da seguinte maneira: Com o motor quente e funcionando a baixa velocidade, regule a marcha at o motor atingir um funcionamento suave e regular. Se girar o boto no sentido dos ponteiros do relgio obter um empobrecimento da mistura. No caso contrrio se enriquece a mistura.

Ajuste Complementar do Carburador:


* Pare o motor; * Retire a tampa do motor; * Retire a alavanca de baixa velocidade e desacople a vareta; * Utilize a alavanca de baixa velocidade para fazer girar a vlvula da agulha, no sentido dos ponteiros do relgio, at que entre em contato com a sua sede; * Gire a vlvula 3/4 de volta a esquerda; * Ponha o motor em funcionamento e deixe esquentar; * Reduza a acelerao at a marcha lenta normal e ajuste a vlvula da agulha; * Torne a colocar a alavanca de baixa velocidade e a vareta (no mude a posio da vlvula da agulha ao colocar a alavanca); * Torne a ajustar o parafuso da marcha lenta; * Coloque a tampa do motor

Sistema de Lubrificao.
Os motores em estudo no possuem crter de leo e sim, um crter que serve de primeiro estgio de admisso . O carburador montado de maneira tal que a mistura ar, gasolina e leo se comunica atravs do coletor de admisso e sua derivao invadindo todo o compartimento do crter envolvendo a rvore de manivelas, mancais, bielas, etc
Alerta-se para a rigorosa observncia na proporo e homogeneizao da mistura de leo-gasolina para assegurar bons funcionamentos e lubrificao.

Caixa de Engrenagens
A caixa de engrenagem possui uma marcha a frente, uma r e um ponto morto ( neutro ). O de fora circuito constituda de: constitudo de: * de Manivelas; * rvore Uma carcaa; * vertical; * rvore Um pinho; * * Pinho; Duas coroas ( uma frente e outra r ); * * Coroas; Uma rvore de montagem; * de mudanas; * Luva Uma seletora luva de engate das marchas; * de engrenagem; * rvore Um garfo de mudanas; * * Hlice. Dois rolamentos de apoio da rvore das engrenagens, retentores e anis de ajustagem.

Combustvel Lubrificante - Como misturar?


4) A mistura deve ser feita da seguinte forma: 1)a) No misturar o porttil, leo e a a gasolina no tanque de combustvel; Em depsito temperatura superior a 0 C: Coloque depsito e encha-o 2) Sempre queo olubrificante tanque ficarno em repousoporttil por mais de quatro gasolina. horasde devemos agit-lo no sentido lateral; Coloque a tampa. Incline o depsito para um lado e para 3) No dever ser utilizada a mistura com mais de 10 dias o outro at deit-lo e depois coloque-o na posio de preparao; vertical. b) Em depsito porttil, a temperatura inferior a 0 C: Coloque aproximadamente um galo de gasolina no depsito e adicione a quantidade requerida de lubrificante. Coloque a tampa e misture o leo cuidadosamente. Adicione o resto da gasolina.

Fixao do motor no bote.


a) Os motores de popa so fixados s popas por meio de parafusos borboletas;

b) A hlice deve ficar sempre submersa, evitando que gire sem carga ( fora d'gua ); c) A distncia entre a superfcie da gua e a placa anti-cavitao deve ser, para um bote sem carga, 10 cm;
d) Passar uma corda atravs da ala do motor e prend-lo no bote para evitar que o motor caia na gua.

ngulo de Ajustagem.
Para inclinar o motor, coloque a alavanca de bloqueio na posio " RELEASE " e incline o motor corrigindo a posio na chapa de ao de inclinao situada na parte traseira do motor. Removendo o pino de trava ou de fixao e colocando-o na nova posio.

Instrues Para a Partida do Motor.


* Colocar o acelerador na posio de marcha lenta; * Colocar a alavanca de reverso na posio neutra; * Colocar a alavanca de segurana ( trava ) localizada no cavalete do motor, na posio " LOCK "; * Ligar o tanque de combustvel ao motor; * Pressionar o bulbo da mangueira at sentir uma pequena resistncia; * Puxar o afogador; * Puxar a corda de partida; * Girar o boto da agulha da marcha lenta do carburador para a esquerda de volta (motor Johnson); * Quando o motor funcionar, empurrar o boto do afogador para dentro;

Instrues Para a Partida do Motor.


* Deixar o motor em marcha lenta aproximadamente 2 min.; * Assim que o motor funcionar, observar se esta saindo gua do orifcio de sada. * Caso no sair gua pelo orifcio de sada o motor deve ser desligado imediatamente. Caso contrrio, engrene a marcha desejada.

Cuidados.
a) Coloque sempre a mecanismo alavanca oude punho de acelerao na e) c) Para evitar danos ao mudana de marcha, b) Quando O punhoode motor controle funcionar, de acelerao a colocar gua dever dever ser voltar expulsa para posio " SHIFT " antes de a alavanca de d) No ponha o motor a funcionar, emfrente marcha r, por no tente por o motor em marcha para ou para trs pela a posio descarga, " SHIFT comprovando " antes de o passar bom funcionamento de marcha. No da mudana de marcha na posio NEUTRA; mais de 2 minutos, pois assim o sistema de arrefecimento quando este estiver parado. Coloque alavanca de mudana bomba force d'gua. a alavanca Pela descarga e no passe d'gua aa marcha dever a frente sair um ou jato no funciona; de marcha em ponto morto depois de haver reduzido a com bastante presso. a r com Se no o motor sair pare parado; o motor e examine acelerao e a Retire sim execute a mudana de novamente marcha. o a entrada d'gua. os resduos e ponha motor em funcionamento. Se ainda no circular gua leve o motor ao mecnico;

Incidentes na Operao / Funcionamento.

* Se o motor no pegar,verifique as seguintes causas:

o motor est quente e afogado (feche o boto do ar, -- Se Se o punho da acelerao est na posio START Se o tanque no est colocado sobre a mangueira - Se-as velas esto frouxas ao ponto de provocar falta de compresso; Se Se o a motor mangueira -correta Se o est carburador frio da gasolina eeo ar est insuficientemente alimentado est livre e sem dobra; aberto; Se Se os as h cabos velas gua esto das na velas gasolina calibradas esto (trocar soltos corretamente; mistura); ou trocados a vlvula de gasolina acione a partida muitas vezes Se est Se Veja as novamente velas esto a instalao as sujas, instrues midas do conector para ou queimadas; partida. de gasolina; (de partida) e alavanca de marcha est na posio - se Se h gasolina no tanque; de alimentao; (comprima a bomba cevadora); at que se expulse o excesso de gasolina); NEUTRA;

Incidentes na Operao / Funcionamento.


* Se o motor apresenta baixa velocidade, verifique as seguintes causas :

- Regulagem * Mistura - Velas do incorreta ponto defeituosas; do carburador; do combustvel;

Incidentes na Operao / Funcionamento.


* Se o motor perde potncia, verifique as seguintes causas:
- Filtro - Tomada da bomba dgua - Velas de obstruda combustvel defeituosas; (sistema parcialmente de refrigerao entupido; no funciona corretamente).

Incidentes na Operao / Funcionamento.


* Se o motor vibra em excesso, verifique as seguintes causas:
- Parafuso - Carburador de frico mal da regulado; direo frouxo; Ervas aquticas ao redor da hlice. -- Hlice danificada ou empenada;

* Se o motor funciona, mas a embarcao no desloca, verifique as seguintes causas:


* Ervas aquticas ao redor da hlice. * Hlice danificada ou torcida;

Basculamento do Motor.
Se o motor bater em algum obstculo submerso ou encalhar, ele bascula e evita ser seriamente danificado. A pancada sendo forte quebrar-se- inicialmente o pino da hlice para que no cause danos ao motor. A substituio desse pino extremamente simples.

Cuidados no Transporte.
*O* bloco do motor deve empor nvel mais alto do que Evite choques com ficar a hlice que qualquer aavaria, caixa de engrenagens. Sempre que possvel, deve ser por insignificante que seja, suficiente para * Jamais tente transportar o equipamento pelo transportado ou armazenado em posio de operao, alterar o bom funcionamento do motor. O punho de comando, trata-se uma pea sensvel, isto , emde p; empenamento ou pois outras avarias altera o balanceamento cuja finalidade unicamente as operaes: com prejuzos para o motor e para o sistema de acelerao, direo, etc.; transmisso

Navegao em guas pouco profundas.


Evite navegar em guas pouco profundas. A Alavanca de Examine o de crter da hlice para verificar se houve algum Bloqueio marcha r est concebida para soltar-se dano.Se o motor vibrar de forma anormal depois de tocar haver automaticamente da posio " LOCK " , no caso de chocado com outro obstculo, pode ser quea hlice tenha num obstculo debaixo dgua emmarcha marcha r frente e ao O motor no deve trabalhar em quando empenado. Trabalhe velocidade reduzida at velocidade moderada. A alavanca de bloqueio posio ". bloqueio da marcha a se encontrar na posio "na RELEASE a hlice empenada ou avariada. "trocar RELEASE " quando for operar em gua pouco profunda O motor nesta situao pode bascular (levantar) e produzir permitir levantar o motor mais facilmente, em caso de acidentes ou se desprender da embarcao. tocar um obstculo debaixo dgua. Mesmo assim, se for chocar com um obstculo subaqutico, reduza imediatamente a velocidade e pare o motor.

Ateno
Se funcionar o motor quando o crter da hlice houver tocado ao fundo provocar o desgaste da hlice e introduo de areia na bomba dgua, o que poder danificar completamente essa ltima. Faa funcionar o motor abaixo da velocidade quando as ervas forem abundantes. Depois de haver feito funcionar o motor em guas com muita ervas, pare o motor e elimine toda erva existente ao redor da hlice, antes de fazer funcionar o motor a plena velocidade.

MANUTENO.
* Lubrificante Recomendado:
- Utilize leo OMC ou 2 T, para motores a 2 T. Se voc no dispe de leo OMC ou 2 T, excepcionalmente poder usar leo MS, dever evitar o uso de leo para automveis assim como toda mistura de gasolina e leo deve ser em proporo superior a 50 : l, isto na ordem de 40 : 1.

Manuteno de 1 Escalo.
1) Substituio das velas; 2) Ajustagem dos plos velas; Em nenhuma circunstncia deve das ser dado torque (presso) alm do previsto, por que tal procedimento danifica as 3) Substituio hlice e pino de bastante roscas (espana). Essa da ocorrncia tem sido freqentecisalhamento; nas roscas dos orifcios de velas em motores recolhidos a rgos de manuteno. 4) Preparao do combustvel; 5) Lubrificao;

6) Limpeza geral.

Manuteno de 2 Escalo.
Essa atividade de manuteno consiste na reparao * Regulagem dos platinados; do material para o restabelecimento de suas condies * de Substituio do Platinado, condensador e de bobinas; uso. realizada na formao orgnica cada Unidade de Arma ou Servio e compreende as * Substituio de vlvulas termostticas; seguintes operaes: * Substituio do Reparo da Bomba Dgua; * Substituio de juntas do cabeote e cmara dgua; * Reparos no sistema manual de partida; * Regulagem do carburador.

Carta de Manuteno.
Pontos a Lubrificar
* Articulaes do carburador, Suporte giratrio, cmbio ** Magneto * Parafusos Eixo de e articulaes controle de fixao doedo comando da acelerao e * Alavanca de trava da tampa. * Caixa de Engrenagens de engrenagens e suporte da acelerador trava acelerador. deeinclinao. engrenagens. articulaes trava de r.

Tipo de Lubrificante
leo de GC1 90 transmisso mineral

Intervalo

30 50

Alguns pontos de lubrificao.


Drene o leo velho atravs do bujo do dreno localizado na parte inferior do crter e coloque o motor na posio vertical at esvaziar completamente o leo velho. Haste Bloqueio Parafusos Eixo de Pinho comando da de de Parafuso Alavanca Marcha e Sujeio Crter Comando dade entrada a de da de R da Sujeio. Hlice. Mudana de e Tampa Suporte de Acelerao. arAcelerao. do do de Giratrio. carburador. Motor. Marcha Defasador eixo de arranque. Haste de Comando e Eixo de Reabastea com leo novo colocando um tubo de leo SEA Lub. No orifcio inferior do dreno, pressione at Lubrifique Lubrifique Lubrifique Troque Lubrifique ocom com leo as partes graxa graxa do com crter graxa SEA do SEA atrito da SEA Lub. hlice Lub. do Lub. Anti-corrosiva Lub. Anti-corrosiva comando a cada Anti-corrosiva 100 com horas graxa a a cada cada de a Lubrifique com graxa SEA Lub. OMC anti-corrosiva Lubrifique com graxa SEA Anti-corrosiva que saia o leo pelo bujo superior. Reinstale o bujo 100 SEA 100 horas trabalho. Lub. horas de Anti-corrosiva trabalho de Use trabalho 100 SEA horas (100 essa Lub. (horas so de a lubrificao cada OMC. trabalho. os parafusos 100 A horas troca tambm de do defixao leo trabalho se aplica do . aacada 100 horas de trabalho. cada de trabalho. superior com a sua junta, depois retire o tubo (bisnaga) e a crter tampa do deve de motor fechamento ser feita na embarcao). da seguinte do arranque). forma: reinstale o bujo inferior. Se voc dispe de bomba de reabastecimento de leo ou de tubo prprio, coloque primeiro o bujo inferior e reabastea pelo bujo superior. Utilize unicamente lubrificante OMC elaborado para dar o mximo de proteo s peas e engrenagens em contato.

Cuidados aps o emprego do motor:

Aps o funcionamento por cinco minutos no cortar a Fazer o motor de popa funcionar Verificar o volume de sada dgua de refrigerao. alimentao da mistura e esperar que o motor tanque para que a bomba dgua, succionando Um volume inferior ao normal pode indicar comece a falhar por falta de combustvel. a gua limpa, faa a limpeza da canalizao obstruo. Neste momento, operador deve afogar o de o refrigerao. carburador, provocando a parada do motor. Esse procedimento permite esgotar o combustvel existente no sistema de alimentao.

Cuidados na Armazenagem:

Retirando o motor de popa do tanque, coloque-o no cavalete, para completar a manuteno da seguinte maneira:
Com o motor engrenado, puxar a corda de Colocar Recolocada Tirar Drenar as a alavanca velas o tanque as com velas, de de chaves cmbio lavar combustvel adequadas o em motor ponto (se com ficar para morto jato Pulverizar o motor com leo de mamona e partida cerca departida 5 se vezes, oo que puxar a armazenado corda descomprimir de de por gua mais ao limpa. mesmo motor; depermitir deztempo dias); esgotar em que, possvel. Secar o motor com jato de ar, se possvel. excesso de gua existente na bomba dgua. com uma almotolia com leo 30, faz-se um pequeno espargimento no interior do cilindro.

Cuidados no emprego do motor de popa (falhas mais observadas na manuteno orgnica) :


* Nvel de leos lubrificantes acima e abaixo do especificado; * leos trocados em prazos no previstos; * Tanque de combustvel sujo; * Tanque com combustvel deteriorado; * Filtros e carburadores com grandes quantidades de sujeira. * Sistema de arrefecimento obstrudo. * Velas sujas ou no trocadas periodicamente.

Cuidados no emprego do motor de popa (falhas mais observadas na manuteno orgnica) :

Controle de manuteno preventiva, mantendo a escriturao das fixas e registros em dia (os modelos dos tipos de fixas a serem usados, so os preconizados no T 5-505).

Panes mais comuns:


Velas:
Tipo incorreto, carbonizadas, sujas, porcelana rachada ou junta incorreta.

Magneto:
Condutores interrompidos, coneces soltas, fio terra curto, platinados desajustados, condensador defeituoso, isolamento interrompido, bobina de ignio defeituosa ou m partido ou fraco.

Panes mais comuns:


Sistema de Combustvel:
Combustvel impropriamente misturado, sistema obstrudo, telas obstrudas ou gua no combustvel.

Carburao:
Bia emperrada, jato de combustvel obstrudo, estilete desajustado, sede de estilete, tubulao de ar interrompida, carburador inundado, gua no crter ou sede de vlvula flutuante vazando.

Panes mais comuns:


Condensador:
Sujo, mola fraca ou solta.

Umidade por baixo do material isolante:


Coneces frouxas.

Bobina:
Fraca.

m:
Fraco ou partido.

Algumas Depanagens do Sistema de inflamao.


* Se os fios do circuito primrio estiverem em curto-circuito deveram ser substitudos;

* Se o platinado estiver descalibrado dever ser recalibrado, de acordo com a tabela;


* Se o platinado estiver queimado dever ser substitudo; * Se o platinado estiver oxidado ou com pequena porosidade nos contatos dever ser passada a lima para platinados; * Se os cabos das bobinas estiverem danificados devero ser substitudos; * Se as bobinas estiverem em curto devero ser substitudas;

Algumas Depanagens do Sistema de inflamao.


* Se as velas estiverem descalibradas devero ser recalibradas, de acordo com a tabela; * Se a vela com o eletrodo central estiver corroda ou em curto-circuito dever ser substituda; * Se o im estiver enfraquecido dever ser reimantado ou substitudo.

Algumas Depanagens do Sistema de Alimentao.


* Verificar se existe combustvel no reservatrio, se a vlvula do respiro est aberta ou se o orifcio da mesma no est obstrudo; * Verificar se h furos ou outros danos na mangueira do reservatrio; * Verificar se as conexes da mangueira esto corretamente ligadas ao reservatrio e entrada do carburador; * Certificar-se de que a mistura do combustvel estar corretamente preparada; * Verificar se o carburador est corretamente instalado e se todas as juntas de vedao esto bem montadas e com os parafusos corretamente apertados;

Algumas Depanagens do Sistema de Alimentao.


* Inspecionar externamente o carburador e sistemas, a fim de constatar possveis avalias ou vazamentos;

* Inspecionar a bomba de combustvel;


* Inspeo e limpeza do carburador.

Algumas Depanagens do Sistema de Arrefecimento.


* Verificar se o orifcio de entrada d' gua est obstrudo; * Verificar se as tubulaes esto danificadas (rachaduras, amassamentos, etc.); * Se os rotores da bomba esto danificados (substituiu);

Obs: Se aps a operao contida no 3 item for


constatado que os rotores no esto avariados , a causa provvel ser o entupimento dos condutos, cmaras, camisas, etc. Neste caso devemos passar jatos de ar no sentido inverso da circulao do sistema.

Motor na gua.
Se o motor cair na gua deveremos fazer o seguinte:
* Retirar o motor da gua imediatamente; * Limpar o motor externamente; * Retirar as velas deixando escoar toda a gua dos cilindros;

* Girar o motor normalmente vrias vezes com os orifcios das velas para baixo;
* Colocar o motor de maneira que o carburador fique virado para baixo (invertido) e girar novamente o motor at que a gua saia totalmente do conjunto da admisso;

Motor na gua.
Se o motor cair na gua deveremos fazer o seguinte:
* Colocar o leo lubrificante numa proporo de 50% de gasolina, atravs dos orifcios das velas e girar novamente vrias vezes at que saia toda a gua. Repetir o mesmo processo, colocando o combustvel atravs da entrada do carburador;

* Retirar o volante a fim de limpar e secar o sistema de ignio, usando gasolina pura. Aps essa operao deixar o magneto exposto ao sol , durante 3 a 4 horas; * Verificar a folga dos platinados;
* Reinstalar o volante usando uma chave dinamomtrica (torque);

Motor na gua.
Se o motor cair na gua deveremos fazer o seguinte:
* Repetir a operao do 6 item, mas usar o combustvel do motor; * Verificar cuidadosamente a existncia de areia, terra ou outros corpos estranhos na parte interna do motor. Essa verificao feita atravs dos orifcios das velas ou pela admisso, retirando o carburador. Caso for constatado a existncia de tais impurezas o motor dever ser recolhido a rgo tcnico; * Trocar o leo da caixa das engrenagens; * Ligar o motor em marcha lenta o suficiente para que os resduos da umidade evaporem pelo escapamento.

SEGURANA
A gasolina extremamente inflamvel e altamente No caso O de conhecimento, pane no motor, poros parte ocupantes da tripulao, do bote devero do explosiva sob certas condies. Recomenda-se: Toda portada dever ser equipada com motores Todos Todo os operador botes s de podero motor de navegar popa dever se contiverem estar apto remos a funcionamento em primeiro lugar e operao remar para dos motores a margem de popa do rio, bem e As portadas ou botes no devero ser sobrecarregados * Ao parar opopa motor no fumar prximo dele ou do As portadas devero ser equipadas com motores de sobressalentes e de potncia suficiente para sua operao; Os motores de devero ser amarrados aos verdugos; efetuar suficientes pequenos para reparos, todos principalmente os seus ocupantes. a trocar Toda a tripulao dever ser de bons nadadores; somente como das aps possveis o boteem estar panes fixo erasa respectivas a margem depanagens que iro veloz. tentar Todos devero usar coletes salva-vidas; quando operarem gua ou de correnteza reservatrio de combustvel; popa o pino potncia suficiente. da hlice; por importante o motor fator em funcionamento. de segurana. A* capacidade regulamentar dever ser reduzida; No aproximar chama ou fasca da embarcao durante o abastecimento de gasolina; * Realizar a mistura do leo com a gasolina em locais bem ventilados.

You might also like