You are on page 1of 49

Modelos e Tipos de Dados para Banco de Dados Mveis

Equipe: Aderval, Eudes, Ivanildo, Mozart, Pablo

Roteiro

Motivao Conceitos MOST Modelo proposto por Bei Yi Modelo para Rede de estradas Tipos de Dados de BD Mveis Concluso Referncias

Motivao

Surgimento de Aplicaes Mveis (Uso militar)

Interesse na possibilidade de capturar dados relativos aos movimentos, cuja velocidade implicar em aumento da taxa de transferncia.
Exemplos: Fenmenos relacionados ao movimento

Motivao

Bancos de dados Espao-Temporais so pouco eficazes Paradigmas de modelagem existentes so pouco adequados Linguagens de consultas existentes no possuem operadores que exploram as novas possibilidades dos objetos mveis O modelo consiste em agrupar verso dos objetos mveis em cada intervalo de tempo, formando assim a sua trajetria

Conceitos

Objeto espao-temporal: Atributos espaciais, temporais e descritivos Exemplos: Fazenda(Nome, Localizao, tempo); Desafios: Complexidade em capturar, armazenar e gerenciar grandezas envolvendo Espao e Tempo

Conceitos

Modelagem dependente da natureza dos objetos Classificao: Forma de variao do espao em funo do tempo

Continua: Modelagem de atributos atravs de um grfico de variao continua Registro de Eventos: Variao de espao em intervalos discretos. Dados vlidos apenas durante este intervalo Mudana de Estado: Semelhante ao anterior, mas mantendo a localizao, mesmo fora dos intervalos do evento, at o prximo evento ocorra

Conceitos

Objeto Mvel qualquer objeto, pontual ou com extenso, que muda sua posio geogrfica continuamente conforme o passar do tempo. Especializao de objeto espao-temporal. Ex : Txi, Cardume de golfinhos.

Conceitos

Banco de Dados Mveis: Especializao de bases de dados espao-temporais Problemas:

O nmero de registros cresceria muito se cada posio exigisse o armazenamento um registro novo A complexidade algortmica dos operadores muito maior pois precisa considerar a continuidade do movimento. Pode haver intervalo de tempo sem informao amostrada. Isso pode apresentar lacunasde informaes, o que exige tcnicas de reconstituio da continuidade, usando tcnicas de aproximao como interpolao.

Modelo MOST

Modelo MOST

Moving Object Spatial Temporal. Objeto Espacial - Coordenadas x, y, z BD com atributos dinmicos.

updatetime value function

Modelo MOST

Representao de estados do futuro. DataBase History


Past Database History Future Database History

Tipos de MOST Query


Consultas sobre o DataBase History: Instantneas Contnuas

Persistentes

Instntaneas

Consulta avaliada em um tempo infinito iniciando em um tempo t. Presente

Ex : Quais os supermercados que esto num raio de 10 km da minha posio ? Ex : Quais supermercados eu poderei chegar em 5 min.?

Futuro

Contnuas

Consulta contnua em t, uma seqncia de consultas instantneas, uma para cada ponto t >t. Update explcito Ex : Quais supermercados vendem po e esto em um raio de 10 km?

Persistentes

Seqncia de consultas instantneas. Porm estas consultas tem um mesmo tempo t inicial. Persistentes x Contnuos

Modelo MOST

Vantagens:

Maioria dos casos o movimento permanece uniforme. Consultas sobre o futuro prximo. No Descreve a trajetria completa dos objetos mveis. Baseado em objetos pontuais.

Desvantagem:

Modelo proposto por Claudia Medeiros e Bei Yi

Consideraes do modelo

Tipos de objetos a serem modelados de acordo com o comportamento temporal:


Esttico Temporal discreto Temporal continuo Descritivo ou convencional Temporal Espacial

Atributos a serem consultados:


Consideraes do Modelo

Tipos de representao da trajetria:


Ponto Linha Polgono

Consideraes do modelo

O que se consulta em um banco de dados de objetos mveis? Que dados de objetos mveis devem ser guardados?

O que se consulta?

Consultas tradicionais em banco de dados espao-temporais:


No tempo t1 qual a localizao do carro A? Quando o carro A estava na coordenada (x1,y1)?

O que se consulta?
Existem outras necessidades de consulta: Relacionamentos entre um objeto mvel e um esttico.

Quando o carro A estava fora da rea central (demarcada pelo polgono X)? No tempo t1, o carro A estava ao lado do carro B?

Relacionamento entre dois objetos moveis.

O que se consulta?
Existem outras necessidades de consulta: Estimativas sobre futuro.

Quando o carro A entrar na regio central? Qual o local provvel de interseo das trajetrias dos carros A e B?

Quais os dados armazenados?


Precisa-se armazenar a trajetria do objeto. Trajetria o registro do movimento, mostrando a evoluo da posio do objeto indexado pelo tempo.

Quais os dados armazenados?

Por que armazenar os dados indexando pelo tempo?

Dado um tempo, s existe um estado de relacionamento espacial entre os objetos.

Qual o intervalo de tempo a se considerar? Como tratar movimentos no uniformes?

Uma soluo dividir o percurso em intervalos pequenos o suficiente para garantir movimento uniforme nele.

Modelo proposto

Modelo orientado a objetos voltado a dados vetoriais (geo-objetos). Os objetos se relacionam, possuindo cada um o seu estado (atributo) e comportamento (mtodos)

Modelo proposto

Modelo Proposto

Vantagens

Classes para representar os objetos e outras para representar as trajetrias. O modelo no possui proposta de linguagem de consulta. Dificuldade de implementao devido ao alto grau de abstrao.

Desvantagens

Modelo proposto para rede de estrada Servio de Txi

Servio de txi

H uma grande variedade de aplicaes que manipulam objetos que se movimentam ao passar do tempo. Porm, essas aplicaes geralmente so desprovidas de suporte a banco de dados. um desafio projetar um modelo de banco de dados para ser integrado a esses tipos de aplicaes.

Servio de Txi

Esses modelos precisam permitir o armazenamento desses objetos como entidades estruturadas e tambm permitir consultas baseadas em sua estrutura espaotemporal. Apresentaremos um exemplo concreto de um modelo para uma aplicao comercial que utiliza objetos mveis.

Servio de Taxi

Imagine um servio de txis que precisa saber continuamente a localizao de seus txis e precisa estar sempre otimizando o seu servio. Consultas possveis:

Qual o txi mais prximo a um dado endereo? Quais txis estaro ao menos a 5 km do endereo do cliente nosprximos 10 minutos. As trajetrias de dois txis A e B se cruzaram nas ltimas 2h? Assumindo que se sabe antecipadamente as trajetrias, dois txis A e B estaro a menos de 2 km em algum momento, nos prximos 30 min?

Servio de Txi

A co-existncia de atributos espaciais e temporais nesse sistema tornam o processamento de consultas um desafio. O modelo proposto para suportar esse tipo de problema vai ser descrito a seguir e foi construdo atravs da extenso das tecnologias de banco de dados existentes.

Servio de Txi - Modelo

A informao inicial a representao da rota entre dois pontos da cidade. Cada ponto representado por uma coordenada (x,y) e a rota entre dois pontos uma polilinha que representada como uma seqncia de coordenadas: (x1,y1), (x2,y2),...,(xn,yn). Dessa forma, o mapa da cidade representado como um grafo no direcionado.

Servio de Txi - Modelo

Trajetria:

a combinao da rota do objeto com o tempo que esse objeto se encontrar em cada ponto da rota. Essa rota especificada pelo endereo ou ponto inicial (x1,y1), o endereo ou ponto final (xn,yn) e o tempo inicial t. Uma rotina externa deve calcular o custo (caminho ou tempo) mnimo entre esses dois pontos.

Servio de Txi - Modelo

A Trajetria T(o) de um objeto o, especificado por uma relao, cujas tuplas so denotados por [i, (x,y), ti, b], onde (x,y) o i-simo ponto intermedirio na rota L(o) do objeto o e o estar l no tempo ti. Como uma trajetria T(o) pode representar mais de uma viagem, pode-se adicionar um atributo b, que diz se esse ponto um incio de uma nova viagem ou no. CREATE TYPE trajetoria AS OBJECT (sequence# integer, x integer, y integer, ti real, b boolean)

Servio de Txi - Modelo

Servio de Txi - Modelo

CREATE TYPE objeto_movel AS OBJECT (object_id integer, T trajetoria, cor integer, peso integer, motorista pessoa_id) necessrio, tambm, uma funo que retorne a distncia percorrida entre dois pontos quaisquer da trajetria e outra que retorne o tempo entre eles. Essas duas funes pertencem ao tipo objeto_movel.

Servio de Txi - Modelo


SELECT LOC(id, t) | WHEN_AT(id, location-L) | <other attributes of T or moving objects relation> FROM T WHERE id WITHIN (DISTANCE s | TRAVELTIME t) FROM R [(ALONG EXISTING PATH) | (ALONG SHORTEST PATH) ] [(ALWAYS BETWEEN) | (SOMETIMES BETWEEN) starttime AND endtime]

Servio de Txi - Modelo


LOC(id,t) WHENAT(id, location-L) WITHIN (DISTANCE s | TRAVELTIME t) FROM R retorna true se o objeto precisa alcanar R em no mnimo s ou t. Quantificadores para refinar WHITIN:

ALONG EXISTING PATH and ALONG SHORTEST PATH ALWAYS BETWEEN and SOMETIMES BETWEEN starttime AND endtime

Tipos de Dados de BD Mveis

Data Reduction

Tcnica para otimizar o acesso / armazenamento / processamento / transmisso de dados em dispositivos mveis Estratgias:

Abstrao Projeo Seleo Ordenamento Substituio de dados / Tipos Tcnicas hbridas

Substituio de Tipos

Quanto mais complexo o tipo, mais recursos ele vai demandar para acesso / processamento / armazenamento / transmisso Quanto maior a diversidades de tipos, maiores e mais complexas tero que ser as APIs (espao e processamento suficientes?)

SQL Server x SQL CE


binary char Varchar SmallDateTime SmallMoney VarBinary Binary (<=510), Image (>510) * Nchar (<=255), ntext (>255) * Nvarchar (<=255), ntext (>255) * DateTime ** Money ** VarBinary (<=510), Image (>510) *

* Podem acontecer falhas na sincronizao por causa de tamanho de campo ** Podem acontecer falhas na sincronizao por causa de preciso

Oracle 9i x Oracle 9i Lite


1B INTEGER VARCHAR2 VARCHAR CHAR SMALLINT FLOAT DOUBLE PRECISION NUMBER DATE LONG RAW BLOB X X X X X 2B X X X X X 4B X X X X X FLOAT X X X X X DOUBLE X X X X X X DATE TIME X X LONGVARBINARY X X X VAR CHAR

Concluso

Os modelos para banco de dados mveis esto sendo cada vez mais necessrio. Os desafios so grandes. Existe grandes dificuldades em se encontrar modelos bem detalhados.

Referncias

A.P.Sistla, O.Wolfson , S.Chamberlain and S.Dao. Modeling and querying moving objects. In Proc. IEEE Intl. Conf. On Data Engeneering, pages 422432, Birminghan, UK, 1997. Yi, B. and Medeiros, C.Bauzer. Um modelo de Dados para Objetos Mveis. In IV Simpsio Brasleiro de GeoInformtica, pages 33-40, 2002.

Referncias

AVazirgiannis, M. and Wolfson, O. A Spatiotemporal Model and Language for Moving Objects on Road Networks. Wolfsony, O. Chamberlainx, S. Xuz, B. Jiang L. Moving Objects Databases: Issues and Solutions

Referncias

Small Database Answers for Small Mobile Resources


http://citeseer.ist.psu.edu/lubinski00small.html http://citeseer.ist.psu.edu/120366.html http://www.oracle.com/technology/tech/wireless/papers/q402/Oracle_Lite_wp11-02.pdf http://download-east.oracle.com/docs/html/A95913_01/toc.htm http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/enus/sqlce/htm/_lce_accessing_data.asp

Data Reduction an Adaptation Technique for Mobile Environments

Oracle 9i Lite: A technical White Paper

Oracle 9i Lite Developers Guide for Windows CE

SQL CE Supported DataTypes and Mappings

You might also like