You are on page 1of 36

"Prega a palavra, insta quer seja oportuno, quer no, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina...

"(2 Tm 4:2)

Mas, afinal o que disciplina? Disciplina instruo ou treinamento dado para corrigir o mau comportamento e desenvolver o crescimento pessoal da criana. A disciplina visa o bem do disciplinando. Nosso exemplo de disciplina o prprio Deus, tomou providncias para a nossa salvao.

O que pode causar indisciplina? Primeiramente, preciso reconhecer que o estimulo a indisciplina pode estar relacionado a uma dessas cinco causas bsicas: _ Em problemas familiares, _ Na pessoa do professor, _ Nos aspectos da sala de aula, _ No prprio aluno. _ Influncia Satnica

O que propomos so maneiras de estimular a mudana no comportamento do aluno.

Em problemas familiares Problemas Filhos de pais omissos quanto educao e ao treinamento espiritual. Filhos que so simplesmente imitadores do mau exemplo dado por seus pais. Filhos de pais ausentes do lar ( por um motivo ou outro ).

Sugestes: Orientar os pais. Os professores devero promover reunies para tratar deste assunto como " Disciplina dos Filhos ". Os pais devem estabelecer normas de conduta. Eles necessitaro de toda a sabedoria que Deus lhes oferece para saber dar nfase s coisas mais importantes. A criana no deve ser castigada toda hora por qualquer coisinha.

O aluno deve entender quais os limites que no poder ultrapassar sem ser castigado. E isto deve acontecer de uma maneira bastante clara, logo no incio de cada aula. recomendvel construir com os alunos as regras de boa conduta da aula.

2) Na pessoa do professor Aulas montonas, e mal preparadas, descaso para com a matria; falta de entusiasmo; desinteresse pelos alunos; ausncia de visuais e didtica; inconstncia e atrasos; desorganizao, etc. Sugesto: O professor precisa ser orientado e acompanhado pelo coordenador. .

No aspecto da sala de aula Muitos alunos na mesma classe; sala desarrumada ou suja; moblia inadequada a idade dos alunos; pouca ventilao; muita ou pouca claridade; barulho; umidade ou cheiro de mofo; entulho; cores berrantes; etc. Sugesto: Independente se o local que recebe a aula um lugar nobre ou simples, ambos necessitam de uma boa organizao para receber os alunos.
3)

No prprio aluno Cada fase de maturidade se caracteriza por diferentes comportamentos e possveis problemas. comum depararmos problemas em alunos adultos que se arrastam desde a infncia, nunca tendo sido tratados anteriormente. Vejamos alguns tipos de dificuldades no comportamentos em alguns alunos.

O Aluno Inquieto - desses que perturbam outros alunos e quase sempre tambm desobediente, teimoso, etc. Duas causas mais comuns poderiam estar contribuindo para a manifestao desse tipo de comportamento:

1- Causas ambientais Aspecto da sala de aula. Familiar

2 - Causas

Neuro/orgnicas - problemas familiares, traumas, complexos, estresse, distrbios emocionais, deficincia mental, etc. O aluno agitado quase sempre portador de um sentimento de inferioridade ou rejeio em relao ao grupo(classe). Mas h tambm os problemas orgnicos , gerados por deficincia visual, auditiva ou at mesmo por um nvel diferente de maturidade em relao aos outros alunos.

Sugesto para o professor: Muita orao. Ore com e pela classe. Aconselhamento ( discipulado) individual, se possvel no final da aula. Enfim, ver outras sugestes j propostas ao professor.

Aluno Saliente - Aquele tipo que interrompe o professor a todo o instante; que procura-se aparecer para o grupo, mostrando que "sabe tudo". (e muitas vezes no sabe nada); que tenta chamar ateno para si. Tirando a ateno dos outros. Muitos so os possveis motivos que levam a um comportamento saliente , os quais precisam ser identificados para um tratamento adequado. Mas, o que pode ser feito de imediato numa sala?

Sugestes: _ Planeje sua aula de forma a dar oportunidade a esse aluno a participar da aula. _ Crie meios para que ele(a) se sinta parte do grupo e no lder do grupo; que se sinta aceito pelo grupo e estimado pelo professor, no pelo que faz, mas pelo que .

Delegue alguma responsabilidade a ele(a) e, quando em vez, tea algum comentrio elogioso perante a classe, mas sem exagero e sem muita freqncia. A regra bsica do elogio : descreva sem avaliar; registre e no julgue; deixe a avaliao do aluno a ele mesmo.

__ Enfim, ao elogiar aprecie atos especficos e no avalia traos de carter.

C ) O aluno desatento - Quantas vezes deparamos com alunos, que embora assduos (talvez por obrigao, interesse ou costume), simplesmente no demonstram qualquer interesse pelas coisas espirituais? No adquiriram hbito de ler a Bblia, muito menos a revista da EBD. No gostam de orar e nem praticam o que lhes ensinados. As pessoas desatentas, at podem saber o que deve ser feito, mas no conseguem fazer aquilo que sabem devido inabilidade de realmente poder parar e pensar antes de reagir, no importando o ambiente ou a tarefa.

A falta de ateno ou o transtorno de Dficit de ateno/ Hiperatividade (TDAH) chamado cientificamente, caracterizado por uma constelao de problemas relacionados com a falta de ateno, hiperatividade e impulsividade.

Esses problemas resultam de um desenvolvimento no adequado e causam dificuldades na vida diria de nossas crianas. Foi comprovado que este problema atinge 3% a 5% da populao.

Se o aluno em questo foi uma criana, a situao ainda mais preocupante, pois tal comportamento contraria tudo o que lhe caracterstico. Ela pode estar acometida do mal que atinge muitos adultos como o "estresse" a "fadiga" males da alma que levam ao tdio, tristeza, a insegurana, desateno e a fadiga.

Desta forma irmos, so preciso um esforo redobrado no sentido de tornar o perodo de aula numa experincia prazerosa, estimulante e agradvel; um refrigrio para a alma cansada e estressada.

5) Influncia Satnica Ignorncia ( da parte do professor ) de seus mtodos. Brechas! Falta de orao suficiente ( da parte do professor e da igreja) Problemas espirituais que o aluno esteja sofrendo.

Como lidar com o problema de indisciplina

Nunca permita que uma criana domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Pea a criana que lhe diga o que fez e no por qu fez. Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro. A criana precisa s vezes sofrer as conseqncias de um ato

Pea sabedoria a Deus para equilibrar s necessidades da criana problemtica com os melhores interesses das outras crianas em sua sala.

Princpios Prticos para disciplinar a sua classe como Deus quer.. 1. Conhea seus alunos. Sua histria de vida.
Interceda pelas crianas. (I J 5:14-15). Ore a favor dcada criana pelo nome. Estabelea padres positivos (Felipenses 3:12,14). Faa regras simples e em pequeno nmero, sempre baseadas em princpios bblicos.

Organize o ambiente de aprendizado (ICO 14:40). Verifique se a sala de aula atraente: decorao alegre, temperatura confortvel, moblia arranjada de acordo com as atividades. Examine a sua prpria vida quanto disciplina. (SL 139:1, 23-24). Voc est crescendo como cristo? Est aperfeioando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiana? Voc um bom modelo?

Planeje o seu tempo e lies cuidadosamente (2Tm 2:15) Ame as crianas. Aprenda os nomes de seus alunos e chame-os pelo nome. Procure vigiar as crianas, mas sem chamar ateno s coisinhas sem importncia. Se alguma criana estiver se comportando mal mas no perturbando as demais, ignore-a.

Envolva cada aluno (Tiago 1:22). Planeja atividades que envolva participao. Apresente o material de ensino de uma forma to interessante que as crianas no tenham tempo para distrao

10. Nunca perca o autocontrole. (Pv 14:17, 29; 15:1,18; 16:32)

Envolva cada aluno (Tiago 1:22). Planeja atividades que envolva participao. Apresente o material de ensino de uma forma to interessante que as crianas no tenham tempo para distrao

10. Nunca perca o autocontrole. (Pv 14:17, 29; 15:1,18; 16:32)

11. Visite os lares das crianas. Procure saber quais os seus problemas individuais. 12. Examine-se aps cada aula. Tire o mximo proveito de suas experincias.

13. Evite cnticos estridentes 14. Evangelize e eduque _ (MT 18:14; 28:20) O segredo para um bom ministrio estar afinado com Deus e fazer o trabalho de Deus com amor e dedicao. "Tudo o que vier s tuas mos para fazer, faz-lo com todas as tuas foras".

You might also like