You are on page 1of 21

Sensibilidade somestsica

Sistema sensorial
Possibilita a interao entre os animais e o meio ambiente Recolhe informaes do meio ambiente e meio interno Estas informaes influenciaro no comportamento do indivduo

Atividade neural
de fundamental importncia mas por si s no explica, ainda, o funcionamento do conjunto em todas as reas. Ex. expresso gnica (sntese de protenas e outras macromolculas no citoplasma) e eletrofisiologia. As regras de associao e funcionamento em conjunto tm sido amplamente investigadas. Ex. RMf, PET, EEG.

Eventos sensoriais
Originam-se das propriedades dos neurnios isolados mas com funcionamento em circuito. Na entrada sensorial a informao codificada na resposta eltrica do receptor. Aps, a informao ou cdigo, de neurnio em neurnio, varia em frequncia do impulso, neurotransmissores e amplitude do potencial ps sinptico.

Eventos sensoriais
Dessa forma a informao levada de neurnio em neurnio at regies centrais do crebro onde a representao sensorial ser formada

Receptores sensoriais
Existem receptores sensoriais para cada estmulo. Nos receptores ocorrem o primeiro evento de uma cadeia que levam ao sistema nervoso. Transduo sensorial: processo de transformao de energia da membrana plasmtica dos receptores.

Transduo sensorial
Ocorre variao de energia do estmulo produz variao do potencial de membrana do receptor. Nesse contexto, cada receptor tem caractersticas particulares graas ao tipo de protena da membrana. Ex. rodopsina (viso)

Receptores sensoriais
Alguns receptores so sensveis a luz, outros a estmulos mecnicos etc. Receptores viscerais no chegam a percepo humana. Ex. Olfao - quimiorreceptores : clulas olfatrias Viso - fotorreceptores: cones e bastonetes Equilbrio - mecanorreceptores: clulas ciliadas

Receptores sensoriais

Somestesia
Sentidos especias: viso, olfao, gustao, audio e equilbrio. Distribudos por quase todo o corpo. Enviam informaes ao SNC. Constituem os sistema sensorial somtico ou somestsico

Receptores somestsicos
Podem ser divididos em relao a origem embrionria: Ex. Ectodrmica (pele), mesodrmica (articulaes, tendes e msculos) e edodrmicas (interoreceptores: vsceras) Ou em relao ao tipo de estimulao: Ex. mecanorreceptores, quimiorreceptores, nocirreceptores, termorreceptores etc.

Receptores somestsicos
No geral, tem a funo de perceber o meio ambiente externo ou interno. Meio externo (mecanorreceptores da pele, articulaes, tendes e msculos) superfcie da pele, posio das partes do corpo, tenso e comprimento da musculatura esqueltica. atividade exteroceptiva e proprioceptiva. Meio interno (quimiorreceptores, termorrecep, mecanorrecep e nocirreceptores. condio fisiolgica e a homeostase (frio e calor, toque e presso, dor primria e secundria, queimao, rgos genitais - sensaes sexuais. Ainda, receptores viscerais e grandes vasos- presso arterial, concentrao de gases no sangue e solutos no tudo digestivo.

Receptores somestsicos
Clulas de Merkel: mecanorreceptor situado na epiderme, mais profunda. Possvel ao ao toque, trao e presso. Corpsculos de Ruffini: receptor de calor situado na pele sem plos e acima dela. Corpsculos de Krause: receptor de frio. Terminaes nervosas livres: sensveis principalmente a dor. Ainda, estmulos mecnicos e trmicos. Corpsculos de Pacini: mecanorreceptores situados nos tecido conjuntivo, tanto na derme quanto nas vsceras e articulaes. Funo propriocepo: respondem a presso, vibrao e deformao. Corpsculos de Meissner: mecanorreceptores situados na pele, tteis. Respondem a estmulos leves na palma da mos, ponta dos dedos, lbios etc.

Vias e centros somestsicos


Enviam informao em sequncia de potencias de ao para o SNC atravs de axnios, com clulas de Schwann e mielinizadas nos mais calibrosos. Dirigem-se as gnglios dos nervos raquidianos e cranianos a seguir, medula espinhal e tronco enceflico.

Sistema somestsico exteroceptivo


Transmisso sinptica segura Neurnios respondem com grande possibilidade de levar a informao ao nvel cortical. Modalida sensorial altamente especfica, com neurnios muito semelhantes ao seus receptores. Ex. viso e audio. Caracterstica chamada epicrtica.

Sistema somestsico homeosttico


Contrrio da via anterior pouco segura. Ex. ao longo da via a transmisso sinptica pode ser influnciada por efeito placebo, acumputura, por exemplo. Est relacionado com a funo, ou seja, construir sensaes como prazer, dor, fome e sede. A representao cortical menos precisa.

You might also like