You are on page 1of 11

O GNERO FOLDER COMO AGENTE MEDIADOR DE INFORMAES NUTRICIONAIS Autor(es): Amanda Araujo Pias, Marcia Montagner, Josiele da Silva

Pires , Eliane de Ftima Manenti Rangel Titulao: Bolsistas PIBID- CAPES Instituio: CENTRO UNIVERSITRIO FRANCISCANO Cidade: SANTA MARIA- RS Pas: BRASIL E-mail: piasamanda@gmail.com; mtmontagner@gmail.com; josispires1@hotmail.com ; efmrangel@hotmail.com
xx/06/2013

Introduo
O gnero textual folder, com a presena de uma tabela

nutricional informativa, alm de fornecer subsdios para


desenvolver atividades de leitura, tambm permite aproximar

os alunos da Escola Estadual de Educao Bsica

Irmo Jos

Oto dos termos caractersticos da linguagem cientfica.


xx/06/2013

Objetivos
Usar o gnero textual folder como pretexto para apropriao da leitura e

escrita;
Desenvolver atividades interdisciplinares; Promover o interesse dos alunos por uma alimentao adequada ; Incentivar a busca por melhor qualidade de vida.
xx/06/2013

Justificativa
O gnero textual folder, alm de funcionar como um veculo de circulao social, possibilita a popularizao da informao nutricional no meio social. Este trabalho trata do gnero textual folder de informao/prestao de servios, utilizado em atividades de leitura e produo de textos, para que o aluno possa conhecer diferentes gneros e tipos textuais, dentre eles, o descritivo e o explicativo, que constituem-se em modos discursivos organizados em sequncias lingusticas utilizadas em flderes.
xx/06/2013

Reviso Terica
Os Parmetros Curriculares Nacionais (OLIVEIRA, 2007) apontam o texto como locus privilegiado no espao escolar, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Afirma Bakhtin (2003, p. 285) que os gneros textuais refletem a comunicao como a forma mais flexvel, sutil e livre de expresses. Para Motta-Roth (2009), os meios de comunicao devem informar o avano do conhecimento para a sociedade.
xx/06/2013

Conforme os PCN (1997, p. 257), - Tema Transversal Educao para a Sade: consolidando posies, estabelecendo limites e possibilidades, a escola deve tratar de questes referentes sade. Segundo Bakthin (2003), as intergenericidades ocorrem porque h temticas que necessitam do apoio de outros gneros, ou seja, que um outro gnero assuma, por um momento, o corpus do gnero textual principal, nesse caso, o folder com a presena de uma tabela nutricional.
xx/06/2013

Metodologia/Procedimentos
Os bolsistas do PIBID/ UNIFRA Letras Portugus, que atuam na E.E.E.B. Irmo
Jos Oto, elaboraram um projeto para o primeiro semestre de 2013 com base nos PCN - Temas Transversais - Educao para a Sade. Para este trabalho, primeiro analisamos com os alunos, os rtulos nutricionais; depois, elaboramos um folder de prestao de servios (informaes nutricionais) e, na sequncia, eles tero a prtica nutricional.
xx/06/201

Consideraes parciais
A escola tem que desafiar e permitir que seus alunos construam conhecimentos de maneira a conformar valores, habilidades e prticas favorveis sade, pois, assim os alunos podero compreender a necessidade de manter hbitos alimentares saudveis, podendo, com isso, ser capazes de influenciar seus familiares e amigos quanto na busca por atitudes que melhorem a qualidade de vida.
xx/06/2013

CONFIRA! INFORMAES OBRIGATRIAS NOS RTULOS NUTRICIONAIS


CALORIA a energia que o nosso corpo utiliza e que vem dos alimentos. So calculadas a partir da quantidade de macronutrientes presentes nos alimentos. VALORES DIRIOS So as quantidades dos nutrientes que a populao brasileira deve consumir para ter uma alimentao saudvel. A referncia para o adulto saudvel de 2000 Kcal ou 8400 KJ. PERCENTUAL DOS VALORES DIRIOS o quanto em % poro do alimento contribui para atingir todos os valores dirios. PORO a quantidade que normalmente uma pessoa sadia, maior de 05 anos e em bom estado nutricional consome, por vez, para compor uma alimentao saudvel. As quantidades das pores foram definidas por especialistas, levando em considerao o hbito do brasileiro e alimentao saudvel. MEDIDA CASEIRA Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, xcaras,copos, colheres,etc. MACRONUTRIENTES CARBOIDRATOS Componentes do alimento que fornecem parte da energia necessria para o crescimento, desenvolvimento e manuteno da nossa sade. Encontrados nas massas, arroz, acar de mesa, mel, pes, frutas, farinhas, tubrculos e doces em geral. 1 g = 4 kcal PROTEINAS Componentes do alimento necessrios para construo dos nossos rgos, tecidos, clulas etc. Encontradas nas carnes, ovos, leites e derivados e feijes. 1 g = 4 kcal. GORDURAS No rtulo nutricional aparece a quantidade DE GORDURAS, que podem ser de origem vegetal ou animal. 1 g = 9kcal. GORDURAS TOTAIS: o somatrio de todas as gorduras. GORDURAS SATURADAS: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite, manteiga, sorvetes, requeijo, iogurte. O consumo deve ser moderado,
pois pode corao. aumentar o risco de desenvolvimento de doenas do

FIBRAS So um tipo de carboidrato presentes nas frutas e hortalias, pes integrais e outros. MICRONUTRIENTES So as vitaminas e minerais. Nosso organismo precisa deles para desempenhar vrias funes diferentes. CLCIO Importante para a manuteno e crescimento dos ossos e dentes. Fontes: leite, queijos, iogurtes, brcolis, peixe e nozes. FERRO Importante na formao das clulas vermelhas do sangue prevenindo um tipo de anemia. Fontes: carnes, feijes e vegetais de folhas verde-escuros. SDIO Importante para manuteno da nossa sade. Mas, como todos os outros nutrientes, deve ser consumido na quantidade certa. Alguns alimentos podem ter suas declaraes de nutrientes SIMPLIFICADAS. Ocorre quando o alimento em questo apresenta quantidades insignificantes de pelo menos 5 dos 10 itens obrigatrios. Mas importante lembrar, que, mesmo assim, o rtulo conter a informao nutricional de Valor Calrico, Carboidratos, Protenas, Gorduras Totais e Sdio. Todas as Informaes Nutricionais presentes nos rtulos de alimentos devem ser ARREDONDADAS.

GNERO TEXTUAL: RTULO NUTRICIONAL

GNERO TEXTUAL

Para Bakhtin (1988), os gneros so tipos relativamente estveis de enunciados elaborados pelas mais diversas esferas da atividade humana. Eles so fenmenos histricos ligados vida cultural e social, os quais contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do cotidiano.

RTULO NUTRICIONAL
O rtulo nutricional uma forma de comunicao entre os produtos alimentcios e seus consumidores. O rtulo nutricional deve trazer informaes como: 1. nome do produto; 2. lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade. 3. contedo lquido (quantidade ou volume); 4. identificao da origem; 5. identificao do lote; 6. prazo de validade: o DIA e o MS para produtos com durao mnima menor de 3 meses e o MS e o ANO para produtos com durao superior a 3 meses; 7. instrues para o uso, quando necessrio.

Informao nutricional Poro ___g/ml ( medida caseira) Quantidade por poro Valor calrico Kcal Carboidratos Protenas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Colesterol Fibra Clcio Ferro Sdio %VD(*) g g g g g g mg mg mg

Obs.: produtos Portugus.

importados

devero

conter

informaes

em

*Valores dirios com referncia numa dieta de 2000 Kcal ou 8400 Kj

No Brasil, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) o rgo responsvel pela regulao da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Segundo a Resoluo RDC n 360 de 23 de dezembro de 2003, a Informao Nutricional Obrigatria pode ser apresentada de trs formas: verticais, horizontais e lineares.

GORDURAS TRANS: um tipo de gordura saturada - Margarinas, biscoitos em geral, sorvete e produtos de confeitaria. O consumo dirio no deve
ultrapassar de 2 g, pois pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenas do corao.

xx/06/2013

E. E. E. B. Irmo Jos Oto Pibid Unifra Subprojeto Letras-Portugus Bolsistas: Amanda Pias, Leila Cordeiro, Josiele Pires Professora Supervisora: Marcia Montagner Coordenadoras: Najara Pinheiro, Eliane Rangel

Referncias
BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A EDUCAO PARA SADE COMO UM TEMA TRANSVERSAL.Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf . Acesso em 27 de mai. de 2013. MOTTA-ROTH, Dsire. Popularizao da cincia como prtica social discursiva. Coleo Hipers@beres, Santa Maria, v.1, 2009. Disponvel em http://w3.ufsm.br/hipersaberes/volumeI/ Acesso em 27 mai. 2013. OLIVEIRA, Mariangela Rios de; CEZARIO, Maria Maura. PCN luz do funcionalismo lingustico. Linguagem & Ensino,v.10, n.1, p.87-108, jan. / jun. xx/06/2013 2007.

xx/06/2013

You might also like