You are on page 1of 11

Alguns pensadores do mundo

A Sociologia define-se por ser a rea das cincias humanas voltada justamente para estudos e anlises da sociedade como um todo e de cada unidade que a compe, sendo assim, compreende no somente o comportamento humano como tambm se dedica a pensar os grupos, organizaes e instituies, abarcando dessa forma inmeras relaes sociais e polticas. A possibilidade de compreenso das diversas sociedades , portanto, o objetivo central da sociologia.

Pesquisas, anlises e observaes das sociedades fazem parte da rotina dos estudiosos dessa rea, chamados socilogos. Todas essas observaes resultam em reflexes que no so de interesse exclusivo de quem se dedica a essa cincia. Os resultados obtidos a partir de pesquisas e anlises sociolgicas so de interesse de homens comuns, de polticos, curiosos e de todos aqueles que tenham tambm interesse em compreender a dinmica da sociedade

Cabe salientar tambm que a Sociologia uma cincia, que assim como muitas outras, tem nomes de muita notoriedade, e estudos de grande relevncia. Vejamos ento quais so os principais socilogos e como suas correntes de pensamento vem influenciando o desenvolvimento dessa cincia no estudo da sociedade.

Emile Durkheim
considerado um dos pais da sociologia moderna, fundador da escola francesa. Seu mtodo combina a pesquisa emprica com a teoria

sociolgica. reconhecido por ser um dos principais tericos do conceito de coeso social. Forneceu definies acerca do que seria normal e do que seria patolgico dentro de uma sociedade. foi extremamente importante para o fortalecimento da sociologia ao desenvolver alm de trabalhos tericos, obras que tratavam da diviso social do trabalho. Suas principais obras so Regra do mtodo sociolgico, As formas elementares da vida religiosa, Da diviso social do trabalho, entre diversas outras.

Karl Marx
socilogo, embora tenha inmeras outras reas de atuao,

teve tambm enorme influencia na sociologia. Seus escritos so importantssimos para a rea especialmente no que trata das relaes sociais, de classe. Ele nos apresenta fortemente o que chama de luta de classes, e critica a organizao capitalista da sociedade moderna, conhecido como fundador da doutrina comunista moderna. hoje parte obrigatria dos estudos da rea de humanas, no sendo diferente na Sociologia.

Max
Filsofo e socilogo alemo.

Representa aquilo que ficou conhecido como a Escola de

Frankfurt,uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista. Sofreu importante influencia do filsofo alemo Shopenhauer. Horkheimer delineia os principais traos da chamada teoria crtica a partir do marxismo, opondo-se a tudo que ele compreendia como teoria tradicional. Essa teoria, segundo ele, pretenderia ultrapassar o subjetivismo e o realismo tpicos de uma concepo positivista. essa teoria se lanava no intuito de fazer com que os homens passassem a protestar contra sua a aceitao e resignao frente s ordens estabelecidas.

Theodor Adorno

apresenta-se como outro expoente da Escola de Frankfurt. Tambm de origem judaica, Destaca-se por ser reconhecido como socilogo, filsofo, musiclogo e compositor. Seu pensamento considerado um dos mais complexos de todo o sculo XX, Uma de suas obras a Dialtica do esclarecimento, escrita juntamente com Horkheimer, mostra-se como uma crtica da razo instrumental, fundada em uma interpretao de cunho negativo do iluminismo, e da logica cultural do sistema capitalista. a partir dessas formulaes que Adorno formula suas criticas a indstria cultural, uma de suas mais importantes e conhecidas teorias.

Jurgen Habermas
atuou como assistente de Theodor Adorno, outro grande

nome da Sociologia. Mostra-se como herdeiro das discusses e teorias da Escola de Frankfurt, procurou superar o pessimismo caracterstico dos fundadores da Escola defensor de uma tica universalista, formalista e cognitivista, buscando assim garantira participao de todo interessado na vida publica e nas decises. Para Habermas os princpios ticos independem de contedo.

Max Weber
considerado como um dos fundadores da sociologia. importante intelectual alemo de grande influencia

tambm para as reas da economia, filosofia, administrao, cincia poltica e direito. Sua principal obra A tica protestante e o esprito do capitalismo onde iniciou suas reflexes acerca da sociologia da religio . Seus argumentos baseavam-se na crena de que a religio era uma das razoes pela qual o oriente e o ocidente desenvolviam-se de forma diversa, destacando ainda caractersticas particulares do protestantismo que teriam sido cruciais par ao advento do capitalismo, da burocracia e do estado racional nos pases ocidentais.

Concluses acerca dos mais conhecidos socilogos do mundo


Assim pudemos ter uma breve noo do pensamento dos principais nomes da sociologia moderna, alm de observar que seu pensamento influencia ainda hoje no desenvolvimento de estudos e teorias em diversas outras reas. A formao mltipla desses homens faz com que seus conceitos e suas teorias ultrapassem todas as barreiras e tornem-se, na maioria das vezes, conhecimentos multidisciplinares e importantssimos para a formao humana.

You might also like