You are on page 1of 36

Marketing Pessoal

Msc. Renata Wanderley

Apresentao do professor

Graduada em Administrao de Empresas UFPE 1990 Ps graduao em Marketing FECAP/UPE - 1991

Ps graduao em Gesto da Qualidade em Servios FECAP/UPE 2006


Mestrado em Administrao de Empresas UFPE 2008 (nfase em Marketing) Pesquisa: Emoes e fluxo em compras online: um estudo do comportamento do consumidor.

Marketing Pessoal
Arte de vender um produto chamado "Eu". Com ele, voc capaz de posicionar-se no mercado e mostrar suas habilidades, a fim de criar uma percepo positiva nas pessoas a seu respeito. uma maneira de se divulgar para promover as prprias competncias pessoais e tcnicas profissionais junto ao mercado(Ari Lima).

O que Marketing Pessoal?


Ferramenta que possibilita o desenvolvimento de contatos e de uma Rede de Relacionamentos, firmando um interesse pessoal e profissional. O propsito dar visibilidade s caractersticas, habilidades, estilos, competncia, entre outros requisitos relevantes, tanto para o mercado de trabalho, como para a sociedade em geral.

"O profissional precisa gerenciar constantemente a prpria carreira, porque nada lhe garante que ele vai ter o mesmo emprego para o resto da vida. No basta achar que voc "se vende bem", preciso estudar uma estratgia antes de comear a agir.

" fundamental fazer um planejamento estratgico da sua marca, desse produto que voc, para identificar de que maneira voc pode agir para apresentar sua imagem para as pessoas" (Baer)

10 Razes para planejar seu marketing pessoal

Razo 1 - Pode ser elaborado em poucos dias, e seu contedo formado por idias prticas e de fcil aplicao. Razo 2 O tempo corre contra voc. Razo 3 Voc tem inmeros concorrentes promovendo suas respectivas carreiras no mercado.

Razo 4 marketing pessoal um hbito, e voc precisar de tempo para se habituar com esta nova maneira de agir. Razo 5 Cria novas oportunidades de negcios. Razo 6 Pressupe a conquista de outros ciclos de amizade (networking). Razo 7 Traz reconhecimento social pelos anos de esforos, estudos e trabalho.

Razo 8 Com sucesso profissional voc ter maior status social. Razo 9 Com o sucesso profissional (R$) ter a realizao de seus sonhos de consumo. Razo 10 A realizao profissional traz uma sensao superior de satisfao.

Plano de marketing pessoal


-Desenvolvimento das competncias pessoais do profissional
- Auto-motivao - Liderana - Criatividade - Bom humor - Capacidade de produzir conhecimentos - Relacionamento interpessoal

-Aplicao de ferramentas para promoo pessoal. - Networking


- Criao de um site pessoal - Utilizao de redes sociais - Utilizao de cartes de visitas de uma maneira dinmica

GERENCIAMENTO DE

IMPRESSES
Ricardo Mendona

GERENCIAMENTO DE IMPRESSES GI

A tentativa de controlar as percepes que so formadas


em relao a um indivduo ou a uma organizao.

Todas as atividades que um ator social (indivduo, grupo ou organizao) desenvolve no sentido de influenciar o

modo como os outros o vem.

GERENCIAMENTO DE IMPRESSES GI

Uma ideia, um sentimento ou uma opinio que o indivduo tem sobre algum ou algo, ou que algum ou algo transmite ao indivduo, podendo ainda significar o efeito que uma experincia ou uma pessoa tem sobre algum ou algo (MENDONA, 2003, p.61)

Razes para desenvolver o gerenciamento de impresses.


Obteno de resultados materiais e sociais; Validao da auto-imagem; Melhora da auto-imagem; Verificao social de crenas pessoais existentes
Mendona (2003)

ESTRATGIAS DE GI

INSINUAO
Comportamentos que o ator usa para faz-lo parecer mais atrativo e simptico para outros.

AUTOPROMOO
Comportamentos que apresentam o ator como altamente competente, com ateno para certas habilidades ou aptides.

ESTRATGIAS DE GI

EXEMPLIFICAO INTIMIDAO

Comportamentos que apresentam o ator como moralmente confivel. Comportamentos que apresentam o ator como uma pessoa perigosa que capaz e pronto a infringir sofrimento para a audincia.

SUPLICAO
Comportamentos que apresentam o ator como desamparado para solicitar ajuda de outros.

PERFORMANCE DE SUCESSO
1. O ator deve coordenar cdigos verbais e no-verbais para criar uma impresso desejada; 2. O ator deve ser julgado como sendo sincero; 3. O ator deve parecer satisfeito com o papel desempenha;

PERFORMANCE DE SUCESSO
4. O ator deve segregar as audincias; e 5. O ator deve estar atento e seguir os requerimentos e o decoro que acompanham a ao dramtica.

10 mandamentos Max Gehringer


Liderana: Dizem que liderana algo que j nasce com a pessoa, entretanto, alguns autores descordam desta afirmao e dizem que liderana algo que pode ser desenvolvido e evoludo. Confiana: Confiana ter a certeza de que as expectativas depositadas em uma pessoa sero alcanadas e, muitas vezes, superadas.

Voc transmite confiana?

10 mandamentos Max Gehringer Viso: A pessoa dotada de Marketing Pessoal,


sabe exatamente o que quer e como fazer para alcanar o seu objetivo.

Esprito de Equipe: Voc realmente trabalha em


equipe? Suas idias esto em comunho com as idias do restante do grupo?

10 mandamentos Max Gehringer


Maturidade: Ter maturidade tratar os assuntos, por mais discrepantes que eles sejam, com pacincia, naturalidade e, principalmente, tomar decises com base em fatos concretos. Otimismo: Ser otimista, ver as coisas pelo lado positivo. Entretanto, as coisas no caem do cu, ser otimista buscar as coisas positivas, mesmo que a situao no seja das mais favorveis.

10 mandamentos Max Gehringer


Integridade: Ser ntegro manter uma conduta honrada, tica e educada. Muitos dizem que impossvel ensinar e praticar integridade, principalmente no ambiente de trabalho.
Empatia: Saber reconhecer o mrito do colega de trabalho no , de maneira nenhuma, menosprezarse diante dele, mas sim, aproveitar as suas lies e crescer com isso.

10 mandamentos Max Gehringer


Visibilidade: Quando

o seu chefe ou superior solicitar a execuo de um trabalho para o grupo, bem visto aquele que se dispe a ajudar e, melhor ainda, quando faz bem feito e atinge as expectativas. Pacincia: No mundo corporativo, infelizmente, a velocidade das decises e aes nunca correspondem as nossas expectativas e ansiedades.

MO NA MASSA!

Ser que as lies do Max Gehringer foram compreendidas?


Chegou hora de abrirmos uma discusso sobre Os 10 mandamentos do Marketing Pessoal

TRABALHANDO A SUA IMAGEM


Voc com certeza j deve ter feito uma imagem negativa de algum e, quando teve a oportunidade de conhec-la melhor, surpreendeu-se com a sua primeira avaliao, no mesmo? comum termos uma imagem contrria de uma pessoa e depois simpatizarmos com ela.

A nossa imagem composta por vrios itens, dentro os quais destacam: - Aparncia; - Comportamento; - Resultados Profissionais; - Pensamentos

APARNCIA
A roupa que voc usa pode falar muito sobre voc. Qual o seu estilo? Usar uma roupa casual demais, pode transparecer uma imagem desleixada, bagunada e at mesmo rebelde.

Voc imagina um executivo de terno e gravata usando um tnis?

COMPORTAMENTO
Normalmente como o seu comportamento na empresa? Chega sempre no horrio, pontual na entrega dos seus trabalhos e projetos ou trata suas obrigaes com descaso?
Muitas empresas avaliam a postura e o comportamento do funcionrio analisando, simplesmente, a sua mesa de trabalho.

RESULTADOS PROFISSIONAIS
Como so os seus resultados quando voc est trabalhando?

Voc um profissional de iniciativa, porm, no conclui o trabalho?


Esta postura caracterstica do profissional que inicia seus trabalhos empolgados, determinados, mas que no primeiro obstculo desisti imediatamente e no conclui a tarefa.

Toda e qualquer empresa quer ter associado ao seu nome a imagem positiva de um funcionrio e voc, com certeza, quer que a sua imagem esteja associada de uma boa empresa, certo?

Avalie sempre como as pessoas lhe vem e tenha controle sobre a sua imagem, afinal de contas, esse um patrimnio que ningum pode tirar de voc.

Voc se valoriza?
Preserva o seu nome, cultiva boas companhias e fiel aos seus princpios e objetivos de vida???
Muitas vezes no corre-corre do dia-a-dia, esquecemos os nossos valores, objetivos, princpios e, com isso, perdemos a qualidade de vida e a nossa autovalorizao.

Devido a uma circunstncia ou outra, temos que ser flexveis, sem que isso prejudique a nossa imagem e caminhe para o lado negativo.

E COMO NO SE TORNAR UM CHATO?

O cuidado deve ser redobrado, pois h uma linha muito tnue entre o marketing pessoal e a inconvenincia.

Tentar chamar a ateno a qualquer custo faz com que o profissional, inevitavelmente, caia na armadilha da autopromoo.

preciso prestar muita ateno na reao das pessoas que esto em volta.
"As reaes podem ser fortes ou sutis em relao s nossas atitudes. As pessoas podem, por exemplo, se afastar, mudar de assunto, chamar outros para compor a conversa ou mesmo calarse. D para se ter um termmetro do quanto estamos sendo agradveis ou no", garante.

Seja flexvel
No seja artificial Tenha bom senso Evite exageros Limite-se a verdade Conhea-se muito bem

Cuidado, imagem no tudo


No faa propaganda enganosa Fuja da arrogncia e puxa-saquismo Ressalte as competncias e os bons resultados

Fonte: http://futurosadm.files.wordpress.com/2009/11/marketing-pessoal2.jpg?w=250&h=249

UMA VIDA DE BOA QUALIDADE EXIGE MAIS


DETERMINAO QUALQUER E DISCIPLINA ESCOLHA DO DO QUE SER OUTRA

HUMANO. PASSAMOS BOA PARTE DO TEMPO NOS SABOTANDO PARA NO CONCLUIRMOS

NOSSAS PRIORIDADES. (Abilio Diniz)


NO DEVEMOS NOS ORGULHAR DE SER

MELHOR
Hunter)

DO

QUE

OS

OUTROS,

SIM

MELHORES DO QUE J FOMOS. (James

BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia Bsica:
SALAZAR, Jose Nicolas Albuja; CILETTI, Dorene. Marketing pessoal, Cengage, 2010. GOFFMAN. Erving. A Representao do Eu Na Vida Cotidiana. Editora Vozes.

Artigos:
Vida Executiva. MARKETING PESSOAL: UMA FACA DE DOIS GUMES

LIMA. Ari. Marketing Pessoal: 10 razes para comear agora, 2010.

You might also like