You are on page 1of 22

Transporte via membrana

Membrana Plasmtica
A membrana celular, tambm conhecida por plasmalema, a estrutura que delimita todas as clulas vivas, tanto as procariticas como as eucariticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

A membrana celular uma porta seletiva que a clula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe so necessrios para o seu metabolismo e para libertar as substncias que a clula produz e que devem ser enviadas para o exterior.

Propriedades das membranas


- Regulao

da composio dos fluidos intracelular e extracelular; - Regulao do volume celular; - Regulao do metabolismo intracelular determinando a concentrao de co-fatores enzimticos e de substratos; - Regulao da atividade metablica processada por enzimas presentes na membrana; - Decodificao de sinais qumicos e fsicos por meio de molculas receptoras e reguladoras presentes na membrana; - Gerao e propagao de sinais eltricos; - Endocitose e de exocitose.

Tipos de membranas quanto a permeabilidade

Transporte Passivo
Osmose: A gua se movimenta livremente atravs da membrana, sempre do local de menor concentrao de soluto para o de maior concentrao. A presso com a qual a gua forada a atravessar a membrana conhecida por presso osmtica.

Quando est em meio isotnico, a parede celular no oferece resistncia entrada de gua, pois no est sendo distendida (PT = zero). Mas, como as concentraes de partculas dentro e fora da clula so iguais, a diferena de presso de difuso nula.

Quando a clula est em meio hipertnico, perde gua e seu citoplasma se retrai, deslocando a membrana plasmtica da parede celular. Como no h deformao da parede celular, ela no exerce presso de turgescncia (PT = zero).

Quando o meio hipotnico, h diferena de presso osmtica entre o s meios intra e extracelular. medida que a clula absorve gua, distende a membrana celulsica, que passa a oferecer resistncia entrada de gua.

Transporte Passivo
Difuso simples:

Consiste na passagem das molculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentrao, at estabelecer um equilbrio.

um processo lento, exceto quando o gradiente de concentrao for muito elevado ou as distncias percorridas forem curtas. A passagem de substncias, atravs da membrana, se d em resposta ao gradiente de concentrao.

Transporte Passivo
Difuso Facilitada: As molculas atravessam a membrana celular com a assistncia de uma protena transportadora (permease) especfica localizada em alguma membrana biolgica.

Algumas molculas hidrossolveis como a glicose e aminocidos no podem atravessar os canais inicos e usam carreadores proticos. A partcula a ser transportada se liga a uma protena da membrana e muda a sua conformao espacial. Essa mudana causa a translocao da partcula de um lado para o outro da membrana. Se o processo for realizado a favor do seu gradiente eletroqumico denominamos essa forma de transporte como difuso facilitada. Como o nmero total de carreadores limitado, existe uma capacidade mxima de transferncia de partculas.

Transporte Ativo
Neste processo, as substncias so transportadas com gasto de energia (ATP), podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentrao (contra o gradiente de concentrao). Esse gradiente pode ser qumico ou eltrico, como no transporte de ons.

A molcula a ser transportada liga-se molcula transportadora. Esta gira e libera a molcula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando posio inicial. A bomba de sdio e potssio liga-se em um on Na + na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um on K+ e o libera na face externa.

H dois tipos de Transporte Ativo:


- Transporte ativo primrio: O transporte da partcula se realiza com a hidrlise de ATP. Um bom exemplo enzima ATPase Na/K que hidroliza o ATP e transporta 3Na+ para fora da clula e 2K+ para dentro, ambos contra os respectivos gradientes eletroqumicos. A enzima conhecida como bomba dependente de Na/K (ou, simplesmente bomba de Na).

-Transporte ativo secundrio (ou acoplado): Nesse caso, ao nvel da superfcie epitelial do intestino, a glicose transportada contra o seu gradiente para dentro da clula utilizando a energia livre do gradiente de concentrao de outro soluto. O on Na apresenta um gradiente de concentrao de fora para dentro da clula, portanto, dispe de energia potencial. Muitos solutos so co-transportados contra o seu gradiente usando um carreador. Se o movimento da partcula que pega carona e ocorre no mesmo sentido daquele que forneceu a energia denominado de sinporte e se no sentido contrrio, antiporte.

Transporte Ativo
Endocitose: Este processo permite o transporte de substncias do meio extra- para o intracelular, atravs de vesculas limitadas por membranas, a que se d o nome de endocitose.

Transporte Ativo
Fagocitose: o englobamento e digesto de partculas slidas e microorganismos por fagcitos ou clulas amebides.

Transporte Ativo
Pinocitose:
um processo de endocitose em que a clula engloba uma substncia em estado lquido, sem ser por difuso, mas por transporte ativo atravs da membrana celular. um sistema de alimentao celular complementar fagocitose.

Transporte Ativo
Exocitose: o processo pelo qual uma clula eucaritica viva liberta substncias para o fluido extracelular,ou seja, o processo inverso ao da endocitose.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_plas m%C3%A1tica http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Cit ologia/cito8.php

You might also like