You are on page 1of 15

Transformador de corrente TC um transformador de medida utilizado no sistema de proteo.

. Usados para suprir equipamentos de baixa resistncia eltrica como rels medidores de energia entre outros. Opera com tenso varivel, dependendo da corrente primria e da carga ligada no seu secundrio. Relao de transformao e inversamente proporcional relao entre o numero de espiras.

Transformadores de corrente geralmente possuem a sada de 5A para equipamentos de medio projetados para funcionar com baixa corrente. A transformao da corrente ocorre por um efeito de converso eletromagntica. Corrente primaria cria um fluxo magntico alternado induzindo uma fora eletromotriz Ep no primrio e Es no secundrio. Como exemplo pode se citar um TC de relao de transformao igual a 20. Corrente no primrio igual a 100, a sua corrente no secundrio ser: 100/20=5A

TC TIPO BARRA
Enrolamento primrio constitudo por uma barra fixada atravs do ncleo do transformador. Podem ser do tipo seco ou a leo mineral. Usados em painis de comando de corrente elevada, para proteo ou medio. Mais utilizado em subestaes de potncia de mdia e alta tenso. Acomodam at quatro ncleos apresentados na forma toroidal.

FOTO

TC TIPO ENROLADO
Enrolamento primrio constituido de uma ou mais espiras envolvendo o nucleo do transformador

TC TIPO JANELA
No possui primario fixo no transformador. Possui abertura atravs do ncleo por onde passa o condutor formando circuito primrio. Usados em paineis de comando de baixa tenso em pequenas e medias correntes. No necessita seccionar o condutor para instalar esse TC.

FOTO

TC TIPO BUCHA
Semelhante ao TC tipo barra. Instalao na bucha dos equipamentos como transformadores ou disjuntores entre outros, que funcionam como enrolamento primrio. Empregado em transformadores de potencia geralmente na proteo diferencial para restringir a zona de proteo ao prprio equipamento

FOTO

TC COM VARIOS ENROLAMENTOS PRIMRIOS


Constitudo de vrios enrolamentos primrios isolados e apenas um secundrio. Bobinas primarias podem ser ligadas em serie ou paralelo propiciando duas relaes de transformao

Exemplo de representao 100 x 200 -5A.

FOTO

TC COM VARIOS NCLEOS SECUNDRIOS


Constitudo de dois ou mais ncleos secundrios. Cada um possui seu ncleo individualmente, que funciona de forma independente.

Exemplo de representao 400-5-5-5A.

FOTO

TC COM VRIOS ENROLAMENTOS SECUNDRIOS


Constitudo de um nico ncleo envolvido pelo enrolamento primrios e vrios secundrios. Podem ser ligados em serie ou em paralelo.

Exemplo de representao 300-5/2,5/10A. Quando 300 5 A utiliza-se S1 e S2 ou S3 e S4 Quando 300 2,5 A os terminais S2 e S3 conectam colocando em serie as bobinas Quando 300 10 A os terminais S1 e S3 se conectam assim como S2 E S4 formando assim uma ligao em paralelo.

TC TIPO DERIVAO NO SECUNDRIO


Constitudo por um nico ncleo envolvidos pelos enrolamentos primario e secundrio. Ncleo provido de uma ou mais derivaes Primrio com um ou mais enrolamentos.

You might also like