You are on page 1of 19

Sucesso Testamentria

1857 e segs. CC Testamento: ato personalssimo, unilateral, gratuito, solene e revogvel, pelo qual algum, segundo norma jurdica, dispe, no todo ou em parte, de seu patrimnio para depois de sua morte ou determina providncias de carter pessoal ou familiar; Ato personalssimo: no se admite que seja feito por procurador ou representante - art. 1858 CC; Ato unilateral: so proibidos os testamentos conjuntivos (de mo comum ou mancomunados), sejam eles: a) simultneos: contm disposies comuns em favor de terceiros.

b) recprocos: contm benefcios mtuos no mesmo testamento. c) correspectivos: contm disposies em retribuio a outras correspondentes (desde que). Ato solene: para sua validade indispensvel a observncia das formalidades legais. Ato revogvel: a revogao pode ser total ou parcial e pode ser feita por testamento posterior, mesmo que de forma diferente. Negcio causa mortis: seus efeitos so gerados apenas aps a morte do testador. Ato gratuito: no exige contraprestao do beneficiado.

da feitura do testamento. Em regra, todas as pessoas so capazes para fazer testamento, inclusive os menores entre 16 e 18 anos, independentemente de assistncia. No podem testar: a) Incapazes: somente os absolutamente incapazes; b) Aquele que no ato de faz-lo no tiver pleno discernimento, ainda que por motivo transitrio (embriaguez, hipnose, substncias entorpecentes); A incapacidade superveniente no invalida o testamento, bem como o testamento do incapaz no se valida com a supervenincia da

Capacidade para fazer testamento Capacidade ativa: aferida no momento

Capacidade para receber por testamento


Capacidade passiva: aferida no momento da abertura da sucesso. Podem receber por testamento: as pessoas naturais vivas, j concebidas ou a prole eventual, bem como as pessoas jurdicas existentes ou a serem constitudas como fundao. No podem receber por testamento: as pessoas apontadas nos arts. 1801 e 1802 do CC. Os filhos do herdeiro testamentrio morto no herdam porque no h direito de representao na sucesso testamentria.

Formas de testamento
Ordinrias: a) Testamento Pblico - arts. 1864 a 1867 do Cdigo Civil. b) Testamento Cerrado - arts. 1868 a 1875 do Cdigo Civil. c) Testamento Particular - arts. 1876 a 1880 do Cdigo Civil. Especiais: a) Testamento Martimo e Aeronutico - arts. 1888 a 1892 do Cdigo Civil. b) Testamento Militar - arts. 1893 a 1896 do Cdigo

Testamento Pblico
Testamento Pblico: Deve ser escrito pelo tabelio ou seu substituto, em seu livro de notas (escritura), de acordo com as declaraes do testador, na presena de 2 testemunhas, sendo lido em voz alta e, aps, assinado por todos. Cego e o analfabeto: s podem testar por meio de testamento pblico. Surdo: a leitura ser feita por ele ou por algum de sua confiana, na presena das testemunhas; Mudo e surdo-mudo: no pode fazer testamento pblico porque no pode emitir oralmente suas declaraes.

Testamento Cerrado
Testamento cerrado (secreto ou mstico): possui duas fases, uma particular e uma pblica. A cdula testamentria ser escrita e assinada pelo testador ou algum de seu rogo e aps, ser entregue ao tabelio com pedido de que seja aprovada na presena de 2 testemunhas. Lavrado o auto de aprovao, este ser lido pelo tabelio e assinado por todos. Em seguida, o tabelio passa a cerrar e coser o testamento e este entregue de volta ao testador. Cego e analfabeto: no podem porque no sabem ler.

Testamento Particular
Testamento particular: feito pelo prprio testador, sendo por ele escrito, lido e assinado na presena de pelo menos 03 testemunhas. Aberta a sucesso, dever ser publicado e confirmado em juzo pelas testemunhas. Na falta de testemunhas por ausncia ou morte, o juiz pode se contentar com apenas uma delas. Art. 1879: em circunstncias excepcionais, declaradas na cdula (como estou sozinho em tal lugar...), o testamento sem testemunhas pode ser confirmado a critrio do juiz.

Codicilo
Codicilo o escrito particular pelo qual o codicilante faz disposies especiais sobre seu enterro e legado de esmolas, mveis, roupas ou jias de pequeno valor (arts. 1881 a 1885 do Cdigo Civil). Exige forma holgrafa e capacidade para testar. Atravs de codicilo pode haver nomeao ou substituio de testamenteiro. O codicilo fica automaticamente revogado houver testamento posterior que no o confirme.

Testamento Martimo e Aeronutico


Testamento martimo: em viagem, a bordo de navio nacional ou de guerra. Testamento aeronutico: em viagem, a bordo de aeronave militar ou comercial. A pessoa que testa acredita que vai morrer antes de finda a viagem ou guerra. O testamento feito perante o comandante. Caduca se o testador no morrer na viagem ou no prazo de 90 dias seguidos ao seu desembarque em terra, onde possa fazer outro testamento na forma ordinria.

Testamento Militar
Testamento militar: pessoas a servio das foras armadas em campanha, ou praa sitiada ou que esteja de comunicaes interrompidas. Caducidade: igual dos demais. Testamento Nuncupativo: quando estiver em combate ou ferida, a pessoa pode testar oralmente, confiando sua ltima vontade a duas testemunhas. Porm, no ter efeito se a pessoa no morrer na guerra ou convalescer do ferimento.

Inventrio, Arrolamento e Partilha


a) Arrolamento sumrio: quando houver herdeiro nico ou todos forem maiores e capazes - art. 1031 a 1035 CPC; b) Arrolamento comum: quando a herana for igual ou inferior a 2000 OTN (Obrigao do Tesouro Nacional) - art. 1036 do CPC. c) Inventrio: aplicao residual (s quando no couber as outras modalidades) - arts. 982 a 1030 CPC.

Inventrio
Esplio: o acervo hereditrio que surge com a abertura da sucesso, sendo entidade sem personalidade jurdica. representada judicial e extrajudicialmente pelo inventariante, ou antes deles, pelo administrador provisrio. Inventrio: consiste na descrio individualizada dos bens da herana. O inventrio judicial sempre necessrio, com exceo das hipteses da Lei 6858/80. Foro competente: local do ltimo domiclio do falecido - art. 96 CPC. Subsidiariamente: foro da situao dos bens ou lugar do bito.

Prazo para abertura: 30 dias a contar da morte. Matria de alta indagao: aquela que demanda prova a ser colhida fora do inventrio. Gera a remessa para as vias ordinrias. Administrador provisrio: atua da abertura da sucesso at o compromisso do inventariante. Inventariante: a) legtimo - pessoas elencadas no art. 990 CPC; b) judicial - 990, V CPC; c) Dativo. Remoo do inventariante: 995 a 998 CPC ocorre pela prtica de ato omissivo ou comissivo, dentro do processo ou fora dele,

Destituio do inventariante: se d pela prtica de fato exterior ao processo, como condenao criminal, etc. Procedimento: a) Primeiras declaraes: devem ser apresentadas pelo inventariante no prazo de 20 dias do compromisso - 993. b) Citao dos interessados - 999. c) Impugnao s primeiras declaraes - 1000. d) Avaliao - a fim de fixar o correto valor do monte partvel e) ltimas declaraes - 1011. f) Clculo dos impostos - 1012.

Partilha
A partilha de bens pode ocorrer de 3 formas: a) Amigvel ou extrajudicial: art 2015 CC. Quando todos os herdeiros forem capazes e houver acordo sobre os termos da partilha. b) Judicial: 2016 CC. Quando no houver acordo ou algum herdeiro for incapaz. c) Partilha em vida: 2018 CC. feita pelo autor da herana por meio de doao ou testamento.

Alvar para PIS e FGTS


Alvar independente: Conforme dispe a Lei n. 6.858/80, os montantes das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS e Fundo de Participao - PIS-PASEP no recebidos em vida pelos respectivos titulares sero pagos, em quotas iguais, aos dependentes habilitados perante a Previdncia Social, independentemente de inventrio ou arrolamento. Requisitos: - Habilitao perante a Previdncia Social; - Inexistncia de outros bens a inventariar. - Diviso em cotas iguais a todos os dependentes habilitados.

Ato N 313/03 - PGJ-CGMP, de 24 de junho de 2003


Dispe sobre a racionalizao da interveno do Ministrio Pblico no processo civil: Art. 1 - Em matria cvel, intimado como rgo interveniente, poder o membro da Instituio, ao verificar no se tratar de causa que justifique a interveno, limitar-se a consignar concisamente a sua concluso, apresentando, neste caso, os respectivos fundamentos.

... Art. 3 - Perfeitamente identificado o objeto da causa e respeitado o princpio da independncia funcional, fica facultada a interveno ministerial nas seguintes hipteses: I - Separao judicial e divrcio, onde no houver interesse de incapazes; II - Ao declaratria de unio estvel e respectiva partilha de bens;

IV - Ao de alimentos e revisional de alimentos, bem como ao executiva de alimentos fundada no artigo 732 do CPC, entre partes capazes; V - Ao relativa s disposies de ltima vontade, sem interesse de incapazes, excetuada a aprovao, cumprimento e registro de testamento ou que envolver reconhecimento de paternidade ou legado de alimentos;

You might also like