You are on page 1of 15

EVOLUO DA RESPONSABILIDADE CIVIL

Passou por uma grande evoluo ao longo do Sculo XX; Foi a rea da cincia do Direito que passou por maiores mudanas;

Louis Josserand em conferncia mencionou:


Mais adequado que evoluo seria revoluo to rpido e fulminante foi o movimento que levou a teoria da Responsabilidade Civil a novos destinos.

FATORES DE EVOLUO:
Revoluo Industrial; Busca da Justia Social na construo de uma sociedade solidria (levando o Estado a intervir na sociedade para garantir o acesso de todos os cidados aos bens e servios necessrios a uma vida digna.

FASES DA EVOLUO
O sistema da culpa provada, estabelecido no art. 159 do CC/1916, traduzia o iderio liberalista do sculo XIX. Livre o homem responsvel, e a culpa, o corolrio da liberdade. Tal sistema revelou-se insuficiente.

A FLEXIBILIZAO DA PROVA DA CULPA


O primeiro passo foi a flexibilizao da prova da culpa. Em face da dificuldade da prova os Tribunais passaram a examin-la com tolerncia, extraindo-a muitas vezes das circunstncias em que o evento se dava.

Admitiu-se a chamada culpa in r ipsa (aquela que deriva da gravidade do fato danoso) e a culpa contra a legalidade (ocorre quando o dever violado resulta de texto expresso de lei ou regulamento).

CULPA PRESUMIDA
Mecanismo encontrado para favorecer a posio da vtima diante da dificuldade por ela encontrada para provar a culpa do causador do dano e a resistncia dos subjetivistas em aceitar a responsabilidade objetiva.

Na CULPA PRESUMIDA o fundamento da responsabilidade continuou sendo a culpa. A diferena est no aspecto processual de distribuio do nus da prova atribuindose ao demandado o nus de provar que no agiu com culpa.

Apontado como terceira etapa na evoluo da responsabilidade subjetiva para a objetiva. Surgiu em decorrncia das necessidades sociais em face do desenvolvimento.

NASCIMENTO DA RESPONSABILIDADE CONTRATUAL

Na responsabilidade contratual j existe entre as partes um vnculo jurdico preestabelecido e o dever jurdico violado est perfeitamente configurado nesta relao jurdica. Ex. Clusula de incolumidade no contrato de transporte.

CULPA ANNIMA
Outro passo relevante ocorreu com a admisso da responsabilidade do estado. A complexidade da estrutura administrativa do estado impede de saber quem fez o que. Assim na nova concepo, a culpa no precisa estar ligada a um agente.

RESPONSABILIDADE OBJETIVA
Acabou sendo admitida como exigncia social e de justia para determinados casos. Pelo novo sistema, provados o dano e o nexo causal surge o dever de reparar, independentemente de culpa.

O causado do dano s se exime do dever de indenizar se provar a ocorrncia de alguma das causas de excluso do nexo causal: caso fortuito, fora maior, fato exclusivo da vtima ou de terceiro.

Na busca do fundamento, os juristas conceberam a TEORIA DO RISCO que pode ser resumida: Todo o prejuzo deve ser atribudo ao seu autor e causado por quem causou o risco, independentemente de ter ou no agido com culpa.

You might also like