You are on page 1of 19

O TEXTO, O PARGRAFO, A FRASE

Texto o produto de um processo comunicativo que apresenta unidade de sentido. Como voc sabe, um texto pode ser dividido em partes menores, os pargrafos. Cada pargrafo contm um conjunto de idias e pode ser dividido em frases. Se o pargrafo um conjunto de idias, a frase expressa cada uma dessas idias.

Pargrafo uma parte do texto que rene um conjunto de idias. Frase um dos enunciados que compem o texto.
Na escrita, a frase comea com letra maiscula e termina com ponto. Na fala, a frase demarcada pela entonao, isto , por um tom de voz que expressa a inteno de quem fala.

PRONOME

Pronomes so palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos.

Classificao dos pronomes:


Existem seis grupos de pronomes: os pessoais, os possessivos, os demonstrativos, os indefinidos, os interrogativos e os relativos.

PRONOMES PESSOAIS

RETOS
EU TU(voc)

OBLQUOS
Meu,mim,comigo Te,ti,contigo

ELE(A)
NS VS(vocs) ELES(AS)

O,a,lhe,se,si,consigo
Nos,conosco Vos,convosco Os, as,lhes,se,si,consigo

Exemplos:
1. Vou comprar um livro de aventura.= Vou compr-lo. 2. Emprestamos os livros aos alunos. = Emprestamo-los aos alunos. 3. Ele fez a tarefa ontem noite. = Ele f-la ontem noite. 4. Enviaram a carta na semana passada. = Enviaram-na na semana passada. 5. Por favor, pe o caldeiro na mesa. = Por favor, pe-no na mesa.

Em sntese: Verbos terminados em R, S ou Z: acrescenta-se L antes de o,a,os,as. Verbos terminados em M,O,E(S) ou EM: acrescenta-se N antes de a,o,as,os.

PRATICANDO:
Reescreva as frases a seguir, substituindo o termo repetido pelo pronome oblquo (o,a,os,as). a) O garom trouxe o cardpio e entregou o cardpio a meu pai. b) Li os livros e devolvi os livros na prazo biblioteca. c) A me levou a filha ao colgio e beijou a filha, despedindo-se. d) Jonas escreveu um livro, mas ningum leu o livro. e) Comprei as medalhas e, na festa de encerramento dos jogos, entreguei as medalhas aos atletas vencedores.

a) b) c)
d) e)

RESPOSTAS: O garom trouxe o cardpio e entregou-o a meu pai. Li os livros e devolvi-os no prazo biblioteca. A me levou a filha ao colgio e beijou-a, despedindo-se. Jonas escreveu um livro, mas ningum o leu. Comprei medalhas e, na festa de encerramento dos jogos, entreguei-as aos atletas vencedores.

Pronomes de Tratamento
Voc Vossa Alteza Vossa Excelncia Vossa Majestade Vossa Santidade v. V.A. V.Ex. V.M. V.S. Pessoas com quem temos intimidade Prncipes e duques Altas autoridades do governo e das foras armadas Reis, imperadores Papas Autoridades em geral: chefes, diretores e pessoas a quem se quer tratar com distanciamento e respeito. Geralmente pessoas mais velhas que ns, ou quem queremos tratar com respeito e distanciamento.

Vossa Senhoria V.S.

Senhor, senhora

sr. , sr.

Ateno! Vossa Santidade ou Sua Santidade? Para nos dirigirmos diretamente ao Papa, usamos Vossa Santidade. Entretanto, quando falamos dele para outra pessoa, devemos empregar Sua Santidade.

O mesmo princpio vale para outros pronomes de tratamento, como Vossa Excelncia e Vossa Majestade. A forma de tratamento Senhorita, j est em desuso.

Pronomes Possessivos so aqueles que indicam relao de posse referente s trs pessoas do discurso. Pronomes Demonstrativos situam uma pessoa ou coisa no espao, no tempo ou no prprio texto, em relao s pessoas do discurso. Pronome Relativo so aqueles que ligam duas oraes, substituindo na 2 orao um termo antecedente, isto , j expresso na 1 orao Ex: Pretendo conhecer as pessoas em quem voc confia.

Pronome Interrogativo so usados em frases interrogativas.

Na colocao pronominal, ateno ao que soa bem. Na lngua escrita ou falada, para colocarmos adequadamente os pronomes na frase, devemos antes de tudo estar atentos ao que soa bem. Assim,por exemplo, numa conversa ou num texto escrito, dificilmente o falante diria ou escreveria Como presidente, ele jamais dedicou-se a projetos sociais . Soa melhor aos nossos ouvidos Como presidente, ele jamais se dedicou a projetos sociais , o que coincide perfeitamente as regras do padro culto.

Exemplos: a) Levantei-me cedo hoje. b) O torneio de xadrez realizar-se- no incio da primavera. c) Nunca nos revelou sua verdadeira identidade. d) Depois me dirigi ao balco de informaes.

e) O rapaz que me procurou vendia enciclopdias ilustradas. f) Pensei que lhe dariam o emprego. g) Em se tratando de brigas familiares, no me meto.

Principais Empregos de Pronomes Relativos: Este = perto de quem fala. No texto: indica que algo vai ser dito mais frente Esse = perto de quem ouve. No texto: indica que algo j foi dito anteriormente

Aquele = est longe de quem fala e de quem ouve. No texto: Para retomar dois elementos anteriormente citados no texto, usa-se aquele para o elemento citado primeiro e este para o elemento citado por ltimo. Exemplo: Fernando Pessoa e Drummond so dois grandes poetas.Aquele Portugus e este brasileiro.

You might also like