You are on page 1of 33

Contabilidade Fundamental II

Cassia Messias Pons Ayres

Escola de Negcios

Perguntas

O que fazer com o lucro da empresa?

Quais as decises que as empresas podem tomar envolvendo Resultados?


O que so Dividendos? O que so Reservas? O que so Reservas de Lucros? O que so Reservas de Capital?
Escola de Negcios

Balano Patrimonial

Escola de Negcios

Patrimnio Lquido
a diferena entre o valor dos ativos, dos passivos e o resultado de exerccios futuros. o valor contbil pertencente aos scios ou acionistas. um nmero obtido aritmeticamente, que no reproduz nada em termos fsicos ou de direito por si s. (...) Todavia, exatamente essa diferena demonstra a solidez e a segurana da entidade. IOB Bol. 13/2003

Escola de Negcios

Capital Social
Representa valores recebidos pela empresa dos scios, ou por ela gerados e que foram formalmente incorporados ao Capital (lucro a que os scios renunciaram e incorporaram como capital).

Escola de Negcios

Capital Social
Representa o investimento feito pelos acionistas na Companhia, na forma de: Valores entregues na constituio empresa ou nos aumentos de capital; da

Valores obtidos pela empresa e que por deciso dos acionistas se incorporam ao capital.
Escola de Negcios

Capital Social
A conta Capital Social discriminar o montante subscrito e, por deduo, a parcela ainda no realizada. Subscrio: ato por meio do qual o interessado formaliza sua inteno de adquirir um valor mobilirio (aes, debntures, cotas de fundos de investimentos, etc.) Integralizao: ato de efetivao da inteno seja em dinheiro ou outros bens.

Escola de Negcios

Capital Social
A subscrio a promessa do scio de conferir determinado montante de fundos para a formao do capital social, em dinheiro ou em bens. A integralizao a realizao, pelo scio, da promessa de entrega do montante como o qual se comprometeu para a formao do capital social. *Quando os scios subscrevem o capital social, mas no o integralizam totalmente, ajustado um prazo para a integralizao da parcela restante, surgindo, assim a figura do capital a integralizar.
Escola de Negcios

Reservas de Capital
Constitudas com valores recebidos e que no transitam pelo Resultado como Receitas, por se referirem a reforo ou ao incremento do Capital Social, sem terem como contrapartida qualquer esforo da empresa em termos de entrega de bens ou de prestao de servios.

Escola de Negcios

Reservas de Lucros
So constitudas com os lucros obtidos pela empresa e ficam retidas com uma finalidade especfica.

Escola de Negcios

Reservas de Lucros
Reserva Legal Reservas Estatutrias Reservas para Contingncias Reservas de Lucros a Realizar Reserva de Lucro para expanso Reservas de Incentivos Legais Reserva especial para dividendo obrigatrio no distribudo
Escola de Negcios

Reserva Legal
Objetivo Assegurar a integridade do Capital Social e dar proteo ao credor. Base

5% do lucro lquido do exerccio (LLE)

Art. 193 da Lei n 6.404/76


Escola de Negcios

Reserva Legal
Limites:
Obrigatrio: 20% do Capital Social;

Destinao Utilizao restrita compensao de prejuzos e ao aumento do Capital Social.

Escola de Negcios

Reservas Estatutrias
Objetivo Constitudas por determinao do Estatuto, que dever:
a)Definir sua finalidade; b)Fixar os critrios para determinar a parcela anual do lucro a ser utilizada; c)Estabelecer seu limite mximo.

Base Parcela dos lucros do exerccio.


Restrio!!! No podem restringir o pagamento do dividendo obrigatrio. So registradas como estatutrias apenas as que no estejam j previstas em Lei.

Escola de Negcios

Reserva para Contingncias


Objetivo: Compensar, em exerccio futuro, a diminuio do lucro decorrente de perda julgada provvel, cujo valor possa ser estimado. Dever ser indicada a causa da perda prevista. Visa equalizar a distribuio de dividendos. Base Parte do Lucro Lquido.

Art. 195 da Lei n 6.404/76

Destinao: Ser revertida no exerccio em que deixem de existir as razes que justificaram sua constituio ou em que ocorrer a perda.

Escola de Negcios

Exemplos
Perdas cclicas, tais como: Geadas ou secas, que podem atingir empresas com plantaes, criaes ou estoques nessas reas, ou ainda que dependem desses produtos para sua operaes; Cheias, inundaes ou outros fenmenos naturais que podem ocorrer em reas onde se localizam estoques ou instalaes da empresa, gerando prejuzos por perdas de bens, por paralisao temporria etc.

Escola de Negcios

Exemplos
Ou ainda: Empresas cujos produtos ou operaes sejam de consumo cclico ou de durao limitada; Iminncia de desapropriao de um imvel da empresa; Expectativas de paralisaes temporrias grandes e extraordinrias devido a substituies anormais de equipamentos, escassez de matria-prima etc.
Escola de Negcios

Diferena entre Reservas e Provises


Provises: So acrscimos de exigibilidade que reduzem o Patrimnio Lquido, e cujos valores e prazos no so ainda totalmente definidos. Exemplos: Risco por garantias oferecidas em produtos j vendidos Probabilidade de nus futuro em funo de problemas fiscais j ocorridos
Escola de Negcios

Diferena entre Reservas e Provises


Reservas: Correspondem a valores recebidos dos scios ou de terceiros que no representam aumento de capital ainda no formal e juridicamente incorporado a ele (capital social); ou que se originaram de lucros no distribudos aos proprietrios (reserva de lucros). No possuem qualquer caractersticas de exigibilidade imediata ou remota.
Escola de Negcios

Proviso x Reserva
Proviso para Contingncia
O fato gerador j ocorreu, despesa j ocorrida. Finalidade: Cobertura a perdas ou despesas j incorridas (em ateno
ao regime de competncia ).

Reserva para Contingncia


O fato gerador no ocorrido (expectativa). Finalidade: Cobertura a prejuzos futuros ainda no incorridos (no distribuir dividendos). Contrapartida: Diminuio de Lucros Acumulados (no afeta resultado).

Contrapartida: Diminuio do Resultado.

Aumento Passivo.
No h reverso (evento j ocorreu).

Reteno de Lucros.
Revertida para Lucros Acumulados, ocorrendo ou no o evento.
Escola de Negcios

Reserva de Lucros a Realizar


Constituio optativa. Objetivo: Tem a finalidade de evitar que a empresa pague por dividendos sobre os lucros que ainda no foram realizados em termos financeiros. Esta reserva, caso seja utilizada no perodo para compensao do prejuzo, dever ser revertida e acrescida no prximo perodo nos dividendos pagos.
Escola de Negcios

Lucros/Prejuzos Acumulados
Todo o resultado positivo das S/A dever ser destinado:
Pago em Dividendos Retidos em Reservas de Lucros
No pode ter saldo positivo no Balano Patrimonial; Ou ter valor zero ou ter valor negativo como Prejuzos Acumulados; Continuar existindo na Contabilidade (Plano de Contas) sendo a contrapartida da transferncia do Resultado do Exerccio, da constituio das Reservas de Lucros e da distribuio de resultados.
Escola de Negcios

Limite do Saldo de Reservas de Lucro


O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingncias, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, no poder exceder o capital social. Atingindo esse limite, a assemblia deliberar sobre a aplicao do excesso na integralizao ou aumento de capital social ou na distribuio de lucros.
(Art. 199 Lei 6.404/76 com alterao dada pela Lei 11.638/07)
Escola de Negcios

Exerccio 1a
O Patrimnio lquido da Cia. Reserva Legal em 31/12/X0, era composto pelas contas: Capital Social 14.000 Reservas de Capital 2.000 Reserva Legal 1.800 Total 17.800 O Lucro do exerccio de X1 foi de 4.000. Calcule e contabilize a Reserva Legal, considerando a legislao societria vigente.

Escola de Negcios

Exerccio 1a - Soluo
Reserva legal (5% do LLE): 4.000 x 5% = 200.
1 limite obrigatrio:
20% do CS: 14.000 x 20% = 2.800 Saldo inicial da RL: 1.800 Valor da RL que poderia ser constituda: 1.000.

Concluso: o valor da RL a ser constituda no exerccio de 200 (5% do LLE) pois os limites no foram atingidos.

Escola de Negcios

Exerccio 1b
O Patrimnio lquido da Cia. Reservas em 31/12/X0, era composto pelas contas: Capital 4.000.000 Reserva Legal 100.000 Reserva Estatutria 400.000 Total 4.500.000 A empresa obteve um lucro lquido de 2.400.000 e constituiu as seguintes reservas: legal, estatutria (10%) e reserva para contingncias de 400.000.

Escola de Negcios

Exerccio 1b - Soluo
Reserva legal (5% do LLE): 2.400.000 x 5% = 120.000.
1 limite obrigatrio: 20% do CS: 4.000.000 x 20% = 800.000. Saldo inicial da RL: 100.000. Valor da RL que poderia ser constituda: 700.000.

Concluso: o valor da RL a ser constituda no exerccio ser de 120.000. Reserva Estatutria: 10% de 2.400.000 = 240.000. Reserva de Contingncias: 400.000.
Escola de Negcios

Dividendos
Os dividendos representam a destinao dos lucros da companhia para os acionistas.

Podero ser utilizados na distribuio: Lucro do exerccio; Lucros acumulados; Reservas de lucros; Reservas de capital (somente para aes
preferenciais, em casos especficos).

No podero ser distribudos mediante reduo do


capital social.
Escola de Negcios

Dividendos
O estatuto social da sociedade regular a forma de
distribuio dos dividendos, consonncia com a Lei das S.A.; sempre em

A Lei das S.A. no permite a distribuio de


qualquer parcela do lucro verificado no exerccio se houver resultados negativos acumulados superiores a esse nos exerccios anteriores (Art. 201).

Escola de Negcios

Dividendos obrigatrios
Os acionistas tm direito de receber, como dividendo obrigatrio em cada exerccio, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto; Se o estatuto for omisso em relao ao dividendo obrigatrio, este deve ser calculado base de 50% do Lucro Lquido Ajustado
Lucro Lquido do perodo (-) Constituio da Reserva Legal do perodo

(-) Constituio da Reserva de Contingncias do perodo


(=) Lucro Lquido Ajustado

Escola de Negcios

Dividendos obrigatrios
Observaes

Quando constar no estatuto matria sobre o


dividendo obrigatrio, ele no poder ser inferior a 25% do lucro lquido ajustado;

Escola de Negcios

Clculo dos Dividendos Obrigatrios


Clculo do Dividendo Obrigatrio
(+)
(-) (-) (-) (=)

Lucro Lquido do Exerccio


Prejuzos Acumulados Reserva Legal Reserva para Contingncia Lucro Lquido Ajustado

Dividendo Obrigatrio = 50% do Lucro Lquido Ajustado (Caso Estatuto seja omisso) ou no inferior a 25% deste em casos de percentuais j definidos

Escola de Negcios

Dividendos
E quando o dividendo fixado no estatuto?
Quando o estatuto fixar o percentual do dividendo desde a constituio da empresa (no for omisso) livre sua fixao. Para as empresas j constitudas, cujo estatuto tenha sido omisso e cujo estatuto tenha sofrido alterao posterior, o dividendo obrigatrio definido no estatuto no poder ser inferior a 25% do lucro lquido ajustado nos termos do Art. 202 da Lei 6.404/76.

E sendo o estatuto omisso, o dividendo obrigatrio representar 50% do lucro lquido ajustado nos termos do Art. 202 da Lei 6.404/76.

Escola de Negcios

You might also like