You are on page 1of 28

PROBLEMA, HIPTESES.

PROBLEMA
uma dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver. uma pergunta que contm pelo menos duas variveis. Exemplo: Qual a relao entre o sucesso da empresa e as caractersticas qualitativas e tecnolgicas de seu sistema de informaes contbil-gerenciais?

HIPTESES
A hiptese uma soluo provisria do problema. A hiptese tem que ser compatvel com uma fundamentao terica preliminar.

FONTES DE HIPTESES
A hiptese pode ser formulada com base na observao dos fatos ou de pesquisas j formuladas, bem como de teorias j existentes.

EXEMPLOS
Quanto maior o porte da empresa mais sofisticado o sistema de custos. (Hiptese construda pela observao) A utilizao do sistema de custo ABC nas grandes empresas localizadas no Estado de So Paulo. (Hiptese baseada nas pesquisas j realizadas) Quando mais as lideranas e organizaes estiverem baseadas nas premissas da Teoria Y, maior a probabilidade de sucesso ter a implantao do processo oramentrio na empresa (Hiptese baseada em uma teoria)

CARACTERSTICAS DAS HIPTESES


Simples; Clara; Compreensveis e passveis de verificao (testveis); Precisam ser bem especficas; Devem ter suporte terico.

CONDIES ESSENCIAIS
CLAREZA NO ENUNCIADO: a hiptese deve possuir um enunciado simples e claro. (sem duplas interpretaes. BASE EMPIRCA: os conceitos usados devem ser passveis de serem observados empiricamente. Evitar noes vagas e subjetivas.

CONDIES ESSENCIAIS
DEVE SER ESPECFICA: A hiptese, quando colocada de forma muito abrangente, pode no ser passvel de verificao. RELAO COM UMA TEORIA: A hiptese, quando relacionada com uma teoria, ter seus resultados sistematizados de maneira a contribuir para o conhecimento cientfico da rea investigada.

CONDIES ESSENCIAIS
A formulao correta das hipteses no possvel atendendo a apenas um desses quesitos, necessrio que rena, simultaneamente todas essas condies essenciais apresentadas.

Uma hiptese precisa ser colocada prova (teste); para serem cientificamente teis, elas precisam ser testveis, ou, no mnimo conter implicaes para teste.

TIPOS DE HIPTESES
Hiptese casustica; Hiptese que se refere frequncia de acontecimentos; Hiptese que estabelece relao entre as variveis; Hiptese que estabelece relao de dependncia entre duas ou mais variveis.

HIPTESE CASUSTICA
Esse tipo de hiptese formulado para que o pesquisador possa explicar determinado caso.

Um aspecto caracterstico dessa hiptese a no-repetio por tratar-se de fato nico. Essa hiptese frequentemente utilizada em pesquisas histricas. Exemplo: O mtodo das partidas dobradas encontrado nos registros de um mercador medieval de Gnova, Itlia, originado por volta de 1340, no idntico ao publicado por Luca Pacioli em 1494.

HIPTESE QUE SE REFERE FREQUNCIA DE ACONTECIMENTOS


O pesquisador ir demonstrar a intensidade de determinados acontecimentos. Cabe destacar que comum esse tipo de hiptese ser empregado em estudos nas reas sociais. De modo geral, antecipam que determinada caracterstica ocorre, com maior ou menor intensidade, num grupo, sociedade ou cultura. Exemplo: O hbito da leitura da legislao do Imposto de Renda da Pessoa Jurdica intenso entre os profissionais rea contbil.

HIPTESE QUE ESTABELE RELAES ENTRE AS VARIVEIS


Esse tipo de hiptese considerado mais complexo do que os anteriores. No entanto, para alguns autores s com base nela que se tem, verdadeiramente, hiptese de pesquisa. Em geral, a hiptese estabelece a existncia de relaes entre variveis. Exemplo: A Contabilidade Financeira menos flexvel em sua estrutura conceitual do que a Contabilidade Gerencial.

HIPTESE QUE ESTABELECE RELAO DE DEPENDNCIA ENTRE DUAS OU MAIS VARIVEIS


As hipteses desse tipo assumem que uma varivel interfere na outra, ou seja, estabelecem relaes causais entre as variveis. No entanto, o pesquisador deve atentar ao fato de que, especialmente nas cincias sociais, inmeras questes (variveis) podem influenciar a ocorrncia de determinado fenmeno. Exemplo: Empresas que possuem adequado sistema de custos tm mais facilidade de formar o preo de venda de seus produtos.

VARIVEIS
tudo aquilo que possa assumir diferentes valores ou atributos necessrios para a compreenso do fato ou fenmeno que est sendo indagado.

A fundamentao terica auxilia o pesquisador a definir de maneira clara e precisa as variveis mais convenientes para o estudo, descartando as indesejveis.

RELAO ENTRE AS VARIVEIS


Simtrica; Recproca; Assimtrica.

RELAO SIMTRICA
Relao simtrica aquela em que nenhuma das variveis exercem influencia sobre a outra, tem pouco interesse pela cincia. Nenhuma das variveis exerce ao sobre a outra.

RELAO RECPROCA
Na relao recproca cada uma das variveis , alternadamente, causa e efeito, exercendo contnuo efeito uma sobre a outra, condio at certo ponto frequente em cincias sociais. Em outras palavras, uma alterao de X produz alterao em Y, alterao esta que, por sua vez, repercute em X.

RELAO ASSIMTRICA
A relao assimtrica onde uma varivel (independente) exerce efeito sobre a outra (dependente). A relao assimtrica o cerne da anlise nas cincias sociais. Uma varivel (X) essencialmente responsvel pela outra (Y).

CLASSIFICAO DAS VARIVEIS


INDEPENDENTES = representada pela letra X DEPENDENTES = representada pela letras Y

VARIVEL INDEPENDENTE
aquela que influncia, determina ou afeta uma outra varivel; o fator manipulador pelo investigador, para ver que influncia exerce sobre um possvel resultado; Com base na varivel independente, o pesquisador consegue, por meio de diferentes operaes, analisar e interpretar as outras variveis.

VARIVEL DEPENDENTE
Consiste naqueles valores (fenmenos, fatores) a serem explicados ou descobertos, em virtude de serem influenciados, determinados ou afetados pela varivel independente; o fator que aparece, desaparece ou varia a medida que investigador introduz, tira ou modifica a varivel independente; a propriedade ou fator que efeito, resultado, consequncia ou resposta a algo que foi manipulado (varivel independente); Representa o que vai ser descoberto; o resultado consequncia ou resposta de algo que foi estimulado; So valores ou fatores quantitativos a serem descoberto.

Em uma pesquisa, a varivel independente o antecedente e a varivel dependente o consequente. Na questo fundamental de saber, numa relao, qual a varivel independente (determinante) e qual a dependente (determinada), parece impor-se, pela lgica, o critrio de suscetibilidade influncia, ou seja, seria dependente aquela varivel capaz de ser alterada, influenciada ou determinada pela outra, que passaria ento a ser considerada a independente ou causal.

EXEMPLOS
Numa fbrica, uma varivel independente pode ser o nvel de desenvolvimento tecnolgico, responsvel por um fator determinante, a qualidade do produto, que a varivel dependente.

ASSUNTO: Controladoria TEMA: Controles de gesto utilizados nas empresas. PROBLEMA: Qual a relao entre os portes das indstrias multinacionais com sede no Brasil e o sistema de controle de gesto utilizado nas mesmas?

DEFINIO DOS TERMOS: Porte = faturamento VARIVEIS: X = Faturamento das indstrias Y = Sistemas de controle de gesto HIPTESES: O faturamento da empresa est associada ao sistema de controles de gesto. O incremento do faturamento das indstrias multinacionais com sede no Brasil depende do sistema de controles de gesto. Quanto mais sofisticados os sistemas de controles de gesto, maior ser o faturamento das indstrias multinacionais com sede no Brasil.

You might also like