You are on page 1of 20

CUIDAR DE VOC FAZ BEM !

Fabio Muniz Tcnico em Segurana do Trabalho

SUMRIO

Hipertenso Diabetes Colesterol Alto Obesidade Depresso Dor Crnica Tabagismo Exerccios para todas as idades Ginstica Laboral

HIPERTENSO

O que Hipertenso?

o aumento da presso dentro dos vasos sanguneos, o que pode fazer com que o corao faa um esforo maior para bombear o sangue.

HIPERTENSO

Valores de Referncia
Normal 12 x 8 - Presso Arterial Mxima (Sistlica) = 12 - Presso Arterial Mnima (Diastlica) = 08

Hipertenso 14 x 9 - Presso Arterial Mxima (Sistlica) = 14 - Presso Arterial Mnima (Diastlica) = 09

HIPERTENSO

Sintomas
A hipertenso conhecida como doena silenciosa, pois na maioria dos casos no manifesta sintomas. Quando atinge um estgio mais avanado o paciente pode sentir: Dor de cabea intensa; Palpitao; Viso embaada; Tonturas Inchao nas pernas; Insnia; Sangramento de nariz; Calor excessivo; Dificuldade na respirao.

HIPERTENSO

Fatores de Risco
Cerca de 90% dos casos no tem causa conhecida, mas alguns fatores podem facilitar o desenvolvimento da hipertenso:

Vida sedentria; Maus hbitos alimentares; Bebidas alcolicas; Tabagismo; Estresse; Histrico familiar.

HIPERTENSO

Possveis Complicaes
A presso alta pode provocar: Derrame cerebral; Ataque cardaco; Insuficincia renal; Doenas vasculares; Diminuio da viso (leses na retina); Estes so os principais fatores de risco para doenas cardiovasculares.

HIPERTENSO

Tratamento
Pode se dar com ou sem o uso de medicamentos e cada paciente pode requerer um tratamento especfico. Geralmente pode ser resolvido quando usado medicao adequada e continuamente.
Por no causar sintomas na maioria dos casos, o paciente muitas vezes abandona o uso dos medicamentos, o que pode ser muito danoso sua sade.

DIABETES

O que Diabetes ?
um distrbio causado pela falta de insulina no organismo, o que faz com que a glicose ingerida fique circulando pelo sangue em vez de se transformar em energia.
Embora seja uma doena sem cura e com algumas causas ainda desconhecida, a diabete tem tratamento.

10

DIABETES

Tipos de Diabetes
Tipo 1: Acontece geralmente em jovens e crianas. O pncreas no produz a insulina e sem ela o corpo no consegue absorver a glicose.

Tratamento:
O tratamento se d atravs de injeo diria de insulina.

11

DIABETES

Tipos de Diabetes
Tipo 2: Essas pessoas produzem a insulina, porm no conseguem converter toda a glicose em energia.

Tratamento:
Este tipo de diabete pode ser controlada com uma dieta adequada, exerccios e medicao.

12

DIABETES

Sintomas
Em seu estgio inicial a diabete no apresenta sintomas e este o principal motivo para que as pessoas faam exames peridicos. Mas, quando j instalada, alguns sintomas como:

Muita sede e urina em excesso; Respirao ofegante; Fadiga; Sudorese fria; Coceiras no corpo; Perda de peso sem explicao; Boca seca e mau hlito; Feridas que no cicatrizam; Formigamento, dormncia e dores nas mos, pernas e ps.

13

DIABETES

Fatores de Risco
Embora ainda no se saiba propriamente o que causa a diabete, o paciente deve estar atento se ele pertence a algum grupo de risco mais propcio para desenvolver a diabete como:

Histrico de diabete na famlia; Pessoas que esto muito acima do peso Mulheres que deram luz bebs com mais de 4 quilos; Excesso de ingesto de acar ou bebidas alcolicas; Situaes de muito estresse e/ou Uso contnuo de alguns medicamentos.

14

DIABETES

Possveis Complicaes
Muitas pessoas no sabem que sofrem de diabete ou quando sabem, no tem noo da gravidade e dos perigos que enfrentam. Esta doena pode provocar: Insuficincia renal; Impotncia sexual; Doenas pulmonares e circulatrias; Hipertenso arterial; Cegueira; Derrame cerebral;

15

DIABETES

Alteraes neurolgicas interferem na capacidade motora, intelectual e emocional; Gangrena falta de cicatrizao, o que pode causar a amputao de membros;

Alm disso o diabetes pode facilitar o aparecimento de doenas cardacas como o infarto do miocrdio.

16

COLESTEROL ALTO

Quais os Perigos ?
O nvel de colesterol no sangue superior a 200 mg/dl eleva os riscos do paciente desenvolver doenas do corao, ter derrame cerebral e outros problemas circulatrios como a trombose.
Isto acontece porque essas doenas so causadas por aterosclerose (substncias gordurosas acumuladas nas artrias).

17

COLESTEROL ALTO

SINTOMAS
S so percebidos quando comeam as complicaes, por isso importante monitorar os nveis de colesterol atravs de exames de sangue.
Ningum melhor do que um mdico para orient-lo sobre como cuidar da sua sade.

18

COLESTEROL ALTO

PREVENO
Limitar o consumo de alimentos que contenham colesterol. Mas no basta cortar a gordura, preciso manter uma dieta de baixa caloria afim de se evitar o acmulo de gordura.

19

OBESIDADE

A gordura um estoque de energia do corpo. Quando em excesso passa a se chamar obesidade.


O acmulo excessivo de gordura ocorre devido a um desequilbrio entre a energia que entra no corpo e a energia gasta por ele.

20

OBESIDADE

IMC
O ndice de Massa Corporal uma frmula que indica se um adulto est acima ou abaixo do peso ideal. IMC = Peso Altura
IMC Abaixo do Peso 18,5 24,9 25,0 29,9 30,0 34,9 35,0 39,9 CATEGORIA Abaixo do Peso Peso Normal Sobrepeso Obesidade Grau I Obesidade Grau II

40,0 acima

Obesidade Grau III

You might also like