You are on page 1of 23

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Um microprocessador um circuito integrado construdo numa fina pea de silcio. Contm milhares, ou mesmo milhes, de transistores, que esto interligados por superfinos traos de alumnio. Os transistores trabalham em conjunto armazenando e manipulando dados de forma a que o microprocessador possa executar uma vasta variedade de funes teis.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A evoluo tem sido um fator constante no mundo dos microprocessadores. Poderemos constatar este fato, verificando que o primeiro microprocessador da Intel, o 4004, introduzido em 1971 continha 2300 transistores. Um dos mais recente processadores da Intel, o Core i7 tem 731 milhes deles.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A aplicao dos microprocessadores no est restrita aos PCs. Eles tambm so utilizados para dar "inteligncia" a aparelhos que usamos no nosso dia a dia. Utilizando microprocessadores possvel adicionar funcionalidades aos nossos aparelhos domsticos, como por exemplo, realizar uma rediscagem automtica em nosso telefone, desligar automaticamente um termostato de aquecimento, aumentar a segurana dos automveis.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador O processador o responsvel por executar as instrues que formam os programas. Quanto mais rpido o processador executar essas instrues, mais rpida ser a execuo dos programas. um dos componentes mais importantes do computador.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A deciso por qual processador comprar no faz muita diferena, exceto pela diferena de preo, onde os processadores AMD so mais baratos que os processadores INTEL, porm ambas as empresas possuem padres equivalentes de qualidade e tecnologia.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Outra deciso a ser tomada diz respeito aplicao do computador. preciso definir se o PC ter uma configurao simples, (escritrios, lojas, entre outros) ou que exija mais qualidade e agilidade de processamento (editorao eletrnica, jogos, programao grfica).

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Os processadores modernos so capazes de realizar duas operaes ao mesmo tempo, diz se que cada ciclo corresponde a uma operao, mas isso nem sempre pode ser levado em considerao, pois um ciclo pode corresponder a duas ou mais operaes ou at menos de uma operao, dependendo do que o processador estiver fazendo.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Todos os processadores da famlia x86, usada em micros PC, so basicamente processadores de nmeros inteiros. A funo do coprocessador aritmtico justamente auxiliar o processador principal no clculo destas funes complexas. Com o aumento do nmero de aplicativos que necessitavam do coprocessador, sua incorporao ao processador Principal a partir do 486 foi um passo natural. Com isso resolveuse tambm o problema do custo de produo dos coprocessadores, barateando o conjunto.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A frequncia do relgio (clock): estabelece o sincronismo para a comunicao entre os elementos do hardware (memria, processador, perifricos). Quanto maior for o clock, mais operaes podero ser executada no mesmo tempo. A evoluo no processo de fabricao do chip com a diminuio de sua potncia permite, que o clock cresa cada dia mais. A limitao o aquecimento do processador que causa erros nas operaes. A velocidade de um processador medida em MHz, Megahertz ou GHz, Gigahertz. Essas duas grandezas tm o seguinte significado: 1 MHz = 1 milho de ciclos por segundo. 1 GHz = 1 bilho de ciclos por segundo.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador O clock externo est relacionado com o nmero de acessos externos, principalmente a memria, que o processador realiza por segundo. tambm conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, por sua vez, o que indica a frequncia de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo de comunicao com a placa-me.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A memria cach uma um tipo ultra-rpido de memria, que serve para armazenar os dados mais frequentemente usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer comparativamente lenta memria. A memria cach comeou a aparecer nos micros 386, instalada na placa me. Sem ela, o desempenho do sistema ficar limitado velocidade da memria podendo cair em mais de 95%. a regra 80/20, ou seja, 20% dos dados/instrues/etc. so usados 80% das vezes no micro. Assim se estes dados/instrues estiverem no cache, que muito mais rpida que as memrias RAM, o desempenho do micro ser muito melhor.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador O processador possui em seu corpo uma inscrio em baixo relevo indicando o seu clock interno, a quantidade de cache L2, seu clock externo e a sua tenso de alimentao. Por exemplo, um Pentium 4 de 1.6 GHz possui a seguinte marcao: "1.6GHz/256/400/1.75V". Fica claro que esse processador tem cach L2 de 256 KB.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Sempre que o processador precisar ler dados, os procurar primeiro no cache L1. Caso o dado seja encontrado, o processador no perder tempo, j que o cache primrio funciona na mesma freqncia que ele. Caso o dado no esteja no cache L1, ento o prximo a ser indagado ser o cache L2. Encontrando o dado no cache secundrio, o processador j perder algum tempo, mas no tanto quanto perderia caso precisasse acessar a memria RAM.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A Unidade Lgica e Aritmtica, ULA responsvel pelas operaes elementares (soma, subtrao, multiplicao e diviso) e pelas decises lgicas (isto , comparaes entre informaes. Por exemplo, decidir se 5 <= 3 ou se 5 > 3, entre outros).

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A unidade de controle controla o funcionamento da unidade lgica e aritmtica e da memria. Alm disso, ela distribui e organiza tarefas, transfere informaes da entrada para a memria e da memria para a sada.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador As instrues recebidas pelo processador so divididas em bits. Assim, quanto maior for o nmero de bits que representa os dados maior facilidade e maior a complexidade de clculo do processador. Normalmente este valor refere-se ao processamento interno do processador e no ao sistema. Os primeiros processadores trabalhavam com 8 bits e foram evoluindo pra 16, 32 e 64 bits, que temos hoje.
8 Bits 16 Bits 32 Bits 64 Bits its Internos do Processador 0 a 255 instrues 0 a 65.535 instrues 0 a 4.294.967.296 18.446.744.073.709.551.616

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A instruo de soma a operao bsica que permite fazer todo tipo de processamento, enquanto as instrues de leitura e gravao permitem mover os dados. Basicamente s isso que o processador sabe fazer. Operaes mais complexas, so executadas atravs da combinao de vrias instrues simples.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Para calcular uma multiplicao, por exemplo, o processador utilizar sequencialmente vrias operaes de soma. Na verdade, dentro do processador todas as operaes, mesmo as mais complexas, so calculadas com base em vrias operaes de soma, feitas entre os valores binrios processados pelo processador. Uma operao de subtrao conseguida atravs de uma operao de atribuio, que transforma um dos valores em negativo, seguida por uma operao de soma. Mais com menos d menos, a regrinha que aprendemos no primrio e que os projetistas aprenderam a utilizar nos processadores.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Pois bem, o conjunto de instrues x86, utilizadas pelos programas e com as quais qualquer processador destinado a micros PC deve ser compatvel, composto tanto por instrues simples (soma, subtrao, leitura, gravao, comparao, etc.) quanto por instrues muito complexas, que devem ser quebradas em vrias instrues simples para que possam ser executadas pelo processador.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador A palavra multi-core utilizada para definir qualquer processador que tenha mais de um ncleo. Atualmente existem diversos processadores no mercado com esta tecnologia encontramos processadores de dois, trs e quatro ncleos. Essa tecnologia nasceu devido aos processadores estarem atingindo velocidades muito altas e aquecendo demais e logo no haveria sistema de ventilao adequada para eles. Um processador multi-core nada mais do que um processador com mais um, dois ou trs dentro dele, fazendo com que cada ncleo trabalhe independente um do outro.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador

Estes novos processadores j contaro com um chipset de vdeo integrado ao processador, ou seja, estes processadores acabam com as placas de vdeo on-board. Alm disso tm controlador de memria integrado por dois ou trs canais, dependendo do soquete da placa-me.

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador

INTRODUO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Processador Exerccios: 1. O que um processador? 2. Qual a importncia do processador na informtica? 3. Qual a finalidade do coprocessador? 4. Defina clock de computador? 5. Descreva a finalidade da memria cache. 6. Qual a implicao do tamanho das instrues em relao ao desempenho de um processador? 7. O que so processadores multi-core? 8. Descreva a finalidade da ULA e UC?

You might also like