You are on page 1of 35

A Qumica da Beleza

Ana Paula Nunes Silva Anna Raphaela Schfer Jakeline de Oliveira Ramos Jocielle Conceio de O. Cardoso Leonardo Machado Ferreira

Cosmticos: A Qumica da Beleza


Hoje no se imagina a vida sem cosmticos. Cremes, loes, shampoos entre outros, que fazem parte da rotina de higiene e beleza de milhes de pessoas.

Cosmticos: A Qumica da Beleza


A Qumica: Os efeitos obtidos pelos cosmticos so resultados de componentes e reaes qumicas cuidadosamente estudados. A cincia cosmtica extremamente vasta porque trabalha com a inter-relao de muitas cincias como: a qumica, a dermatologia, a biologia, a farmcia e a medicina.

Ranking de vendas
A maior empresa do mundo a LOreal, que faturou 24,6 bilhes de dlares. Procter & Gamble Unilever Este Lauder Avon Natura

Cosmticos: A Qumica da Beleza


Os cosmticos passaram por milnios de evoluo, superando os obstculos impostos como: a falta de conhecimento cientfico, barreiras culturais e pela falta de tecnologia.

Historia dos Cosmticos


h 30 mil anos os homens pr-histricos pintavam o corpo e se tatuavam. Usavam terra, cascas de rvores, seiva de folhas esmagadas e orvalho. H milhares de anos os egpcios empregavam leo de castor como protetor e tinham o hbito de tomar banho usando como sabo uma mistura perfumada base de cinzas ou argila.

Historia dos Cosmticos


Exemplos de cosmticos: khol (pigmento preto) extrado minrio de antimnio ou mangans; o verde de malaquita, um minrio de cobre, e o cinabre, um minrio de sulfeto de mercrio, para pintar a face.

Historia dos Cosmticos


Na Grcia Antiga: A palavra cosmtico originam-se do grego kosmtikos e do latim cosmetorium. Galeno de Prgamo: Unguentum Refrigerans (mistura de cera de abelha, leo de oliva e gua de rosas) O creme se funde em contato com a pele, liberando a fase interna aquosa, o que produz uma sensao refrescante.

Historia dos Cosmticos


Idade Mdia: um perodo em que o rigor religioso do cristianismo reprimiu o culto higiene e a exaltao da beleza. A chamada Idade das Trevas foi muito repressiva na Europa, e o uso de cosmticos desapareceu completamente. Os males do corpo s poderiam ser curados com a interveno divina.

Historia dos Cosmticos


O padro de beleza da poca privilegiava a palidez, e as mulheres espalhavam compostos de arsnico e chumbo sobre a face para clare-la. Sem dispor de cosmticos, elas usavam apenas leite, vinho, lama. as pessoas tomavam um banho a cada ano. Em torno do ano 1300, na Inglaterra, cabelos tingidos de vermelho entram na moda.

Historia dos Cosmticos


Idade Moderna: O Humanismo, que coloca o homem como centro do universo, trazem de volta a busca pela beleza. Itlia e Frana despontam como grandes centros produtores de cosmticos. O arsnico passa a ser empregado como p facial em substituio ao chumbo. Cabelos louros ganham popularidade porque so considerados angelicais.

Historia dos Cosmticos


Giovanni Maria Farina: em 1725, desenvolveu o perfume que chamou de Eau de Cologne. Ele estabelecia: qualquer mulher que... se imponha, seduza e atraia ao matrimnio qualquer um dos sditos de Sua Majestade por utilizar pinturas, perfumes, cosmticos, produtos de limpeza, dentes artificiais, cabelos falsos, espartilho de ferro, sapatos de saltos altos, enchimento nos quadris, ir incorrer nas penalidades previstas pela Lei contra a bruxaria e o casamento ser considerado nulo e sem validade.

Historia dos Cosmticos


Eles ainda eram feitos em casa, e cada famlia tinha suas receitas favoritas para preparar sabonetes, gua de rosas e creme de pepino. Os principais marcos da preparao de bases para cremes no sculo XIX incluem a introduo da lanolina purificada por Liebreich e da vaselina por Cheseborough em 1870. No comeo do sculo XX os cosmticos passaram da produo caseira para fabricao em quantidades maiores.

Atualidade
Uma das maiores revolues do sculo XX em 1995, A Lancme, diviso de produtos de luxo da LOreal, lana um creme facial com nanocpsulas de vitamina E para combater o envelhecimento.

Atualidade
Nos anos 90, houve grande aumento nas linhas de produtos feitos com ingredientes naturais da Amaznia como: a castanha do Par, guaran, andiroba, Copaiba, Buriti, Aai, Cacau, Cupuau entre outros.

Atualidade
A produo de nanocosmticos est mundialmente inserida na indstria de cosmticos.

Cosmetologia
a cincia que estuda os cosmticos, sejam de natureza qumica, fsica, biolgica ou microbiolgica, tem como principais funes: conservar, embelezar e reparar. Densidade: toda substancia tem um volume e a massa, onde: D = M/V Viscosidade: a consistncia que um produto apresenta.

Cosmetologia
pH (potencial hidrogeninico): para determinar se uma substncia cida, neutra ou bsica (alcalina).

Escala de pH: Menor que 7: cido Maior que 7: bsico Igual a 7 : neutro Ex: Couro cabeludo pH = 4,0; Rosto pH = 4,7; Axila pH = 6,5.

A Qumica da Beleza
Funes Organicas- Apresentam tomos de carbono distribudos em cadeias ou ligados diretamente hidrognio. Ex: metano CH4

Funes Organicas
Suas caractersticas agrupam os compostos por semelhana que formam, assim, as funes orgnicas: Alcoois -Os alcois so constitudos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas (grupo -OH) junto a carbono saturado. Ex: Etanol(C2H6O)

Funes Organicas
Fenol: so compostos que possuem o grupo
hidroxila (-OH) ligado diretamente ao anel benznico.Ex: C6H6O Caracterstica: possuem ao antibacteriana e fungicida, so extrados do alcatro e so usados na fabricao de corantes, resinas e at de explosivos.

Funes Organicas
Eter: So compostos por um tomo de oxignio entre duas cadeias carbnicas. so derivados teoricamente dos lcoois pela substituio do H do grupo OH. Ex: CH3 - CH2 - O - CH2 - CH3 usado como solvente e anestsico geral.

Funes Organicas
steres - So semelhantes aos teres porm, diferem-se destes por possurem um grupo carbonilo (CO) entre os carbonos. Aplicao: o acetato de etila, participa de formulaes de essncias artificiais de ma, framboesa, pssego, groselha, Produo de perfumes e cosmticos.

Funes Organicas
Aldedos - uma funo orgnica que se
caracteriza pela presena do HC=O(formila), ligado a um radical aliftico ou aromtico. so muito utilizados na fabricao de perfumes sintticos.

Funes Organicas
Cetona: so compostos orgnicos formados pela presena do grupamento RC=OR, carbonila, ligado a dois radicais orgnicos. Aplicao: propanona CH3-CO-CH3 (popularmente acetona)

Funes Organicas
Acido Carboxlico: so oxicidos orgnicos caracterizados pela presena do grupo carboxila de frmula geral RC=OOH. Aplicao: CH3COOH cido actico

Funes Orgnicas
Aminas : So compostos nitrogenados onde os radicais se ligam a um tomo de nitrognio, substituindo os tomos de hidrognio. so usadas na indstria como protetor solar. Ex: cido p-aminobenzico.

Atualidade
Amidas - So bem parecidas com as aminas, exceto pela presena do grupo carbonilo. Onde, radicais se ligam ao nitrognio substituindo o hidrognio. Ou seja, as amidas possveis so: RCONH2, (RCO)2NH, e (RCO)3N. Aplicaes: So utilizadas como espessantes e solubilizantes de essncias em shampoos e sabonetes lquidos.

A qumica da Beleza
Cosmticos x medicamentos

A qumica da Beleza
Cosmticos - so produtos que no modificam as
condies fisiolgicas da pele, agem na epiderme(camada superficial da pele), no precisam de estudos cientficos para sua comprovao e eficcia e logo so comercializados, ex: os hidratantes, cremes, sabonetes, etc.

A qumica da Beleza
Medicamentos - so substncias que modificam a fisiologia da pele,deve ter estudos que comprovem seu efeito teraputico, sua segurana e eficcia devem ser submetidas aprovao da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ( ANVISA).

Aula Experimental
Produo de sabonete Liquido Reagentes:
250 ml de base para shampoo e sabonete lquido; 250 ml de gua deionizada; 05 colheres (sopa) de lauril lquido; 05 colheres (sopa) de anftero; uma colher (sopa) bem cheia de essncia de erva doce; Corante base de gua na cor verde para combinar com o aroma de erva doce;

Vidrarias : 01 tigela de vidro; 01 colher descartvel; 01 copo graduado para medir; 01 colher (sopa); 01 funil; 01 frasco de 500 ml;

You might also like