You are on page 1of 33

Mtodos Contraceptivos

O que a contracepo?
todo o mtodo que visa impedir a fertilizao de um vulo ou impedir a nidificao do ovo ou zigoto. o regime de uma ou mais aes, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propenso de uma mulher se tornar grvida ou dar luz. Estas aes, tambm conhecidas como mtodos contraceptivos, so fundamentais hoje em dia para o planeamento familiar.

Mtodos contraceptivos
Naturais
Consistem em calcular o perodo frtil e, desta forma, evitar que haja fecundao - abstinncia peridica;

No Naturais (artificiais)
Impedem a gravidez atravs de dispositivos locais ou atravs de medicamentos com hormonas ovricas.

Naturais
Mtodo do calendrio
um mtodo que calcula pela contagem dos dias, o perodo em que a mulher estar frtil, ou seja, o perodo em que ocorre a ovulao. Neste perodo ela deve evitar ter relaes sexuais ou t-las usando o preservativo para no correr o risco de engravidar.

Vantagens
Este mtodo favorece o conhecimento dos perodos de menstruao e fertilidade de cada mulher. No apresenta efeitos colaterais.

Desvantagens
Este mtodo exige disciplina da mulher nas anotaes mensais de seu ciclo menstrual e necessita de abstinncia ou uso de preservativo nos dias frteis. No deve ser utilizado no perodo em que a mulher estiver a amamentar, pois a menstruao desregula a ovulao e o perodo frtil. Este mtodo necessita de pratica para o clculo do perodo frtil no mnimo durante 6 meses para que no haja tanto risco de gravidez. No previne contra as DST/HIV. No recomendado para adolescentes, pois pode ocorrer falhas e gravidez.

COITO INTERROMPIDO
Neste mtodo o homem tira o pnis fora da vagina no momento do gozo, ou seja, antes de ejacular. Dessa forma tenta evitar que os espermatozides entre no corpo da mulher.

Vantagens
Em situaes inesperadas de no uso de nenhum contraceptivo reduz um pouco o risco de gravidez. Inclui a participao do homem na preveno da gravidez.

Desvantagens
um mtodo que favorece a dor plvica e tenso em alguns homens. A eficcia deste mtodo baixa oferece alto risco de gravidez, pois a lubrificao que o pnis solta, mesmo sem o gozo, j contm espermatozides. Exige reteno constante da ejaculao o que, para alguns homens, pode gerar tenso ou ansiedade. Em muitas vezes no d tempo da mulher atingir o prazer.

No Naturais
Mecnicos
D.I.U DIAFRAGMA Preservativo (masculino, feminino)

Mtodos Hormonais
Plula Adesivo Anel vaginal

Qumicos
Espermicida

Cirrgicos
Vasectomia Laqueao de trompas

Mecnicos
DIU
Trata-se de uma pequena pea de plstico, em polietileno, com uma parte recoberta de cobre em formato espiral, que colocada pelo mdico dentro do tero. O cobre bloqueia a actividade dos espermatozides, dificultando seu acesso ao vulo e evitando a gravidez com eficcia de 98%. Deve ser colocado, de preferncia, em mulheres que j tiveram pelo menos um filho e durante perodo menstrual quando o orifcio do colo est mais aberto.

Vantagens
Depois de ser colocado, o DIU pode permanecer no tero por vrios anos. Dependendo do tipo, (5 a 10 anos). Pode ser colocado 60 dias aps o parto. No exige disciplina no seu uso, porque permanece continuamente no corpo da mulher;

Desvantagens
DIU no recomendado na presena ou suspeita de: gravidez, cancro no tero ou nas trompas, malformao no tero, hemorragias e presena de anemia constante. DIU aumenta a possibilidade de inflamaes e de manuteno no caso de aquisio de alguma DST. Na presena de DST, o DIU no deve ser recomendado. Caso j esteja em uso, deve ser retirado. A inflamao deve ser tratada antes da colocao do DIU. Exige um acompanhamento mdico peridico. No protege contra doenas sexualmente transmissveis (DST).

Diafragma
uma capinha de silicone ou ltex, macia e com aro de metal flexvel que colocada pela prpria mulher no fundo da vagina, antes da relao sexual, cobrindo o colo do tero. Este mtodo forma uma barreira, impedindo que os espermatozides entrem no tero. Deve ser utilizado em conjunto com um espermicida (componente qumico capaz de matar os espermatozides), dessa forma assegura a preveno da gravidez com 98% de eficcia.

Como introduzir um diafragma

Vantagens
O diafragma pode ser usado em todas as fases de vida da mulher, da adolescncia menopausa. Contribui para que a mulher toque seus rgos genitais e conhea melhor seu corpo. No atrapalha a relao sexual pois, em geral, homens e mulheres no sentem sua presena. No faz mal sade e nem interfere no ciclo menstrual. Pode ser usado com um espermicida, aumentando a proteco. Protege o colo do tero contra eventuais leses e infeces durante a relao sexual. Oferece proteco inclusive contra algumas DST. Pode ser utilizado durante a amamentao, pois no interfere no leite No descartvel, possui durabilidade entre 2 e 3 anos quando cuidado adequadamente. Pode ser usado junto com o preservativo masculino, aumentando assim, a proteco.

Desvantagens
O diafragma exige disciplina em seu uso. No evita todas as doenas sexualmente transmissveis (DST).

Preservativo Feminino:
Invlucro de borracha, macio e transparente que deve ser colocado antes da relao sexual, para revestir a vagina e a parte externa da vulva, protegendo, desta forma, os lbios grandes. Por dentro tem um anel, tambm em poliuretano, que fica solto facilitando a colocao do preservativo e a sua fixao na vagina.

Vantagens
No faz mal sade e pode ser utilizado sem receita mdica, no tem contra-indicaes. de fcil transporte, pode ser guardado na bolsa. Quando utilizado correctamente, oferece grande segurana para evitar a gravidez e as DST. Oferece maior autonomia para a mulher, garantindo sua proteco independente do parceiro. Algumas mulheres dizem que o anel externo estimula o cltoris facilitando a obteno de prazer. eficcia de 97,3%

Desvantagens
Pode ser desconfortvel; S possvel us-lo uma nica vez, visto que descartvel; preciso coloc-lo com cuidado;

Preservativo Masculino:
Membrana de ltex fino colocada no pnis erecto antes de qualquer relao sexual. Ele impede a passagem dos espermatozides para o tero.

Vantagens
No tem efeitos secundrios e pode ser usado sem receita mdica; protege das doenas sexualmente transmissveis (DST); Fcil acesso (encontrado em farmcias, supermercados, oferecido por Centros de Sade e hospitais); Mtodo econmico; fcil de transportar. A embalagem permite que seja levado para qualquer lugar, desde que seja preservado do calor e no seja amassado; tem uma eficcia de 98%, quando bem colocado; o mtodo mais indicado para jovens que querem iniciar a sua vida sexual.

Desvantagens
Pode ser desconfortvel; Pode romper durante a actividade sexual; descartvel; Requer cuidados (data de validade,

colocao).

23 milhes de preservativos foram distribudos em 2005 em Portugal, sendo 1\3 deles oferecidos pelo Estado. O preo mdio de 81 cntimos in Seleces, Outubro 2007

Qumicos

Espermicidas:
So produtos sobre a forma de creme, geleia, espuma, sprays que a mulher coloca no fundo da vagina, duas horas antes de cada relao sexual. Estes produtos contm substncias qumicas que neutralizam a mobilidade e destroem os espermatozides.

Vantagens
No precisa ser usado todos os dias. No prejudica a sade e nem interfere no ciclo menstrual. Utilizao simples

Desvantagens
O tempo de aco dos espermicidas de 2 h e necessita reaplicao em relaes sexuais prolongadas ou repetidas; Pode provocar reaces alrgicas; No protege das doenas sexualmente transmissveis Pouco eficaz

Hormonais
Plula diria (oral):
Comprimidos constitudos por hormonas sintticas (estrognio e progesterona), que alteram o ciclo sexual normal e, desta forma, impedem a ovulao. Ocorre entradas na corrente sangunea. As hormonas sexuais sintticas simulam uma gravidez. O hipotlamo e a hipfise, comportando-se como se a mulher estivesse realmente grvida, deixam de segregar as hormonas que normalmente estimulam os ovrios a libertar o ocitoII (LH).

Vantagens
A mulher toma diariamente a plula no necessitando de utilizar outros mtodos de contracepo na altura da relao sexual; quando o uso da plula suspenso, os ovrios voltam funo normal; regula o ciclo menstrual, diminui o fluxo menstrual e alivia as dores menstruais; eficcia de 98,5%.

Desvantagens
Exige autodisciplina, pois deve ser tomada diariamente, sempre no mesmo horrio. Se a mulher se esquecer de tomar o comprimido poder engravidar; contra-indicado para: mulheres com mais de 35 anos e fumadoras, para quem teve trombose, diabetes, para mulheres que sofrem de hipertenso arterial hepatites, com problemas cardiovasculares, cancro da mama, cancro do tero ou ainda enxaquecas; no deve ser utilizada por mulheres que estejam a amamentar; no previne contra as DST.

Plula injectvel:
uma injeco com alta dosagem de hormonas, que impedem a ovulao e alteram o muco cervical e o estado das trompas de Falpio. Existem 2 tipos:

A Mensal, composta por duas hormonas, deve ser aplicada uma vez por ms, entre o 7 e o 10 dia aps o incio da menstruao, com orientao mdica. A Trimestral, que possui apenas um tipo de hormonas e deve ser aplicada a cada trs meses. A primeira dose deve ser aplicada entre o 5 e o 7 dia do incio da menstruao.

Vantagens
No interfere nas relaes sexuais No precisa ser usada no dia a dia. eficcia de 98,5% quando utilizada correctamente.

desvantagens
Exige os mesmos cuidados que a plula anticoncepcional; Alguns tipos acarretam sobrecarga hormonal, e consequente aumento da circulao sangunea, com risco de aparecimento de varizes, hipertenso, trombose e problemas circulatrios; No deve ser utilizada por fumadoras ou mulheres acima de 35 anos de idade.

Implante Subcutneo (plula):


O implante subcutneo um mtodo base de hormonas artificiais, que impede a ovulao. Este dispositivo introduzido por um mdico(a) sob a pele da mulher, que vai libertando doses de hormonas dirias para o organismo por vrios anos.

Vantagens
A mulher no precisa de se preocupar com a utilizao de outros mtodos. Quando o uso deste plula suspenso, os ovrios voltam sua funo normal. Eficcia de 98,5%.

Desvantagens
contra indicado para mulheres com mais de 35 anos e fumadoras. No protege das DST. Com o passar do tempo reduz o ciclo menstrual e pode mesmo fazer com que a mulher no tenha menstruao A sua utilizao no pode ser interrompida instantaneamente, necessrio procurar um mdico para retirar o implante.

Plula Vaginal:
Plula vaginal um mtodo a base de hormonas artificiais, que impede a mulher de ovular, desta forma no h gravidez. Ela utilizada diariamente e deve ser introduzida na vagina para ser absorvida pelo organismo. Esta opo normalmente utilizada por pessoas que tem problemas estomacais com a plula anticoncepcional oral.

Vantagens
A mulher introduz diariamente e no precisa utilizar mtodos na hora da relao sexual. Como colocada na vagina no causa mal estar estomacal, nem vmitos ou nuseas. Quando suspenso o uso dessa plula vaginal, os ovrios voltam funo normalmente. Regula o ciclo menstrual, diminui o fluxo menstrual e alivia as clicas.

Desvantagens
Exige disciplina, pois deve ser introduzida na vagina diariamente, sempre no mesmo horrio. Se a mulher esquecer de tomar o comprimido poder engravidar. Contra indicado para mulheres com mais de 35 anos e fumantes. No previne contra as DST. Costuma ter um custo mais elevado do que as plulas anticoncepcionais orais.

Plula do dia seguinte (oral):


um mtodo contraceptivo para situaes de emergncia que pode ser usado at 5 dias depois da relao sexual ter acontecido e houver risco de gravidez. Estes comprimidos so constitudos por doses fortes de hormonas (estrognios \ progesterona) que impedem a ovulao, a mobilidade dos espermatozides no tero, a fecundao e, consequentemente, a gravidez. exclusivamente recomendado para: problemas com o mtodo de uso regular (falha do preservativo, expulso do DIU, deslocamento do Diafragma), e eventual relao sem proteco.

Vantagens
O nico mtodo contraceptivo que pode ser utilizado pela mulher aps a relao sexual. no caso de no resultar, o mtodo, no causa efeitos colaterais no feto. Previne a Gravidez no planeada. Esta plula pode ser usada sobre forma de dose pronta (com eficcia mdia de 99,9%) ou atravs de doses combinadas (mtodo YUSPE) a partir de plulas anticoncepcionais orais (com eficcia mdia de 96,8%).

Desvantagens
Os comprimidos possuem alta concentrao de hormonas e s devem ser utilizados em casos de emergncia. Em mulheres que amamentam, pode diminuir a quantidade do leite materno. Os comprimidos podem causar efeitos secundrios como: nuseas, vmitos, tontura e dor de cabea. Provoca o adiamento ou antecipao da menstruao por alguns dias. O seu uso frequente, desregula o ciclo menstrual e facilita a gravidez mais do que os outros mtodos. Medicamentos, como barbitricos e alguns antibiticos, podem reduzir a eficcia deste mtodo. No protege das DST.

Adesivo contraceptivo
um mtodo de contracepo constitudo por um adesivo fino e impregnado de hormonas que so continuamente transferidas atravs da pele para a corrente sangunea. As hormonas libertadas pelo adesivo evitam que se d a ovulao. Tambm espessam as secrees do muco do crvix, tornando a entrada do esperma no tero mais difcil.

Vantagens
Regulada as menstruaes, podem ser mais leves e menos dolorosas; Benefcios comparados com as plulas orais: pode ser menos afectado por antibiticos;

Desvantagens
No protege contra as DSTs: Ganho de peso Riscos: Taxas de TVPs (Trombose Venosa Profunda) similares s plulas orais combinadas.

Anel Vaginal:
constitudo por hormonas artificiais, que impedem a ovulao, no havendo, desta forma, gravidez. Este anel introduzido uma vez por ms na vagina, e a longo prazo, vai soltando carga hormonal que absorvida diariamente pelo organismo.

Vantagens
A mulher no precisa de utilizar outros mtodos na relao sexual. Como colocado na vagina no causa mal estar estomacal, nem vmitos ou nuseas. Quando suspenso o uso do anel vaginal, os ovrios voltam sua funo normal. Ajuda a regular o ciclo menstrual, diminui o fluxo menstrual e alivia as dores menstruais.

Desvantagens
contra indicado para mulheres com mais de 35 anos e fumadoras. No previne contra as DST. Durao de um ms.

Cirrgicos
Laqueao de Trompas:
Trata-se de uma cirurgia feita na mulher, que corta e/ou amarra as suas trompas de Falpio, impedindo a passagem do vulo. Desta forma, quando ocorre a relao sexual, o espermatozide no encontra o vulo, evitando assim a fecundao e gravidez.

Vantagens
A mulher no precisa mais de utilizar outros meios para evitar a gravidez. Eficcia de 100%. Sem efeitos secundrios.

Desvantagens
Trata-se de uma cirurgia, portanto com os mesmos riscos que qualquer outra, exigindo exames pr-operatrios, internamento e anestesia. A cirurgia definitiva e irreversvel, pois o retorno favorece gravidez nas trompas e no recomendado. Vrias mulheres se arrependem de no poder engravidar mais, anos aps a realizao da cirurgia, apesar de no momento da operao terem tido certeza da escolha. Este mtodo no protege contra as DST. Mtodo irreversvel. Apenas para mulheres com mais de 25 anos.

Vasectomia:
Trata-se de uma pequena cirurgia feita no homem, que corta ou amarra os seus canais deferentes. Desta forma, os espermatozides produzidos no so expelidos durante a ejaculao, evitando a gravidez.

Vantagens
Este mtodo no altera o desempenho sexual. Favorece a participao do homem na contracepo. A cirurgia simples, com anestesia local e pode ser realizada em consultrio no havendo necessidade de internamento. No h mais necessidade de uso de outros mtodos contraceptivos. Eficcia de 100%

Desvantagens
Por ser uma cirurgia, necessita de exames pr operatrios. A cirurgia de difcil reverso por isso deve ser uma escolha bem pensada. H muitos casais que se arrependem ou homens que casam com novas parceiras que desejariam ter filhos. necessrio o uso de outro mtodo contra a gravidez nas prximas ejaculaes aps a cirurgia. Este mtodo no protege contra as DST. Mtodo irreversvel Apenas para homens com mais de 25 anos

Aborto:
O aborto a interrupo de uma gravidez. a expulso de um embrio ou de um feto antes do final do seu desenvolvimento. O aborto pode ser espontneo ou induzido. So vrias as causas e os motivos que podem levar a que uma gravidez seja interrompida, quer espontaneamente, quer por induo. O aborto pode ser induzido medicamente com o recurso a um agente farmacolgico, ou realizado por tcnicas cirrgicas, como a aspirao, dilatao e curetagem. Quando realizado precocemente por mdicos experientes e com as condies necessrias, o aborto induzido apresenta elevados ndices de segurana

Esquema resumo dos metedos contaceptivos


Metodos Contracpetivos
Ogino ou Mtodo do calendrio Mtodo da temperatura

Caracterizao
Durao dos ciclos menstruais; Determinao do periodo fertil;

Mecanismo de Acao

Naturais
Billings ou Mtodo do muco

Determinao do periodo fertil atravs do aumento da temperatura apos a ovulao; Impede o encontro dos gmetas Observao do muco;determinao do periodo fertil atravs das carateristicas do muco vaginal;: Membrana de borracha sinttica que se coloca no pnis em ereco\que se coloca na Serve como barreira aos vagina; espermatozoides; impede os espermatozoides de atingir o ocito Membrana de borracha que se coloca na vagina antes de uma relao sexual; Dispositivo intra-uterino; Dificulta a passagem dos pequeno aparelho flexivel que espermatozoides; impedem a nidao evita a gravidez Produtos quimicos sob a forma Neutralizam a mobilidade e destroem os de creme, geleia, spray, espermatozoides espuma Comprimidos constituidos por hormonas sintecticas que inibem a ovulao; um adesivo fino, beje, quadrado, comfortavel e fcil de aplicar; Bloqueio das trompas atravs de uma interveno cirrgica; Impede que haja a ovulao

Preservativo Masculino\Feminino

Mecnicos

Diafragma

DIU

Artificiais

Qumicos

Espermicidas

Pilula Hormonais Adesivo Laqueao das trompas Cirrgicos Vasectomia

impede que haja a ovulao, fecundao ou nidao

impede o encontor do ocito com o Bloqueia os canais deferentes espermatozoide eleminando os espermatozoides

You might also like