You are on page 1of 28

MATERIAIS DE CONSTRUO CIVIL - I

USO DO GESSO NA CONSTRUO CIVIL

INTRODUO
A Gipsita, mineral abundante na natureza, um sulfato de clcio hidratado, cuja frmula qumica CaSO4.2H2O, que geralmente ocorre associado anidrita, sulfato de clcio anidro CaSO4. Trata-se de um mineral muito pouco resistente que, sob a ao do calor desidrata-se parcialmente, originando um semi-hidrato conhecido comercialmente como gesso (CaSO4.H2O).

HISTRICO DO GESSO
O gesso um dos mais antigos materiais de construo fabricados pelo homem, como a terracota e a cal. Em recentes descobertas arqueolgicas, tornou-se evidente que o emprego do gesso remota ao 8 milnio a.c (minas na Sria e Turquia). As argamassas em gesso e cal serviram de suporte em afrescos decorativos, na realizao de pisos e mesmo na fabricao de recipientes.

O gesso foi bastante utilizado na grande pirmide erguida por Quops, fara do Egito, da 4 dinastia, no ano de 2.800 antes da nossa era, que consiste numa das mais antigas contradies do emprego do gesso na construo, pois sua execuo seguiu uma tcnica at hoje no esclarecida, nas juntas de assentamento estanques, de preciso, entre imensos blocos de cerca de 16 toneladas que constituem o monumento.

GESSO NO BRASIL
No Brasil, o Estado do Rio Grande do Norte, foi o pioneiro na produo de gipsita e gesso e durante cerca de 20 anos, a partir de 1938, ocupou a posio de maior produtor nacional, sendo as atividades conduzidas pelo Grupo Rosado. Desde os anos de 1906 que Pernambuco assumiu, e vem mantendo, a posio de maior produtor nacional de gipsita. Isto pode ser explicado pelo fato das suas minas apresentarem melhores condies de lavra (menor razo de minerao e maior pureza de minrio).

PRINCIPAIS PLOS GESSEIROS DO BRASIL


PLO GESSEIRO DE PERNAMBUCO: Formado por 47 minas, 80 unidades industriais de calcinao e 234indstrias de pr-moldado, constituindo-se no principal centro produtor de gesso e gipsita bruta do pas. O estado de Pernambuco possui 18% das reservas, mas responsvel por 85% da produo nacional de gipsita. Isto se deve s condies de aproveitamento econmico mais favorveis das jazidas localizadas na regio do Araripe. A regio est localizada no epicentro do semi-rido brasileiro, no extremo oeste do estado, a cerca de 680Km da capital Recife.
PLO GESSEIRO DO MARANHO: As principais ocorrncias de gipsita no Maranho esto localizadas no municpio de Graja, a no mais do que 20km da prpria cidade. Graja est a apenas 152km da cidade de Porto Franco, onde passam as estradas Belm-Braslia e a ferrovia Norte-Sul.

O PLO GESSEIRO DE PERNAMBUCO

MAPA DE LOCALIZAO DO SERTO DO ARARIPE

JAZIDAS DA REGIO DO ARARIPE

Viso Geral

Detalhes de Funcionamento

Jazida de gipsita do Araripe

Gipsita

O PLO GESSEIRO DO MARANHO

JAZIDAS DA REGIO DE GRAJA

Viso da Jazida

Detalhes da seleo da gipsita

ALGUNS BENEFCIOS E VANTAGENS DA APLICAO DO GESSO


Personaliza, embeleza e valoriza a obra; Rapidez na execuo dos servios; Facilidade de limpeza; Desperdcio em menor quantidade de material; Facilidade de manuteno; Alta performance: acstica, trmica, mecnica, resistncia ao fogo; Flexibilidade para elaborao de projetos personalizados; Alvio de carga na estrutura; Facilidade de passagem de instalaes; Aceita qualquer revestimento ou pintura.

FABRICAO DO GESSO
EXTRAO PULVERIZAO

CALCINAO

FABRICAO DO GESSO
O gesso o resultado da desidratao trmica da gipsita e sua posterior moagem.
Entre 100C e 180C Obtido duas variedades de semihidratos, denominados alfa e beta.
SO4 Ca e H2O.

Entre 180C e 300C Obtido duas variedades de sulfato anidro solvel, derivados respectivamente dos dois semi-hidratos, denominados tambm alfa e beta.
SO4Ca

Acima de 300C Produo do sulfato anidro insolvel.

PROPRIEDADES DO GESSO
O gesso um material branco fino que em contato com a gua se hidrata, num processo exotrmico, formando um produto, no hidrulico e rijo. As propriedades especficas do gesso so: Pega Resistncia Mecnica Aderncia Isolamento Fatores que interferem na Pega: Temperatura e tempo de calcinao; Finura; Quantidade de gua de amassamento e a Presena de impurezas ou aditivos. As pastas de Gesso, depois de endurecidas, atingem resistncia trao entre 7,0 e 35,0 Kgf/cm e entre 50,0 e 150,0 Kgf/cm compresso.

1. 2. 3. 4.

FATORES QUE INFLUENCIAM AS PROPRIEDADES DO GESSO


Homogeneidade Grau de cristalizao Finura Consistncia (fator gua/gesso) Influncia da mistura com areia Aditivos Temperatura

APLICAES DO GESSO NA CONSTRUO CIVIL


1) Placas de Gesso:

Utilizadas, principalmente, na execuo de forros e rebaixamentos de teto.

A instalao de um forro de placas de gesso comum comea com a insero no teto de pinos de ao colocados a cada 60cm no mximo (tamanho normal da placa), colocados com um revlver especial. Um arame de ao galvanizado revestido de PVC ou cobre passa por um furo existente no pino e preso na placa em um furo feito na prpria obra, torcendo-o bem para amarrar a pea. Uma massa feita de p de gesso, gua e fibra de sinzal colocada junto parede para reforar a fixao. A moldura fixada do mesmo jeito. As placas, com encaixes macho-e-fmea nas laterais, recebem a mesma massa para acabamento nos rejuntes, aps a retirada dos restos de fios com alicate.

2) Blocos de Gesso:
So blocos pr-moldados de gesso especial, fabricados por processo de moldagem, apresentando acabamento perfeito nas suas superfcies. Assim, os blocos se encaixam perfeitamente e, aps a montagem da parede, obtm-se uma superfcie plana e pronta para receber o acabamento. Os Blocos do Sistema Construtivo apresentam duas faces planas e lisas, e podem ser vazados, com dutos internos, ou compactos. Os blocos vazados so utilizados quando se deseja diminuir o peso das paredes ou melhorar o isolamento acstico, enquanto os blocos compactos permitem construir paredes com maior altura. Como pode ser observado nas ilustraes, o sistema composto de blocos de cores diferenciadas, cada uma com sua aplicao especfica.

So blocos simples que devem ser utilizados em substituio aos materiais convencionais, como blocos de cimento ou cermico e na construo de paredes internas.

So blocos de gesso especiais, que devem ser utilizados em substituio a elementos de alvenaria convencionais, em ambientes onde haver grande aglomerao de pessoas: Cinemas, Hospitais,etc Possui hidrofugantes, material que fecha os poros evitando a entrada de gua,deve ser usado na construo de paredes internas de reas molhadas: banheiros,cozinhas,etc.

Possui hidrofugantes e fibras de vidro, devem ser utilizados na construo de paredes internas de reas que necessitam de desempenho especial, como Hospitais, banheiros de cinemas, etc.

Aplicao dos blocos de gesso com cola

3) Revestimento de Gesso em parede e piso: FORMA DE APLICAO:


Jateamento (Mquina) Aplicado sobre alvenaria convencional, tem a dupla funo de substituir o chapisco e a massa nica (emboo, reboco) e ainda permite a obteno de superfcies finamente acabadas e prontas para receber emassamento e pintura. Sarrafeamento e Alisamento da superfcie (Manual) execuo do revestimento manual envolve as operaes de espalhamento do gesso, sarrafeamento e alisamento da superfcie. Para se conseguir uma boa produtividade na aplicao e qualidade no revestimento manual.

Aplicao Manual

Uso da mquina de jatear

USO NA CONSTRUO CIVIL


Divisrias
Paredes de blocos macios; Divisrias de placas de dry wall; Paredes com placas do tipo macho fmea,vazadas de gesso.

DRY-WALL

USO NA CONSTRUO CIVIL


Revestimento Paredes Tetos

PAREDE DE GESSO

USO NA CONSTRUO CIVIL


Decorao

Frro de gesso Rebaixamento de Tetos Sancas Roda Tetos

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.sergesso.com.br/index.html http://www.gessotrevo.com.br/ http://www.arteeteto.com.br/gesso.htm http://www.bhforrodegesso.com.br/ www.abceram.org.br/asp/13emc/pdf/sindusgesso.pdf www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2002-179-00.pdf http://www.fazfacil.com.br/Gesso_Forro.htm Materiais de Construo Civil L.A. Falco Bauer

You might also like