You are on page 1of 57

O LIVRO DE APOCALIPSE

57

Introduo
O ltimo livro da Bblia, o Apocalipse, foi escrito como

um chamamento dos cristos perseguidos que viviam durante uma poca em que a Igreja estava em perigo de ser exterminada pelas poderosas foras do poder romano, para suportarem a situao com pacincia. uma mensagem de vitria e perseverana: "ao que vencer".

57

AUTORIA
Existem vrias evidncias, externas e internas, que

ligam o livro do Apocalipse ao Apstolo Joo: Diversos pais da igreja e documentos o citam como autor. Justino Mrtir; O Cnon Muratoriano; Irineu; Clemente de Alexandria; Tertuliano; Orgenes. Referncias textuais ao nome Joo; As Cartas s Igrejas demonstram o conhecimento que o autor tinha delas, e nenhum outro Joo teria; Alm disso, 45% do vocabulrio do Apocalipse encontrado no quarto Evangelho.
57 3

Data e Local
Ainda que no haja consenso entre os estudiosos, vamos

considerar que o ltimo livro do Novo Testamento, o Apocalipse, foi escrito pelo final do reinado de Domiciano, por volta de 95 d.C. O autor do Apocalipse diz que ele "estava na ilha chamada Patmos". Patmos uma pequena ilha que fica no mar Icrio, entre Icria e Leros, cerca de quarenta e cinco quilmetros a sudoeste, pelo oeste de Mileto. A indstria principal da ilha era a minerao do sal. Era uma colnia penal para os prisioneiros polticos de Roma.
57 4

SITUAO HISTRICA DA POCA DO APOCALIPSE


Na poca em que foi escrito o Apocalipse (fins do sculo 1 d.C.),

havia certas condies militares, econmicas, sociais e religiosas, dentro do imprio romano, que davam o colorido certo para as revelaes do livro. A) Condies Militares. o imprio romano muito foi ampliado territorialmente. B) Condies Econmicas e Sociais. Havia m distribuio de renda, pois os ricos eram poucos, mas riqussimos, ao passo que as massas eram reduzidas a extrema pobreza, tendo de ser sustentadas pelo estado. As extravagncias dos imperadores, a balana comercial desfavorvel, que forava a Itlia a importar os alimentos que consumia e a decadncia paulatina da agricultura produziu a inflao. O povo meramente sobrevivia. C) Condies Religiosas. A idolatria de Roma era notria. No somente tinha seu panteo, mas tambm importava todos os deuses estrangeiros, em um af de religiosidade difcil de ser igualada.
57 5

SITUAO HISTRICA DA POCA DO APOCALIPSE


D) O Reinado de Domiciano - Titus Flavius Domitianus,

foi um dspota dos piores, que "deificou" a si mesmo. Foi ele quem decretou o chamado "culto ao imperador. que tornou-se sinal de lealdade ao imprio. Havia holocaustos pblicos a ele oferendados. Os espectadores que, nas arenas, vaiassem os gladiadores do imperador, eram executados. Os cortesos chamavam-no de "senhor" e "deus." Seu leito era considerado sagrado, como tambm as festas que oferecia, e at o peixe que comia. Foi extremamente sanguinrio, um homem monstruoso e cruel
57 6

SITUAO HISTRICA DA POCA DO APOCALIPSE


E) A Adorao ao imperador . Era considerada como um meio para fortalecer uma lealdade

comum ao Estado, qual todos os povos do Imprio deviam aderir, enquanto ainda exerciam suas prticas de adorao particulares. Na provncia romana da sia Menor, o culto imperial foi o mais desenvolvido. Havia um grupo de oficiais romanos chamados concilia, cujo propsito era promover a adorao do imperador. Viajando de cidade em cidade, eles ouviriam acusaes feitas contra aqueles que se recusavam a dizer que "Csar Senhor". Estes seriam levados perante os concilia e teriam oportunidade de fazer a declarao em pblico. Se no o quisessem, seriam condenados como ateus, traidores do imperador e do Imprio, e suas propriedades poderiam ser confiscadas e o castigo apropriado atribudo.
57 7

Destinatrios
Esse detalhe tambm faz parte do texto bblico: "Joo, s

sete igrejas que se encontram na sia" (14) Sete versculos adiante, so especificadas essas igrejas: as de feso, Esmirna, Prgamo, Tiatira, Sardes, Filadlfia e Laodicia. No mapa, vemos que elas formavam uma espcie de circulo muito irregular. Mas por que seriam "sete igrejas" se havia tantas outras? O simbolismo bblico parece claro: Sete significa "todas." Logo, como se Joo tivesse dito: a todas as igrejas que se encontram na sia.
57 8

As Sete Igrejas do Apocalipse

57

Literatura Apocalptica
A) Numerologia. Seguem a caracterstica da literatura apocalptica e esto entre as

principais figuras simblicas. H ampla citao, por exemplo, do nmero 1 como smbolo de unidade, do 3 como ciclo completo, do 7 como divino, etc. Pode-se ver uma anlise razoavelmente completa em Broadus. Deve-se citar especialmente os vinte e quatro ancios (4:4), quatro criaturas vivas (4:6), quatro cavaleiros (6:1-8), quatro anjos (9:14), cento e quarenta e quatro mil em companhias de remidos (7:4, 14:1), doze portas na cidade de Deus (21:12), doze fundamentos (21:14), doze espcies de fruto na rvore da vida (22:2).

57

10

Literatura Apocalptica
B) Uso abundante de smbolos, interpretados ou no O livro proftico do Novo Testamento altamente simblico,

similar aos livros das vises de Daniel, Ezequiel e Zacarias. Essa natureza simblica anunciada logo no seu primeiro versculo, nas palavras para mostrar." Esse termo aponta para uma comunicao figurada, simblica, que transmite a verdade por meio de quadros mentais, e no por meio de definies Essa comunicao simblica presta-se muito como veculo da revelao de mistrios. Os smbolos so chaves que abrem as portas dos mistrios divinos. Esses smbolos dividem-se em trs categorias: (a) os que so aclarados por explicaes; (b) os que no so aclarados, mas esto baseados no Velho Testamento; e (c) os que tm alguma conexo com a literatura apocalptica ou com o uso pago contemporneo
57 11

Literatura Apocalptica

(a) Smbolos Explicados: *Sete estrelas - anjos das igrejas * Sete candeeiros - sete igrejas * Sete tochas o Esprito de Deus * Incensrios oraes dos santos *Grande multido crentes da Tribulao * O drago - Satans * Sete cabeas da besta - sete montes * Dez chifres da besta - dez reis futuros * Muitas guas - populao do mundo * A mulher embriagada - Roma * Lagar - castigo da humanidade revoltada
57

1.20 1:20 4.5 5.8 7:13,14 12.9 17:9 17.12 17:15 17:18 14:20; 19:15
12

Literatura Apocalptica

(b) Smbolos Baseados no Velho Testamento: * rvore da vida 2:7; 22:2 * Man escondido 2.17 * Vara de ferro 2:27 * Estrela matutina 2:28 * Chave de Davi 3.7 * Seres viventes 4.7 ss * Quatro cavaleiros 6:1 ss * Grande anjo 10:1 ss * Primeira besta 13.1-10 * Segunda besta 13:11-18
57 13

Literatura Apocalptica

(c) Smbolos No-Explicados: * Pedrinha branca 2.17 * Coluna 3.12 * Vinte e quatro ancios 4.4 ss * Sete selos 5:1; 6:1-17 * Duas testemunhas 11.3 ss * Mulher vestida com o sol 12:1,2,14 * Ceia das bodas do Cordeiro 19:6-9,17 * Lago do fogo 19.20 * Grande trono branco 20.11 * Cidade de Deus 21.2 ss
57 14

Literatura Apocalptica
Traos que diferenciam o Apocalipse da Literatura

apocalptica. a) Tem um autor determinado, que se nomeia a si mesmo, no sendo uma obra pseudnima. b) Diferentemente da literatura apocalptica, ele proftico. Joo no se identifica com o pecado do povo, mas convida-os ao arrependimento e ao viver moral e tico. Joo mostra Deus no controle absoluto da histria e lhe dar o fim que props. c) Interpretao das vises: Joo no d o significado das vises que recebe, ao passo que na literatura apocalptica os autores tinham um ente espiritual que lhes revelava o significado da viso. H, no Apocalipse, uma abertura acerca da verdade escatolgica.
57 15

OUTRAS CARACTERSTICAS DO APOCALIPSE


a) Em todo o Apocalipse, a pessoa de Cristo dominante,

primeiro como uma figura glorificada, de rosto resplandecente, vestida de branco, que examina, reprova, e aconselha a Igreja. Reivindicando o direito de julgar e punir com a autoridade do rolo selado, Ele o Cordeiro que adquiriu este direito pela Sua obra redentora (5:4-7). Na execuo do julgamento, o Conquistador montando um cavalo branco como um general romano em triunfo (19:11), com o ttulo "REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES" (19:16). Na consumao de todas as coisas o Noivo do Seu povo (19:7, 21:9), novamente intitulado Cordeiro por causa da redeno que operou.

57

16

OUTRAS CARACTERSTICAS DO APOCALIPSE


b) O livro do Apocalipse d uma perspectiva divina da histria. Seja qual for a interpretao dada aos seus smbolos no que

respeita a pormenores, o seu ponto de vista geral o da santidade divina, que v tanto as virtudes como as deficincias das igrejas, tanto a condenao como a esperana do mundo. A mensagem s igrejas enviada pelo Vulto que se move no meio dos castiais de ouro; a cena onde administrado o julgamento gira em torno do trono de Deus (4:2-19:5), e o julgamento final pronunciado do mesmo trono (20:11). Na descrio dos novos cus e da nova terra, o trono ocupa ainda o lugar central (22:1) como manancial do rio da vida. Esta nfase sobre o trono torna evidente o conceito da soberania de Deus no Apocalipse e o Seu domnio eterno nos assuntos humanos.
57 17

OUTRAS CARACTERSTICAS DO APOCALIPSE


c) O otimismo dominante do livro contrabalanado pelo

realismo do seu quadro do mal. No contm a menor sugesto de que o mundo v melhorar com o andar do tempo, nem que, no fim, toda a humanidade se volte para Deus em arrependimento e f. Retrata a ltima civilizao como extremamente prspera, culturalmente adiantada e absolutamente atesta (18:1-5). O ltimo ato da humanidade organizada uma rebelio armada contra Deus e o Seu Cristo (20:7-10). Em nenhum outro livro da Bblia, excetuando as palavras de Jesus, se encontra, em traos mais terrveis, a condenao final do pecado (20:15).
57 18

OUTRAS CARACTERSTICAS DO APOCALIPSE


d) Uma das grandes lies do livro que, terminado o

drama, o cu ter invadido a terra - sob a forma da descida da Nova Jerusalm. Mas para tanto, o atual regime de pecado e revolta contra Deus ter de ser totalmente derrotado, entrando em colapso total, com a destruio da presente civilizao. "E a grande cidade se dividiu em trs partes, e caram as cidades das naes" (16:19).

57

19

OUTRAS CARACTERSTICAS DO APOCALIPSE


e) As irregularidades gramaticais so mais numerosas aqui

do que em qualquer outro livro do Novo Testamento. Mas ao invs disso mostrar a inpcia do autor sagrado no uso do grego koin, reflete antes um original aramaico, do qual o Apocalipse uma traduo, feita pelo prprio autor sagrado. No h nisso nenhum motivo de estranheza, pois Joo falava o aramaico como sua primeira lngua; e no seu espanto diante das vises que recebia, deve ter preferido grafar as mesmas no seu idioma ptrio. Da, o livro reflete aramasmos, sobretudo na formao das frases.
57 20

OUTRAS CARACTERSTICAS DO APOCALIPSE


As "bem-aventuranas" no Apocalipse H sete delas, por todo o livro: (a) Em 1:3 - felizes os que levam em conta o ensino contido no

livro; (b) em 13:7 - felizes os crentes que morrerem durante o reinado da besta; (c) em 16:15 - felizes os que se mantiverem imaculados na santificao; (d) em 19:9; 20:6; 22:7 e 22:14 - as quatro bem-aventuranas restantes dizem respeito ao destino final dos crentes. Essas sete bem-aventuranas sumariam a santidade e a esperana dos crentes, medida que se aproximar a parousia, ou presena do Senhor Jesus na cena terrestre.
57 21

Mtodos De Interpretao Do Apocalipse


a) TEORIAS PRETERISTAS No sentido estrito do termo, isto significa que todo o

Apocalipse se cumpriu no passado, nos dias do Imprio Romano. A profecia, se h mesmo alguma profecia no livro, foi cumprida h muito tempo atrs. Este mtodo tenta entender e interpretar as dificuldades da igreja do primeiro sculo durante sua crise. A primeira apresentao sistemtica desta posio foi em uma polmica, por um monge jesuta do sculo dezessete, Alcazar, contra os reformadores, que haviam usado o Apocalipse para identificar o Papa com o Anticristo.
57 22

Mtodos De Interpretao Do Apocalipse


TEORIAS FUTURISTAS
Este mtodo interpreta o Apocalipse como sendo somente

para o tempo imediatamente anterior e seguinte ao segundo advento. Este mtodo o completo oposto das teorias preterstas. Inteiramente escatolgico, o Apocalipse pretende ser um livro de profecias no cumpridas Existem duas variaes principais neste grupo: I) FUTURISTA EXTREMO OU DISPENSASIONALISTA II) FUTURISTA MODERADO
57 23

FUTURISTA EXTREMO
Prev dois programas divinos diferentes: Israel e Igreja. O tempo presente "a era da Igreja" ou a "dispensao do

Esprito Santo". Os captulos 2 e 3 de Apocalipse se referem Igreja vista na terra, entretanto do captulo 4 a 21 tudo se refere a Israel, num espao de 7 anos. A teoria dispensacionalista originou-se com John N. Darby, o fundador dos "Plymouth Brethren", e foi sistematizada e popularizada pela Schofield Bible. Estes escritores mantm que Jesus veio a primeira vez para estabelecer o Reino, mas, mediante sua rejeio por seu prprio povo (os judeus), a Igreja foi estabelecida como um parntese na histria, at o tempo em que ele finalmente estabelea o Reino sobre a terra.
57 24

FUTURISTA EXTREMO
O tempo presente denominado a "era da Igreja" ou a

"dispensao do Esprito Santo". Cada dispensao mostra a maneira pela qual uma pessoa poder, nesse tempo, ser salva. A Igreja seria um ajuste temporrio no plano de Deus. Ela ser "arrebatada" (tirada do mundo) no final da era da Igreja" e ser revelada", sete anos mais tarde, no inicio do milnio. Esta a interpretao que o maior nmero de lderes evanglicos tem seguido, desde o final do sculo XX, mas fortemente antibblica e devemos ter muito cuidado com ela. Ela foi muito popularizada pelas sries de livros de fico Deixados para trs.
57 25

FUTURISTA MODERADO
A diferena deste mtodo e o anterior est na questo

das dispensaes, pois os moderados no as aceitam necessariamente. Entendem as sete cartas como endereadas a sete igrejas histricas, que so representativas da Igreja inteira. Este grupo tambm considera o Israel apocalptico como literal e, desta forma, insiste em uma restaurao literal do reinado de Israel.

57

26

Mtodos De Interpretao Do Apocalipse


c) TEORIAS HISTORICAS
Este mtodo tem geralmente duas formas: o mtodo

"histrico-contnuo" ou o "histrico sincrnico". O mtodo histrico-contnuo defende que o Apocalipse uma profecia da histria da igreja, desde a poca de Joo at a consumao. Esta a viso protestante tpica, no fato de que ela fez o Apocalipse profetizar em detalhes a apostasia da Igreja Romana.
57 27

mtodo histrico-contnuo
As igrejas indicariam os caractersticos dominantes das igrejas,

na ordem em que elas apareceram, formando eras da histria eclesistica, a saber: feso, a igreja apostlica - que trabalhava arduamente: Esmirna, a igreja ps-apostlica - que foi duramente perseguida; Prgamo, a igreja constantiniana - crescentemente mundana de depois do imperador Constantino, e que virtualmente fez do cristianismo a religio oficial de Roma; Tiatira, a igreja corrupta da Idade Mdia; Sardes, a igreja da Reforma - com sua reputao de ortodoxia, mas ausncia de vitalidade espiritual; Filadlfia, a igreja dos reavivamentos modernos e dos empreendimentos missionrios globais; e Laodicia, a igreja contempornea - que tem ficado morna, por causa da apostasia e da abastana.
57 28

mtodo histrico-contnuo
No entanto, essa interpretao se ressente da critica

que Tiatira, na carta igreja existente ali, recebe maiores elogios do que geralmente seriam atribudos Idade Mdia; Alm disso difcil supor que a Reforma merea uma mensagem de quase repreenso, como a que foi dirigida a Sardes; O certo que o prolongamento da histria eclesistica vai exigindo constantes ajustamentos nos detalhes dessa interpretao.

57

29

mtodo histrico-contnuo
O problema que existe com as teorias histricas que a

identificao exata com eventos da histria passada em relao aos tempos modernos nunca foi totalmente explicada ou estabelecida. Se um evento devesse ser de valor para o leitor como uma indicao sobre onde ele (o leitor) pertenceu ao processo histrico, este evento seria identificvel com grande certeza. Este mtodo tambm exige a teoria da profecia de "anodia" (Robertson), que significa que um dia na profecia sempre um ano. A "besta" que deve ter poder por "quarenta e dois meses', na realidade, t-lo- por 1.260 anos.
57 30

Mtodos De Interpretao Do Apocalipse


e) TEORIA HISTORICO-PROFETICA A idia bsica de que o Apocalipse deve ser interpretado e

estudado a partir da situao de vivida pelo autor e a partir do seu propsito de consolar os leitores do primeiro sculo. Ele escreveu primariamente para o encorajamento e edificao dos crentes de seus prprios dias, mas o leitor contemporneo deve analisar aquela situao histrica e, a partir dela, aplicar a mensagem deste livro para sua prpria situao de vida. A.T. Robertson diz que um livro de significados espirituais ancorados numa situao histrica. O autor um profeta, falando numa situao histrica, para suprir as necessidades dessa situao. Contudo, conforme acontece com toda profecia, as verdades subjacentes so verdades nestes dias como naqueles.

57

31

Mtodos De Interpretao Do Apocalipse


CONCLUSO Na opinio de Tinoco, possivelmente um mtodo legtimo de se

interpretar o Apocalipse seja uma combinao dos mtodos preterista e futurista moderado, onde se d importncia mensagem do Apocalipse para a Igreja contempornea e para a Igreja atual e futura No podemos perder de vista o fundo histrico do livro e o seu propsito para a poca em que foi escrito. Ele foi escrito para transmitir sua mensagem, criando impresses, e tais impresses se firmam e consolidam medida que o leitor vai tomando parte no drama que se desenrola a seus olhos, no palco da sia Menor, nos anos de 90 a 96 de nossa era. Por meio dele, ficamos com a segurana de que, indubitavelmente, acontea o que acontecer, Cristo reina soberano, e de que poder algum jamais lhe arrebatar das mos a vitria que por direito lhe pertence.
57 32

Propsito
O seu principal propsito no predizer a histria da Igreja em

todos os pormenores mas reafirmar que, apesar das aparncias, Deus ainda est no controle de seu universo, e ele levar sua criao ao alvo que teve para ela. O poder que est por trs da perseguio derivado de Satans, mas ele j foi derrotado por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que foi morto, mas vive para todo o sempre. Para aqueles que venceram, para os fiis em Jesus, Domiciano no nada; a vitria pertence ao Cordeiro de Deus e a seus fiis escolhidos. Portanto, o ttulo "Senhor" deve ser reservado somente para Jesus; o nico que verdadeiramente Senhor "Jesus Cristo, o Senhor".
57 33

QUATRO GRANDES VISES DA VITRIA DO CORDEIRO

57

34

PRLOGO (1:1-8)
Ler 1.1-8 1) O Ttulo do Livro (1:1-3) Apocalipse de Joo. APOCALUPSIS (revelao) tem por

significado mais simples "descobrir algo que est encoberto", podendo ter conotao revelao sobrenatural de verdades divinas que somente Deus as pode revelar (Rm. 16:25; Gl. 1:12). Em Apocalipse a revelao procedente de Jesus. 2) Saudao (1:4-5a) Joo se apresenta como o escritor das revelaes recebidas e as manda s sete Igrejas da sia. So Igrejas histricas e o nmero revela que a carta era circular e deveria ser lida em todas as Igrejas. 3) Doxologia a Cristo (1:5b-6) Jesus apresentado no pelo seu nome, mas pelos seus atributos e aes: "fiel testemunha, primognito dos mortos, soberano dos reis da terra, aquele que nos ama, que nos libertou pelo seu sangue, nos constituiu reino e sacerdotes para seu Deus e Pai.
57 35

PRLOGO (1:1-8)
4) O Tema do Livro (1:7) A segunda vinda de Cristo, como tema, reforada pela

expresso: "vem com as nuvens". Esta segunda vinda de Cristo ser contemplada por todos, visivelmente ou racionalmente. Ningum ter dvidas de que Cristo quem estar voltando no momento em que isso acontecer. Mesmo os mpios sabero que o Senhor voltando. Quantos o traspassaram refere-se aos que negaram e crucificaram Jesus, bem como os que ainda negam e o crucificam. A dimenso alcana at os mortos de todas as pocas. A segunda vinda de Jesus ter uma dimenso csmica. 5) A revelao divina (1:8) Deus soberano, o princpio e o fim, que domina sobre tudo, eterno, transcendente, no afetado pelos conflitos da histria.
57 36

A PRIMEIRA VISO (1:9-3:22) O CRISTO GLORIFICADO


1) O agente da viso: Cristo glorificado (1:9-20)

Ler 1.13-18 O Dia do Senhor O que significa? (Apostila) Sete Candeeiros O que significa? (Apostila) Sete Estrelas O que significa? (Apostila) 2) As sete cartas (2:1-3:22) Comentrio Rpido de cada uma Ler Trechos

57

37

A SEGUNDA VISO (4:1-16:21) O TRONO DE DEUS


Ler 4.1-3 1) O Trono Celestial (4:1-11) Joo viu uma porta aberta, nela no entrou mas viu atravs

dela o trono celestial. Joo recebeu a ordem "sobe para aqui" a qual os dispensacionalistas interpretam como sendo o arrebatamento da Igreja, confirmado pela presena dos 24 ancios junto ao trono. Assim pretendem eles livrar a Igreja da grande tribulao. Entretanto no h apoio no NT para um arrebatamento antes da tribulao e esta ordem dada to somente a Joo que est tendo a revelao.
57 38

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


2) Os Sete Selos (5:1-8:1) a) O Livro selado (5:1-14) Ler 5.1-14 O livro do tipo rolo e seu contedo s poderia ser lido aps a

abertura do ltimo selo. O rolo contm na sua interpretao mais natural, a profecia dos acontecimentos finais, incluindo a salvao do povo de Deus e o julgamento dos maus. O rolo semelhante ao citado em Ez. 2:1-10. Alguns consideram que o contedo do rolo o que est escrito em Ap. 7:1-22:21. Os sete selos indicam que o rolo est completamente selado "nem no cu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ningum podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele (dentro dele), isto quer dizer que "sem a pessoa de Jesus Cristo e sua obra de redeno a histria um enigma".
57 39

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


A apreenso de todos os seres viventes natural: o

otimismo da histria depende de algum para abrir os selos. Joo chora e consolado e se volta para ver o Leo, mas v um Cordeiro como tendo sido morto. O Cordeiro tem sete chifres que representam a plenitude de seu poder, tem sete olhos que representam sua oniscincia ou os sete espritos de Deus enviados por toda a terra. No momento em que o Cordeiro apanha o livro da mo de Deus, toda a criao e criatura que estava em suspense irrompe em um cntico solene, de alegria e de louvor. E se a abertura do selo tem reao csmica, certamente a volta do Cordeiro tambm o ter
57 40

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


b) Os Seis Selos (6:1-17) Ler 6.1-2 Alguns intrpretes opinam que o cumprimento das ocorrncias

do Apocalipse ser consecutivo. Assim, as pragas das trombetas sucedero depois de terem ocorrido as pragas dos selos, e as pragas das taas depois das pragas das trombetas. A segunda vinda de Cristo e a batalha de Armagedom formariam o ponto culminante. Porm, o fato que o contedo da stima ocorrncia de cada uma dessas sries praticamente idntico em todos os casos parece indicar um ponto final - troves, relmpagos, um terremoto e vrias indicaes sobre a chegada do fim - sugere que os selos, as trombetas e as taas so paralelos, pelo menos em parte, quanto ao seu cumprimento.
57 41

Possibilidades de Seqncia
Vamos ver como se definem estas diferentes interpretaes: Selos 1 2 3 4 5 6 7

Trombetas 1 2 3 4 5 6 7 Taas 1 2 3 4 5 6 7 "Parousia"

Selos 1
57

3 4 5 6 7 Trombetas 1 2 3 4 5 6 7 Taas 1 2 3 4 567 "Parousia"


42

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


Os Seis Selos (6:1-17): O primeiro selo (6:1-2) - o evangelho O segundo selo (6:3-4) - a guerra O terceiro selo (6:5-6) - a fome O quarto selo (6:7-8) - a morte pela guerra, fome, pestes e feras, seguida pelo HADES (inferno). O quinto selo (6:9-11) - o martrio - Estes mrtires perfazem o nmeros dos martirizados em todos os tempos, inclusive na grande tribulao (7:14). O sexto selo (6:12-17) - o dia do Senhor - Joo transportado at o perodo imediatamente antecedente vinda do Senhor, quando o cu se recolher, o sol se escurecer, a lua ser como sangue e as estrelas se retiraro (Mt. 24:29; II Pe. 3:10). O sexto selo o iminente fim do mundo, com a abertura do stimo selo, a preparao para a abertura do rolo. Joo descreve ento, tudo isso como muitos detalhes
57 43

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


) Interldio: As duas multides (7:1-17) Os 144.000 (7:1-8) - Deus protege seu povo - Ler 7.2-3 A multido incontvel (7:9-17) - Ler 7.9-17 Os juzos de Deus foram retidos at que os servos de nosso Senhor fossem selados em suas frontes. bom notar que os fiis so selados para serem preservados contra os juzos iminentes de Deus e no do sofrimento fsico, pois os selados so massacrados por causa de sua lealdade ao Cordeiro. A melhor explicao que as duas multides so da mesma natureza, vistas em situaes diferentes: a) os 144 mil (12 X 12 X 10 x 10 x 10 ) significam o nmero completo do povo de Deus (judeus e gentios) que so selados antes da grande tribulao, protegendo-os e diferenciado-os dos selados pela besta. b) a segunda multido so os selados, agora, vistos aps a grande tribulao, salvos no Reino de Deus. A primeira multido est no limiar da tribulao, a segunda multido est salva no Reino de Deus, saram da grande tribulao (v. 14) e lavaram e branquearam suas vestes no sangue do Cordeiro.
57 44

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


O stimo selo (8:1) Ler 8.1-2 As Sete Trombetas (8:2-14:20) Interldio (10.1 a 11.13) O anjo e o pequeno livro (10:1-11) - este anjo reflete grande glria e que nos leva a refletir sobre a intensidade da glria de Deus. - Ler 10.1-7 Medio do templo e as duas testemunhas (11:1-13) - A medio do santurio representa a segurana e a proteo dos membros regenerados da igreja. - Ler 11.1-4 A stima trombeta (11:14-19) - A recapitulao do fim escatolgico. Abriu-se o santurio de Deus e nele se v: A arca da aliana (Ler 11:19) Lembra que Deus o Deus da aliana e das promessas. No fim, tudo que ele prometeu, desde Abrao at a aliana com Cristo, ser cumprido
57 45

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


Interldio (12:1-14:20) O drago, a mulher e seu descendente (12:1-17) Ler 12.1-6, 17 - A mulher vestida do sol, a lua e 12 estrelas: mais fcil entender a mulher como sendo a Sio ideal, o representante no cu do povo de Deus (Is. 54:1; 66:7-9). O apstolo Paulo nos fornece a chave desta interpretao quando fala da Jerusalm de cima, me do povo de Deus na terra (Gl. 4:26). A mulher a igreja ideal no cu; seus filhos so o povo de Deus histrico na terra.
57 46

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


O filho da mulher (12.5): O filho varo Jesus Cristo na sua encarnao e ascenso. No h qualquer indicao que a mulher desceu terra para

dar luz a seu filho, por isso entendemos a cena passandose no cu. O propsito de Satans impedir a obra de Cristo. A proteo divina mulher (1.260 dias = 42 meses = 3,5 anos = metade da semana de anos): Uma vez que o intento de Satans foi frustrado com relao ao filho (Jesus Cristo), o drago investe contra a mulher (a me do povo de Deus), esposa do Senhor, a Igreja. Novamente os esforos de Satans so em vo, pois Deus protege Igreja (12.6).
57

47

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


As duas bestas (13:1-18) A besta que saiu do mar Ler 13.5-8 Comeam a surgir as figuras simblicas das atividades satnicas

no fim dos tempos. A primeira figura a besta que emerge do mar que simboliza o anti-Cristo. A besta que emergiu da terra (Ler 13:11, 16-18) A atividade da segunda besta conduzir os homens adorao do anti-Cristo, o que uma rplica do ministrio do Esprito Santo. Esta besta, pelos dois chifres, tem aparncia de cordeiro, mas fala como drago. Os preteristas encaram o nmero da besta com o imperador Nero (NERON KAISAR no hebraico igual a 666). Entretanto o nmero representa aquele que pretende atingir a perfeio, mas no consegue.
57 48

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


- Vises de consolo (14:1 a 15-4) Ler 14.1 , 9-13 e 15-1-4 Os 144.000 sobre Sio: paralelo a 7:9-17 e descreve a glria

daqueles que resistem at a morte as investidas da besta: foram comprados da terra ; imaculados; seguidores do Cordeiro; redimidos de entre os homens; primcias para Deus e para o Cordeiro. A prostituio um fato muitas vezes mencionados na Bblia no como um pecado carnal, mas como pecado espiritual, ou seja, adorar outros deuses que no o Senhor. Esses 144.000 no so judeus especiais, mas perfazem a Igreja que, diante da ameaa da besta, no se curvou a ela em adorao, no se prostituram espiritualmente. As qualificaes desta multido (seguidores do Cordeiro) a coloca equiparada Igreja.
57 49

A 2 VISO: O TRONO DE DEUS


Os Sete Flagelos (15:1-16:21) a) A preparao (15:1-8) Ler 15.1-4 b) Os Seis primeiros flagelos (16.1-16) h) Interldio (16:13-16): Ler 16.13-16 O drago, a besta e o falso profeta formam uma "trindade" satnica. O falso profeta a segunda besta que emerge da terra e vem para dar apoio besta que emergiu do mar. Os espritos imundos que lhes saem da boca significam a inspirao satnica contra Deus no fim dos tempos. Espritos imundos semelhantes a rs que operam sinais e convencem os reis a lutarem contra o Cordeiro. A batalha do Armagedom (16:16). i) O stimo flagelo (16:17-21) a destruio da Babilnia. O fim desta era descrito com juzos tremendos.
57 50

A 3 VISO (17:1-21:8): BABILNIA


Local: o deserto. As ltimas duas vises so paralelas uma da outra. A primeira, Apocalipse 17:1 a 21:8, ocupa-se da condenao do

maligno sistema mundial representado pela prostituta Babilnia. A segunda, Apocalipse 21:9 a 22:5, descreve a vitria final da noiva de Cristo, a Nova Jerusalm. O paralelismo destas sees implica tanto semelhana como contraste. Ambas so introduzidas por um dos "sete anjos que tinham as sete taas". O mensageiro celestial convidou o vidente a contemplar a cena com as palavras: sobe aqui". (continua)
57 51

A 3 VISO (17:1-21:8): BABILNIA


O paralelismo de contrastes no menos claro. A primeira seo apresenta uma prostituta, a segunda uma noiva. A primeira coloca a cena num deserto (17:3), a segunda numa

montanha (21:10). A primeira diz que na prostituta se encontram escritos nomes de blasfmia (17:3); a ltima que os nomes das doze tribos e doze apstolos se encontram escritos na Cidade Santa (21:12,14) A primeira apresenta Babilnia, a cidade de corrupo e julgamento (17:6); a segunda descreve a Nova Jerusalm, que desce, pura e casta, do cu (21:10); aquela parece num castigo tremendo; esta perdura em luz eterna; aquela amaldioada, esta abenoada.
57 52

A 3 VISO (17:1-21:8): BABILNIA


1) O Mistrio Da Babilnia (17:1-18) Ler 17.1-6, 18 A meretriz que se acha sentada sobre muitas guas: simbolizada

por uma mulher montada numa besta, prostituta, estava embriagada com o sangue dos justos: representa a monstruosa iniqidade da civilizao que se rebela contra Deus. A meretriz o smbolo do poder poltico contra Deus e seus filhos, por isso seu nome de mistrio. Besta significa, portanto, o poder que luta contra Deus atravs da histria. No Apocalipse se refere a um reino que j existia mas no fim reaparecer com poder sobrenatural. 2) O Julgamento Da Babilnia (18:1-19:5) O anncio anglico da queda de Babilnia e Advertncia ao povo de Deus (18:1-5) O grito por vingana e o lamento dos reis e mercadores (18:6-19) A destruio da Babilnia (18:21-24) Aes de graas pelo julgamento da Babilnia (19:1-5)
57 53

A 3 VISO (17:1-21:8): BABILNIA


3) Triunfo E Consumao Final (19:6-21:8)

a) As bodas do Cordeiro (19:6-10) - Ler 19.6-10 A destruio de Babilnia preconiza as Bodas do Cordeiro, que ser a reunio dos crentes com o seu Salvador amado b) A vinda de Cristo (19:11-16) - Ler 19.11-16 Cristo descer do cu para julgar e conquistar os lderes da rebelio contra Deus e seu povo. c) A batalha entre Cristo e o anticristo (19:17-21) d) A priso de Satans, a ressurreio e o reino milenar (20:1-6)

57

54

A 3 VISO (17:1-21:8): BABILNIA


3) Triunfo E Consumao Final (19:6-21:8) - continuao e) A destruio final de Satans e da morte (20:7-15) f) O juzo final (20.11-15) Ler 20.11.15 g) A nova criao (21:1-8) Ler 21.1-8 Todo o velho sistema foi destrudo. Os mpios j esto com Satans no inferno e isto no preocupa

mais a viso de Joo, o que toma conta agora da viso o triunfo dos salvos e a natureza da vida que vivero eternamente com Deus. A Nova Jerusalm apresentada com requintes de beleza e a vida ser plena e intensa, sem qualquer sistema corruptvel.

57

55

A QUARTA VISO: A JERUSALM CELESTIAL (21:9-22:5)


Local: uma montanha Ler 21.9-11a
a viso final da glria de Deus e do Cordeiro e dos salvos,

fiis e perseverantes. Ler 21.12, 23, 27. Ler 22.1-5 Tenho lido da bela cidade, construda por Cristo nos cus; murada de jaspe luzente e juncada com ureos trofeus. E, no meio da praa eis o rio. Do vigor e da vida eternal; Mas metade da glria celeste, jamais se contou ao mortal. (CC 498)

57

56

VI EPLOGO (22:6-21)
E eis que venho sem demora, e comigo est o galardo que tenho

para retribuir a cada um segundo as suas obras. 12 Eu sou o Alfa e o mega, o Primeiro e o ltimo, o Princpio e o Fim. 13 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito rvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. 14 Fora ficam os ces, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idlatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. 15 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas s igrejas. 16 Eu sou a Raiz e a Gerao de Davi, a brilhante Estrela da manh. O Esprito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graa a gua da vida. 17 Amm
57 57

You might also like