You are on page 1of 65

INDSTRIA DA CERMICA

INDSTRIAS DE CERMICA

Tecnologia Industrial Inorgnica Aluno: Cristiano Silva Rabelo


Prof. Karla

Sequncia da Apresentao:
1. Introduo 2. Histria da Cermica 3. Economia da Cermica 4. Matrias-Primas Bsicas 5. Qumica Fundamental das Cermicas e Reaes Envolvidas 6. Cermica Branca 7. Produtos Estruturais de Argila 8. Refratrios 9. Produtos Especiais da Cermica 10. Fornos 11. Processamento de Cermica

Materiais cermicos so materiais no-metlicos, inorgnicos, cuja estrutura, aps queima em altas temperaturas, apresenta-se inteira ou parcialmente cristalizada.

Introduo

Baseado na Abordagem relativa as principais Industrias Qumicas, delimitou-se o estudo de produtos da argila, com exceo ao vidro e cimentos.

Imagem referindo Slide anterior

Histria da Cermica
De todos os materiais, a cermica aquele que acompanha o homem h mais tempo. Desde quando o homem pode sair das cavernas e desenvolver instrumentos e moradias. Sendo que o processamento baseou-se na capacidade da argila ser moldada quando misturada a gua e na secagem (Inicialmente ao sol, em 1000 a.C. em fornos abertos, em 500 a.C. fornos fechados). Basicamente a Cermica um material qumico que acompanha o homem em sua evoluo. Evoluindo em conjunto, a medida que a tecnologia se desenvolve.

Economia da Cermica
Os dados sobre o setor de cermica no Brasil apresentam divergncia entre as principais associaes representativas: A ANICER (Associao Nacional da Indstria Cermica) aponta que o mercado conta com cerca de 5.500 empresas entre cermicas e olarias, sendo responsvel por mais de 400 mil empregos diretos, 1,25 milhes indiretos e gerando um faturamento anual de R$ 6 bilhes (4,8% do faturamento da indstria da construo civil). Por outro lado, a ABC (Associao Brasileira de Cermica) contabiliza, especificamente para a cermica vermelha, a existncia de 11.000 empresas de pequeno porte distribudas pelo Pas, empregando cerca de 300 mil pessoas, e gerando um faturamento da ordem de R$ 2,8 bilhes. A despeito dessas inconsistncias, dada a existncia de vrias empresas pulverizadas no mercado nacional, a principal convergncia em relao s empresas que produzem cermica vermelha o fato de serem, em sua maioria, de micro, pequeno e mdio portes que, segundo dados do SEBRAE, utilizam processos produtivos tradicionais.

Matrias-Primas Bsicas
A matria-prima mais importante na composio das cermicas so as argilas, que so materiais argilominerais que na presena de gua, so responsveis pelas propriedade importantes para produo de cermicas, tais como: plasticidade, resistncia mecnica a mido, retrao linear de secagem, compactao, viscosidade de suspenses aquosas. Tambm so considerados de importncia relevante o Feldspato e a rea, normalmente compostos que possuem Silcio.

Preparao da Matria-Prima
O setor mnero-cermico enfrenta diversos desafios para manuteno e aprimoramento competitivo de seu parque industrial. Um dos problemas detectados relaciona-se legislao ambiental, que por meio da Resoluo Conama n 369 (de 28 de maro de 2006) impe restries s atividades extrativas em rea de Preservao Permanente APP. Parte essencial, o Processamento da Argila aps a extrao de vital importncia para a qualidade e o valor do produto final. Sendo que a Recuperao dever variar de processo para processo e das caractersticas da argila.

Converses Qumicas
Desidratao, ou perda de gua de cristalizao, entre 600 e 900C: Calcinao, por exemplo, CaCO3, entre 600 e 900C. Oxidao do ferro divalente e da matria orgnica, entre 350 e 900 C. Formao de Silicato, a 900C ou mais. Acontecem simultaneamente durante o aquecimento:

Na prtica as reaes qumicas sero mais complicadas devido a presena de contaminantes em grande quantidade.

Os processos de fabricao empregados pelos diversos segmentos cermicos assemelham-se entre si parcial ou totalmente, podendo diferir de acordo com o tipo de pea ou material desejado. De um modo geral, a manufatura de produtos cermicos compreendem as etapas de: preparao da matria-prima e da massa; formao das peas; tratamento trmico; e acabamento.

Na indstria cermica tradicional, grande parte das matrias-primas utilizadas natural e obtida por minerao. Desta forma, a primeira etapa de reduo de partculas e de homogeneizao das matrias-primas realizada na prpria minerao, sendo que aps esta fase a matria-prima ainda deve ser beneficiada (desagregada ou moda), classificada de acordo com a granulometria e muitas vezes tambm purificada na indstria cermica.

A garantia da homogeneidade da composio da massa depende do peso seco de cada matria-prima envolvida, sendo necessrio portanto o controle de umidade dos componentes. Os diferentes tipos de massas so preparados de acordo com a tcnica a ser empregada para dar forma s peas, e de modo geral podem ser classificadas em: suspenso (tambm chamada de barbotina), uma soluo de argila para obteno de peas em moldes de gesso ou resinas porosas; massas secas ou semi-secas, na forma slida e granulada, para obteno de peas por prensagem; massas plsticas, constituda de um slido malevel, para obteno de pe- as por extruso, seguida ou no de torneamento ou prensagem.

O processo de triturao da matria-prima na minerao fornece tamanhos de partcula de, aproximadamente, mm. Porm, para conseguir uma maior reduo de granulometria (partculas de dimetro de mm), fazse necessrio o uso de moinhos: Moinho de Bolas: A massa cermica introduzida em cilindros de aproxi-madamente ,0 m de dimetro e , m de comprimento, que giram na posio horizontal, apoiados em dois eixos nas extremidades. Na parte interna, se encontram esferas (em geral, de alumina de alta densidade), responsveis pela moagem do material; Moinho de Rolos: So empregados extensamente na indstria pesada da argila para desintegrar, aplainar e homogeneizar as partculas de argila. O equipamento consiste em rolos que giram verticalmente posicionados, operando dentro de um anel exterior ao equipamento. A presso desenvolvida entre o rolo e o anel por ao centrfuga. A massa cermica pode ser introduzida no moinho com ou sem gua, at atingir a granulometria necessria; Moinho de Martelos: O equipamento consegue reduo de tamanho das partculas por fora de impacto. As matrias-primas no moinho so quebra- das quando golpeadas por martelos, que giram rapidamente em seu interior; Moinho Corredor de Borda: So apropriados para reduzir o tamanho das partculas de matrias primas plsticas. As bandejas com base perfurada asseguram a definio dos tamanhos das partculas, enquanto que as bandejas molhadas tm a funo de permitir o controle de gua no material.

Colagem / Fundio em molde Usada basicamente quando se tem produtos feitos base de barbotina, como xcaras e loua sanitria, esta tcnica realizada despejando-se a barbotina num molde de gesso, onde permanece durante um certo tempo at que a gua contida na suspenso seja absorvida pelo gesso do molde e as partculas slidas se acomodem em sua superfcie, formando o que ser posteriormente a parede da pea.

Prensagem Consiste na conformao de massas granuladas com baixo teor de umidade por meio de uma prensa, sendo usada primordialmente na produo de pisos e revestimentos, embora no se restrinja a esta aplicao.

Extruso Nesta atividade, a massa plstica colocada numa extrusora, tambm conhecida como maromba, onde compactada e forada por um pisto ou eixo helicoidal, atravs de bocal com determinado formato. Como resultado obtm-se uma coluna extrudada, com seo transversal e com o formato e dimenses desejados.

O torneamento em geral uma etapa posterior extruso, realizada em tornos mecnicos ou manuais, onde a pea adquire seu formato final.

Aps a etapa de formao, as peas em geral ainda contm grande quantidade de gua, proveniente da preparao da massa. Para evitar tenses e, consequentemente, defeitos nas peas (como trincas, bolhas, empenos, etc) necessrio eliminar essa gua de forma lenta e gradual at um teor suficientemente baixo, de 0,8% a ,% de umidade residual. O calor de secagem fornecido principalmente por queimadores a gs natural, atingindo temperaturas de 170C. importante para a reduo do consumo energtico que a secagem seja rpida, eficiente e de baixo desperdcio, controlando as taxas de aquecimento, circulao de ar, temperatura e umidade.

Aps a secagem, a maioria dos produtos recebe uma camada fina e contnua de um material denominado esmalte ou vidrado, que aps a queima adquire aspecto vtreo. Esta camada contribui para o aspecto esttico, higinico e melhora algumas das propriedades fsicas, principalmente de resistncia mecnica e eltrica.

Na operao de queima, conhecida tambm por sinterizao, os produtos adquirem suas propriedades finais, sendo de fundamental importncia na fabricao dos produtos cermicos. Da eficincia desta etapa dependem o desenvolvimento das propriedades finais destes produtos, as quais incluem seu brilho, cor, porosidade, estabilidade dimensional, resistncia flexo, ao gretamento, a altas temperaturas, gua, ao ataque de agentes qumicos, e outros. Em funo desta importncia fundamental o projeto e a instalao correta dos fornos, a fim de garantir uma combusto eficiente

O processo de queima ocorre em seguida secagem e esmaltao, sendo que a primeira tem o papel de reduzir a umidade, prevenindo o excesso de gua na pea e as consequentes trincas provocadas pelo surgimento de bolhas de vapor. Desta forma, aps a reduo da umidade e o recebimento da camada de esmalte, as peas so encaminhadas para fornos contnuos ou intermitentes e submetidas a um tratamento trmico entre 800C e 1.700C. A operao atua em trs fases, que so: aquecimento da temperatura ambiente at a temperatura desejada; patamar durante certo tempo na temperatura especificada e resfriamento at temperaturas inferiores a 100C.

As reaes provocadas nas vrias etapas do ciclo de queima, constituem a base das seguintes converses fsicas e qumicas: - At 100C: eliminao da gua livre no eliminada totalmente na secagem; - ~ 200C: elimina-se a gua coloidal, que permanece intercalada entre as pequenas partculas de argila; - de 350 a 650C: combusto das substancias orgnicas contidas na argila; - de 450 a 650C: decomposio da argila com liberao de vapor; - ~ 570C: rpida transformao do quartzo; - Acima de 700C: reaes qumicas da slica com a alumina, formando slicoaluminatos complexos que do ao corpo cermico suas caractersticas de dureza, estabilidade, resistncia fsica e qumica; - de 800 a 950C: carbonatos se decompem e liberam CO; - Acima de 1000C:os slico-aluminatos que esto em forma vtrea comeam amolecer, assimilando as partculas menores e menos fundentes, dando ao corpo maior dureza, compatibilidade e impermeabilidade.

Normalmente, a maioria dos produtos cermicos retirada dos fornos, inspecionada e remetida ao consumo. No entanto, alguns produtos requerem processamento adicional para atender a algumas caractersticas que no so possveis de serem obtidas durante o processo de fabricao. O processamento ps-queima recebe o nome genrico de acabamento e pode incluir polimento, corte, furao, entre outros. Ao deixarem o forno, as peas resfriadas e acabadas so classificadas e embaladas, finalizando o processo de fabricao.

Bibliografia:
Shreve, R. Norris, et. Al. Indstrias de Processos Qumicos. Indstrias da Cermica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara,1977. Guia tcnico ambiental da indstria de cermicas branca e de revestimentos / Maria Ceclia Oliveira [e] Martha Faria Bernils Maganha. - - So Paulo : CETESB, 2006. 90p. ( CD) : il. ; cm. - (Srie P + L) SANTOS, P. S. Cincia e Tecnologia de Argilas. v.1. 2 edio. So Paulo: Edgar Blcher, 1989. 408 p. SENAI-RS. O perfil da indstria cermica no Brasil; estudo piloto O perfil da indstria cermica no Rio Grande do Sul relatrio de pesquisa. Porto Alegre: SENAI / FIERGS, 2000. 37 p. TAPIA, R.S.E.C. et al. Manual para a Indstria de cermica vermelha. Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ, 2002. 92 p. (Srie uso eficiente de energia)

You might also like