You are on page 1of 22

FENMENOS CLIMTICOS

Enchentes Secas Ondas de Frio

ENCHENTES Todo rio ou corpo dgua tem uma rea em todo seu entorno que costuma inundar em determinadas pocas do ano ou quando h um ndice de precipitao muito grande aumentando a vazo e causando um transbordamento. Portanto, essas inundaes, tambm chamadas de enchentes, so muito comuns e so fenmenos naturais que ocorrem em todos os corpos dgua. O problema que com a construo de cidades beira de rios, que no respeitam este limite natural de transbordamento, este fenmeno natural pode causar transtornos e at se tornar muito perigoso.

Outro fator que contribui para o agravamento das enchentes, principalmente nas grandes cidades, o fato de que a maior parte do solo impermeabilizada pelo asfalto e concreto, diminuindo a quantidade de gua que poderia ser infiltrada e aumentando ainda mais a vazo dos corpos dgua. Junta-se a isto, o fato de que a maioria da populao das grandes cidades ainda joga lixo nas ruas entupindo os sistemas artificiais de escoamento projetados pelas prefeituras, e temos um quadro tpico do perodo de chuvas no Brasil: dezenas de cidades alagadas e pessoas desabrigadas.

A questo que uma vez instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas. Uma cidade como So Paulo, por exemplo, que tem altos ndices pluviomtricos e ainda a uma das maiores manchas urbanas do mundo, possui a maior parte de seu solo impermeabilizado, e ainda uma grande quantidade de pessoas de baixa renda que no possuem acesso s condies adequadas de destinao de seus resduos. Tendo estes o destino quase sempre certo, de leitos de rios ou bueiros. Ou seja, a questo das enchentes no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo onde haja falta de planejamento, deixa de ser uma questo puramente ambiental (de condies de precipitao, ou vazo de corpos dgua) e passa a ser tambm, social, econmica, estrutural e at mesmo poltica.

Represa Billings - SP

Angra dos Reis Janeiro 2010

Regio Serrana RJ Janeiro de 2011

S este ano mais de 190 mil pessoas foram afetadas por enchentes apenas na regio nordeste do pas, tendo sido gastos mais de 540 milhes de reais. Outro fator que agrava a situao das enchentes so as mudanas climticas. Com o desequilbrio do clima algumas regies que possuam um clima regular, permanecem a maior parte do ano sem receber chuva que, depois, cai de maneira torrencial causando as enchentes. Em alguns lugares ainda, tm ocorrido enchentes pela necessidade de abertura repentina de vertedouros em determinadas barragens devido ao fato de estas se encontrarem acima do seu limite de armazenamento.

Seca ou estiagem um fenmeno climtico causado pela insuficincia de precipitao pluviomtrica, ou chuva numa determinada regio por um perodo de tempo muito grande. Existe uma pequena diferena entre seca e estiagem pois estiagem o fenmeno que ocorre num intervalo de tempo ou seja a estiagem no permanente, j a seca permanente.

O Planalto da Borborema ocupa uma rea que se estende do sul de Alagoas at o Rio Grande do Norte, com altitude mdia de 400 metros, podendo chegar a mais de 1.000 metros. a Borborema que cria as reas mais secas, que ficam em sua "sombra" (Cariris Velhos) na Depresso Sertaneja Setentrional.

O Polgono abrange oito Estados nordestinos (o Maranho a nica exceo) alm do norte de Minas Gerais, com 121.490,9 km, e compreende as reas sujeitas repetidamente aos efeitos das secas. J o Semi-rido ocupa 841.260,9 km de rea no Nordeste,nas regies do Agreste e Serto nordestinos e outros 54.670,4 Km em Minas Gerais.

palma
Xique-xique

umbuzeiro

mandacaru

ONDAS DE FRIO

Ocorrem aps a passagem dos frentes frias, que podem trazer chuvas fortes , vendavais, granizo, at mesmo ciclones extratropicais. So frequentes entre abril e outubro. Nos estados do Sul esto associadas s geadas e at mesmo neve.

geada

vendavais

granizo

neve

You might also like