You are on page 1of 10

ELEMENTOS DE VEDAO E CONEXO

Vedao processo que impede a passagem de lquidos, gases, slidos ou p de um meio para outro. Elementos de vedao so peas que impedem a sada de fluido de um ambiente fechado (tubulao, depsito etc.) e evitam que esse ambiente seja poludo por agentes externos.

Vedao

Temperatura: No caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, o material do vedador deve suportar a temperatura de trabalho interna e externa; Acabamento das peas: Uma boa vedao requer bom acabamento das superfcies a serem vedadas; Presso: Quanto mais elevada for presso do fluido, maior ser a possibilidade de escapamento, devendo o material resistir presso; Estado fsico: Os fluidos lquidos so mais fceis de serem vedados do que os fluidos em estado gasoso.

Guarnies so peas flexveis colocadas entre duas superfcies rgidas, geralmente planas. vedao so: Juntas de borracha, papelo, velumide, anis de borracha ou metlicos, juntas metlicas,retentores, gaxetas, selos mecnicos, etc.

Vedao para junes fixas: Vedao em ogiva, vedao em faca, vedao cnica.

As junes mveis podem ser vedadas de forma direta ou com elementos intermedirios. Alto custo. So vedaes que apresentam pequenas perdas de energia por atrito. seguintes tipos: em cmara de estopa, de contato circular, de contato plano frontal, sem contato, ou com movimentos alternados.

Tipos de vedao
Juntas de elastmeros: So vedaes industriais empregadas em
partes estticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc.

Junta de Fibra de celulose: Conhecida comercialmente por


guarnital ou velumide, essa fibra fabricada a partir de celulose aglomerada com cola e glicerina.

Juntas de papelo: So empregadas em partes estticas de


mquinas ou equipamentos como, por exemplo, nas tampas de caixas de engrenagens.

Juntas de cortia: Material de alta resistncia qumica empregado


na vedao de vrios produtos, como leo, ar e gua.

Materiais de vedeo

Juntas de borracha, papelo, velumide, anis de borracha e metlicos, gaxetas de papelo, selos mecnicos de borracha e outros. Como exemplo de peas e elementos utilizados para vedaes industriais, destacam-se os seguintes: Acoplamentos: Elementos muito utilizados e indispensveis em motores e redutores industriais que eliminam vibraes, rudos excessivos ou choques mecnicos no momento do acionamento. Anis Raspadores: So elementos utilizados para limpeza e proteo de hastes dos sistemas hidrulicos ou pneumticos. Anis de Vedao (ORings): So elementos de vedao para aplicaes em sistemas estticos ou dinmicos, em forma de anel, com seo transversal circular O

Coxins: So elementos de absoro de vibraes e de impactos em sistemas mecnicos mbolos: So artefatos utilizados para vedaes especialmente projetadas para aplicaes de duplo efeito. Gaxetas: So elementos vedantes disponibilizados em materiais diferenciados para aplicaes hidrulicas ou pneumticas em sistemas de movimento axial de baixa ou alta presso.

Tubulao

Tubulao um conduto forado, destinado ao transporte de fluidos. Classificar-se-o os tubos de acordo com os materiais que os constituem, dos quais se destacam, relativamente s infraestruturas de abastecimento de gua: a) Fibrocimento; b) PVC; c) Polietileno; d) Polister reforado com fibra de vidro; e) Beto armado e pr-esforado; f) Ferro fundido; g) Ao.

Elementos de conexo
As conexes para mangueiras podem ser classificadas em dois
grandes grupos: reusveis e permanentes.

Conexes reusveis: cujo sistema de fixao da conexo


mangueira permite reutilizar a conexo.

Conexes permanentes: Cujo sistema de fixao da conexo


mangueira no permite reutilizar a conexo quando a mangueira se danifica.

You might also like