You are on page 1of 22

RESPONSABILIDADE DISCIPLINAR DOS NOTRIOS E

OFICIAIS DOS REGISTROS

FONTE NORMATIVA
Artigo 236 da Constituio da Repblica Artigos 30 a 36 da Lei 8.935, de 1994

Direito

Penal

Disciplinar
a

dos

notrios
do

registradores:

parte

Direito

Administrativo em que, ao pressuposto de infraes no servio registral e notarial, se ligam sanes com a natureza de pena (Ricardo Dip)

FINALIDADE
O intuito do Direito Penal Disciplinar sobre os delegados de servios extrajudiciais punir, para corrigir, o comportamento daqueles profissionais que no guardam a ordem prpria de sua profisso. Enquanto o Direito Penal comum opera num mbito externo e com amplitude de condutas, o Direito Penal Disciplinar considera, em sua base, a profissionalidade do notrio e do registrador, enquanto titulares de poderes concretamente exercitveis no mbito de uma legalidade estrita.

TRS CONCLUSES
a) as medidas disciplinares no se subordinam
jurisdicionalidade essencial, ou seja, seu carter

de no-jurisdicionalidade;
b) h uma base relacional hierrquica em sua

imposio;
c) desvinculam-se do princpio da reserva legal.

A no-jurisdicionalidade do Direito Penal Disciplinar


A afirmao da natureza administrativa do Direito Penal Disciplinar dos registradores e notrios conduz a concluir pela inexigibilidade essencial de sua jurisdicionalidade direta. Ou seja, a imposio de penas disciplinares prescinde da interveno do Judicirio e mesmo quando exigvel a judiciariedade, ela se exercita sem o concurso de uma relao processual.

No h coisa julgada
O apenamento disciplinar extrajudicial ou judicirio, so ambos procedimentos nojurisdicionais, insuscetveis de formao da imutabilidade substancial do julgado (coisa julgada material) Mas a Lei 8.935/94 no exclui a possibilidade de se aplicar uma das penas por meio de sentena judicial transitada em julgado (artigo 35, inciso I), efeito penal secundrio previsto no 92, I, CP.

Judiciarizao do procedimento
A ausncia de essencial jurisdicionalidade direta para imposio das medidas disciplinares no implica ocorra a judiciarizao procedimental. Isso porque a CF, 5-LV, assegura aos litigantes no processo administrativo, o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. E as decises do Judicirio, ainda em carter administrativo, devem ser fundamentadas (art.93, IX), sob pena de nulidade.

Relao hierrquica
Se no h vinculao pessoal de subordinao
hierrquica - extravel da gesto privada dos

servios de notas e registros (art.236 CF/88),


existe uma considerao funcional ou objetiva de

uma ordem de subordinao imposta pelos


interesses do servio, que continua sendo

pblico.

Processo inquisitivo
A apurao das faltas disciplinares dos notrios e registradores se far luz do procedimento inquisitivo, que se caracteriza por 3 circunstncias: a) existncia de interesse social indisponvel, que autoriza a inquisitoriedade; b) o procedimento inquisitivo processo de autotutela; c) unidade de suporte subjetivo para acusao e deciso.

Quando se instaura o procedimento?


Mediante representao de qualquer interessado (art.37 da Lei 8.935/94) ou sempre que necessrio, o que evidencia a autotutela. O modelo inquisitivo mais benigno: No D.Penal, o 107, IX, CP, prev o perdo como causa de extino da punibilidade, nos casos previstos em lei. J no Direito Penal Disciplinar, o que interessa o bem do servio e, portanto, pode ser exercido com equidade.

Desvinculao com a reserva legal


No crime, vigora o nullum crime, nulla poena,

sine previa lege.


No Direito Penal Disciplinar, voltado regularidade do servio e no retribuio de um fato ilcito, no h motivo para subordinar-se tipologia estrita e prvia.

H uma finalidade penal meramente


preventiva, em favor direto da vtima, uma defesa social.

Como compensar a atipicidade?


Para compensar a ausncia de elementos

tipolgicos
Quais so?

descritivos,

so

adotados

elementos normativos. Na Lei 8.935/94: "falta grave", "conduta atentatria s instituies", "falta mais grave", "dignificar a funo exercida", em rol meramente enunciativo.

Penas aplicveis
Lei 8.935/94, artigo 32:
Os notrios e os oficiais de registro esto sujeitos, pelas infraes que praticarem, assegurado amplo direito de defesa, s seguintes penas: I - repreenso; II - multa; III - suspenso por 90 dias, prorrogvel por mais 30; IV -

perda da delegao.

Perda da delegao
Lei 8.935/94, artigo 35: A perda da delegao depender: I - de sentena judicial transitada em julgado; II - de deciso decorrente de processo administrativo instaurado pelo juzo competente, assegurado amplo direito de defesa. 1 - Quando o caso configurar a perda da delegao, o juzo competente suspender o notrio ou oficial de registro, at a deciso final, e designar interventor, observando-se o disposto no art. 36.

Quais as infraes disciplinares?


Lei 8.935/94, artigo 31: So infraes disciplinares que sujeitam os notrios e os oficiais de registro s penalidades previstas nesta Lei: I - a inobservncia das prescries legais ou normativas; II - a conduta atentatria s instituies notariais e de registro; III - a cobrana indevida ou excessiva de emolumentos, ainda que sob a alegao de urgncia; IV - a violao do sigilo profissional; V- o descumprimento de quaisquer dos deveres descritos no artigo 30.

Deveres dos notrios e registradores


Lei 8.935/94, artigo 30: So deveres dos notrios e dos oficiais de registro: I - manter em ordem os livros, papis e documentos de sua serventia, guardando-os em locais seguros; II - atender s partes com eficincia, urbanidade e presteza; III - atender prioritariamente as requisies de papis, documentos, informaes ou providncias que lhes forem solicitadas pelas autoridades judicirias ou administrativas para a defesa das pessoas jurdicas de direito pblico em juzo.

Deveres (continuao)
IV - manter em arquivo as leis, regulamentos, resolues, provimentos, regimentos, ordens de servio e quaisquer outros atos que digam respeito sua atividade; V - proceder de forma a dignificar a funo exercida, tanto nas atividades profissionais como na vida privada; VI - guardar sigilo sobre a documentao e os assuntos de natureza reservada de que tenham conhecimento em razo do exerccio de sua profisso.

Deveres (continuao)
VII - afixar em local visvel, de fcil leitura e
acesso ao pblico, as tabelas de emolumentos em vigor; VIII - observar os emolumentos fixados para a prtica dos atos do seu ofcio; IX - dar recibo dos emolumentos percebidos; X - observar os prazos legais fixados para a

prtica dos atos do seu ofcio.

Hipteses de imposio das penas


Lei 8.935/94, artigo 33: As penas sero aplicadas: I - a de repreenso, no caso de falta leve; II - a de multa, no caso de reincidncia ou de infrao que no configure falta mais grave; III - a de suspenso, em caso de reiterado

descumprimento dos deveres ou de falta


grave.

Quando se aplica a pena de de delegao?


A lei no especifica as hipteses. Seria apenas efeito

perda

secundrio

da

condenao penal? (art.92, I, CP)

No o que prevalece na doutrina e na


jurisprudncia.

Muito obrigado

Contatos:

jrenatonalini@uol.com.br jose-nalini@uol.com.br

You might also like