You are on page 1of 9

O piscar sincronizado entre os vaga-lumes

Josilene Soares

Piscar rtmico sincrnico


Entre os vaga-lumes errantes, o acasalamento bem-sucedido, muitas vezes requer um perodo de comunicao contnuo e alternado, especfico da espcie, envolvendo flashes precisamente cronometradas que norteiam um macho voando para uma fmea sedentria. So mais de 2000 espcies em todo o mundo. Diferentes espcies evoluram de uma grande variedade de sinais luminescentes durante o perodo de acasalamento. O leste da ndia, Filipinas e Nova Guin, tem fascinado exploradores e naturalistas por centenas de anos:
Nesta regio, agregaes enormes de vaga-lumes se renem em rvores e piscam em sincronia quase perfeita.

Piscar rtmico sincrnico


A excitao hipntica de testemunhar tais exposies foi descrito por Howard (1929) como "uma estranha viso ... na escurido era uma rvore apenas preenchida com vaga-lumes. O estranho era que todos eles brilharam ao mesmo tempo. Um segundo tudo era escurido, no prximo segundo a rvore inteira era iluminada com uma luz linda! " Adamson (1961) fez observaes semelhantes: A banda fluorescente composta por essas pequenas luzes de organismos, levanta e sai com uma preciso que est perfeitamente sincronizada, fica-se imaginando quais os meios de comunicao eles possuem que lhes permite coordenar o seu brilho como se fosse controlado por um dispositivo mecnico.

Piscar rtmico sincrnico


Em Pteroptyx cribellata, por exemplo (Buck e Buck 1976, 1978; Lloyd, 1973a), antes do pr do sol vrios indivduos se renem em determinados enxames nas rvores. Milhares de indivduos comeam a piscar logo depois do pr do sol, enquanto a sincronia constri-se lentamente durante a noite. Os flashes rtmicos sincrnicos mais proeminentes so os dos machos. Machos parados piscam de forma sincrnica e os machos voando tambm sincronizam com os outros. Eles se movem em um vo lento pairando at vrios metros da folhagem, atrados pelas fmeas.

Piscar rtmico sincrnico


Flashes no sincronizados tambm ocorrem. As fmeas emitem sinais arrtmicos de longa durao que so menos brilhante que o sinal do macho Os machos respondem rapidamente s fmeas com pisca-pisca, e outros machos emitem flashes Estas exposies continuam durante a noite e encontros bemsucedidos resultam em cpulas

Significado adaptativo
O significado reprodutivo de luminescncia bem estabelecido para os vaga-lumes errantes e o consenso entre os entomologistas que piscar coletivo e sincronizado tambm est relacionado ao comportamento reprodutivo. O piscar sincronizado em Pteroptyx malaccae, as espcies tailandesas, que Smith (1935) descreveu. Como em outras espcies, realizada inteiramente por machos que mantm posies afastadas em folhas individuais ou territrios similares em rvores por longos perodos. As fmeas voam a estas rvores para acasalar com os machos. As fmeas emitem sinais cronometrados de forma irregulares, de maior durao e menos brilhante do que os machos.

Significado adaptativo
O sistema de reproduo de Pteroptyx pode envolver um sistema do tipo lek (Buck e Buck 1976; Otte e Smiley 1977; Lloyd 1979), e tem-se argumentado que a sincronia entre os machos poderiam servir pelo menos trs propsitos:
1) a sincronia pode acentuar o ritmo Machos (Otte e Smiley 1977).
Se, as fmeas selecionam os machos com base numa taxa de repetio do flash, ento os flashes caticos de agregaes densas de machos podem impedir a capacidade da fmea avaliar o padro dos machos.

2) baseando-se na deteco melhorada se aplica, se o acasalamento exigir que os machos detectem visualmente fmeas (Otte e Smiley 1977).
A sincronizao pode servir como um mecanismo de reduo de rudo permitindo que os machos encontrem melhores fmeas nos perodos escuros interflash.

3) Pode ser um mecanismo de reforo de sinal (Otte e Smiley 1977).


Isso permitindo que pequenos grupos de machos sincronizados atraiam um maior nmero de fmeas.

Sincronizao do flash como um processo de auto-organizao


Uma caracterstica fundamental do sistema que o padro surge como um resultado das interaces entre os vrios vaga-lumes. A sincronizao no imposta por qualquer influncia fora do sistema, como um lder, um supervisor ou sinalizao fsica externa.
surge de dentro, com base em interaes locais entre os vaga-lumes que seguem a Como isso pode sistema ter evoludo? regra simples: a emisso de luz de um vizinho muda o tempo de emisso de sua prpria luz.

A capacidade de um grupo de indivduos locais sincronizados, capturar osciladores adicionais uma forma de feedback positivo. Feedback negativo tambm est presente, sob a forma de uma limitao fisiolgica que mantm um feedback positivo de auto-perpetuao de controle: um vaga-lume pode ser estimulada a piscar apenas dentro de uma gama de frequncias fixa.

Como esse sistema pode ter evoludo?


Provavelmente a seleo natural favoreceu o aparelho de flash oscilatrio bsico de vaga-lumes machos como uma adaptao de acasalamento, porque era um mecanismo inerentemente autoorganizado para a sincronizao de grupo, baseado em reaes de marca-passo individuais aos sinais de luz emitidos pelos indivduos vizinhos.

You might also like