You are on page 1of 13

Resistncia de materiais - Resmat

O objetivo desse curso aplicar conceitos de disciplinas tais como Fsica Geral, Mecnica dos slidos e da prpria Resistncia dos Materiais, na abordagem e soluo de problemas relacionados ao comportamento do slido deformvel submetido a diferentes tipos de carregamento, atravs da aplicao dos critrios de clculo por resistncia e rigidez, garantindo o correto desempenho do elemento de estrutura durante o servio. Um pr-requisito bsico para esta disciplina vetores.

Vetores
Grandezas escalares e vetoriais Grandezas Escalares Grandezas fsicas como tempo, por exemplo, 5 segundos, ficam perfeitamente definidas quando so especificados o seu mdulo (5) e sua unidade de medida (segundo). Estas grandezas fsicas que so completamente definidas quando so especificados o seu mdulo e a sua unidade de medida so denominadas grandezas escalares. A temperatura, rea, volume, so tambm grandezas escalares. Grandezas Vetoriais - Quando voc est se deslocando de uma posio para outra, basta voc dizer que percorreu uma distncia igual a 5 m? O deslocamento no fica perfeitamente definido se for dada apenas a distncia percorrida (por exemplo, 5,0 cm); h necessidade de especificar a direo e o sentido do deslocamento. Estas grandezas que so completamente definidas quando so especificados o seu mdulo, direo e sentido, so denominadas grandezas vetoriais. Outras grandezas vetoriais: velocidade, acelerao, fora. . .

Vetores A representao matemtica de uma grandeza vetorial o vetor representado graficamente pelo segmento de reta orientado (Figura), que apresenta as seguintes caractersticas:

Mdulo do vetor - dado pelo comprimento do segmento. Direo do vetor - dada pela reta suporte do segmento (30 com a horizontal). Sentido do vetor - dado pela seta colocada na extremidade do segmento. Notao: : vetor deslocamento : vetor acelerao : vetor velocidade

Adio de vetores
H dois mtodos, geomtricos, para realizar a adio dos dois vetores. Mtodo da triangulao ou polgono fechado Mtodo da triangulao: consiste em colocar a origem do segundo vetor coincidente com a extremidade do primeiro vetor, e o vetor soma (ou vetor resultante) o que fecha o tringulo (origem coincidente com a origem do primeiro e extremidade coincidente com a extremidade do segundo). (Figura I) Mtodo do paralelogramo Mtodo do paralelogramo: consiste em colocar as origens dos dois vetores coincidentes e construir um paralelogramo; o vetor soma (ou vetor resultante) ser dado pela diagonal do paralelogramo cuja origem coincide com a dos dois vetores. (Figura II) (Figura II)

(Figura I)

Decomposio de vetores
Na soma de dois vetores, podemos encontrar apenas um nico vetor, ou seja, o vetor resultante, que nada mais do que um vetor que equivale a esses dois vetores. Na decomposio de vetores, o processo inverso. Dado um vetor , podemos encontrar outros dois vetores. Vejamos a figura abaixo:

Com base na relao trigonomtrica aplicada a um tringulo retngulo, podemos determinar o mdulo dos componentes horizontal e vertical do vetor em funo do ngulo . Dessa forma, do tringulo amarelo acima temos:

A expresso do mdulo do componente horizontal. A expresso do mdulo do componente vertical. Finalmente, como o tringulo formado por e seus componentes um tringulo retngulo, aplicando o teorema de Pitgoras, temos:

Conceitos bsicos de esttica


Fora A fora representa a ao de um corpo sobre o outro e caracterizada pelo seu ponto de aplicao, sua intensidade, direo e sentido. A direo de uma fora e definida por sua linha de ao, ou seja, e a reta ao longo da qual a fora atua, sendo caracterizada pelo ngulo que forma com algum eixo fixo. O sentido da fora e indicado por uma seta (vetor). Resultante de uma fora Constata-se experimentalmente que duas foras P e Q que atuam sobre um ponto material podem ser substitudas por uma nica fora R que tenha o mesmo efeito sobre esse ponto material. Essa fora chamada de resultante de P e Q. Portanto, a resultante de um grupo de foras a fora que, atuando sozinha, produz ao idntica produzida pelo grupo ou sistema de foras.

Equilbrio de Foras Quando a resultante de todas as foras que atuam sobre um ponto material nula, este ponto est em equilbrio. Para exprimir algebricamente as condies de equilbrio de um ponto material, escreve-se:
Fora Peso () Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de acelerao da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relao superfcie. O Peso de um corpo a fora com que a Terra o atrai, podendo ser varivel, quando a gravidade variar, ou seja, quando no estamos nas proximidades da superfcie da Terra. Fora Peso que atua sempre no sentido vertical.

Fora normal () Esta exercida pela superfcie sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistncia em sofrer deformao devido ao peso do corpo ou por uma compresso sobre esta superfcie. Analisando um corpo que encontra-se sob uma superfcie plana verificamos a atuao das duas foras. Figura.

Para que este corpo esteja em equilbrio na direo vertical, ou seja, no se movimente ou no altere sua velocidade, necessrio que os mdulos das foras Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se equilibraro.

Fora Axial ou Normal F definida como fora axial ou normal a carga que atua na direo do eixo Longitudinal da pea. A denominao normal ocorre, em virtude de ser perpendicular, a seco transversal.

Trao na Pea A pea estar tracionada quando a fora axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior.

Compresso na Pea A pea estar comprimida, quando a fora axial aplicada estiver atuando como sentido dirigido para o interior.

VNCULOS ESTRUTURAIS
Denominamos vnculos ou apoios os elementos de construo que impedem os movimentos de uma estrutura. Nas estruturas planas, podemos classific-los em 3 tipos. Vnculos de 1 classe Este tipo de vnculo impede o movimento de translao na direo normal ao plano de apoio, fornecendo-nos desta forma, uma nica reao (normal ao plano de apoio). Vnculos de 2 Classe Este tipo de vnculo impede apenas dois movimentos; o movimento no sentido vertical e horizontal, podendo formar duas reaes. (vertical e horizontal). Engatamento de 3 Classe Este tipo de vnculo impede a translao em qualquer direo, impedindo tambm a rotao do mesmo atravs de um contra momento, que bloqueia a ao do momento de solicitao.

Estrutura
Denomina-se estrutura o conjunto de elementos de construo, composto com a finalidade de receber a transmitir esforos. EQUILBRIO DE FORAS E MOMENTOS Para que um determinado corpo esteja em equilbrio, necessrio que sejam satisfeitas as condies:

Resultantes de Fora A resultante do sistema de foras atuante ser nula. Resultantes dos Momentos A resultante dos momentos atuantes em relao a um ponto qualquer do plano de foras ser nula.

Equilbrio do ponto material


Determine a fora em cada um dos cabos.

You might also like