You are on page 1of 22

www.vstic.

com

Professora Marise Martins Brando Lder Brasil Virtual Stic

Proposta Pedaggica
A utilizao dos Recursos de Tecnologia Educacional em nossas escolas deve acontecer na ao pedaggica, de forma contextualizada no desenvolvimento de Projetos. No basta introduzir os recursos na escola, mas faz-se necessrio discutir e orientar sobre os mtodos e tcnicas de sua utilizao, do ponto de vista pedaggico.

Laboratrio de Informtica Educativa


Os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um, sendo assim as escolas devem acompanhar e inserir as novas tecnologias dentro do seu programa educacional, ou seno corre o risco de cair no atraso funcional do ensino obsoleto.

Laboratrio de Informtica Educativa


O Laboratrio de Informtica Educativa, se constitui em um lugar de encontro do docente e seus alunos com a tecnologia.

Laboratrio de Informtica Educativa


Perfil do Aluno
Sries iniciais
Explora as TICs

Ensino Ensino Mdio Fundamental


Conhece as TICs e as utiliza em sua aprendizagem Produz material educativo utilizando as TICs. Utiliza as TICs para socializar sua
Ele investiga, explora, avalia as aplicaes das TICs, para us-la constantemente. Cria ambientes culturais, desenvolve seus trabalhos em equipe para resolver situaes problemas. Construindo e fortalecendo sua aprendizagem.

Desenvolve sua aprendizagem, utilizando os software educativo.

Laboratrio de de Informtica Laboratrio Informtica Educativa Educativa


Perfil dos Docentes
Ensino Fundament al
Conhece as TICs, produz material utilizando-as. Usa a WEB para socializar a aprendizagem de seus alunos. Desenvolve suas aulas de forma a levar os alunos a usarem as TICs corretamente.

Sries Iniciais
Pesquisa, avalia, e seleciona o software educativo. Desenvolve estratgicas para melhorar a aprendizagem.

Ensino Mdio
Conhece as TICs e pesquisa junto com seus alunos sobre as mesma. criando sempre situao problema e colocando em prtica estratgias para resolve-la. Cria com seus alunos, ambientes virtuais para intercmbio culturais.

Laboratrio de Informtica Educativa


TV TVEscola Escola Recursos Recursosdos dos computadores computadoresPROINFO PROINFO Blogs Blogs

Moodle Moodle Salto Salto para parao oFuturo Futuro Webquests Webquests

TV Escola
A TV Escola um canal de televiso do Ministrio da Educao que capacita, aperfeioa e atualiza educadores da rede pblica desde 1996. A proposta da TV Escola proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilizao de seus programas, contribuindo para a melhoria da educao construda nas escolas.
Agora a TV Escola no youtube
http://www.youtube.com/tvescola

Objetivos da TV Escola
Os principais objetivos da TV Escola so o aperfeioamento e valorizao dos professores da rede pblica, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.

Salto para o futuro


Salto parao Futuro um programa de Educao a Distncia realizado pela TV Escola(canal educativo daSecretariade Educao a Distnciado Ministrio da Educao) e produzido pela TVE Brasil, que tem como proposta a formao continua dae o aperfeioamentode docentesquetrabalhamemEducao, bemcomode alunosdos cursosde magistrio.

Objetivo_Salto para o Futuro


O objetivo do programa possibilitar que professores de todo o pas revejam e construam seus respectivos princpios e prticas pedaggicas, mediante o estudo e o intercmbio, utilizando diferentes mdias telefone, fax, TV, boletim impresso e computador em articulao com a educao presencial. Com uma dinmica interativa, o Salto para o Futuro atinge por ano mais de 250 mil profissionais docentes em todo o Brasil.

Recursos Computadores Proinfo 5


Os computadores estaro contendo 60 Gb de contedos educacionais. So eles: Mais de 1000 (mil) obras literrias (literatura brasileira/portuguesa, espanhola e inglesa) nos seguimentos infantil, infantojuvenil, de cordel, entre outros; 500 (quinhentos ) vdeos da Programao "TV Escola" envolvendo inclusive os programas "Salto para o Futuro";150 (cento e cinquenta)

Recursos Computadores Proinfo 5


Objetos de aprendizagem do Programa RIVED, abordando diversas disciplinas da Educao Bsica; Mais de 50 (cinquenta) softwares educacionais, envolvendo jogos e aplicativos que podem ser utilizados em diversas disciplinas. Os hinos de nosso pas.

Brando O que o Moodle?


O Moodle um sistema de gesto de ensino e aprendizagem online. utilizado para solues de e-Learning, blended learning ou como complemento de ensino presencial por vrias universidades, escolas,institutos de formao e empresas em mais de 150 pases

BrandoPrincipais Ferramentas do moodle


Fruns Gesto de contedos (Recursos) Questionrios Blogs Wikis Gerao e gesto de data base

BrandoPrincipais Ferramentas do moodle


Suporte multi-idioma (mais de 60 idiomas so suportados pelo interface atual. Exemplo da utilizao do MOODLE: Reciclar um barato

O que blog?
Weblog, mais conhecido como blog um ambiente de criao, edio e publicao online que no exige conhecimentos tcnicos especializados e rene uma srie de ferramentas, quase todas gratuitas, de auxlio publicao.

O que blog?
A cada momento ganham espao, Consolidando-se como ambientes de construo cooperativa de conhecimento e sendo utilizados em projetos educacionais.

O que blog?
Os blogs no so ambientes estticos com formato definido, pois podem ser construdos e modificados conforme as necessidades de professores e alunos, potencializando espaos de autoria e autonomia.
Brincando com o Paint

Webquest
um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construo do saber. uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crtico. Exemplo de webquest: "GUA" QUESTO MUNDIAL, ATITUDE INDIVIDUAL

Wiki
O Wiki uma ferramenta de escrita colaborativa que incentiva interao social, partilha de informaes e construo e socializao do conhecimento.

GRACIAS !

You might also like