You are on page 1of 17

Escola Secundria Emdio Navarro Lus de Cames Fernando Pessoa

Portugal
Analise do poema D. Dinis de Fernando Pessoa e excerto do canto III

Ricardo Silva

Objectivos do trabalho
1. Comparao entre a forma de escrita de Fernando pessoa e Lus de Cames 2. Anlise Formal 3. Analise semntica

Mensagem de Fernando pessoas

Dinis
D. DINIS

Na noite escreve um seu Cantar de Amigo O plantador de naus a haver E ouve um silncio mrmuro consigo: o rumor dos pinhais que, como um trigo De Imprio, ondulam sem se poder ver Arroio Arroio, esse cantar, jovem e puro, Busca o Oceano por achar; E a fala dos pinhais, marulho obscuro, o som presente desse mar futuro, a voz da terra ansiando pelo mar.

Pequena corrente de gua no permanente; regato


Marulho 1. Agitao das ondas do mar

Este poema pertence primeira parte o Braso da Mensagem- colectnea de poemas de Fernando Pessoa, escrita entre 1913 e 1934.

Anlise do poema
Esta obra contm poesia de ndole pico-lrica [1] participando assim das caractersticas deste dois gneros. Relativamente sua matriz pica devemos destacar o tom de exaltao herica que percorre esta obra; a evocao dos perigos e dos desastres bem como a matria histrica ali apresentada. No atinente sua dimenso lrica, podemos destacar a forma fragmentria da obra, o tom menor, a interiorizao da matria pica, atravs da qual sujeito potico se exprime.

(Gnero lrico evoca a subjetividade sentimental a partir do artista. O objeto-estmulo desperta a ateno das imagens que tm o ponto de vista do poeta).

Anlise do poema
Nesta primeira parte da obra que me props a analisar aborda-se a origem, a fundao o princpio de Portugal. O ttulo D. Dinis remete-nos para os primrdios da nossa nacionalidade, assumindo assim o poeta a perspectiva longnqua de D. Dinis, observando no sculo XX posterior a empresa dos Descobrimentos. Em termos formais, constatei que o poema constitudo por duas estrofes, de cinco versos (quintilhas). Quanto ao metro e ao ritmo os versos so irregulares. O segundo verso de cada estrofe tem oito slabas mtricas, enquanto os restantes so decassilbicos. Predomina o ritmo binrio, aparecendo tambm o ternrio, no verso primeiro da segunda estrofe. A rima sempre consoante, variando entre rica e pobre, e obedece ao seguinte esquema rimtico: abaab, com rimas cruzadas, emparelhadas e interpoladas, portanto. O verso decassilbico, de ritmo largo, adequa-se expresso de uma mensagem que traduz o meditar repousado de um poeta que rei e vai ao leme de um povo que quer ser grande.

Anlise do poema
Na primeira estrofe o sujeito lrico imagina D. Dinis a compor um cantar de amigo. Eis-nos diante do rei poeta J no segundo verso o lavrador que emerge. Seria dos pinhais plantados por D. Dinis que viria a madeira com a qual se construiriam as naus para os descobrimentos. D. Dinis representa a certeza adivinhada do futuro. A expresso ouve um silncio mrmuro consigo, contendo um oximoro reala a atitude meditativa do rei que, como um rei-mago, ao escrever o seu cantar de amigo profetiza j a epopeia martima dos portugueses.

Oximoro Nome masculino Recurso estilstico que consiste em reunir, no mesmo conceito, palavras de sentido oposto ou contraditrio (ex.: silncio expressivo)

Anlise do poema
O sujeito lrico recua no tempo e escuta com o rei o rumor dos pinhais que ondulam (metfora de inspirao marinha). Esta metfora e a personificao contida na expresso o rumor dos pinhais como um Trigo de Imprio sugere que esse sussurrar pressentido por D. Dinis era a fala misteriosa dos pinhais que j ondulavam na imaginao do poeta como um trigo de imprio. Esta metfora extremamente expressiva. Os pinhais contribuiriam para permitir a expanso portuguesa e esta criaria a riqueza do nosso imprio. O po smbolo de alimentos de poder econmico, sendo o trigo , as searas promessa de riqueza para um pas. Este ondular invisvel deixa j antever a aventura martima e o Imprio que lhe est associado. Assinale-se ainda o animismo o rumor dos pinhais. Os pinhais parecem ter linguagem e inspiram o prprio cantar do rei-poeta, porque anunciam qualquer coisa de grande, ainda envolvida em mistrio.

Anlise do poema
Os verbos encontram-se no presente com aspecto durativo, traduzindo aces que se prolongam no tempo, tornando a descrio mais impressionista e visualista. Na segunda parte, mantm-se a preocupao por parte do eu potico de nos fazer chegar o cantar do jovem rei e o marulho obscuro dos seus pinhais. Tudo isto era, na perspectiva do rei, o pressentimento embora obscuro de qualquer coisa grande que estava para vir, era o som presente desse mar futuro. Esta ideia pe em destaque o carcter mtico deste heri, como uma espcie de intrprete de uma vontade superior. A mensagem deste poema centra-se sobretudo no futuro e a razo disto poder encontrar-se a partir do que atrs ficou dito: se a perspectiva temporal a de D. Dinis, e este rei prepara as glrias futuras da sua grei, evidente que a mensagem do poema se centra sobretudo no futuro. Isso mesmo se confirma no texto O plantador de naus a haver, Arroio, esse cantar ... e a fala dos pinhais... som presente desse mar futuro.... O cantar de quem, dos pinhais ? Do poeta? Ou dos dois? Esse cantar era apenas um curso de gua que procurava o mar. Esta metfora exprime como os portugueses comeando quase do nada foram engrossando caudal das suas foras at chegarem ndia. O poema refere duas fases da nossa histria: o ciclo terra (plantador de naus, pinhais, trigo) e o ciclo do mar (arroio, naus e mar). A terra e o mar dois plos entre os quais se balouou o povo portugus, sem nunca ter encontrado uma distncia equilibrada entre os dois. Aps termos perspectivado a mensagem do tempo mais fcil perspectivar a do espao. H expresses que apontam para o estreito espao lusada antes dos Descobrimentos o plantador de naus ... o rumor dos pinhais... o som presente ... e a voz da terra.... o espao limitado dos primeiros tem pos da ptria. Mas surgem por anttese a estas, outras expresses que projectam a nao atravs do mundo: como um trigo de imprio ... busca o Oceano por achar ... desse mar futuro, ... ansiando pelo mar...

Anlise do poema
Relacionando o espao e o tempo, verificamos que ao tempo futuro corresponde o alargamento do territrio portugus, a projeco da nao atravs dos mares. Ao longo do poema devemos destacar as expresses que se congregam para dar a sugesto de um mistrio premonitrio do domnio dos mares na noite ... silncio mrmuro... rumor dos pinhais, marulho obscuro. voz presente desse mar futuro. De notar que o rumor dos pinhais de tal forma se insinua no cantar proftico do poeta que se atribui a esse cantar o mesmo efeito que fala dos pinhais esse cantar busca o oceano por achar; e a fala dos pinhais som presente desse mar futuro. Concluindo, este poema est imbudo de sensibilidade pica. A grandeza dos feitos de uma nao inseparvel da sua grandeza literria. Pelo que se compreende que Fernando Pessoa tenha concebido na Mensagem um super Portugal em que ele seria o super Poeta. A cultura parece desempenhar aqui um papel de importncia acrescentada. Tambm o Quinto imprio ser cultural.

os Lusadas de Lus Vaz de cames 96 a 98

Canto III
"Eis depois vem Dinis, que bem parece Do bravo Afonso estirpe nobre e dina, Com quem a fama grande se escurece Da liberalidade Alexandrina. Com este o Reino prspero floresce (Alcanada j a paz urea divina) Em constituies, leis e costumes, Na terra j tranquila claros lumes. Nobres vilas de novo edificou Fortalezas, castelos mui seguros, E quase o Reino todo reformou Com edifcios grandes, e altos muros. Mas depois que a dura tropos cortou O fio de seus dias j maduros, Ficou-lhe o filho pouco obediente, Quarto Afonso, mas forte e excelente

"Fez primeiro em Coimbra exercitar-se O valeroso ofcio de Minerva; E de Helicnia as Musas fez passar-se A pisar do Monde-o a frtil erva. Quanto pode de Atenas desejar-se, Tudo o soberbo Apolo aqui reserva. Aqui as capelas d tecidas de ouro, Do bcaro e do sempre verde louro.
.

D.Dinis descende de D Afonso e governa num momento em que o pais vive em paz , tem leis e costumes j definidos D.Dinis criou a universidade de coimbr pois valorizava a lnguas e a cultura alias ele tambm foi poeta . Edificou algumas vilas e castelos , reformou edifcios e deu a Portugal o futuro rei D.Afonso IV

Fernando Pessoa
Fernando Antnio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e faleceu em Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filsofo e escritor portugus. considerado um dos maiores poetas da Lngua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Lus de Cames Por ter sido educado na frica do Sul, para onde foi aos seis anos em virtude do casamento de sua me, Pessoa aprendeu perfeitamente o ingls, lngua em que escreveu poesia e prosa desde a adolescncia. Das quatro obras que publicou em vida, trs so na lngua inglesa. Fernando Pessoa traduziu vrias obras inglesas para portugus e obras portuguesas (nomeadamente de Antnio Botto e Almada Negreiros) para ingls.

Lus de Cames
Lus Vaz de Cames Aparentemente nasceu em lisboa em 1524 e faleceu a 10 de Junho de 1580) foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em lngua portuguesa e um dos grandes poetas do ocidente Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma famlia da pequena nobreza. Sobre a sua infncia tudo conjectura mas, ainda jovem, ter recebido uma slida educao nos moldes clssicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a histria antigas e modernas. Frequentou a corte de Dom Joo III, iniciou a sua carreira como poeta lrico e. Dizse que, por conta de um amor frustrado, exilou se em frica, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Pao e foi preso.

Comparao

Comparao

Comparao

https://sites.google.com/site/aulasdeliteratura/apo ntamentos9

http://www.prof2000.pt/users/jsafonso/port/Mensag em.htm

You might also like