You are on page 1of 11

O QUE NO SE DEVE DIZER DO NDIO NO DIA DO NDIO

MITOLOGIAS ACERCA DOS INDGENAS


-

Os indgenas so todos iguais viu um, viu todos; O indgena genrico (Tupi, tup, curumim, cunh a tupinizao dos indgenas); Povos dos passado; Ingnuos, foram enganados pelos conquistadores; O holocausto indgena tempos antigos; Descoberta versus conquista

COISAS QUE NO SE DEVE DIZER DO NDIO NO DIA DO NDIO

Novamente estamos chegando em abril e como que de sbito, as escolas brasileiras redescobrem o indgena brasileiro como os portugueses h 500 anos atrs. E nessa redescoberta, vrios mitos tambm so ressuscitados, seja nas reportagens especializadas na questo indgena, seja por boa parte dos nossos livros didticos. Neste texto, apresentarei alguns destes mitos gerados nestes 500 anos de conquista e preconceito em relao a estes povos.

DESCOBERTA

Em relao essa palavra muito j foi dito, mas, nunca demais lembrar que o que aconteceu nas praias do Brasil em 22 de abril de 1500, no foi uma descoberta, mas, sim, uma conquista violentssima, com conseqncias funestas para os povos originrios destas terras. Falar em descoberta ou conquista, no apenas uma questo de semntica, mas de postura histrica, a idia de descoberta absolve o conquistador de todas suas vilezas e violncia contra os povos colonizados, que, segundo esta verso, foram descobertos, no domesticados e subjugados. uma viso oportunista da histria construda e veiculada pelas classes dominantes na tentativa de camuflar os crimes coloniais perpetrados pelos povos europeus.

CONQUISTA

Os povos indgenas no foram descobertos; foram conquistados, o que obviamente bem diferente. Falar em descoberta, no apenas ingnuo, antes disso, beira o oportunismo histrico e poltico.

OS POVOS INDGENAS

caracterizados por culturas distintas. So grupos culturais diversos possuidores de lngua, costumes e universos religiosos prprios. Da, ser complicado falar a famigerada frase; os ndios do Brasil eram assim..., alm de ser falsa, possui o marca da intolerncia. Nas palavras de Albert Memmi: O indgena/colonizado jamais caracterizado de maneira diferencial: s tem direito ao afogamento coletivo annimo. (Eles so isso...Eles so todos os mesmo). Esta marca do plural, utilizada indistintamente para designar os diversos povos indgenas do Brasil, termina por desumanizar e descaracterizar toda riqueza cultural destes grupos, entendidos como ndios e no como povos.

POVOS DO PASSADO

bastante comum nos livros didticos existirem frases do tipo: Antigamente os ndios do Brasil viviam dessa forma..., nos tempos da descoberta , os indgenas moravam dessa forma..., como se atualmente estes povos no mais morassem e no mais vivessem de forma alguma. Estes diversos livros e textos didticos nos falam de um indgena que no existe mais, e cuja lembrana no passa de um sombra longnqua perdida no tempo das caravelas.

Ignorando,

desta maneira, as dezenas de povos que atualmente existem e reivindicam sua etnicidade junto a sociedade nondia, como os Pankararu da favela Real de Parque da grande So Paulo. Os povos indgenas, antes de tudo, so povos do presente e devem ser tratados, estudados e pesquisados neste mbito.

NDIO GENRICO

Desde de muito cedo, um determinado indgena nos apresentado como sendo legtimo: ele fala Tupi, cr em Tup, mora na oca, veste-se de penas e tem um filho chamado curumim (que de certa forma personificado pelo personagem PapaCapim de Maurcio de Sousa), pois bem, este indgena no existe.

O INDGENA ACULTURADO

representao que vem do perodo colonial e passa pelo romantismo brasileiro do sculo XIX. Porm, informado deste esteretipo, rotulamos todo e qualquer indgena que no possua estas caratersticas como aculturado. muito comum, aps incurses as comunidades Guarani prximas aos grandes centros urbanos, os visitantes (sejam alunos, professores ou mesmo curiosos) regressarem com a ntida sensao de que estiveram com um grupo indgena aculturado. No percebem que estes grupos continuam falando a lngua materna e possuem um modo originalssimo de ver e perceber o mundo. Mas, afinal, no usam penas usam roupas, e consomem produtos manufaturados em vez de viverem da caa e da pesca (que sequer existe mais em suas pequenas reservas).

ACULTURAO

Estes olhares no conseguem penetrar alm da aparncia fsica e perceber que ali existe uma cultura distinta em constante reelaborao, o que no quer dizer, uma cultura dominada e morta. necessrio entender estas culturas como sujeitas a acrscimos e reorganizaes constantes. Alis, como qualquer cultura.

You might also like