You are on page 1of 64

LIBERTAO E CRESCIMENTO

O pastor, sem levar em conta o seu treinamento, no tem o privilgio de escolher se ir ou no aconselhar o seu povo. Eles inevitvelmente levam-lhe seus problemas, a fim de obter orientao e cuidado. No possvel evitar tal coisa caso permanea no ministrio pastoral. A sua escolha no feita entre aconselhar ou no aconselhar, mas entre aconselhar de maneira disciplinada e hbil ou no aconselhar de modo disciplinado e hbil. (Wayne Oates)

Pode ajudar salvar vrias reas que esto naufragando Contribui para a permanente renovao da vitalidade da igreja: renovao atravs da reconciliao; Permite descobrir novas dimenses de nossa humanidade; Instrumento de cura e crescimento visando relacionamentos profundos;

O aconselhamento compreende a utilizao, de relacionamentos e indivduos ou de grupos pequenos para possibilitar a ocorrncia de potencializaro curativa e crescimento dentro de indivduos e de seus relacionamentos. Poimnica: ministrio amplo e inclusivo de cura e crescimento mtuo; Aconselhamento pastoral:utilizao de vrios mtodos de cura; funo reparadora; Psicoterapia pastoral: utilizao de mtodos teraputicos reconstrutivos, de longo prazo;

Libertar, potencializar e sustentar integralidade centrada no Esprito; Integralidade espiritual e tica o cerne de toda a integralidade humana; Utilizao de insights psicolgicos e teolgicos sobre a situao humana e a cura das pessoas; Possibilitar a cura e crescimento em todas as dimenses; Fomentar em cada estgio da jornada da vida As crises so ocasies de aconselhamento;

Ao se buscar por uma definio inicial do termo aconselhamento por meio do dicionrio da lngua portuguesa, obtm-se a seguinte explicao: Aconselhamento o resultado do ato ou efeito de se aconselhar. A palavra aconselhar, por sua vez, entendida como dar conselhos, indicar, recomendar, prescrever, receitar. E o ato ou efeito de se aconselhar ligado psicologia, educao e gentica.

De acordo com a Associao Europia de Counseling (EAC),Counseling, palavra inglesa usada para aconselhamento, um processo interativo entre counselor (conselheiro) e um cliente, ou mais clientes, que aborda com tcnica holstica temas sociais, culturais, econmicos e emotivos. Pode concentrar-se sobre o modo de enfrentar e resolver problemas especficos, favorecer um processo decisrio, ajudar a superar uma crise, melhorar os relacionamentos com os outros, facilitar o desenvolvimento, aumentar o conhecimento, a conscincia de si e permitir a elaborao de emoes e conflitos interiores.

O aconselhamento tem por objetivo geral oferecer para as pessoas, denominadas de clientes, a oportunidade de trabalhar o seu ser, com modalidades por elas definidas, com o intuito de que levem uma vida mais satisfatria e rica de recursos, seja como indivduos, seja como membros de uma sociedade mais ampla.

Conforme o dicionrio, o aconselhamento pode ser diferenciado entre aconselhamento diretivo e no diretivo. Na forma diretiva, o aconselhamento est baseado em amplo e completo diagnstico do caso, no estudo de vrias solues ou caminhos apresentados ao orientando, e com ele francamente discutidos;

a forma no-diretiva, no entanto, est baseada no aconselhamento que permite ao orientando expressar livremente seus anseios, preocupaes, tenses emocionais, e bem assim os seus planos positivos de escolha. Na forma no diretiva o/a orientador/a valoriza a personalidade do/a orientando/a elimita-se a fazer com que este/a adote a soluo que lhe parea melhor.

Na rea da psicologia comum referir-se a Rogers que desenvolveu a psicoterapia nodiretiva e centrada no cliente, a partir duma prtica que visava ajudar pessoas que enfrentavam problemas, conflitos e crises a ajudar a si mesmas. Esta forma de aconselhamento enfatiza a auto-ajuda dos/as clientes na resoluo de seus conflitos internos atravs da compreenso e re-educao emocional. O aconselhamento no-diretivo, portanto, no consiste em dar conselhos, mas num caminhar lado a lado de conselheiro/a e cliente.

A partir de Rogers, que compreendia aconselhamento e psicoterapia como tendo o mesmo significado, o uso das tcnicas da terapia no-diretiva centrada no cliente se estendeu para alm do mbito da psicologia, medicina e psiquiatria. Por essa razo, vrios grupos de profissionais passaram a ter formao em aconselhamento e, no contexto norte americano, uma nova profisso, a do/a aconselhador/a foicriada.

A partir da dcada de 1930, inicialmente nos Estados Unidos e Europa e posteriormente na Amrica Latina, tambm as igrejas foram aderindo especialmente ao aconselhamento no diretivo. A conscincia por parte das igrejas de que no setor de sade, tanto psiclogos/as quanto religiosos/as necessitam do conhecimento interdisciplinar foi crescendo, a ponto de criarem centros de formao clnica para obreiros da Igreja e posteriormente inclurem disciplinas de aconselhamento e clnica pastoral no currculo da formao teolgica, como se sucedeu, por exemplo, com a Escola Superior de Teologia da Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil.

O uso do termo aconselhamento no se restringe apenas s cincias anteriormente mencionadas, conforme traz o dicionrio. Na compreenso de Schneider-Harpprecht, aconselhamento a prxis de ajuda a pessoas com problemas de sade, problemas psquicos, sociais ou religiosos atravs de curto ou mdio prazo com uma pessoa ou um grupo qualificados.

A partir desta definio, o aconselhamento tambm se vincula teologia, e o que diferencia os aconselhamentos psicolgicos, educacionais, genticos do aconselhamento pastoral, na compreenso de Schneider-Harpprecht, o tipo de problema e a qualificao dos/as aconselhantes. Enquanto que o aconselhamento psicolgico, por exemplo, se ocupa com as dificuldades de ordem psquica e psicossocial e os seus/suas profissionais tm uma formao psicoteraputica especfica, o aconselhamento pastoral enfoca problemas e dificuldades da vida sob o ponto de vista religioso e espiritual e os seus/suas aconselhantes tm uma formao em aconselhamento pastoral.

Ao abordar a relao entre aconselhamento pastoral e outras formas de terapia, Habenicht acentua o que denomina de especfico proprium do conselhamento pastoral. Ele no considera o aconselhamento pastoral superior ou inferior a qualquer outra forma de aconselhamento, mas ressalta que esteconta com um extra nos. E a partir desse extra nos que se define, orienta e baseia todo aconselhamento pastoral, inclusive aquele que acontece pelo telefone.

Para o autor, o especfico proprium lembra aos cristos/s que devem proclamar a liberdade divina (Gottes Freiheit) e fazer com que o aconselhamento pastoral seja uma ao libertadora. Habenicht afirma que (teologicamente) a doutrina do Deus oculto e revelado liberta da presso de ter que separar ou excluir os lados obscuros da vida; (cristologicamente) o fato de Deus ter se tornado humano liberta as pessoas da iluso de terem que ser parecidas com Deus;

(pneumatologicamente) a presena do Esprito Divino no aconselhamento pastoral liberta de ter que constantemente chamar Deus pelo seu nome. A presena e a livre forma de agir do Esprito tambm liberta de ter que esperar tudo de um mtodo; (soteriologicamente) a doutrina da Justificao por Graa e F e a aceitao incondicional do ser humano por Deus liberta as pessoas de terem que se justificar por prprias foras; (escatologicamente) o reconhecimento da forma quebrantada da existncia humana liberta de querer alcanar a santidade ou a perfeio neste mundo; (eclesiologicamente) a doutrina do sacerdcio geral de todas as pessoas crentes liberta de uma hierarquizao do aconselhamento pastoral: tanto quem busca como quem oferece aconselhamento se encontra no mesmo degrau perante Deus.

O termo aconselhamento pastoral, que atualmente j bastante usado pelas igrejas protestantes brasileiras, a traduo de Pastoral Counseling, expresso usada nos Estados Unidos da Amrica a partir do sculo XX. Alm de aconselhamento pastoral, outros termos como poimnica, clnica pastoral, que o acompanhamento pastoral em hospitais, e psicologia pastoral, que interpreta a pastoral numa perspectiva psicolgica, tem sido usados quando se refere relao de ajuda na rea da sade no contexto da Igreja.

A definio de aconselhamento pastoral tambm tem sido diversificada. Conforme a definio de Clinebell, aconselhamento pastoral uma dimenso da poimnica que utiliza uma variedade de mtodos teraputicos e espirituais de cura para ajudar as pessoas a lidar com suas crises, conflitos e problemas numa forma que conduz ao crescimento e a experimentar a cura do seu estado de fraqueza, abatimento, sem energia. Para o autor, o aconselhamento pastoral tem uma funo reparadora quando o crescimento das pessoas prejudicado ou bloqueado devido a crises.

Poimnica, por sua vez, entendida por Clinebell como ministrio, um servio de ajuda amplo e inclusivo de cura e crescimento mtuo, no seio da comunidade em todos os momentos da vida. Para Schneider-Harpprecht poimnica provm do termo grego poimen e tem sido entendida como cincia do agir do pastor. O autor, porm, define poimnica como sendo o ministrio de ajuda da comunidade crist para os seus membros e para outras pessoas que a procuram na rea da sade. O aconselhamento pastoral visto pelo autor como sendo uma das dimenses da poimnica que procura ajudar atravs da conversao e outras formas de comunicao metodologicamente refletidas

Segundo Friesen aconselhar pode ser definido como proclamao do perdo dos pecados e aconselhamento como a comunicao da Palavra de Deus. Para o autor, no aconselhamento pastoral estabelecido um dilogo que tem por objetivo levar ao rompimento com a vida nas trevas. Neste dilogo so utilizados os princpios bblicos para a orientao da conduta e das decises. O aconselhamento pastoral aquele que realizado em nome de Jesus Cristo.

Conforme No a definio de aconselhamento pastoral a arte de ajudar a fazer ver as coisas que no podem ser vistas. Conforme o autor, mesmo quando as pessoas passam por situaes de crise que afetam a sua integridade, elas tm uma relativa conscincia do que est acontecendo. Por isso ele afirma que:

, no entanto, no fazer ver as coisas ocultas aos olhos dos que sofrem que est a arte de ajudar. Ali est o tesouro: no na incapacidade, na falta, nas poucas possibilidades reais de cura ou salvao. E sim, na potencialidade conferida a cada um de ns por Deus. Revel-la tarefa de parto e equivale a afirmar o triunfo da vida, em relao aos sinais de morte.

De acordo com Clinebell, o objetivo maior do aconselhamento pastoral libertar, potencializar e sustentar integralidade centrada no esprito. Clinebell atribui ao aconselhamento pastoral o objetivo de facilitar ao mximo o desenvolvimento de uma pessoa, em cada estgio da vida afim de que esta tambm contribua para o crescimento das pessoas que a cercam. O aconselhamento pastoral visa contribuir para que o/a aconselhando/a se liberte de bloqueios e medos, encontre a si mesmo/a a fim de que possa viver uma vida plena de sentido e satisfao e investir as suas energias na transformao do mundo.

O aconselhamento pastoral procura ajudar as pessoas a desfrutar um relacionamento aberto e crescente com Deus, capacitando-as a viver de uma forma promotora de crescimento em meio s perdas, aos conflitos e s tragdias da vida no mundo. Ele procura ajud-las a tornar-se conscientes do empolgante fato de que foram criadas para ser parceiras ativas co-criadoras do Esprito do universo na transformao do mundo.

O aconselhamento pastoral procura ajudar as pessoas a renovar seu sentimento de confiana bsica estando em contato com o Esprito de amor presente neste momento, a encontrar cura para os aspectos de seu quebrantamento que s podem ser curados no relacionamento com essa realidade. O aconselhamento pastoral visa ajudar as pessoas a achar a sua vocao (sua causa), na qual possam investir suas vidas com propsito, compromisso e alegria.

Para Friesen, o objetivo do aconselhamento pastoral tratar das tenses interiores e dos diferentes complexos que interferem na qualidade de vida. Tambm objetivo do aconselhamento pastoral libertar as pessoas de atitudes inadequadas e distores de percepo quanto realidade, bem como dos medos, culpas e das iras inadequadas.

Para tal, o aconselhamento pastoral utiliza os recursos da Palavra de Deus, somando aos recursos que o conselheiro poder obter da pedagogia, psicologia e filosofia. Para tal objetivo, os recursos bblicos permanecem bsicos e preponderantes, como diretrizes, e os recursos das outras cincias afins permanecem como complementares e auxlios instrumentais do aconselhamento pastoral.

Para Schneider-Harpprecht, um dos objetivos da poimnica e do aconselhamento pastoral ajudar as pessoas em situaes de conflitos, crises e sofrimentos para que possam viver a relao com Deus, consigo mesmas e com o prximo de uma maneira consciente e adulta, bem como, capacit-las a assumirem a sua responsabilidade como cidads que se engajam em prol da melhora das condies de vida numa sociedade livre, democrtica e justa.

Tanto o termo poimnica quanto a prpria expresso aconselhamento pastoral de um modo geral so pouco usados no contexto brasileiro, a ponto de ainda no terem sido includos no dicionrio da lngua portuguesa. A sua existncia, porm, muita antiga e o seu valor est no seu significado bblico, de forma mais precisa, na sua riqueza simblica. O termo poimnica provm da antiga lngua grega, da palavra poimn, que quer dizer pastor de ovelhas. A palavra pastoral, portanto, tambm deriva desta raiz.

Conforme Hoch: o significado teolgico do termo se inspira na atividade do pastor no trato com suas ovelhas. Ele as protege, cuida dos seus ferimentos, defende-as dos inimigos, busca-a de volta quando se desvia.

Segundo No, a Bblia em seu todo pode ser compreendida como expresso de uma ao poimnica, porque ela contm sinais e histrias que revelam como as pessoas experimentaram o amor protetor e salvfico de Deus durante os tempos. O autor ressalta que a Bblia um livro de poimnica, um livro que repleto de experincias de cura. E que: nestas experincias o ser humano visto em sua estrita relao com Deus e com o prximo, a qual ainda imperfeita e por vezes ameaada. Ela tende para a realizao da comunho plena, mas depende da graa de Deus para superar suas sombras e limitaes.

No Antigo Testamento, a imagem de pastor de ovelhas foi atribuda aos lderes religiosos de Israel. Moiss e Josu so exemplos desses lderes. Ento Moiss disse o seguinte: - Deus Eterno, que ds a vida a todos, indica um homem que possa guiar o povo e comand-lo na batalha, para que a tua gente no seja como ovelhas que no tem pastor. Nmeros 27.17;

No entanto, baseando-se nas denncias do profeta Ezequiel, Hoch afirma que muitos destes lderes no corresponderam com o que se espera de pastores. Vocs, autoridades, so os pastores de Israel. Ai de vocs, pois cuidam de vocs mesmos, mas nunca tomam conta do rebanho (...) Vocs no tratam as fracas, no curam as doentes, no fazem curativos nas machucadas, no vo buscar as que se desviam, nem procuram as que se perdem. Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei as doentes. Ezequiel 34.2-4.

Atravs da encarnao do Verbo Divino, a imagem do bom pastor que cuida de suas ovelhas atribuda a Jesus. No Novo Testamento, Hoch cita a passagem de Marcos 6.34 em que Jesus se compadece do povo que est como ovelhas sem pastor, bem como Joo 10.11-18, onde Jesus assume ser o bom pastor que veio para dar vida completa para as ovelhas, que conhece e protege cada uma delas, que chega a dar a sua prpria vida pelas ovelhas.

A partir de Jesus, fica muito evidente que o aconselhamento pastoral implica num modo de ser e agir e acontece atravs de relacionamentos: consigo mesmo, com o Transcendente, com o/a outro/a, com o cosmos. E, como afirma Hoch, o paradigma do relacionamento pastoral o relacionamento do prprio Deus com seu povo. Esse relacionamento acontece concretamente atravs de Jesus, que o Emanuel, o Deus conosco,

O Deus [que] se relaciona com seu povo em meio ao seu sofrimento e o faz em forma humana, ou seja, atravs da linguagem de um relacionamento fraterno, em moldes reais, que a mais humilde das pessoas seja capaz de entend-la (...) experiment-la.

Para Winkler Jesus que inaugura o modo de ser e de agir poimnico e tambm permanece como exemplo e critrio para toda poimnica crist atual. Jesus de Nazar, a partir da sua forma de agir individual, a partir da sua conscincia interior e a partir do seu efeito sobre o meio e de sua poca (ilustrado pelas histrias bblicas) pode ser visto como o inaugurador do comportamento poimnico.

Nesse sentido, Schneider-Harpprecht aponta a palavra paraclesis, que significa admoestao e consolao, como um conceito chave para o aconselhamento pastoral no Novo Testamento. A base para a admoestao e consolao a misericrdia de Deus que justifica a pessoa pecadora. A admoestao e a consolao divinas tambm desafiam as pessoas crentes a realizar uma identificao com Jesus Cristo que lhes fortalece, d pacincia e esperana.

Ainda no Novo Testamento, o Apstolo Paulo afirma que alm de Cristo ser o prprio pastor, ele tambm preparou pessoas para o servio cristo afim de que o seu corpo seja edificado. Essas pessoas receberam diferentes dons, sendo um deles o dom de pastorear. Dessa forma, a imagem que anteriormente havia sido desvinculada dos lderes religiosos de Israel e atribuda somente a Deus, volta a ser relacionada tambm com pessoas, com o Sagrado atravs dos dons concedidos pelo prprio Deus por meio da f.

A comunicao algo inerente ao ser humano e indispensvel para a sua prpria existncia. Conforme Hoch, o ser humano aninha no seu interior uma estrutura feita para a comunicao. O ser humano vive emitindo mensagens na medida em que ele se comunica consigo mesmo, com as outras pessoas, com o ambiente que o cerca por meio de todos os seus sentidos, atravs das suas diferentes formas de expresso e dos recursos tecnolgicos por ele criados.

De acordo com Habenicht, o ser humano alinhado para o relacionamento, a comunicao e o dilogo, que por sua vez tambm so os recursos de que dispe o aconselhamento pastoral.

A partir dessa condio comunicativa do ser humano, ele vai interagindo com o mundo que o cerca causando e sofrendo transformaes. Essa interao indispensvel para a formao da identidade e sobrevivncia de cada pessoa. Existem, no entanto, muitas formas de interao que podem beneficiar ou prejudicar a identidade do indivduo ou de um grupo.

Segundo Hoch: a pessoa s se desenvolver de forma sadia e equilibrada, em termos psicolgicos e sociais, se a comunicao e o relacionamento pessoal forem predominantemente e qualitativamente sadios e portadores de uma mensagem de segurana, afirmao e amor.

Nesse sentido, fundamental que o/a aconselhante pastoral atente para os relacionamentos passados e atuais da pessoa que lhe vem pedir ajuda, pois so as interaes interpessoais as maiores causadoras dos problemas humanos. Por outro lado, tambm por meio da comunicao, do relacionamento, da interao que se resolvem os problemas, as crises e dificuldades humanas.

Hoch conclui que: no nvel das relaes, por isso mesmo, que precisam ser procuradas solues e alternativas para os mesmos. Ora, a arte do aconselhamento pastoral (...) consiste justamente em oportunizar relaes significativas com as pessoas atendidas de modo que elas experimentando uma nova forma de relao interpessoal, sejam capazes de adquirir conscincia dos modelos opressivos de interao a que estavam submetidas e, aos poucos, ensaiar novos modelos de relacionamento.

A inspirao e orientao das formas de relacionamento no aconselhamento pastoral baseiam-se, no entanto, no jeito de ser, comunicar e de se relacionar do prprio Verbo que se incorporou na forma humana de ser e de se relacionar.

Como afirma Kunsch: enquanto viveu na terra, Cristo se nos revelou como perfeito comunicador mediante sua encarnao. Ele se identificou do modo mais total com aqueles que haveriam de receber sua comunicao e transmitiu sua mensagem no s em palavras, mas em toda a realizao de sua vida. Identificou-se com o modo de falar de seu povo e com os modelos de seu pensar. Falou a partir da situao de seu tempo.

Ao se tornar humano, Cristo transmitiu a proteo, a misericrdia e o amor divinos atravs da linguagem do relacionamento humano. Nesse sentido cabe lembrar da afirmao de Hoch, que o aconselhamento pastoral a arte de traduzir a boa nova na linguagem dos relacionamentos. E esses relacionamentos podem acontecer no ambiente familiar, escolar e social ou atravs de meios tcnicos de comunicao como no caso do telefone.

Ao buscar ajuda por meio do aconselhamento pastoral, a pessoa se comunica com o/a aconselhante, e este/a por sua vez interage com o/a aconselhando/a. O xito de uma relao de ajuda em boa parte depende, portanto, da qualidade comunicativa do/a aconselhante.

Como afirma Feldmann: numa relao de ajuda, a responsabilidade maior pelos resultados do encontro do ajudador. O resultado do encontro depende de suas habilidades interpessoais (...) Os ingredientes do ajudador so: disponibilidade interativa, amor pelo ajudado e habilidades interpessoais de alto nvel. Essas habilidades, apesar de caracterizarem a relao de ajuda, so bsicas a qualquer encontro entre duas pessoas, mesmo que no lhe seja dada a conotao de ajuda so elas que determinam a qualidade do encontro.

No caso do aconselhamento pastoral, alm das capacidades comunicativas pessoais e de tcnicas aprendidas, cabe de forma especial ao conselheiro e conselheira a capacidade de ser um/a comunicador/a e orientador/a espiritual.

Conforme Hoch: ao procurarem um/a pastor/a, padre ou religioso/a, as pessoas esperam destes/as uma orientao espiritual. Nesse sentido, recursos espirituais legados pela tradio bblica e eclesial so elementos que podem estabelecer uma boa comunicao entre aconselhando, conselheiro/a e o Sagrado.

Poimnica e aconselhamento pastoral, num primeiro momento podem ser entendidos como atividades relativas ao pastor, pastoril, prprio dos pastores espirituais, como define o dicionrio. A poimnica, porm, no se limita apenas funo do/a pastor/a, como ministro/a ordenado/a, no pressupe uma viso meramente espiritual do ser humano e nem tem exclusivamente a comunidade eclesial como sua destinatria.

Conforme 1 Pedro 2.5, por meio da f, todas as pessoas so tornadas pedras vivas e podem deixar que Deus as use na construo de um templo espiritual onde (...) serviro como sacerdotes consagrados a Deus. A partir disso, tanto ministros/as ordenados/as como tambm toda a comunidade de f compartilha o sacerdcio do aconselhamento pastoral.

Conforme Clinebell, os/as ministros/as ordenados/as so como jogadores/as treinadores/as, que tm a responsabilidade de possibilitar o ministrio mtuo de pessoas leigas e tambm de exercer seu prprio, singular e valioso ministrio de poimnica.

O destino do servio do aconselhamento pastoral, todavia, no se restringe apenas aos integrantes de uma comunidade eclesial. Assim como todo servio comunitrio est destinado tanto para dentro quanto para fora do mbito da comunidade eclesial e social, tambm a sociedade toda destinatria do aconselhamento pastoral.

Como afirma Clinebell: servio comunitrio o ministrio que ultrapassa as fronteiras da congregao para servir s necessidades das pessoas que vivem na comunidade de assistncia mais ampla de uma Igreja uma comunidade que se estenda em crculos concntricos, at abarcar a comunidade global.

De um modo geral, o uso do termo aconselhamento pastoral nos dias atuais pode trazer consigo o risco de interpretaes dbias. Por um lado, corre-se o risco de transmitir a idia de que o objetivo do aconselhamento seja dar conselhos, indicar solues, recomendar atitudes, prescrever ou receitar poes de cura.

Segundo Schneider-Harpprecht, tambm se pode associar o pensamento de que se pretende dar conselhos s pessoas de tal forma que os ideais e as normas do/a aconselhante ou do contexto religioso em que ele/a vive predominem e moldem seu discurso, seu comportamento e sua estrutura psquica de maneira diretiva e autoritria

Por outro lado, por parte dos/as prprios aconselhantes poderia suscitar uma prtica excessiva dos mtodos seculares de psicoterapia ou uma imagem de profissionalismo do aconselhamento pastoral que levaria a uma relao profissional de terapia entre aconselhantes e clientes.

No entanto, ao se usar o termo aconselhamento pastoral pretende-se ampliar ou ultrapassar essa ortodoxia teraputica e pastoral, pois nele se agregam diferentes mtodos teraputicos, mantm-se uma postura pastoral de abertura e maturidade, no autoritria e nem moralista, inclui-se a dimenso espiritual do ser humano sem excluir-se as demais dimenses, bem como o jeito de ser solidrio, amoroso, acolhedor que pretende ver cada pessoa como indivduo nico e congregla a um grupo ou comunidade.

Em relao viso de ser humano a poimnica e o aconselhamento pastoral partem duma viso holstica, de um ser vivo que matria, corpo, alma, esprito, razo, emoo, mente e corao e busca potencializar crescimento em direo integralidade da vida humana, pois o prprio bom pastor Jesus veio para dar vida completa para suas ovelhas. O crescimento que, na concepo de Clinebell, inclui seis dimenses da vida de uma pessoa: avivar sua mente, revitalizar seu corpo, renovar e enriquecer seus relacionamentos ntimos, aprofundar sua relao com a natureza e a biosfera, crescer em relao s instituies significativas em sua vida, aprofundar e vitalizar seu relacionamento com Deus.

You might also like