You are on page 1of 29

Identificao de temas presentes no caso que tenham sido trabalhados na disciplina.

As etapas da Psicoterapia Infantil


O comeo procurando uma direo;
_ JOANA: . Quando ele fica com fome ele fica muito mau. (tu ests muito fominha, ests me invadindo, vai mais devagar) _ TERAPEUTA: E quem que d comida para ele? _ JOANA: o ladro. Mas vamos deixar ele de lado agora para no atrapalhar. Quer brincar de comidinha? (tu queres roubar o meu pensamento, d um tempo! vamos brincar! eu te dou um pouquinho de comida, ento)

A fase inicial se caracteriza especialmente pela formao do vinculo teraputico e aliana de trabalho. necessrio um planejamento do tratamento considerando as necessidades e possibilidades do paciente (CASTRO, CAMPEZATTO, SARAIVA apud STURMER, 2009).

As etapas da Psicoterapia Infantil


As elaboraes;

Na medida em que nos aproximvamos emocionalmente, "sem


memria e sem desejo", amos construindo juntas uma nova relao que possibilitava a emergncia de muitos personagens, os quais nos acompanharam durante todo o tratamento

Neste momento a aliana teraputica e a confiana consolidadas permitem maior intimidade onde os sentimentos em relao ao terapeuta tambm comeam a emergir (CASTRO, CAMPEZATTO, SARAIVA apud STURMER, 2009).

As etapas da Psicoterapia Infantil


O final a possibilidade de um novo passado.
- TERAPEUTA: Est bem. Vamos fazer uma cirurgia no caranguejo. Auxiliar: pina! Tesoura! Anestesia! Vamos ter que abrir aqui. - JOANNA: Pode deixar que eu ajudo, mdica. (pega o caranguejo e abre) Vamos consertar a parte de dentro dele. - TERAPEUTA: Como vamos fazer isso? - JOANNA: (pega um pedao de papel dos seus desenhos antigos e coloca dentro do caranguejo) Pronto! - TERAPEUTA: Hum ... assim o caranguejo vai levar um pouquinho de ns dentro dele quando sair da cirurgia. - JOANNA: Sim. Agora ele t curado., T to bonitinho. Pode ir embora!

Essa etapa tem como objetivo ajudar a criana a verificar suas condies reais para o trmino, trabalhar as questes relacionadas ao luto, ressaltar os ganhos ocorridos durante o processo, bem como verificar se alguma situao ficou pendente (CASTRO, CAMPEZATTO, SARAIVA apud STURMER, 2009).

O vnculo teraputico
...dentro da sua caixa, fechou-a e disse que outro dia a gente continuava. Durante a sesso, em algum momento ela me chamou de me. Ela prpria ficou assustada e parou de falar. (Um momento de encontro!) Ento eu disse que eu achava que ela gostava de vir brincar comigo, que ela sentia que eu estava interessada em ajudIa e que por isso ela tinha se confundido (transferncia). Falei tambm que eu achava que o fato de ela ter tido duas mes tornava mais difcil para ela entender que uma mulher possa se aproximar bastante dela sem se tornar a me dela.

Fantasia dos pais


Os pais revelavam sua fantasia: tinham medo de que este passado to difcil pudesse estar traando um futuro nefasto, por isso haviam optado pela guarda provisria, temendo que Joana se tornasse uma "ladra assassina. Muitas vezes as crianas so encaminhadas psicoterapia na expectativa de que se ajustem ou se comportem de maneira que a famlia ou a escola queiram (CASTRO, CAMPEZATO, SARAIVA apud STURMER, 2009).

O objeto real
a teoria psicanaltica admite a perda do objeto como momento fundamental para a estruturao do psiquismo humano

Duarte (1989) afirma que a capacidade de transferir para um objeto simblico caractersticas do objeto real essencial para o desenvolvimento do ser humano, e se por algum motivo a criana no conseguir realizar esta transferncia seu desenvolvimento fica comprometido

A Comunicao no-verbal
Assim, a comunicao no verbal da dupla, seria to importante quanto compreenso verbal dos contedo Brincadeiras; Desenho; Contos.

Sequncias de jogo, brinquedos, partes de desenho constituem-se ento em smbolos, remetendo s representaes de coisa e s representaes de palavra da criana (Diatkine, 2007).

O brincar
Joana sempre se expressou muito bem atravs das brincadeiras, permitindo que eu me aproximasse dela muito rapidamente, talvez at de forma sedutora em alguns momentos
No perodo inicial, Joana foi mostrando atravs de brincadeiras, que muitas vezes imitava o comportamento da me Rosa a fim de permanecer ligada a ela

Permite a comunicao da criana, ou seja, atravs do jogo, do brincar, a criana pode se expressar com maior eficcia, visto que na infncia seu vocabulrio ainda restrito; Atravs da brincadeira a criana pode exteriorizar ansiedades e temores, para que desta forma possam ser elaborados e experenciados; A brincadeira contribui no aperfeioamento da capacidade fsica e intelectual, proporcionando criana os meios necessrios para aprender a modificar os impulsos primrios; Favorece a organizao das relaes emocionais. Duarte (1989)

O brincar
A agresso dirigida ao objeto, quando vivo, volta-se para o sujeito, evitando que ele se depare com a perda e ao mesmo tempo, expiando sua culpa e novamente acusando o objeto. Este processo foi sendo apontado para Joana, na sua linguagem, e ela progressivamente apresentou diminuio dos sintomas de ansiedade, irritabilidade e descontrole. Concomitantemente tambm houve uma mudana nas brincadeiras, que antes eram mais concretas, com mais atuaes e que foram tornando-se mais verbais e organizadas.
*Retirado do caso (RITTER E ZAVASCHI, 2009)

O desenho

_ JOANA: , isso seria bom ... Vamos desenhar. Tu pode fazer uma corujinha pra mim aqui? _ TERAPEUTA: Posso (desenho uma coruja onde antes eu tinha comeado a desenhar um monstro). - JOANA: Que legal! Vou desenhar junto contigo. (desenha um filhotinho e depois uma filhinha menor ainda na mo da coruja). Esses aqui so os filhinhos da coruja. Que bonitinhos, olha s que amor. .. ai, ai... - TERAPEUTA: Que legal! Agora eu entendi uma coisa! Acho que essa coruja que nem a me Rosa. Ela pode ser um monstro e tambm pode ser uma me muito carinhosa com os filhos. E eu acho que s vezes tu tambm s assim. Acho que tu me mostraste isso hoje, que tu pode ser parecida com um monstro/fantasma que assusta os outros ou tambm pode ser parecida com o Harry Potter que ajuda as pessoas.

Ferro (1995, apud RITTER E ZAVASCHI, 2009) acredita que o desenho presentifica os movimentos emocionais da dupla paciente-terapeuta, permitindo uma construo conjunta da narrativa, gerando significado e sentido para as duas mentes.

Conto de fadas
A criana utilizou durante todo o processo histrias que envolviam animais, seres agressivos vindos das trevas, heris, sendo que os interpretava diferentes papis numa mesma sesso e exigia da psicoterapeuta disponibilidade.

E com tantos personagens,vamos montando histrias dolorosas,


aventuras interminveis, carregadas de emoo e significado.

Referencial terico utilizado


O referencial terico proposto parte da proposta psicanaltica porm, cita-se outros autores como: Segundo Greeri', a teoria psicanaltica admite a perda do objeto como momento fundamental para a estruturao do psiquismo humano. quando o beb passaria a construir um pensamento a fim de substituir a gratificao materna".

Referencial terico
Segundo Daniel Stern", a psicoterapia tem o potencial de "mudar o passado". Em suas palavras, para que o tratamento seja eficaz, "a experincia presente tem de ser capaz de alterar o passado, reduzindo sua influncia, selecionando novamente quais elementos do passado vo desempenhar o papel de maior influncia, ou simplesmente modificando o passado"

Referencial terico
Segundo l.ldz", a morte tem um diferente significado e impacto sobre uma pessoa em diferentes perodos da vida. Aberastury descreve a grande apacidade de observao da criana, que capta o que acontece ao seu redor mesmo quando os adultos tentam engan-Ia, ocultando algum fato doloroso, na tentativa de "defender a criana do sofrimento".

Referencial terico
O terapeuta cita no artigo Stern (Neurocincia), em "O Momento Presente. se faz semelhante pergunta: "pode um momento de encontro ou uma interpretao modificar o passado?" A resposta sim. Entretanto, complementa dizendo que isso ocorre em pequenos pedaos a cada vez. Para ele, as neurocincias esto no caminho de investigar como as experincias presentes podem modificar memrias passadas. O passado histrico no passvel de mudanas, mas as lembranas so. Stern acredita que em termos teraputicos seja mais importante que se comece a enxergar como a experincia do momento presente pode reescrever o passado, do que como o passado est influenciando o presente.

Referencial terico
Stern acredita que nossa mente funciona naturalmente para buscar nos outros as experincias que podemos ressoar, analisando automaticamente o comportamento dos outros, em termos de estados internos que conseguimos apreender. Nossas intenes seriam, portanto, criadas ou modificadas a partir do dilogo com as intenes sentidas nos outros, bem como nossos sentimentos e pensamentos.

Referencial terico
Nossas intenes seriam, portanto, criadas ou modificadas a partir do dilogo com as intenes sentidas nos outros, bem como nossos sentimentos e pensamentos. Nossa vida mental seria uma co-criao - "duas mentes criam intersubjetividade, assim como a intersubjetvidade d forma s duas mentes"

Referencial terico
Assim, a comunicao no verbal da dupla, que Stern chama de saber implcito, seria to importante quanto compreenso verbal dos contedos. Deste modo, ressalta a importncia da valorizao dos enectments, mais do que a compreenso intelectual da transferncia! contratransferncia, comomeio de mudana psfquica".

Referencial terico
Para Stern, o beb, portanto, teria uma capacidade de intersubjetividade inata, precoce e rudimentar, que seria a base do nascimento do psiquisrno'. Bion outra referencia para o autor. Bion" descreve a funo alfa como essencial para o desenvolvimento do pensamento do beb. Para ele o aparelho mental se desenvolveria atravs deste contato com a me, a partir da necessidade de um espao par pensar o pensamento. A ausncia materna pressionaria a mente a desenvolver um susbtituto da funo alfa materna.

Referencial terico
Freud descreve a cena de uma criana, que.ina ausncia da me, brinca com um carretel amarrado a um cordo, simbolizando o domnio sobre a presena/ausncia da me, expresso no lanare puxaro carretel. Ferro acredita que o desenho presentifica os movimentos emocionais da dupla pacienteterapeuta, permitindo uma construo conjunta da narrativa, gerando significado e sentido para as duas mentes.

Referencial terico
Bettelheim" relata que as figuras dos contos de fadas no so ambivalentes, como somos na realidade. Acredita que a polarizao entre bem e mal, que ocorre nos contos de fadas, reflete a ciso da mente da criana. Para ele, esta diviso importante como meio de expressar conflitos internos profundos originados em impulsos primitivos e violentos. Assim, a criana capaz de se identificar com os "monstros" e com os "heris", podendo extravasar seus sentimentos com segurana.

Referencial terico
Ferro", entretanto, faz uma crtica a Bettelheim. Segundo sua viso, as crianas no utilizariam estas histrias simplesmente como smbolos representantes de suas angstias. Ferro sugere que os contos de fadas funcionariam como "recipientes de formas e tamanhos diferentes" que podem ser utilizados de maneiras diferentes por cada criana, dependendo de suas necessidades.

Referencial terico
Ao longo da psicoterapia de orientao analtica, alternou predominantemente entre os estgios de raiva e barganha descritos por Elizabeth Kbler-Ross mas neste momento, parecia estar se dirigindo para uma maior aceitao da realidade.

Referncia bibliogrfica
Referncia com relao a minha parte Marcelo
Green, Andr. Narcisismo de Vida, Narcisismo de Morte. So Pa ulo: Escuta, 1988. p. 239-273. cap 6. 2." Freud, Sigmund. Formulaes sobre os Dois Princpios do Funcionamento Mental. Obras Completas Edio Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1911, Vol. XII. 3. Stern, Daniel. O Momento Presente na Psicoterapia e na Vida Cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007.

Referncia bibliogrfica
Aberastury, Arminda. A Percepo da Morte na Criana e outros Escritos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1984. p. 128-139. cap 9. Aberastury, Arminda. Psicanlise da Criana. 8a edio. Porto Alegre: Artmed, 1992. p. 180-210. cap 10. Bion, W. R. Os Elementos da Psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1966. Ferro, Antonino. A Tcnica na Psicanlise Infantil. Rio de Janeiro: lrnago, 1995. p. 43-102. cap /lI e IV. Freud, Sigmund. Luto e Melancolia. Obras Completas Edio Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1917, Vol. XIX. Bettelheim, Bruno. A Psicanlise dos Contos de Fadas. 15a edio. So Paulo: Paz e Terra, 2001. - .. Klber-Ross, Elisabeth. Sobre a Morte e o Morrer. 7a edio. So Paulo: Martins Fontes, 1997

REFERENCIAS
CASTRO, L.K.; CAMPEZATTO, L.A.S.; SARAIVA, L.A. As etapas da psicoterapia com crianas.(pp 97-115). In: CASTRO, M.G.K.; STURMER, A. (Cols.). Crianas e adolescentes em Psicoterapia: abordagem psicanaltica. Porto Alegre: Artmed, 2009. DIATKINE, Ren. AS LINGUAGENS DA CRIANA E A PSICANLISE. Revista Ide: So Paulo, 30(45), 35-44, dezembro 2007. DUARTE, I. Infncia. (pp.78-121). In: DUARTE, I.; BORNHOLDT, I. CASTRO, M.G.K. A prtica da psicoterapia infantil. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. RITTER, Fabiana; ZAVASCHI, Maria Lucrecia. Momentos de encontro (e desencontro) na psicoterapia de uma criana: elaborao do luto por uma morte anunciada. Rev. bras. psicoter; 11(3):325-347, 2009.

You might also like