You are on page 1of 21

Estudo de Perigo e Operabilidade - HAZOP

Claudia Peixoto Daniel Lopes Jaedson Gomes Wiklerdan Wisnen

Definio:
O termo HAZOP origina-se do ingls Hazard and Operability Study. Tambm conhecido como Estudo de Perigos e Operabilidade, o HazOp uma tcnica projetada para identificar perigos que possam gerar acidentes nas diferentes reas da instalao, alm de perdas na produo em razo de descontinuidade operacional.

Esta metodologia baseada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemtica atravs do uso apropriado de um conjunto de palavras-guias aplicadas a pontos crticos do sistema em estudo.

Objetivo:
O principal objetivo investigar de forma minuciosa e metdica cada segmento de um processo (focalizando os pontos especficos do projeto - ns - um de cada vez), visando descobrir todos os possveis desvios das condies normais de operao, identificando as causas responsveis por tais desvios e as respectivas consequncias. Procura propor medidas para eliminar ou controlar o perigo ou para sanar o problema de operabilidade da instalao.

Introduo:
uma das mais difundidas e eficientes tcnicas de anlise de riscos industrias utilizadas na indstria de processos qumicos e petroqumicos. Sua metodologia estruturada usada para identificar desvios operacionais, pode ser usada na fase de projeto de novos sistemas/unidades de processo quando j se dispe dos fluxogramas de engenharia e de processo da instalao ou durante modificaes ou ampliaes de sistemas/unidades de processo j em operao.

Introduo:
uma tcnica qualitativa e sua inteno trazer para a mesa de reunio os especialistas das reas envolvidas no processo, de tal forma que possam opinar sob cada ponto de vista (segurana, processo, manuteno, projeto, controle, cada um complementando e avaliando as causas e consequncias dos desvios apresentados nos diferentes "ns" identificados no processo.

Dados necessrios:
A execuo de um HAZOP de boa qualidade exige, alm da participao de especialistas experientes, informaes precisas, detalhadas e atualizadas a respeito do projeto e operao da instalao analisada.

Documentaes importantes
1. Fluxogramas de engenharia (Diagramas de Tubulao e Instrumentao - P&ID's). 2. Fluxogramas de processo e balano de materiais. 3. Memoriais descritivos, incluindo a filosofia de projeto. 4. Folhas de dados de todos os equipamentos da instalao. 5. Dados de projeto de instrumentos, vlvulas de controle, etc.

6. Dados de projeto e setpoints de todas as vlvulas de alvio, discos de ruptura, etc.

7. Especificaes e padres dos materiais das tubulaes.

8. Diagrama lgico de intertravamento, juntamente com descrio completa.


9. Matrizes de causa e efeito.

10. Diagrama unificar eltrico.


11. Especificaes das utilidades, tais como vapor, gua de refrigerao, ar comprimido, etc.

12. Desenhos mostrando interfaces e conexes com outros equipamentos na fronteira da unidade/sistema analisados.

Pessoal Necessrio e suas Atribuies.


A realizao de um HAZOP se baseia no fato que uma equipe multidisciplinar, ou seja, com diferentes experincias, trabalhando juntos, podem interagir de uma forma criativa e sistemtica e identificar muito mais problemas do que se cada um trabalhasse individualmente e depois fossem combinados os resultados.

Para a anlise de um novo projeto a equipe pode ser composta por: Engenheiro de projeto; Engenheiro de processo; Engenheiro de automao; Engenheiro eletricista; Lder da equipe.

Para a anlise de uma planta em operao, a equipe pode ser composta por: Chefe de fbrica; Supervisor de operao; Engenheiro de manuteno; Engenheiro de instrumentao; Engenheiro eletricista; Qumico; Lder da equipe.

Trabalho em equipe
A equipe deve ter um lder que tenha experincia na conduo de estudos de HazOp e que tenha em mente fatores importantes para assegurar o sucesso das reunies, como: no competir com os membros da equipe ter o cuidado de ouvir a todos no permitir que ningum seja colocado na defensiva manter o alto nvel de energia, fazendo pausas quando necessrio.

Desenvolvimento
A tcnica desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, sendo guiada pela aplicao de palavras especficas - palavras-guia - a cada varivel do processo, gerando os desvios dos padres operacionais, os quais so analisados em relao s suas causas e consequncias.

Desenvolvimento
O HazOp requer a diviso da planta em nodos (ns) de estudo (pontos estabelecidos nos desenhos de tubulao, instrumentao e procedimentos, entre os quais encontram-se os componentes da planta como bombas, vasos, trocadores de calor, etc.) e que o processo, em tais pontos, seja analisado com auxlio das palavras-guia.

Tipos de desvios associados com as Palavras Guias

Aplicao:

Referncias:
BARATA. Eduardo dos Santos. GANHOS NA REDUO DE IMPACTOS AMBIENTAIS COMO RESULTADO DA APLICAO DA TCNICA DE CONFIABILIDADE HAZOP. Monografia apresentada ao Curso de

Especializao em Tecnologias limpas da Universidade Federal da Bahia


UFBA. Salvador - Bahia. 2007;

ALENCAR . Las de Aguiar. METODOLOGIAS DE ANLISE DE RISCOS APP & HAZOP. Rio de Janeiro RJ. 2007;

You might also like