You are on page 1of 43

Acondicionamento e Armazenamento dos Resduos de Servios de Sade Colgio 24 de Maro

Resduos dos Servios de Sade RSS


So aqueles produzidos por todo e qualquer servio que desenvolva algum tipo de atividade relativa sade humana ou animal. Esses resduos representam um problema sanitrio e ambiental por serem constitudos por agentes de origem biolgica, qumica ou radioativa.

Segregao
Consiste na separao dos resduos no momento e local de sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas, o seu estado fsico e os riscos envolvidos.

ACONDICIONAMENTO
Consiste no ato de embalar os resduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam s aes de punctura e ruptura.

Resduos do Grupo A (Potencialmente Infectantes)


Aqueles com possvel presena de agentes biolgicos que podem apresentar risco de infeco.

Classificao A1
Culturas e estoques de agentes infecciosos de laboratrios industriais e de pesquisa; resduos de fabricao de produtos biolgicos; descarte de vacinas de microorganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferncia, inoculao ou mistura de culturas; resduos de laboratrios de engenharia gentica.

Classificao A2
Bolsas contendo sangue ou hemocomponentes com volume residual superior a 50 ml e kits de afrese.

Classificao A3
Peas anatmicas (tecidos, membros e rgos) do ser humano; produto de fecundao sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centmetros ou idade gestacional menor que 20 semanas; sem + valor cientfico ou legal, e/ou quando no houver requisio prvia pela famlia.

Classificao A4
Carcaas, peas anatmicas e vsceras de animais de estabelecimentos de tratamento de sade animal, de universidades, de centros de experimentao, de unidades de controle de zoonoses e de similares, assim como camas desses animais e suas forraes.

Classificao A5
Todos os resduos provenientes de paciente que contenham ou sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco IV.

Classificao A6
Kits de linhas arteriais endovenosas e dialisadores, quando descartados. Filtros de ar e gases oriundos de reas crticas.

Classificao A7
rgos, tecidos e fludos orgnicos com suspeita de contaminao com protena prinica e resduos slidos resultantes da ateno sade de indivduos ou animais com suspeita de contaminao com protena prinica (materiais e instrumentais descartveis, indumentria que tiveram contato com os agentes acima).

Modo geral, devem ser acondicionados em saco branco leitoso, resistente a ruptura e vazamento, impermevel e tambm devem ser identificados. Devem ser substitudos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos uma vez a cada 24 horas. Sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.

Resduos com suspeita ou certeza de contaminao biolgica por agentes classe de risco IV devem ser acondicionados em sacos vermelhos.

Resduos do Grupo B (Qumicos)


Resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Classificao B1
Resduos dos medicamentos ou dos insumos farmacuticos quando vencidos, contaminados, apreendidos para descarte, parcialmente utilizados e demais medicamentos imprprios para consumo.

Classificao B2
Todos os medicamentos no classificados no Grupo B1 e os antibacterianos e hormnios para uso tpico, quando descartados individualmente pelo usurio domiciliar.

Classificao B3
Os resduos e insumos farmacuticos dos Medicamentos controlados.

Classificao B4
Saneantes, desinfetantes e desinfestantes.

Classificao B5
Substncias para revelao de filmes usados em Raios-X.

Classificao B6
Resduos contendo metais pesados.

Classificao B7
Reagentes para laboratrio, isolados ou em conjunto.

Classificao B8
Outros resduos contaminados com substncias qumicas perigosas.

Os resduos slidos devem ser acondicionados em recipientes de material rgido, adequados para cada tipo de substncia qumica, respeitadas as suas caractersticas fsico-qumicas e seu estado fsico, e identificados.

Os resduos lquidos, quando no autorizado o seu descarte em esgoto sanitrio, devem ser acondicionados em frascos de at dois litros ou em bombonas sempre que possvel de plstico, resistentes, rgidas e estanques, com tampa rosqueada e vedante devendo ser identificados.

Resduos do Grupo C (Rejeitos Radioativos)


Materiais resultantes de atividades que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista.

Os rejeitos radioativos slidos devem ser acondicionados em recipientes de material rgido, forrados internamente com saco plstico resistente e identificados conforme o Regulamento Tcnico.

Os rejeitos radioativos lquidos devem ser acondicionados em frascos de at dois litros ou em bombonas sempre que possvel de plstico, resistentes, rgidas e estanques, com tampa rosqueada e vedante devendo ser identificados.

Resduos do Grupo D (Resduos Comuns)


So todos os resduos gerados nos servios de sade que, por suas caractersticas, no necessitam de processos diferenciados relacionados ao acondicionamento, identificao e tratamento, devendo ser considerados resduos slidos urbanos RSU.

I - azul - PAPIS II- amarelo - METAIS III - verde - VIDROS IV - vermelho - PLSTICOS V - marrom - RESDUOS ORGNICOS

Resduos do Grupo E (Perfurocortantes)


So os objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberncias rgidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar.

Materiais perfurocortantes devem ser acondicionados separadamente aps serem descartados imediatamente aps o uso; em recipientes: rgidos, resistentes punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados. Sendo expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento.

ARMAZENAMENTO INTERNO
Consiste na guarda temporria dos recipientes contendo os resduos j acondicionados, em local prximo aos pontos de gerao, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado apresentao para coleta externa.

Armazenamento Externo
Consiste na guarda dos recipientes de resduos at a realizao da etapa de coleta externa, em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veculos coletores. Neste local no permitido a manuteno dos sacos de resduos fora dos recipientes ali estacionados.

Container fechado com sistema de acomodao, capacidade para 8 m utilizada na Coleta de Lixo Hospitalar.

Funcionrio operando o sistema de acomodao de resduos no container

Viso interior do sistema de acomodao dos containers.

Viso lateral do mecanismo de acomodao. Atravs de operao simples,o funcionrio descarta o lixo no container e aciona o sistema de acomodao e depois fecha o container.

Grupo
Cinthya Gomes da Silva Jeniciara Ramos da Silva Souza Mrcia Rodrigues Borges Mirian Raduan Posso Patrcia Pereira Nacre Mendes Rodney Rodrigues Souza n. 12 n. 28 n. 40 n. 48 n. 52 n. 55

You might also like