You are on page 1of 11

Interlocutores de um texto

Para todo chinelo velho, tem um p cansado. Para todo texto, um interlocutor.

O que um interlocutor?
Na comunicao existe uma pessoa que fala ou escreve -, a que chamamos de locutor. Que graa tem a gente falar se ningum ouvir? Por isso, todo locutor tem em vista um INTERLOCUTOR, para quem vai dirigir sua fala ou seu texto escrito.

O que que faz um interlocutor?


O interlocutor faz mais do que receber informaes. Para ser considerado um interlocutor de verdade, ele deve: Participar / interagir com a fala ou texto do locutor; Identificar as intenes comunicativas do texto; Interpretar o texto.

Como descobrir quem o interlocutor do texto?


Para descobrir quem o provvel interlocutor de um texto, precisamos ficar atentos s marcas lingusticas que aparecem nele. Por exemplo: grias, escrita formal / informal, jarges (rea mdica, rea jurdica) ou falar regional.

Testes: para quem ser que este texto foi escrito?


Justin + Selena = amor sem fim? O que vcs esto achando do namoro do Justin com a Selena? Que meu namorado Gui no me oua, mas eu fiquei com uma pontinha de cime, sim. Ai, ai, ai, ele to lindo! J era lindo com aquele cabelo tigelinha, agora que deu uma desfiada ento, ficou to bom quanto ou ainda melhor!!! Mas meu cime foi s uma reaozinha inicial, coisa de f mesmo. Depois, comecei a pensar no seguinte: o amor uma coisa to transformadora na vida da gente, que todo mundo merece viver essa experincia, sim. Por isso, meu desejo que Justin e Selena sejam felizes para sempre! (tudo bem que ele mandou recado para Emma Watson dizendo que ela linda, mas essa parte a gente pula! hehehe). beijinhos, Teena

Fonte: Revista Todateen Online

Usando corretamente o GRIGRI Desde que o Gri Gri comeou a ser usado uns bons 15 anos atrs, j causou muita polmica. Uns diziam que ele "ensina" de forma errada ou "vicia" o segurador, e que este nunca estar preparado para uma situao extrema de montanha, e principalmente porqu ele no permite o rapel em duas cordas.No entanto a realidade que cada vez mais os novos escaladores se especializaram em vias curtas e esportivas. Boa parte dos jovens escaladores pouco vo para vias de mltiplas enfiadas ou rapis complexos, e a praticidade e a segurana "extra" de sua trava automtica, realmente podem fazer a diferena num ambiente mais descontrado. Isso sem falar naqueles que ficam trabalhando vias esportivas por horas e o segurador praticamente dorme na base da via! Emfim, sempre haver prs e contras, mas de fato o que importa que mesmo usando um equipamento que teoricamente minimiza sua margem de erro, que este seja usado da forma adequada. No ginsio CASA DE PEDRA o Gri Gri o nico equipamento de segurana permitido, logo muito interessante que todos nossos clientes, amigos e visitantes saibam usar corretamente este equipamento. A PETZL lanou recentemente o GRI GRI 2, que basicamente uma verso mais leve e menor do seu antecessor, no entanto seu funcionamento exatamente o mesmo. Neste vdeo podemos ter uma boa noo do funcionamento do aparelho, bem como dicas importantes de utilizao. CLIMB SAFE!

Querida mame, Lembrando de todas as suas qualidades e do amor que tem pelos seus filhos, recordo-me tambm que nunca deixou faltar carinho a nenhum deles sem exceo. Voc mesmo uma Super Me! Tem um amor grande, suficiente para me fazer sentir como um filhote de passarinho que est comeando a voar. Que bom saber e sentir que tenho uma me incrvel. Voc est sempre disposta a proteger os seus filhos em todas as dificuldades, ajudando, ensinando e dando um jeito nos problemas. Nas dificuldades, nunca falta a sua palavra orientadora. Voc cheia de amor e sabedoria, sinto a sua presena sempre que estou em algum embarao, principalmente se for financeiro. Por baixo do seu manto, sempre aparece o socorro. Hei de corresponder a toda a sua expectativa no que diz respeito a minha formao como ser humano. Vou aproveitar todos os ensinamentos e exemplos que vm de voc. Se conseguir isso, serei abenoada. Feliz Dia das Mes! Sua beno mame, Jaqueline

Exerccio Saresp 2009


Leia o texto e responda a questo. QUERIDOS LEITORES: Eu sempre gostei muito de livros, de revistas e de jornais. Eu passava todo tempo esperando ganhar um novo livro, esperando o Tico-Tico, que era uma revista que saia as quartas-feiras, e esperando que chegasse o Almanaque do Tico-Tico, que saia sempre perto do Natal. Era um livro grande e colorido e falava de tudo um pouco: de coisas serias e de coisas engraadas; historias e lendas, brincadeiras e anedotas, adivinhaes e enigmas. Ha muitos anos no se publica o Almanaque do Tico-Tico. Ento eu resolvi fazer um almanaque destinado a meus queridos leitores. Escolhi uma poro de historias, brincadeiras, piadas e adivinhaes, muitas poesias, brinquedos que a gente mesmo pode fazer e mais muitas surpresas. Espero que vocs gostem tanto quanto eu gostava do meu velho Tico-Tico. Um beijo da RUTH ROCHA Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. So Paulo: tica, 2005. p. 9

Pelo contexto, possvel verificar que a expresso Queridos leitores e o pronome vocs foram utilizados pela autora para se dirigir a a. b. c. d. adultos. bibliotecrios. crianas. professores.

You might also like