You are on page 1of 45

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DO PROCESSO PENAL INQURITO POLICIAL AO PENAL PROVA DA PRISO EM FLAGRANTE DA PRISO PREVENTIVA DA PRISO PROCESUAL DA PRISO TEMPORRIA

DIREITO PROCESSUAL PENAL

1.Conceito
conjunto de Princpios e normas que regulam a aplicao jurisdicional do Direito Penal, bem como as atividades persecutrias da Polcia Judiciria, e a estruturao dos rgos da funo jurisdicional e respectivos auxiliares.( Jos Frederico Marques) o conjunto de princpios e normas que disciplinam a composio das lides penais, por meio de aplicao do Direito Penal objetivo.(Fernando Capez)

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Sistemas Processuais
Acusador Defensor Julgador

1) Sistema Inquisitrio 2) Sistema Acusatrio 3) Sistema Misto

Funes separadas

Forma inquisitria + contraditrio posterior

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Princpios do Processo Penal

Do devido processo legal(Art. 5,LIV, CF) Garantia do Contraditrio e Ampla Defesa(Art.5,LV, CF) Proibio de provas obtidas por meios ilcitos(Art.5,LVI,CF) Inocncia presumida(Art.5,LVII,CF) Juiz Natural(Art.5,LIII,CF) Publicidade dos atos Processuais(Art.5,LX,CF) Iniciativa das Partes(Art.5 ,Art.129,I, CF) Legalidade;(Art.1,C.P.P.) Territorialidade; (Art.1,C.P.P.) Efeito Imediato;(Art.2, C.P.P.) Impulso Oficial(Art.251,CPP)

NOTCIA CRIMINIS

CONCEITO
o conhecimento espontneo ou provocado que tem a autoridade da prtica de um fato delituoso.

CLASSIFICAO
Postulatria : escrita e verbal
Notcia da Infrao Penal No Postulatria : escrita e verbal

Coercitiva

INQURITO POLICIAL
Conceito o conjunto de diligncias realizadas pela Polcia Judiciria para apurao de uma infrao penal e sua autoria, a fim de que o titular da Ao Penal possa ingressar em juzo. Finalidade Fornecer ao titular da Ao Penal(Ministrio Pblico/Particular) elementos idneos que autorizem a ingressar em juzo com a denncia ou Queixa. Carter Inquisitivo Inqurito no Processo e sim um procedimento administrativo, com carter inquisitivo.

POLCIA JUDICIRIA

Art.144,4, C.F.:
s polcias civis, dirigidas por delegados de carreira, incumbem, ressalvada a
competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao das infraes penais, exceto as militares.

INQURITO POLICIAL-ATRIBUIO

Segundo dispe o Art.4 do C.P.P.:

polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e de sua autoria.

INQURITOS EXTRA-POLICIAL
Art. 4...; Pargrafo nico: a competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja acometida da mesma funo. Exemplos: - Inquritos sanitrios: alnea b do Art.33 da Lei n4.771/69 - Inqurito Policial Militar: Quando ocorre crimes militares. - Inqurito judicial: Crimes falimentares; - Comisso parlamentar de Inquritos(CPI):Lei n.1.579/52 - Inqurito Civil: Lei n.7.347/85

INQURITO POLICIAL
Como se inicia um Inqurito Policial ?
AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA - Portaria da Autoridade policial - Ofcio requisitrio do Promotor de Justia - Ofcio requisitrio do Juiz de Direito - Requerimento da Vtima ou seu representante - Auto de priso em Flagrante Delito AO PBLICA CONDICIONADA - Representao da vtima ou seu representante - Ofcio do Juiz ou Promotor acompanhado da representao - Auto de Priso em flagrante AO PENAL PRIVADA - Requerimento da vtima ou seu representante legal - Auto de Priso em flagrante delito

Art.5 do CPP

INQURITO POLICIAL - DILIGNCIAS OBRIGATRIAS

O Art 6 do CPP, estabelece que a Autoridade ao tomar conhecimento da infrao penal, dever: - Dirigir-se ao local da infrao... - Apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps a percia; - Colher todas as provas ao esclarecimento do fato; - Ouvir o ofendido; - Ouvir o indiciado; - Proceder reconhecimento de pessoas e coisas e acareaes; - Determinar que se proceda o exame de corpo de delito, se for o caso; - Identificar o indiciado, se for o caso; - Averiguar a vida pregressa do indiciado;

INQURITO POLICIAL

Valor probatrio Nulidades Nulidades s existem no processo, pois o Inqurito uma pea informativa. INDICIADO No inqurito policial no h acusao. Tambm no h acusado ou ru, mas sim indiciado.

INQURITO POLICIAL REPRODUO SIMULADA

Art.7 Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder a reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica.

INQURITO POLICIAL

Dispensabilidade O inqurito policial pode ser dispensado, conforme depreende-se da leitura dos Arts. 27 e 39 5 do CPP. Forma Segundo o Art. 9 do CPP, Todas as peas do Inqurito Policial sero num s processado, reduzidos a escrito ou datilografados, e neste caso, rubricadas pela autoridade competente. Prazo(Art.10 do CPP) Com o indiciado solto o prazo de 30 ( trinta) dias Com o indiciado preso o prazo de 10 (dez) dias Destinatrio
Findo o Inqurito Policial a autoridade far um relatrio do que foi apurado e remeter os autos ao Juiz competente ( Art. 10, 1,CPP)

INQURITO POLICIAL OBJETOS APREENDIDOS

Art.11. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessam prova, acompanharo os autos do inqurito. Art.13. Incumbir ainda a autoridade policial: I- Fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II Realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III Cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; representar a cerca da priso preventiva.

INQURITO POLICIAL

Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do Inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia. Art.19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou do seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir mediante translado.

INQURITO POLICIAL

Art.21. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitido quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Pargrafo nico. A incomunicabilidade, que no exceder a trs dias, ser decretada por despacho fundamentado do juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do rgo do Ministrio Pblico, respeitado em qualquer hiptese, o disposto no art.7, III, do Estatuto da OAB.

AO PENAL

CONCEITO
o direito que tem o Estado de levar ao conhecimento do Juiz um fato que se reveste de aparncia de infrao penal, indicando-lhe a aplicao do Direito Penal Objetivo.

CONDIES DA AO
1) Condies Genricas: So as condies gerais de admissibilidade do julgamento da lide. a) Possibilidade jurdica do pedido b) Legitimidade para causa c) Interesse de agir 2) Condies Especficas :So aquelas exigidas num ou noutro caso. Ex.: Representao ( art.147 CP e Art. 24 do CPP)

AO PENAL

CLASSIFICAO
incondicionada Pblica representao do ofendido requisio do Ministro da justia

condicionada
Ao Penal exclusiva subsidiria personalssima

Privada

AO PENAL PBLICA INCONDICONADA

Em princpio toda ao penal pblica, pois ela um direito subjetivo perante o Estado-Juiz. O MP dono (DOMINIUS LITIS) da ao penal pblica. Em regra a ao penal pblica promovida pelo MP vista do inqurito policial Tratando-se de crime de ao penal pblica, caso o MP no oferea denncia no prazo, que de 05 dias com o ru preso e 15 dias com o ru solto(Art.46), admitida a ao penal privada subsidiria (Art.5 LIX, da CF, 100, 3 do CP e 29 do CPP).

AO PENAL
Art.27. Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do MP, nos casos em que caiba a ao pblica, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato, autoria e indicando tempo, lugar e os elementos de convico.

Art.28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informaes, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informaes ao Procurador-Geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferecla, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

AO PENAL
Art.24. Nos Crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a Lei exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo. 1. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. 1. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, Estado ou Municpio, a ao ser pblica.

AO PENAL PBLICA CONDICONADA


Dispe a lei que a ao penal pblica pode ficar, por disposies expressa, condicionada representao do ofendido ou requisio do Ministrio da Justia (Art.102, 1 do CP e Art.24, do CPP) A ao penal pblica fica condicionada em algumas hipteses representao da vtima ou requisio do Ministrio da Justia.

AO PENAL PBLICA CONDICONADA


Art.25. A representao irretratvel, depois de oferecida a denncia.
O direito de representao pode ser exercido: 1. Pela vtima, sendo maior de 18 anos (em razo do advento do novo Cdigo Civil) Observao! No caso de morte ou ausncia da vtima (declarada por deciso judicial), o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo (art. 24, pargrafo nico, CPP) 2. Pelo representante legal (pais, tutores ou curadores), sendo a vtima menor de 18 anos ou incapaz 3. Por quem os respectivos estatutos ou contratos designarem, ou, no silencio destes, pelos seus diretores ou scios-gerentes, sendo a vtima pessoa jurdica.

AO PENAL PRIVADA

Justifica-se essa concesso vtima quando o seu interesse se sobrepe ao menos relevante interesse pblico, em que a representao interessa muito de perto apenas ao ofendido A queixa o equivalente denncia, pela qual se instaura a ao penal, devendo conter na sua forma, os mesmos requisitos desta (Art. 41 e 43 do CPP). O perdo concedido a um dos querelados aproveitar a todos, sem que produza, todavia, efeito em relao ao que o recusar.(Art.51). O perdo ato bilateral, exige a concordncia do agressor (querelado). O perdo pode ser expresso ou tcito

PROVAS ( arts. 158 a 184)

Conceito
Provar fornecer, no processo, o conhecimento de qualquer fato adquirido para si e gerando noutrem, convico da substncia ou verdade do mesmo fato. A regra que a prova seja produzida no processo, na instruo perante o juiz, que a dirige e preside, o que est de acordo com o sistema da livre apreciao das provas.

Meios de Prova
So as coisas ou aes utilizadas para pesquisar ou demonstrar a verdade: Depoimentos, Percias, reconhecimentos, etc.

nus da Prova
A prova da alegao incumbe a quem a fizer, o princpio dominante em nosso cdigo( art.156- 1parte). Oferecida a denncia, cabe ao M.P. a existncia concreta do tipo e de sua realizao.

PROVAS ( arts. 158 a 184)

Objeto:
aquilo que se deve demonstrar;

Sistema:
O da livre apreciao das provas;

Provas ilegtima e ilcita:


No so admitidas no ordenamento jurdico ptrio.

Princpios :
Princpio da auto-responsabilidade das partes; Princpio do contraditrio; Princpio da aquisio ou da comunho; Princpio da Publicidade. Princpio do Livre convencimento motivado.

DAS PROVAS ( arts. 158 a 184)

Vestgios So impresses marcas, sinais, manchas, rastros, considerados de modo impreciso. uma mensagem silenciosa dirigida inteligncia do interprete. Indcios a circunstancia ou fato conhecido e provado de que se induz a existncia de outra circunstncia ou fato de que no se tem prova. Corpo de Delito a constatao da materialidade do crime. o conjunto de elementos sensveis do fato criminoso.

PROVAS ( arts. 158 a 184)

Provas ilegtima e ilcitas No so admitidas pelo ordenamento jurdico ptrio. Provas ilegtimas so aquelas produzidas em contrariedade a norma processual. Provas ilcitas so aquelas produzidas em contrariedade a norma de direito material. Ex.: conversas telefnicas sem autorizao judicial. Admite-se, no entanto, a utilizao das provas ilcitas quando: - A prova favorecer o prprio ru; - O interessado consente na violao de seu direito; - A prova for gravada em local pblico.

DAS PROVAS ( arts. 158 a 184)

Do exame de corpo de delito e das percias em geral 1.Das percias Percia o exame procedido por pessoa quem tenha determinados por pessoa que tenha determinados conhecimentos tcnicos, cientficos, artsticos ou prticos acerca de atos, circunstncias objetivas ou condies pessoais inerentes ao fato oponvel a fim de comprov-los. 2. Laudo Laudo a exposio minuciosa do observado pelos peritos e de suas concluses. 3. Corpo de delito o conjunto de vestgios deixados pela infrao penal, a materialidade do crime, aquilo que se v, apalpa, sente, em suma, pode ser examinado atravs dos sentidos.

DAS PROVAS ( arts. 158 a 184)

Como pode ser o exame de corpo de delito :


Direto Indireto

Exame Necroscpico
Trata deste exame o art. 162, tambm conhecido por necrpsia, autopsia tem de ser efetuada pelo menos 06 horas aps o bito.

Exame de leses corporais


Neste tipo de percia se os peritos no puderem categoricamente classificar a leso, proceder-se- a exame complementar( art. 168)

Outra percias
- Exames de laboratrio(art.170) - Violncia a coisa(art.171) - Percia de incndio(art.173) - Exame Grfico(art. 174)

DAS PROVAS ( arts. 158 a 184)

Interrogatrio do Acusado considerado como meio de prova e meio de defesa. Testemunhas Em regra toda pessoa pode ser testemunha e no pode recusar-se a depor. Prova documental Documentos so quaisquer escritos, instrumentos ou papis pblicos ou particulares.

Provas Complementares
Provas

Complementares

so: a identificao dactiloscpica, o estudo da vida pregressa , reconstituio e a recognio visiogrfica. Identificao o processo usado para se estabelecer identidade de pessoas ou coisas No campo criminal, a datiloscopia o processo universal utilizado para a identificao das pessoas. Identidade o conjunto de sinais somticos que diferenciam uma pessoa. Os caracteres exclusivos so os seguintes: impresses digitais, nome, filiao, naturalidade, sexo,altura, peculiaridades fsicas, estado civil, profisso, endereo, etc. Datiloscopia o sistema de identificao da pessoa por meio de impresses digitais.

Provas Complementares

O estudo da vida pregressa do autor do fato diligncia apontada no Art. 6, Inc. IX do Cdigo de Processo Penal, compreendido na produo dos dados alusivos sua vida pregressa, sob o ngulo familiar e social, condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes, durante e depois do crime, e quaisquer outros elementos que possam contribuir para a apreciao do seu temperamento .

Provas Complementares

Reconstituio, tambm denominada Reproduo simulada dos fatos, estabelecida pelo Art. 7 do Cdigo de Processo Penal vigente, a qual tanto considerada como prova complementar como objetiva, em virtude da verificao de meios e modos, e cabvel sempre que a Autoridade Policial tiver dvida quanto ao modo como foi praticada certa infrao penal, desde que no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. Caractersticas: a) uma prova mista, baseada nas informaes e nas fotografias, filmagens ou vdeos feitos na ocasio da diligncia; b) O objetivo verificar como o crime foi praticado; c) Deve ser documentada por relatrio pericial, ilustrada com fotografias seriadas com legendas e croquis; d) Deve ser procedida geralmente nos crimes de homicdio, acidentes de trnsito e contra o patrimnio.

DAS PRISES

Para Manzini priso uma limitao, mais ou menos intensa, da liberdade fsica de uma pessoa, para uma finalidade processual.

DAS PRISES

Espcies de Priso: - Priso penal: aquela imposta em virtude de sentena penal condenatria transitada em julgado. - Priso Processual: aquela imposta como medida cautelar, a chamada priso provisria: Priso em Flagrante, priso preventiva, priso decorrente de pronncia, priso decorrente de sentena penal recorrvel e priso temporria. - Priso civil: aquela imposta ao devedor de alimentos e ao depositrio infiel. - Priso administrativa: Cabe na extradio de estrangeiro, durante o processo de extradio. - Priso disciplinar: aplicada para transgresses disciplinares dos militares.

PRISO EM FLAGRANTE

Conceito
Segundo Basileu Garcia o delito que se v praticar e assim suscita, no prprio instante, a necessidade de conservar ou restabelecer a ordem jurdica, ameaada pela violao ou violada pelo acontecimento.( Art. 5,XI e Art. 301 do CPP)

Fundamentos
Justifica-se a convenincia de obstar o comportamento delituoso, evitando a consumao do crime ou, se j se consumou, o de assegurar a plena eficcia da lei penal, evitando-se o periculum in mora. Justifica-se ainda pelo seu trplice efeito: - Exemplaridade - Satisfao - Prestgio

PRISO EM FLAGRANTE

Modalidaes
a) Flagrante Prprio b) Flagrante imprprio ou quase-flagrante c) Flagrante presumido d) Flagrante Preparado ou provocado e) flagrante forjado. f) Flagrante esperado. g) Flagrante de Efeito Retardado(Ao Controlada).

Priso em flagrante nos :


1) Crimes de Ao Pblica condicionada 2) Crimes de Ao Penal Privada 3) Crimes Permanentes

PRISO EM FLAGRANTE

Como se lavra o auto de priso em flagrante


Art.304, CPP

Prazo para lavratura do auto


Art.306, CPP

Nota de Culpa
Art. 5,LXIV, C.F. e Art. 306 CPP

PRISO PREVENTIVA

Conceito
Em ampla acepo a expresso priso preventiva designa a custdia verificada antes do trnsito em julgado da sentena. Em sentido estrito, uma medida cautelar, constituda da privao da liberdade do indigitado autor do crime e decretada pelo juiz durante o inqurito ou instruo criminal face a existncia dos pressupostos legais.

Pressupostos(art. 312,CPP)
... quando houver prova da existncia do crime e indcios suficientes da autoria.

Fundamentos
A priso preventiva poder ser decretada: - Como garantia da Ordem Pblica - Como garantia da Ordem Econmica - Por convenincia da Instruo criminal - Para assegurar a aplicao da lei

PRISO PREVENTIVA

Condies de admissibilidade (art. 313 CPP)

A priso preventiva ser decretada, nos crimes dolosos : I. Punidos com recluso; II. Punidos com deteno quando se apurar que o indiciado vadio, ou havendo dvida sobre sua identidade, no fornecer ou no indicar elementos para esclarec-la; III. Se o ru tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitado em julgado.

Decretao ( art. 311,CPP)


Poder ser decretada em qualquer fase do inqurito policial ou da instruo criminal.

Fundamentao ( art. 315, CPP) Revogao e Redecretao Apresentao espontnea( art.317, CPP)

PRISO EM RAZO DE PRONNCIA

O que PRONNCIA: uma deciso interlocutria mista, que julga admissvel a acusao, remetendo o caso ao Tribunal do Jri. No art.408, 1, o Juiz declarar o dispositivo legal em cuja sano julgar incurso o ru, recomend-lo- na priso em que se achar, ou expedir as ordens necessrias para sua captura.

PRISO TEMPORRIA LEI n7960/89


A priso Temporria destina-se a possibilitar as investigaes a respeito de crimes graves, por tempo determinado, durante o inqurito policial.

Fundamentao
O art. 1 da Lei n 7.960/90, dispe que caber a Priso Temporria : I. Para as investigaes do inqurito policial; II. Quando o indiciado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios; III. Nos casos de alguns crimes, desde que haja fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida pela legislao penal, de autoria ou de participao do indiciado.

Procedimento
O art. 2 da presente lei dispe que : a priso temporria pode ser decretada em face da representao policial ou do requerimento do Ministrio Pblico. O juiz tem prazo de 24 horas para decidir sobre a priso, em despacho fundamento, sob pena de nulidade.

PRISO TEMPORRIA LEI n7960/89

Prazos A priso temporria ser decretada por 5( cinco) dias prorrogvel por igual perodo. Em se tratando de crimes hediondos este prazo ser de 30 (trinta) dias prorrogvel por igual perodo.(Lei 8.072/90)

You might also like