You are on page 1of 31

MODELO ERICKSON

Na hipnose ericksoniana nem sempre se faz uma induo formal de transe. Em algumas situaes o processo teraputico acontece durante uma conversa, aparentemente normal. Isso porque Milton Erickson percebeu que o estado de transe faz parte do repertrio natural das pessoas, isto , as pessoas entram e saem de transes a todo o momento.

Portanto, o processo teraputico da hipnose pode acontecer durante uma conversa em que, por meio de associaes de ideias e sugestes utilizadas pelo hipnoterapeuta, o paciente pode ter acesso a recursos internos que sero utilizados para lidar com o problema em questo.

Milton Erickson raramente abordava o problema do paciente de uma forma direta. Segundo ele, isso evita o surgimento de resistncias terapia. Era muito comum ele contar uma histria, uma piada, ou falar de um assunto que parecia que no tinha nada a ver com o que o paciente queria resolver e, com o passar dos dias, o paciente percebia que o problema estava resolvido.

PADRES HIPNTICOS
Os padres hipnticos so utilizados na comunicao para torn-la mais eficiente e persuasiva. Utilizamos esses padres no dia a dia e muitas vezes nem temos conscincia disso.

Se eu lhes falar a respeito de mergulhar como fiz em minha recente viagem a Fernando de Noronha , descrevendo-lhes os rpidos movimentos dos peixes , de cores brilhantes, o som rtmico das ondas mansas batendo na praia e a sensao de subir e descer com as ondas mornas enquanto esquadrinhava o cenrio subaqutico, de se esperar que eu consiga alterar-lhes o estado de conscincia, de modo que possam experienciar alguma representao daquilo que eu experenciei

Se vocs ficarem entusiasmados com a ideia de irem l tambm, terei empregado os mesmos padres de comunicao que so utilizados por hipnotizadores eficientes... e por eficientes poetas, vendedores, pais e mes, polticos, lderes religiosos, etc. Se vocs entenderem hipnose como a alterao do estado alterado de conscincia de algum, ento qualquer comunicao efetiva hipnose.

Eu no lhe diria que _________, porque


De qualquer forma j estou dizendo. Porm, minha negativa inicial quebra a resistncia, e a palavra mgica porque atribui autoridade ao que digo ao mesmo tempo em que desvia a ateno do comando embutido. Exemplo: Eu no lhe diria que esta atitude prejudicial a voc, porque voc j conhece as consequncias.

Eu poderia lhe dizer que________, mas


Voc no pode colocar nenhuma objeo, j que eu apenas estou comunicando o que posso fazer. O mas desconsidera o dito e engana a ateno consciente. Exemplo: Eu poderia lhe dizer que est confortvel a dentro, mas prefiro que voc descubra por si mesmo que aqui fora, junto s pessoas que lhes querem bem, melhor.

Mais cedo ou mais tarde Elo com o futuro. Esse padro joga o interlocutor num futuro que s possvel imaginar se uma determinada atitude for tomada hoje. Exemplo: Mais cedo ou mais tarde, voc vai perceber mais profundamente as vantagens desta escolha que acaba de fazer.

Tente resistir A pressuposio de que qualquer resistncia ser intil. Este padro contm um duplo vnculo: ou a pessoa tenta resistir, obedecendo ao comando direto ou no resiste, atendendo ao comando indireto. No h como no obedecer a voc.

Exemplo: Tente resistir a essa nova proposta com tantos benefcios .

Estou me perguntando se voc _______ ou no.

Pergunta embutida, seguida de comando embutido. O ou no do final optativo e serve para uma possvel retirada estratgica. Exemplo: Estou me perguntando se voc gostaria de liberar a criana que est doente ou no.

Talvez voc no tenha , ainda. O ainda outro pressuposto de inevitabilidade. O talvez funciona como suavizador. O no produz a imaginao do que est sendo negado. A meta-mensagem faa logo. Exemplo: Talvez voc no tenha decidido sair nesse momento ainda.

Estou me perguntando o qu voc gostaria de fazer primeiro. A clusula temporal primeiro contida nesta pergunta embutida faz pressupor que ambas as escolhas vo ocorrer de qualquer jeito. O consciente desviado pela preocupao com a ordem em que vo ocorrer.

Exemplo: Estou me perguntando o qu voc gostaria de fazer primeiro: liberar as pessoas que esto a ou sair para conversar com seus familiares .

Algum pode __________, porque O uso da confuso sem esclarecer que algum o prprio ouvinte, reforada pelo padro lgica sem lgica. O crebro do ouvinte vai ter que inventar uma ligao de causalidade lgica entre as duas oraes da sentena.

Exemplo: Algum pode sentir-se aliviado e tranquilo, porque voc conhece a satisfao ntima de recuperar a vontade de vencer.

Voc vai ______ agora, ou voc vai _______?

A multiplicidade de escolhas disfara a pressuposio de que a escolha inevitvel.


Exemplo: Voc vai garantir esta troca agora, ou voc vai esperar mais um pouco?

disse (ou dizia) _____, ________


Voc transmite seu comando ou sua mensagem por meio da citao de outrem. Exemplo: J dizia um grande empresrio: quem no arrisca no petisca.

me disse uma vez, _______


Mesmo padro anterior, enriquecido com a adio de metforas, visando tocar emocionalmente o futuro prospecto. Exemplo: Meu pai me disse uma vez que quando ouvimos os outros atentamente podemos chegar a soluo de qualquer situao.

<fato>,

<fato>, <fato>, e

Uma das sequncias eficazes de conduo hipntica. Aps uma srie de afirmaes comprovveis fisicamente (verdades incontestveis), voc faz uma sugesto que, embora no comprovvel, ter alta chance de ser incorporada s demais. a tcnica do sim repetido.
Exemplo: Veja voc: est nesse local, sentado nessa cadeira, de frente pra mim, pode ver meu rosto e as minhas mos, ouve o som da minha voz e sabe que estou sendo sincero.

fcil ________, no ? O mgico no ? final transforma o comando em uma pergunta e contorna a resistncia, oferecendo a opo do contrrio. Exemplo: fcil negociar quando as duas partes querem o acordo, no ?

Sem sombra de dvida (ou com certeza) Os advrbios de modo como felizmente, obviamente, indiscutivelmente, infelizmente, etc. fazem pressupor que a afirmao que lhes segue necessariamente verdadeira, reforando assim os comandos embutidos. Exemplo: Sem sombra de dvida, vale a pena investir neste dilogo!

Eu no sei se _________.

Neste padro, a negao disfara uma pergunta que, por sua vez, disfara um comando. uma forma indireta de se chegar ao inconsciente. Exemplo: Eu no sei se esta a grande oportunidade que vai torn-lo mais forte diante das adversidades.

Voc pode _______, no pode?


O que distingue este padro o no pode? final. Voc pode entender como ele suaviza o comando e cria fatores de rapport (sintonia) com o ouvinte, no pode? Exemplo: Voc pode se colocar alguns instantes no meus lugar, no pode?

A gente pode ________ porque


Porque uma palavra mgica, porque ela empresta credibilidade emocional a tudo o que se diz antes dela. Exemplo: A gente pode resolver essa situao porque temos todas as condies para isso.

Quem sabe voc gostaria de _________? Treine o uso sistemtico de suavizadores. Este padro contm dois. No exemplo a seguir, h tambm a pressuposio de que o perpetrador vai sair. Exemplo: Quem sabe voc gostaria de saber que sua me est aqui esperando a sua sada.

Voc provavelmente j sabe


Forma excelente e elegante de suavizar o comando indireto que se segue. O ouvinte conduzido a colocar em ao seu sistema de busca para verificar seu conhecimento do que afirmado, enquanto o inconsciente capta a mensagem do comando embutido.

Exemplo: Voc provavelmente j sabe que nossa equipe especializada em resolver situaes como esta.

Estou curioso para saber se Forma indireta de fazer a pergunta, que vai embutida. Exemplo: Estou curioso para saber se voc vai estudar minha proposta com a ateno que ela merece.

You might also like