You are on page 1of 39

SISTEMA LINFTICO

Prof. MSc. Flvio M. Moraes

Sistema paralelo ao circulatrio, constitudo por uma vasta rede de vasos semelhantes s veias (vasos linfticos), que se distribuem por todo o corpo.

SISTEMA LINFTICO

Funo: o Sistema Linftico tem duas diferentes funes, limpeza e defesa. Funes:

fazer retornar corrente sangunea substncias vitais, na maioria protenas que escapam dos capilares (recolhem o lquido tissular que no retornou aos capilares sanguneos, filtrando-o e reconduzindo-o circulao sangunea.) absoro de lpidos e vitaminas lipossolveis no tubo digestivo

interveno na defesa do organismo. (actua na defesa produzindo linfcitos, aprisionando agentes agressores e produzindo anticorpos. Compe o Sistema Linftico na defesa: a linfa (como meio de transporte), os Ganglios, os linfcitos, as tonsilas (farngeas, palatinas e sublingual), o timo, o bao e o apndice)

SISTEMA LINFTICO

constitudo pela linfa, vasos e rgos linfticos.

Os capilares linfticos esto presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vo se unindo em vasos linfticos maiores, que terminam em dois grandes canais principais: o canal torcico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabea, do brao esquerdo e de partes do trax) e o canal linftico direito (recebe a linfa procedente do lado direito da cabea, do brao direito e de parte do trax), que desembocam em veias prximas ao corao.
Linfa: lquido que circula pelos vasos linfticos. Sua composio semelhante do sangue, mas no possui hemcias, apesar de conter glbulos brancos dos quais 99% so linfcitos. No sangue os linfcitos representam cerca de 50% do total de glbulos brancos.

SISTEMA LINFTICO

rgos linfticos: amgdalas (tonsilas), adenides, bao, linfonodos ( ndulos linfticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfide: rico em linfcitos).
Amgdalas (tonsilas palatinas): produzem linfcitos. Timo: rgo linftico mais desenvolvido no perodo prnatal, involui desde o nascimento at a puberdade.

Linfonodos ou ndulos linfticos: rgos linfticos mais numerosos do organismo, cuja funo a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vrus e bactrias. Nele ocorrem linfcitos, macrfagos e plasmcitos. A proliferao dessas clulas provocada pela presena de bactrias ou substncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gnglios, que se tornam dolorosos.

Bao: rgo linftico, excludo da circulao linftica,

interposto na circulao sangunea e cuja drenagem


venosa passa, obrigatoriamente, pelo fgado. Possui grande quantidade de macrfagos que, atravs da fagocitose, destroem micrbios, restos de tecido, substncias estranhas, clulas do sangue em circulao

j desgastadas como eritrcitos, leuccitos e plaquetas.


Dessa forma, o bao limpa o sangue, funcionando como um filtro desse fludo to essencial. O bao

tambm tem participao na resposta imune, reagindo a


agentes infecciosos. Inclusive, considerado por alguns cientistas, um grande ndulo linftico.

SISTEMA LINFTICO

LINFA os vasos linfticos que, conforme aumentam de calibre, recebem o nome de: capilares, vasos e ductos linfticos. A composio da linfa praticamente a mesma do sangue, exceptuando-se a existncia de glbulos vermelhos, o que faz a linfa ser de colorao transparente. Por ela circulam alm das impurezas

o liquido que encontramos nos vasos linfticos. Percorre

retidas do meio intersticial, protenas, hormonas,


glbulos brancos e, ocasionalmente, dos intestinos ao fgado, nutrientes (molculas de gordura).

SISTEMA LINFTICO

VASOS LINFTICOS - Dividem-se em capilares, vasos e ductos. formado por segmentos (linfngios) continuamente valvulados para impedir o refluxo. A linfa, que neles percorre, movida por seis mecanismos: Formao de nova linfa que impulsiona a j existente.

1-

2-

Massagem dos msculos sobre os vasos.

3-

Os vasos, por se encontrarem prximos das artrias, sofrem a influncia dos batimentos

cardacos.

4-

A linfa da regio abdominal (cisterna de quilo / ampola de Pequet) sugada para o corao pelo vcuo formado na caixa torcica pelos movimentos respiratrios.

5Os vasos linfticos possuem movimentos de contraco. As vlvulas, neles existentes, impedem o refluxo possibilitando o transporte da linfa em uma nica direco.
6A linfa das regies acima do corao sofre a atraco da fora da gravidade.

SISTEMA LINFTICO

LINFONODOS So expanses nodulares de forma ovalada nas quais vasos

linfticos penetram trazendo linfa e os seus componentes.

Consistem de tecido linftico, coberto por uma cpsula de

tecido conjuntivo fibroso. Formam os linfonodos: trabculas,


vasos aferentes (que trazem linfa), seios linfticos, vasos eferentes (que levam linfa), ndulos corticais, crtex, centro

germinativo, cordes medulares, artrias e veias. Temos de


400 a 600 linfonodos em cadeia no nosso corpo.

1 2

1- Gnglios linfticos paratidianos 2- Gnglios submandibular 3- Gnglios cervicais superficiais 4- Gnglios axilares acessrios 5- Gnglios inguinais (femural mdios) 6- Gnglios popliteu

3 4 5

1.Linfonodo Mandibular

2- Linfonodo Parotdeo 3- Linfonodo Retrofarngeo 4- Linfonodo Pr-escapular 5- Linfonodo Pr-crural

GAROTILHO

Doena contagiosa aguda causada pelo streptococcus equi. Esta doena tambm conhecida como: gurma, coriza contagiosa, adenite eqina e estreptococia eqina. Muito contagiosa, determina uma inflamao mucopurulenta das mucosas nasais e faringeanas, estendendo-se em abcessos que chega a atingir LINFONODOS submaxilares e faringeanos, que podem transforma-se em abcessos e chegarem a supurar.

1- Linfonodo Mandibular - Situam-se lateralmente faringe, entre o bordo anterior da glndula salivar mandibular e a mandbula. Drenam a metade inferior da cabea. H que se ter o cuidado de distingu-los da glndula salivar multilobulada. A palpao feita com os dedos em forma de garra. 2- Linfonodo Parotdeo - Situam-se um pouco abaixo da articulao mandibular, mediais a parte da glndula salivar partida, prximos orelha e, s vezes, sobrepondo-se a esta em sua extremidade anterior. Drenam a linfa da parte superior da cabea. A palpao feita com os dedos em forma de garra em torno da glndula partida, logo abaixo da orelha.
3- Linfonodo Retrofarngeo - Os linfonodos retrofarngeos mediais se encontram posicionados em sentido caudodorsal ao teto da faringe. Drenam a linfa da parte interior da cabea, incluindo a laringe e a faringe. Para a sua palpao, introdusem-se os dedos esticados de ambas as mos entre o ramo da mandbula, a laringe e a coluna cervical, pressiona-se, tentando-se fazer com que os dedos de ambos os lados se encontrem. Os linfonodos retrofarngeos laterais se situam medialmente a parte rostral, estando recobertos pela parte dorsal da glndula mandibular. Drenam todos os linfonodos da cabea.

4- Linfonodo Pr-escapular (ou linfonodo cervical superficial) - Esto situados um pouco mais altos e cranialmente articulao do ombro, sendo revestidos por msculo. So o centro linftico regional da orelha, do pescoo, do peito e da espdua. Palpam-se esses linfonodos pressionando-se com certa fora com a ponta dos dedos a borda anterior da espdua e empurrando-os cranialmente, eles devem se deslocar facilmente sobre a mo. 5- Linfonodo Pr-crural (ou linfonodo subilaco) Localizam-se na parte superior do tero inferior de uma linha imaginria entre o leo e a patela. Drenam a parte posterior do tronco e do segmento craniolateral da coxa. Devem ser palpados pressionando-se a ponta dos dedos cranialmente e para dentro, dois palmos acima da

6- Linfonodos mamrios - So representados, na maioria das vezes, por dois ndulos de cada lado, entre o assoalho sseo da pelve e a parte caudal do bere. Drenam o bere e a parte interna e posterior da coxa. Para examinar o linfonodo esquerdo do bere deve-se elevar a parte esquerda do bere por trs do animal com a mo esquerda, enquanto a mo direita examina a insero caudal do bere, a partir do septo intermamrio. Palpa-se a borda caudal do linfonodo posterior do bere, que apresenta a superfcie lisa em comparao com o parnquima mamrio que possui aspecto granular

7- Linfonodos leofemurais - Somente por palpao retal. 8- Linfonodos da bifurcao artica - Somente por palpao retal.

9- Linfonodo poplteo - Em ces.

SISTEMA LINFTICO

LEUCCITOS So formados nos ossos e nos rgos linfticos. Podem ser divididos nas seguintes classes:

-Leuccitos Granulares-

Neutrfilos: Fazem 65% da populao total dos

leuccitos, provem da medula ssea.

Eusinfilos: 3% da populao, sua concentrao

aumenta nas reaes alrgicas.

Basfilos: 11% das clulas brancas, funes

desconhecidas.

-Leuccitos No-GranularesLinfcitos: fazem 30% dos leuccitos, se

originam nos tecidos linfticos e na medula ssea.

Moncitos = Macrfagos: ao os maiores

leuccitos, tm a aco fagocitria.

SISTEMA LINFTICO
Anticorpos Facilitam a destruio dos agentes nocivos. So formados por protenas como globulina. Constituem o resultado final da proliferao de linfcitos B. (Existem linfcitos B que actuam mais eficazmente nas infeces agudas e o T que so eficientes nas crnicas.).

SISTEMA LINFTICO

Febre

um sintoma que acompanha numerosos estados patolgicos; consiste no aumento da temperatura corporal acima de 37, podendo atingir at 41 a 42 C. um mecanismo do qual o corpo lana mo para combater com mais eficcia a presena de germes invasores, tendo em vista da impossibilidade destes suportar temperatura prxima dos 40C. H dois mecanismos de produo da febre: -microorganismos toxinas bacterianas - e via sistema imunolgico corpo estranho, linfcito. Os dois mecanismos terminam da mesma forma. Os micrbios podem estimular directamente os neutrfilos (glbulos brancos), que por sua vez activam o hipotlamo, que o auto regulador da temperatura. Desta forma, os vasos sanguneos da pele se contraem para evitar a perda de calor, ao mesmo tempo em que o metabolismo aumentado para produzir mais calor. Assim, diminuindo a perda de calor, e ao mesmo tempo, aumentando sua produo, teremos um aumento de temperatura, e estamos diante da febre. importante supervisionar esse mecanismo de defesa impedindo o aumento da temperatura na cabea. Obs.: no aconselhvel permitir que o estado febril se prolongue por mais de 24 horas.

SISTEMA LINFTICO

TONSILAS
rgos linfticos, constitudos por numerosos folculos de tecido linfide, dispostos em ndulos possuindo centros germinativos de anticorpos e linfcitos. Classificam-se em tonsilas farngeas, tonsilas palatinas e tonsila lingual: Funo: todas actuam como defesa adicional contra agentes infecciosos provenientes da boca e do nariz. Exercem esta funo de defesa dando o alarme, formando linfcitos atravs do seu tecido linfide e produzindo anticorpos.

Tonsilas Farngeas - Localizada na faringe nasal (adenides). Monitorar as fossas nasais.


Tonsilas Palatinas - Mais conhecida por amgdalas, situadas na retroboca. Monitora o que por ali passa. Tonsila Lingual - Situada no dorso da poro da lngua, das papilas valadas at a epiglote. Mesma funo da anterior.

SISTEMA LINFTICO
ADENODE

TONSILA DE CO

AMIDALA

SISTEMA LINFTICO

TIMO
rgo achatado, de um rosa-cinzento, com dois lobos localizados na frente da aorta e atrs do externo, formados por uma massa cinzenta. Seu tamanho aumenta durante infncia e, com o passar dos anos diminuindo de tamanho lentamente. Funo: tem um papel critico no desenvolvimento e proteco do organismo. Produz uma hormona chamado Timozina. Combate a invaso por microorganismos infecciosos e tambm actua na identificao e destruio de qualquer coisa que possa ser descrita como no prpria, incluindo transplantados e clulas malignas. Nele precursoras clulas T oriundas da medula ssea recebem definitiva transformao actuando eficientemente nas infeces crnicas, micoses e viroses.

SISTEMA LINFTICO

BAO
o maior rgo do Sistema Imunolgico e caracteriza-se por no possuir circulao linftica. Situa-se no lado esquerdo superior do abdmen, protegido pelas costelas inferiores. Tem a forma ovalada, cor prpura devido a grande quantidade de sangue nele contida, com 13 cm de comprimento e seu peso varia de 300 a 400 gr (nos adultos). revestido por uma cpsula fibrosa e formado pela polpa esplnica na qual encontram-se a polpa branca, que contem os glbulos brancos chamados linfcitos, agrupados em torno de vasos sanguneos, e a polpa vermelha que contm glbulos brancos chamados macrfagos que perseguem e destroem microorganismos invasores. Funo: na defesa do organismo filtra os microorganismos estranhos do sangue, produzindo linfcitos e plasmcitos que fabricam anticorpos.

BAO

A circulao linftica responsvel pela absoro de detritos e macromolculas que as clulas produzem durante seu metabolismo, ou que no conseguem ser captadas pelo sistema sanguneo.

O sistema linftico coleta a linfa, por difuso, atravs dos capilares linfticos, e a conduz para dentro do sistema linftico. Uma vez dentro do sistema, o fluido chamado de linfa, e tem sempre a mesma composio do que o fluido intersticial.

A linfa percorre o sistema linftico graas a dbeis contraes dos msculos, da pulsao das artrias prximas e do movimento das extremidades. Todos os vasos linfticos tm vlvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulao sangunea. Se um vaso sofre uma obstruo, o lquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchao denominado edema.
Pode conter microorganismos que, ao passar pelo filtros dos linfonodos (gnglios linfticos) e bao so eliminados. Por isso, durante certas infeces pode-se sentir dor e inchao nos gnglios linfticos do pescoo, axila ou virilha, conhecidos popularmente como "ngua".

You might also like