You are on page 1of 45

UFCD 780 Aplicaes de gesto administrativa Ficha de trabalho n 1

O que uma empresa?


Empresa um conjunto de meios tcnicos, humanos e financeiros, organizados com vista concretizao de um determinado fim econmico, o qual passa pelo exerccio de uma actividade orientada para a satisfao das necessidades dos seus vrios stakeholders, nomeadamente: os seus clientes (pela oferta de bens ou servios), os trabalhadores (atravs do emprego e da contraprestao salarial), os accionistas (pela realizao do lucro que remunera o risco incorrido), os credores (pelo reembolso do capital e juros em prazo acordado), dos fornecedores (pela procura de bens ou servios), o Estado (pelo cumprimento das obrigaes fiscais e legais), etc.

PRINCIPAIS DEPARTAMENTOS DE UMA EMPRESA


Financeiro: responsvel pela sade financeira da empresa. As suas principais funes incluem a gesto do dinheiro, gesto de investimentos, gesto do risco financeiro e as relaes com os investidores. Tambm lida com taxas de cmbio, divisas estrangeiras, alteraes das taxas de juro entre outras reas financeiras Jurdico: responsvel pela parte jurdica da empresa estando a seu cargo tudo que de ordem Jurdica, tambm este departamento que faz a anlise de todos os relatrios da empresa dando o parecer jurdico.

PRINCIPAIS DEPARTAMENTOS DE UMA EMPRESA


Recursos Humanos: Encarrega-se de todas as contrataes e demisses de todos os empregados de uma empresa, assim como os benefcios dos mesmos directamente ou indirectamente. Marketing: D a conhecer a empresa, produtos e servios e preocupa-se com a imagem da empresa. Responsabiliza-se com a animao e controlo de vendedores, distribuio fsica dos produtos, os servios de ps-venda, actividades tcnicoscomerciais, Concebe, executa e explora o mercado.

Logstica: Gere o fluxo de material e de informao, o papel da logstica colocar o produto certo no lugar certo no momento certo a um preo justo e com qualidade assegurada.
Comercial: Dirige e coordena as actividades relacionadas com a comercializao e a venda dos produtos e/ou servios de uma empresa. Para isso, analisa a concorrncia, faz pesquisas de mercado para conhecer o que realmente pretende o consumidor,...

O QUE UMA FACTURA?


Uma um documento comercial que representa a venda para clientes domiciliados em territrio nacional.

O que um recibo?
Recibo um documento escrito em que algum (pessoa ou empresa) declara ter recebido de outrem o que nele estiver especificado

O que a venda a dinheiro?


Deve ser emitida numa venda a pronto (quando o pagamento imediato, naquela hora, ou a dinheiro, ou por carto de dbito ou crdito). A VD normalmente emitida ao consumidor final, numa loja a retalho, e no necessrio a identificao completa do cliente (por isso que se deve pedir uma factura para se ter garantia nos produtos, etc. porque fica identificado quem fez a compra).

O que um Guia de Transporte?


Documento legal emitido pelo transportador para acompanhar a mercadoria durante o transporte em territrio portugus.

O que um Guia de Remessa?


Guia de remessa o documento que acompanha a documentao da carga a ser enviado para o destinatrio.

O que uma nota de encomenda?


documento escrito no qual o vendedor e o consumidor registam o seu acordo sobre o objecto e o preo da venda, quando o consumidor no pode levar imediatamente o bem comprado.

O que uma nota de pagamento?


Nota de Pagamento a confirmao de um pagamento, serve provar o pagamento a determinada pessoa ou empresa.

O que uma nota de reparao?

O que uma carta comercial?


Uma carta comercial um documento escrito, trocado por empresas entre si ou com seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou encerrar transaces.

O que uma Carta Oficial?


Carta oficial um meio de comunicao directo entre pessoas, cuja linguagem formal.

O que um Memorando?
a correspondncia interna de uma empresa, por exemplo, um determinado departamento se comunica com outro dentro da mesma empresa. Enquanto o ofcio uma correspondncia externa, como por exemplo, uma empresa se comunica com outra empresa ou rgo.

O que um Comunicado?
Comunicado um texto cativante, indito, verdadeiro, objectivo e denotativo. Um comunicado representa um antnimo de comunicao j que este no espera obter uma resposta por parte do receptor, enquanto que para haver comunicao tm que pelo menos existir um emissor e um receptor. Os comunicados so escritos para anunciar alguma ideia ou lei (comunicar algo a algum).

O que um Contrato?
Um contracto um vnculo juridico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurana jurdica em seu equilbrio social, ou seja, um negcio juridico bilateral ou plurilateral. o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos.

O que um Circular?
Circular uma norma jurdica produzida em todos os nveis da administrao publica (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartio ou departamento define a padronizao de condutas e rregras. Assim, sua funo uniformizadora, destinando-se aos funcionrios de certo setor, que devem conhec-la amplamente. Da o nome circular, que indica a necessidade de uma correta divulgao entre seus destinatrios, devendo transitar entre eles.

O que uma Procurao?


Procurao um documento (pblico ou particular), no qual voc designa algum para atuar em seu nome.

O que uma convocatria?


Uma convocatrio o ato de convocar, quando um juiz expede um mandato por exemplo, usa esse termo: carta convocatria - Para convocar, chamar, um convite que no admite recusa.

O que uma Ata?


um documento, normalmente escrito mo num livro com as folhas numeradas, e que descreve todos os factos assinalveis dessa reunio. Dever ser assinada pelos participantes. Fundamentalmente escrevem-se os pontos da ordem de trabalhos e as deliberaes votadas. Obedece ao principio da publicidade. Dar conhecimento pblico das deliberaes de uma sociedade

O que um Aviso?
um documento escrito por meio do qual as empresas e instituies transmitem informaes, ordens, convites, notificaes a empregados ou a terceiros com quem elas tem interesse em comum.

O que um Oramento?
O Oramento de uma forma geral a rea das finanas e da economia. O oramento , nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que ser necessria para fazer frente a determinadas despesas.

O que um inventrio?
Inventrio o procedimento judicial obrigatrio tendente relao, descrio, avaliao e liquidao de todos os bens pertencentes ao de cujus ao tempo de sua morte, para distribu-los em entre os seus sucessores.

Importancia das Aplicaes de Gesto administrativas


Numa empresa dos dias de hoje, o software de gesto deve ser o centro de operaes, constituindo em si o crebro e o esquema funcional da organizao administrativa. Apesar de se poderem integrar nesta categoria as aplicaes de gesto contabilstica das empresas e de recursos humanos, costuma-se identificar normalmente como sendo software de gesto apenas o que conhecido pelas reas de vendas, compras, aprovisionamento e gesto financeira, para alm da gesto corrente da empresa. A importncia que o software assume para o correto e pleno funcionamento da empresa leva a que se deva ter em conta caractersticas como. Fiabilidade - de modo a que os utilizadores possam ter confiana nos seus resultados. Robustez - evitando problemas tcnicos. Funcionalidade - para permitir o desempenho das tarefas administrativas e operacionais. Segurana - um fator fundamental no sentido de preservar o valor de anlise. Organizao dos dados que manipula.

Requisitos ao Nvel de Hardware/software para instalao dos software de gesto administrativa, primavera Express 7.50
Sistema Operativo: Microsoft Windows xp SP3 ou superior, Processador 1.4 GHz x86/ x64 (recomendado 2.0 GHz ou superior) Memria: 512 MB RAM (recomendado 1 GB); Espao livre em Disco: 2 GB; Resoluo de ecr mnima 1024x768; Placa de rede para acesso internet.

Software de Gesto Comercial e Facturao.

Exemplos de software para cafs

Disponvel em Windows 8, 7, Vista e XP ou Windows 2012, 2008 R2, 2008 e 2003 Server. Internacional - Capacidade de traduo para qualquer lngua pelo prprio utilizador. Multiutilizador e Multiempresa. Proteco por Sigla e Senha de entrada, exclusivas de cada utilizador autorizado. Possibilidade de acesso a qualquer opo do programa atravs do teclado. Mapas e listagens configurveis pelo utilizador, recorrendo a um editor visual apropriado. Ajuda em linha e Manual completo das aplicaes em formato Microsoft HTML Help. Visualizao de qualquer tabela associada a uma opo do programa, atravs da tecla F9, do duplo click do rato ou de um boto de consulta. Exportao dos dados da aplicao para as principais Folhas de Clculo, Bases de Dados e Processadores de Texto disponveis no ambiente Windows. Interface amigvel com o utilizador, uniforme em todo o sistema GESTWARE, possibilitando uma rpida aprendizagem da aplicao. Sistema standard de Menus e manuseamento de dados, compatvel com a norma da programao em Windows. Modular - Cada aplicao pode ser adquirida isolada

Aplicao com mdulos especficos para Restaurantes, cafetarias, pastelarias, bares e discotecas, suportando Multi-plataforma: Windows, Linux, Android, entre outros; Soluo Touch-Screen dinmico, funcional e muito simples de utilizar; Ecr com produtos, famlias e respetivas imagens; Desenho da sala com respetivas mesas podendo dividir estabelecimento em vrias reas com preos diferente; Diviso de contas por valor igual ou diferente (contas mltiplas) ou pagamentos parciais; Gesto de transferncia de produtos entre mesas; Gesto de cartes com consumos mnimos; Gesto de clientes com vendas a crdito/dbito e respetiva conta corrente;

Gesto Bancria Permite a gesto de contas bancrias atravs do registo e controlo (reconciliao) de movimentos de dbito e crdito efetuados descriminado pelas contas que o utilizador possui.

Software de contabilidade

Auto focus uma prtica de contabilidade sistema de software para gerir o negcio de fluxo de caixa. Os utilizadores no precisam de saber a diferena entre um dbito ou de crdito como toda a contabilidade e as entradas so gerados pelo sistema

Software de Gesto para Bares e Discotecas

Aplicao bastante poderosa e intuitiva com interface tctil, permite uma gesto total do estabelecimento.

Acesso Online - informao em tempo real; anlise fora do local de trabalho

Software de Gesto para Bares e Discotecas Clientes - conta corrente de


cliente pagamento parcial de facturas; carto de cliente (fidelizao); extrato de saldos e movimentos; limite de crdito e valores Carto Cliente (Fidelizao) associado a um cliente; acomula saldo para pagamento posterior; descontos especiais (aniversrio do cliente, da loja, etc...); em cada compra, apresenta saldo; cartes multiloja (s para tecnologia Cloud) Dias e Sesses - Talo de abertura com saldo inicial; parametrizao de sesses (individuais, gerais); relatrios vrios nos fechos de Dia e

Mediacomum software de Condomnios Mais eficaz, mais rpido e acima de tudo com maior controlo do seu negcio. Atravs de uma anlise de mais de 6 meses aos softwares existentes no mercado, criamos um conjunto de funcionalidades que iro melhorar a gesto dos seus condomnios.
http://www.mediacomum.com/destaques_softcondominio.html

InXure o software de gesto indispensvel para os corretores e mediadores de seguros

O software InXure possui funcionalidades, tanto ao nvel de departamento comercial como ao nvel de produo, que permitem uma gesto eficaz da informao, e cujo objetivo principal o de uma total satisfao dos clientes em termos de rapidez e de eficincia. A carteira de clientes de um corretor ou de um mediador de seguros requer todos os cuidados; este o seu valor principal. De acordo com isto, o software InXure permite-lhe:

You might also like