You are on page 1of 84

1 -PERCIA CONTBIL

Programa tirado do livro de:A. LOPES DE S 5. Edio - Ano 2002 Editora Atlas S.A.

Prof. Edegar de S. Moraes -

2 - Tempo e Vida
O tempo utilizado com sabedoria rende juros de progresso intelecto-moral. A hora vazia fomenta os desiquilibrios que redundam em inequivocos prejuizos. A ao tranquila e contnua, produz resultados mais seguros do que o labor agitado, sem mtodo, s/disciplina, e sem prosseguimento. Para o xito de qualquer realizao/evento, faz-se necessrio a programao da atividade, obedecendo ao critrio do tempo que pode ser investido.O individuo prudente valoriza o tempo,enquanto que o ocioso desperdia-o desnecessariamente. Os ponteiros do relgio retornam sempre ao lugar por onde j passaram, todavia, no trazem mais o tempo que se foi. Tempo vida, desperdiado, a morte da oportunidade. Joana de Angelis

3 - PERICIA CONTABIL
FUNDAMENTOS DA PERCIA CONTABIL INTRODUO Todo conhecimento cientifico desenvolvido com o Objetivo de, em suas aplicaes, melhorar e facilitar a vida do cidado, ou da sociedade como um todo. (p.ex.a informtica) As aplicaes dos conhecimentos cientficos, para servirem a sociedade , so denominadas de, suas Tecnologias. Assim, a contabilidade possui diversas aplicaes, logo diversas tecnologias. At o sculo XVIII, existiam Tcnicas Contbeis, que tinham sua origem de exerccios milenares da profisso contbil. Isto porque, o conhecimento estava ainda em sua fase emprica e as aplicaes em subjetivas, ou seja ao feitio de cada profissional.

4 - continuao

Diferena entre tcnica e tecnologia


A primeira provem do emprico; a segunda, de estudos cientficos. Desse modo, podemos dizer que entre as tecnologias contbeis, encontramos:- A contabilidade oramentria, a Contabilidade de Custos, as Anlises de Balanos, a Auditoria, a Contabilidade Bancria, a Contabilidade Pblica, A Origem e Aplicao de Recursos, hoje substituda pela Demonstrao do Fluxo de Caixa, a Demonstrao da Variao Patrimonial, e tambm a Percia Contbil.

5 - 15 motivos p/voc ler sempre


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 soltar sua imaginao estimular sua criatividade aumentar seu vocabulrio facilitar sua escrita simplificar a compreenso das coisas melhorar a comunicao com os outros ampliar seus conhecimentos mostrar semelhanas com pessoas diferentes revelar novas afinidades levar a mares nunca dantes navegado desenvolver seu repertrio emocionar e causar impacto ligar seu senso critico na tomada mudar sua vida e at ampliar sua renda melhorar seu rendimento na escola

O homen/mulher que l, sabe mais.

6 - Continuao...
A justia imperativo que a justia, cumpra a finalidade para a qual foi criada, que a de resolver litgios que surgem na Sociedade, portanto, fazer justia. Em outras palavras, paga quem tem a obrigao de pagar e recebe que tem o direito de receber. Observar que, quem procura a justia, o faz em uma das duas situaes:a) b) Reclamar um direito, ou Defender-se de uma acusao.

Cabe ao juiz, as seguintes funes:1 decidir a questo 2 proferir a sentena 3 dar o direito a quem o tenha

7 - Continuao...
A Percia como prova O novo Cdigo Civil brasileiro, volta a confirmar a qualidade referida em seu artigo 212. Salvo o negcio (situao) a que se impe forma especial, o fato jurdico pode ser provado mediante:1 confisso 2 documento 3 testemunha 4 presuno 5 - percia

8 - Conceito de Percia Contbil


Quando precisamos de uma opinio vlida, competente, robusta, de um profissional conhecedor do assunto, ns buscamos um perito. A expresso percia, vem do Latn, Peritia, que eu seu sentido prprio, significa, trabalho de profissional de reconhecido e notrio saber (adquirido pelo estudo, vivncia e experincia profissional), com o objetivo de oferecer uma prova. A percia contbil uma tecnologia, porque aplicao dos conhecimentos cientficos da contabilidade Conceito ou definio de percia. 01 - Percia contbil a verificao de fatos ligados ao patrimnio individual, de uma entidade, de uma sociedade, com o objetivo de oferecer opinio sobre fatos propostos.

9 - Continuao...
02 Percia exames, vistorias, avaliao, indagao e investigao, todo procedimento necessrio para se produzir uma opinio robusta sobre determinadas questes. 03 Percia trabalho profissional de alta competncia, com o objetivo de se produzir prova. 04 Percia um instrumento especial de constatao, prova ou demonstrao, cientfica ou tcnica, da veracidade de situao, coisas ou fatos.(Per.Cont.-Valder L.P.Alberto)

05 - Percia o exame, vistoria e avaliao de carter tcnico, cientfico ou especializado, com o objetivo de esclarecer verdades.

10 - Procedimentos
O Exame a anlise de livros, documentos e registros de Operaes, para a constatao de lanamentos e anotaes. A Vistoria a trabalho que objetiva a verificao e a constatao de situao, coisa ou fato, de forma circunstancial.(se existe, ocorreu ou no) A Indagao a busca de informaes mediante entrevista com conhecedores do objeto da percia. A investigao a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contbil ou parecer pericial contbil, o que est oculto por quaisquer circunstancia. O arbitramento a determinao de valores ou a soluo de conflitos por critrio tcnico. A mensurao o ato de quantificao (quantidade) fsica de coisas, bens, direitos e obrigaes.

11 - continuao
A Avaliao o ato de estabelecer valor de coisas, bens, direitos, obrigaes, custos, despesas, receitas, patrimonio e etc. A Certificao o ato de atestar a informao trazida ao laudo pericial contbil, pelo perito-contador, conferindo-lhe carter de autenticidade pela f pblica atribuda a este profissional. Em tempo de acordo com o Cdigo de tica Profissional, deve o contador comunicar, de forma reservada ao Conselho Regional de contabilidade de sua jurisdio, ao Juzo ou parte contratante, a falta de habilitao profissional, caso no possua capacidade tcnica para a execuo do trabalho profissional.(percia)

12 - Destaque
Portanto, Percia a forma de se demonstrar, por intermdio de laudo pericial, a verdade de fatos ocorridos, examinados por especialistas no assunto, a qual servir como meio de prova em que se baseia o juz para a soluo de determinado conflito

13 Cdigo Processo Civil

Art. 420 A prova pericial consiste em exame, vistoria, avaliao e indagao. Pargrafo nico O juiz indeferir a percia quando:I A prova do fato no depender do conhecimento especial de tcnico. II For desnecessria em vista de outras provas produzidas. III A verificao for impraticvel.

14 - Percia Contbil
RESOLUO N.731 DE 22/10/1992 APROVA A NBC-T-13 DA PERICIA CONTABIL 13.1 Conceituao e Objetivos

13.2 Planejamento e Execuo


13.3 Procedimentos

13.4 Laudos Periciais

15 - Pericia Contbil Resoluo n. 733, de 22/10/1992 Aprova a NBC-P-2 Normas Profissionais do Perito Contbil 2.1 - Competncia Tcno-Profissional 2.2 - Independncia 23. - Impedimento 2.4 - Recusa 2.5 - Honorrios 2.6 - Sigilo 2.7 - Responsabilidade e zelo 2.8 - Utilizao do trabalho de especialistas

16 - continuao
De acordo com o que j foi exposto, podemos classificar as percias em trs grupos:1 Percias judiciais 2 Percias Administrativas ou extra-judiciais 3 Percias Especiais

17 - Comentrio
Se as partes tm direito a um juiz imparcial, elas tambm tem direito a um perito imparcial. fundamental que o perito seja tcnica e moralmente idneo para que o juiz possa bem julgar e para que as partes sejam atendidas em sua verdadeira garantia de justia de ver o conflito solucionado por um juiz imparcial. Algumas causas, so praticamente definidas pelo trabalho do perito. O juiz portanto, ao nomear um perito deve realmente estar preocupado com o seu conhecimento tcnico e principalmente, com sua conduta tica e moral . O juiz no pode simplesmente nomear perito e esperar o laudo, abandonando a causa sorte de um estranho, como se no fosse de sua responsabilidade a idoneidade do laudo pericial e a realizao da justia.

1 - PERCIAS JUDICIAIS Exemplo aquela determinada por um Juiz, para homologar um pedido de concordata impetrado/solicitado por uma empresa. Ocorre na rea ou na esfera da justia (litgio judicial) 2 PERCIAS ADMINISTRATIVAS ou Extra-Judiciais Exemplo aquela solicitada por um titular, scio ou diretor de uma empresa, para apurar corrupo ou desvio de bens ou recursos de sua empresa. Tambm pode ser utilizada como prova para uma possvel ao de demisso por justa causa de um empregado, ou ainda, de excluso de um scio por improbidade administrativa. 3 PERCIAS ESPECIAIS Exemplo So aquelas realizadas para que se concretize uma fuso (reunio de duas ou mais sociedade) em uma s.

....
19
-

continuao

Podemos ainda utilizar a percia especial, para realizarmos uma ciso (diviso de uma empresa) em duas, tambem aqui, classificamos as C.P.I. do congresso para apurar corrupo no ambiente da politica. Na verdade, h enorme tendncia para classificarmos as administrativas e especiais no campo da auditoria, mas, repetimos, tais fatos no devem ser confundidos. Temos tambm a Percia Arbitral uma forma de dirimir Litgios, conflitos e demandas patrimoniais, desafogando o Poder Judicirio. de se lembrar que a Percia Arbitral uma vez aceita e homologada pelas partes, tem em s/concluso o mesmo efeito e valor que o Poder Judicial.

20 Cdigo de Processo Civil


Art. 421 - O Juiz nomear o perito, fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. Pargrafo 1. Incumbe s partes, dentro de 5 dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito:1 indicar o assistente tcnico 2 apresentar quesitos. Pargrafo 2. Quando a natureza do fato permitir, a percia poder consistir apenas na inquisio pelo Juiz do perito e dos assistentes, por ocasio da audincia de instruo e julgamento a respeito das coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado.

21 - QUALIDADES DO PERTO
O profissional que executa a percia contbil precisa ter um conjunto de capacidades e qualidades que so as seguintes:1 2 3 4 Legal Profissional tica Moral

A capacidade legal a que lhe conferem o titulo de bacharel em Cincias Contbeis (e equiparados) e o consequnte registro no Conselho Regional de Contabilidade. (Decreto n. 9295/46 Regulamento da Profisso Contbil.

22 - continuao

A capacidade profissional caracterizada por:a bons conhecimentos terico e prtico da contabilidade. b experincia em percias. c perspiccia. d- perseverana e determinao. e- sagacidade. f- conhecimento das cincias afins contabilidade. h- ndole criativa e intuitiva

23 - continuao

...

A capacidade tica a que estabelece o Cdigo de tica Profissional do Contador e a Norma do Conselho Federal de Contabilidade . Entre as capacidades ticas, devem-se destacar basicamente a conduta do perito com seus colegas e o carter de independncia e veracidade que deve manter seu Parecer; havendo compromisso com a verdade e a virtude, a independncia, entendo ser fator indiscutvel.- Quem no tem virtude, mascara a independncia.A capacidade moral a que se estriba, tem por base ou se baseia,nas virtudes e atitudes pessoais do profissional. O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e ticas com total compromisso coma verdade.

24 - QUALIDADE DO TRAB.DO PERITO


A qualidade do profissional, quase sempre dita a qualidade do trabalho por ele executado. Existem, todavia, requisitos essenciais para que uma percia seja considerada de boa qualidade. Um bom trabalho pericial deve ter:-

1 2 3 4 5 6 7

Objetividade Preciso Clareza Fidelidade Conciso Confiabilidade Plena satisfao da finalidade

25 - continuao
A objetividade, caracteriza-se pela ao do perito em no desviar-se da matria que motivou a questo e s subsidiariamente apelar para exames colaterais. A preciso, consiste em oferecer respostas pertinentes e adequadas s questes ou finalidades propostas . A clareza, esta em usar em sua opinio de uma linquagem acessvel a quem vai utilizar de seu trabalho, embora possa conservar a terminologia tecnolgica e cientifica em seus relatos.

A fidelidade, caracteriza-se por no deixar-se influenciar por terceiros, nem por informes que no tenham materialidade e consistncia competentes.

26 - continuao

...

A conciso compreende evitar o prolixo e emir uma opinio que possa de maneira fcil, facilitar as decises. A confiabilidade consiste em estar o trabalho pericial apoiado em elementos inequvocos e vlidos legal e tecnologicamente . A plena satisfao da finalidade , exatamente o resultado do trabalho estar coerente com os motivos que o ensejaram. A opinio do perito deve estar portanto:1 Justificada 2 Lastreada (ter como base) em elementos slidos. 3 Ao alcance de quem dela vai-se utilizar. A justificativa compreende a exposio da razo pela qual o perito conclui;

27 - Destaque

Alem dos requisitos legais, exige-se do perito-contador o saber tcnico cientifico da matria, para que se aprofunde cientificamente na interpretao dos fatos em sua especialidade, visando levar aos autos a verdade real dos fatos, que vai resultar para as partes, a adequada aplicao da justia. .

28 Cdigo Processo Civil

Art. 422 Perito cumprir escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. Os assistentes tcnicos so de confiana das partes, no sujeitos a impedimento ou suspeio.

29 - Condies necessrias para que ocorra uma pericia.


Para que ocorra uma percia, necessrio o preenchimento de 5 condies:1 Que esteja havendo um litigio. (disputa de interesse) 2 Que uma das partes, requeira ao Juiz, a percia. 3 Que o Juiz defira a execusso da pericia. 4 Que a rea a ser periciada, exija profissional com conhecimento tcnico ou cientifico. 5 Que seja possivel a realizao da percia.(que exista material a ser periciado)

30 - Realizao da prova pericial


No momento da realizao da prova pericial, verifica-se a eficcia de uma contabilidade com os registros atualizados e se os mesmos encontram-se de acordo c/ os Princpios Fundamentais de Contabilidade, valendo lembrar, o da Entidade, o da Continuidade, o da Oportunidade, o do Registro pelo Valor Original, o da Atualizao Monetria,(?) o da Competncia e o da Prudncia, em conformidade com a Resoluo CFC.n.750, de 29/12/93.(?) Os livros fiscais e contbeis que preencham os requisitos exigidos por lei so prova, contra ou a favor, do seu autor, que como prev a legislao vigente, a escriturao ser mantida em registros permanentes, com obedincia aos preceitos da lei comercial e fiscal, e aos principios fundamentais de Contabilidade.

31 - continuao

...

Por exemplo:- Se o que se questiona e saber se a empresa mantm sua escrita contbil legalmente , a resposta no dever ser apenas um sim, mas dever informar que ela mantm, porque possuem os livros tais e tais registrados, sob nmeros tais e tais na Junta ou Cartrios com os fatos tempestivamente contabilizados, sendo o perodo examinado o que est abrangido pelas folhas tais e tais, do livro n. tal, com os termos de abertura e encerramento datados de tal data e assinado pelo diretor e pelo contador com registro no CRC sob n. tal e cujos registros esto de acordo com os Princpios Contbeis . Para chegar a esta concluso o perito deve ter realizado seus testes e exames nos livros, alem de examinado o sistema de contabilidade utilizado pela empresa, hoje,normalmente p/ sistema eletrnico.(informatizado)

32 - continuao

...

Tudo deve ser exposto de forma clara, precisa, detalhada e dar segurana a que vai se utilizar das informaes. A qualidade do trabalho do perito espelha-se na prpria confiana que seu relato e opinio despertam nos que vo utilizar de sua opinio Ateno. No exerccio de sua atividade, 01 O perito no acusa. 02 O perito no defende 03 O perito no julga ningum. O perito apenas e to somente, relata e prova fatos.

33 - Continuao

O perito judicial um auxiliar do Juzo e no um servidor pblico. Assim como competncia do juiz nome-lo, tambm competncia dele (Juiz) remov-lo a qualquer tempo quando ocorrer a quebra da confiana entre o magistrado e seu auxiliar.

34 - INFORMAO PELA PERCIA


O PERITO INFORMA PELO LAUDO QUE PRODUZ. O LAUDO O DOCUMENTO ONDE ELE PRODUZ SEU PONTO DE VISTA E O JUSTIFICA, OFERECENDO TAMBEM, AS BASES OU ELEMENTOS DE QUE SE UTILIZOU PARA PODER EMITIR SUA OPINIO. O LAUDO A MATERIALIZAO DO TRABALHO DO PERITO. 34 SEMPRE BOM LEMBRAR, QUE, O PERTO NO ACUSA, NO DEFENDE E NO JULGA NINGUEM, SUA MISSO APENAS RELATAR FATOS REAIS.

35 - Destaque

O juiz deve indeferir os quesitos impertinentes. Impertinente, o quesito que no visa obter do perto uma resposta que possa ajudar a esclarecer o fato controvertido

36 - Continuao...
Os laudos podem ser Isolados, de um s perito, ou de uma Junta ou Colegiado de Peritos. Existem casos em que exigvel a participao de mais de um perito; na percia judicial por ex., podem ser trs ou mais peritos; um do autor, um do ru e o perito designado pelo juiz. O laudo pode obedecer a critrios diferentes, de acordo com cada caso. Preferivelmente, deve expor a metodologia que foi seguida, a justificativa da escolha e a diviso por quesitos formulados

37 - continuao...
Os laudos, tambm, conforme o caso, fazem-se acompanhar de anexos que so demonstrativos ou provas sobre concluses.- exemplo:Quesito n. 001 A empresa no perodo de ...a... Utilizou-se de suas reservas para aumentos de capital? Resposta ao quesito n. 001 No perodo referido, a empresa destinou suas reservas para varias finalidades distintas, sendo, para fins de aumento de capital, utilizados os valores que montam R$............................, de acordo com o demonstrado no anexo a esta percia de n.001, onde se espelham as datas, valores, e o consequnte registro da alterao na Jucesp.

38 - Continuao...
No caso, o perito respondeu positivamente pergunta, globalizou o valor (que era o interesse) e o destacou em anexo, de forma a detalhar todo o curso do evento. Observao:- Os anexos ao laudo podem s vezes formar a parte mais volumosa do trabalho. Quando, nos casos de percias judiciais, no processo, j existam provas suficientes, com demonstrativos, tolervel que o perito, ao verificar a veracidade do anexo, apenas se refira a ele, alegando:- como consta das folhas ..........dos autos Em percias administrativas, onde, o que se persegue e a fraude, os laudos passam a ter conotaes outras, pois o importante no so os quesitos, mas apurao de fatos;

39 - Continuao.

..

De qualquer forma, o laudo traz a opinio ou o conjunto delas e preciso que tenha requisitos de qualidade, como j vimos. So requisitos de um laudo:1- identificao completa do caso (Processo n........de tal lugar, data, partes envolvidas etc.-) 2- identificao do perito 3- identificao da autoridade a que se estina. 4- se for o caso, qual a metodologia adotada. 5- identificao de quesito por quesito ou do caso sobre o qual se opina. 6- resposta a cada um dos quesitos. 7- concluses precisas sobre os quesitos.

40 - continuao...
8- anexos que comprovem os casos que merecem anlises. 9- data e assinatura do perito. Se no for possvel a concluso, o perto dar sua negativa; isto pode ocorrer no caso de impertinncia (matria fora do alcance contbil) ou falta de convico. Se a concluso s puder ser dada com ressalvas, esta devem ficar expressas e muito bem identificadas. No caso de negativas, o perito deve sempre detalhar. Por exemplo:- no pode este perito afirmar que o limite de depreciaes utilizadas foi o adequado, porque a empresa desde (tal data)no possua seus registros de bens do imobilizado, nem nos apresentou qualquer laudo tcnico que comprovasse a vida til dos bens, apesar de solicitados, conforme carta a diretoria , de tal data, com a prova de recebimento assinada pelo diretor.

41 Cdigo de Processo Civil

Art. 423 O perito pode escusar-se (declinar-se do convite) ou ser recusado por impedimento ou suspeio; ao aceitar a escusa ou ao julgar procedente a impugnao, o Juz nomear outro perito.

42 - Continuao...
Uma resposta com apenas um n seria falta de qualidade do laudo, deixando margens a dvidas. Nos casos de avaliao, p/exemplo, o perito precisa valerse de muitos elementos, inclusive fotografias, publicaes, informes e at laudos de outros especialistas; nesse caso, o perito precisa explicar toda sua metodologia e descrever a qualidade das fontes consultadas. Sendo o laudo uma prova, no pode conter defeitos. O laudo pericial uma pea de alta responsabilidade que requer qualidade, devendo atender a requisitos especiais que lhe so pertinentes O perito no deve poupar explicaes que justifiquem seu trabalho e que ofeream, aos que deles vo se utilizar, o mximo de confiana.

43 - Prazo p/Entrega do Laudo


Artigo 433 (alterado pela Lei 8.455/92) Na pratica, entre juiz e perito, comum o juiz deixar ao Perito, o estabelecimento do prazo para entrega do Laudo, que depende do tempo necessrio para a realizao do trabalho pericial. Assim, estabelecido, o perito apresentar o laudo em Cartrio, no prazo fixado pelo juiz, de pelo menos 20 dias antes da audincia de instruo e julgamento. Os assistentes tcnicos, apresentaro seus Pareceres no prazo comum de dez dias aps a apresentao do laudo, independente de intimao.

44 -Responsabilidade pelo depsito dos Honorrios Periciais


A responsabilidade pelo pagamento dos honorrios periciais no mbito do Judicirio, segue o seguinte critrio:a) b) c) d) Se a prova pericial for solicitada pelo autor, este dever efetuar o pagamento. Se a prova pericial for solicitada pelo ru, este dever efetuar o pagamento. Se solicitada por ambos, caber aos dois, autor e ru, o custo da prova pericial. Se solicitada pelo MM. Juiz ou Ministrio Pblico, o custo da prova pericial dever ser suportada pelo autor, entretanto nos 2 ltimos casos, o Magistrado poder determinar que o custo seja pago pelas 2 partes.

45 -Erros e Percia
Tem sido tendncia natural, nas normalizaes contbeis, classificar os erros em:a - erros de essncia, b - erros de forma O erro um vicio involuntrio, de escriturao e ou demonstrao contbil. Diferencia-se, pois, da fraude. Existem erros de inverses de nmeros, de repetio de registros, de transposio de saldos de contas, de classificao de contas, de somas, de omisso de registros e etc. Conforme a relevncia do erro, pode ele ter maior ou menor influncia na concluso do perito. Detectado o erro, o perito precisa procurar a origem do mesmo e as causas.

46 - Continuao...
Sendo o erro irrelevante, muitas vezes nem meno merece, se, todavia, influi substancialmente nas concluses, precisa ser evidenciado e declaradas as influncias que provocou. O erros de essncia, tendem a ser os mais graves: o erro de forma nem sempre altera a situao. So erros de forma, p/ex.,os registros de pagtos. feitos pelos scios(de obrigaes da empresa) por suas contas particulares, e o respectivo deposito do valor em sua conta corrente. Ocorreu um erro de forma; de essncia, jamais, porque se o scio pagou obrigao da empresa, nada de leso provocou, embora haja um erro de forma. Erro de essncia ex:- a empresa pagar uma conta que na realidade seria do scio, ou ainda, pagar uma conta com documento de origem falsa.

47 - Continuao..

Fraudes e Percia A questo da fraude sempre grave. Fraude a leso, o erro premeditado, feito com o objetivo de lesar algum. muitos so os casos de fraudes. Detectada a fraude, pela gravidade que representa, deve ser sempre relatada, se afetar a opinio requerida. Quer nas percias administrativas, quer nas judiciais, quer nas especiais, a fraude sempre motivo de muitos trabalho de verificao. H toda uma metodologia prpria de verificao de fraude. As percias voltadas p/localizao de fraudes, devem ter planos especficos, c/cautelas que envolvem, algumas vezes, cuidados especiais.

48 Cdigo de Processo Civil


Art. 424 O perto pode ser substituido quando:I Carecer de conhecimento tcnico II- Sem motivo legitimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado. Pargrafo nico:- No caso previsto no inciso II, o Juiz comunicar a ocorrncia corporao profissional respectiva (CRC), podendo, ainda, impor multa ao perto, fixada tendo em vista o valor da causa e possivel prejuizo decorrente do atraso do processo. Art. 425 Podero as partes apresentar, durante a dilegncia, quesitos suplementares. Da juntada dos quesitos aos autos o escrivo dar ciencia parte contraria.

49 Cdigo de Processo Civil


Art. 426 Compete ao Juz:1 Indeferir quesitos impertinentes 2 Formular os que entender necessrios aos esclarecimento da causa.

Art. 427 O juiz poder dispensar a prova pericial quando as partes, na inicial e na contestao, apresentarem sobre as questes de fato, parceres tcnicos ou documentos elucidativos que considerar suficiente.

50 - Continuao...
INDICIOS E PERCIA Presuno e Suposio H uma substancial diferena entre indicio e prova. Como a percia deve ser uma prova, no pode oferecer suas concluses apenas com base em indcios. O indcio um caminho; jamais uma prova. Assim p/ex., se uma empresa mantm compras superiores a seu volume de vendas, h um indicio de que possa estar havendo irregularidades nas aquisies, porm no uma prova. Se existe um saldo credor de caixa, h indcio de irregularidade, mas nunca prova de fraude- (o saldo pode decorrer de erro de lanamento); se uma empresa tem saldo alto de caixa e paga despesas financeiras, h um indcio de irregularidade, mas no uma prova.

51 - Continuao...
Sendo o laudo pericial um forte elemento de deciso, no

deve ter sua opinio conclusiva baseada s em indcios Elementos Materiais de Exame Pericial Servem de base para os laudos periciais, em verdade, todos os elementos ao alcance do profissional, preferencialmente os que tenha capacidade legal de prova. Ex:- livros comerciais, dirio, razo, balancetes, documentos Fiscais (notas de compra e de venda, faturas, duplicatas, extratos bancrios), cheques, dinheiro, ttulos, mercadorias, bens mveis, veculos e etc. Cada caso requer seus prprios componentes. O que o perito no pode dispensar o instrumento confivel e competente adequado para cada caso que se examina. Um perito deve valer-se de todos os elementos materiais a seu alcance, para que possa concluir com segurana.

52 - Uso do trabalho de terceiros, auxiliares e especialistas O perito no transfere sua responsabilidade porque delegou parte de s/ tarefa a auxiliares ou a outros especialistas. Se est comprometido na percia, se vai emitir opinio, responder por ela, integralmente. Por conseguinte, se deseja utilizar ou se precisa utilizar o trabalho de auxiliares ou de especialistas (engenheiro, corretor e etc.), deve certificar-se da capacidade desses profissionais. um risco muito grande a delegao de tarefas. Prefervel ser no opinar, que faz-lo sem um grau satisfatrio de convencimento sobre a capacidade dos delegados. Se vai necessitar de um especialista, precisa investigar muito sobre s/capacidade e o conceito que desfruta.

53 - Eventualidade e percia contbil


A percia contbil uma tarefa requerida, destinada a suprir uma eventualidade com objetivo determinado.(colher opinio como prova para deciso) Todos esses elementos compem a natureza da percia, mas quanto a seu desempenho ela sempre alvo eventual, portando so caractersticas funcionais da percia os elementos a seguir:quanto a causa:- necessidade de deciso quanto ao efeito:- produo de prova quanto ao espao:- serve a 1 determinado objetivo. quanto ao tempo:- tem carter de eventualidade e no perenidade. Tais caractersticas distinguem a percia, de outras tecnologias contbeis, como a auditoria.

54 - Diferena entre Percia/Auditoria


A percia prova elucidativa de fatos enquanto a auditoria mais reviso, verificao, tende a ser uma necessidade constante repetindo-se de tempo em tempo, com menos rigores metodolgicos pois utiliza-se da amostragem. J a percia repudia a amostragem como critrio e tem carter de eventualidade e s trabalha com o universo completo, onde a opinio deve ser expressada com rigores de cem por cento de analise. Percia. 1-Executada somente por pessoa fsica, profissional de nvel universitrio. 2-A percia serve a uma poca, questionamento especifico, p/exemplo, apurao de haveres em dissoluo de sociedade.

55 - Continuao...
3-A percia se prende ao carter cientifico de uma prova com o objetivo de esclarecer controvrsias. 4- especfica, restrita aos quesitos e pontos controvertidos, especificados pelo condutor judicial. 5-Sua anlise e irrestrita e abrangente. Auditoria 1Pode ser executada tanto por pessoa fsica, quanto por pessoa jurdica. 2-tende `necessidade constante, como exemplo:- auditoria em balanos realizados anualmente. 3-Auditoria se prende continuidade de uma gesto; e emite pareceres sobre atos e fatos contbeis. 4-Pode ser especfica ou no; exemplo auditoria em recursos humanos, na rea financeira, controle de materiais/estoque, na contabilidade, na rea tributria, previdenciria e etc. 5-Feita por amostragem.

56 - Riscos na Percia
Os servios contbeis, como qualquer outro, possui sua margem de risco; na percia, todavia, o risco tem muito mais significado, pois pode levar a uma opinio errnea, produzindo uma falsa prova, com leso ao direito de terceiros. O perito no pode errar; tem que se precaver de todos os meios ao seu alcance. Tais precaues devem ser adotadas, principalmente, com os seguintes fatores:Tempo atribudo s aceitar tarefa em tempo hbil para que possa desempenh-la com rigor e perfeio. Para tanto, deve dimensionar a tarefa e, se o tempo atribudo for incompatvel com a necessidade, deve solicitar prazo maior, e,se esse for negado, recusar a incumbncia.

57 - Plano de Trabalho em Percia Contabil Conceito Conhecido o trabalho que deve executar e a opinio que deve emitir, em cada quesito formulado, deve o perito traar, com antecedncia, a maneira de executar as tarefas e os pontos que deve tanger, inclusive os correlatos. Essa previso de tarefas, baseada nas questes propostas, constitui o plano de trabalho. O plano um guia a ser seguido, de forma organizada e harmnica, com as reflexes necessrias e as medidas que devem ser tomadas em cada quesito. Plano de Trabalho em percia contbil a previso, racionalmente organizada, para a execuo das tarefas, no sentido de garantir a qualidade dos servios, pela reduo dos riscos sobre a opinio ou resposta. para cada tipo de percia, traa-se uma metodologia. Um plano de trabalho depende de:1- pleno conhecimento da questo(se for judicial, pleno conhecimento do processo)

58 - Continuao...
2- pleno conhecimento de todos os fatos que motivam a tarefa. 3- levantamento prvio dos recursos disponveis para exame. 4- prazo para a execuo das tarefas e entrega do laudo ou parecer. 5- acessibilidade aos dados (se depende de vrios locais, com deslocamento, burocracias e etc.) 6- pleno conhecimento dos sistemas contbeis adotados e confiabilidade de documentao. 7- natureza de apoios, se necessrio. Pleno conhecimento da questo:- Toda percia envolve uma questo, um pedido de opinio ou informao de quem competente para dar. Se a questo em litgio est em juzo, existem partes que se conflitam (o autor reclama direitos e o ru se defende com seus argumentos) nessa contradio, cada advogado tenta levar a sentena para seu constituinte para benefici-lo. Se perito do juiz, sua responsabilidade total, pois a tendncia

59 - Continuao...
que seu laudo seja o de maior confiabilidade; se perito das partes, autor ou ru, o profissional precisa se aprofundar nas razes de seu cliente e procurar por todos os meios lcitos e ticos, razes em favor da parte que o constituiu. Pleno conhecimento dos fatos- Os fatos nos informam o que aconteceu e o est para acontecer. Assim, se um scio questiona na justia contra o outro sobre distribuio de lucro, o perito pode chegar concluso de que os lucros foram apurados erroneamente por sub-avaliao do estoque ou que ouve omisso de receitas e etc., mas isto s mudar no futuro se a percia tiver meios de provar de forma convincente.

60 - Continuao...
Levantamento prvio dos recursos- Para planejar preciso conhecer os recursos disponveis, quer humanos quer materiais. nem sempre os elementos que se encontram disposio do perito, so suficientes para realizar a tarefa. se a parte requer exame de custos e a empresa no tem contabilidade de custos, fica difcil opinar sobre a questo. Prazo para execuo das tarefas comum nas percias, os juzes, diretores ou interessados fixarem um prazo para a execuo do trabalho. Nos casos judiciais, os prazos so fatais. A lei fixa limites de prazos.(e s pode ser prorrogado uma nica vez) A Lei n.8455/92, fixa os prazos, ou seja, no caso judicial o laudo pericial precisa ser entregue pelo menos 20 dias antes da audincia de instruo e julgamento e os assistentes tm 10 dias aps a entrega do laudo do perito do juz.

61 - Continuao...
Acessibilidade aos dados- Nem sempre os dados necessrios se acham no mesmo local onde reside o perito e as vezes se espalham por toda uma regio, outras vezes se encontram em mau estado de conservao oferecendo dificuldade para leitura. Ainda outras vezes dependem de informes de terceiros no implicados na questo que tendem a procrastinar o fornecimento as vezes orientados por um dos litigantes envolvidos no processo pericial. preciso pois prever esses contratempos. Em resumo, Para planejar o trabalho pericial necessrio conhecer a facilidade ou dificuldade que se pode ter, para chegar aos dados ou material que sero objetos de exames, assim como a qualidade para a leitura e manuseio dos elementos.(arquivo)Em empresas com muitas filiais, a tendncia haver dificuldade em obter dados, se o sistema de organizao interna, no possuir centrais de arquivo de documentos.

62 - Prazo p/execuo das tarefas


comum nas percias, juzes e administradores ou interessados, fixarem um prazo para a realizao da percia.- Assim, a melhor sugesto fazer um cronograma das tarefas para poder fixar o a mais prximo possvel, o tempo a ser gasto no trabalho, e oferecer uma planilha de de custo, Exemplo:Tarefa a ser realizada ..................tempo em horas exame de livros e doctos. 100 viagem a tal cidade 36 busca por doctos. 4 t o t a l ...................................................140 140 horas a R$. 50,00...................R$. 700,00 mais despesas da viagem.............R$. 50,00 Total .............................................R$. 750,00

63 - Continuao.......
sempre bom, estimar as horas com margem de segurana para evitar descumprimento do prazo. Pleno conhecimento dos sistemas contbeis Como existem diversos sistemas(programas)de registros contbeis, e tambm de arquivos, o perito precisa saber como se processam para poder chegar aos dados e assim cumprir sua misso; no comum encontrarmos dois programas absolutamente iguais, existe sim semelhana. Para planejar preciso conhecer como se chega aos dados e at que ponto possvel ter confiana nele.Um bom plano pericial, precisa dar a conhecer como chegar aos dados e como comprov-los para saber que recursos tecnolgicos vo ser empregados.

64 - Laudo pericial
A manifestao do perito sobre fatos patrimoniais devidamente circunstanciado, gera a pea tecnolgica denominada laudo pericial. o pronunciamento baseado em face dos eventos ou fatos submetidos a sua apreciao. Laudo uma palavra que provem do latin, laudare que significa pronunciar. O laudo portanto, um pronunciamento ou manifestao de um especialista, sobre uma questo ou varias que se submetem sua apreciao. Exemplo de um laudo:Exmo.Sr.Doutor Juiz de Direito da 1. Vara da Comarca de So Carlos/SP Edegar de Souza Moraes, perito e compromissado nos autos do Processo de n. 100/2010, em que so partes, como autores......, e como rus......., requer a juntada

65 - Continuao...
de seu laudo pericial contbil, concludo tempestivavamente, cujo teor e o seguinte:Quesitos dos autores 1.) O valor do Patrimonio Liquido para efeito de determinar o valor da sociedade.....estacorreto? Resposta Conforme demonstramos no Anexo n. 01,que fica fazendo parte integrante deste laudo, o valor atribuido de R$.......pelos rus, no esta correto. Milita contra, a correo dos itens 1 a 3 do anexo n.01, supra mencionado, ou seja, no foram corretas as reavaliaes dos bens do Ativo Permanente, como se demonstra nos itens 4 a 6, do anexo 01 j referido, e tambem dos valores imateriais de fundo de comrcio ou aviamento, como previsto na clausula .....do contra-

66 - Continuao...
to social registrado sob n......na Jucesp. 2.) No entender do perito, qual o valor a ser atribuido aos autores........pelas cotas que possuiam na sociedade.....? Resposta:- No entender deste perto e como se acha demonstrado no anexo 2, que fica fazendo parte integrante deste laudo, o valor do Patrimonio Liquido Reavaliado, ao qual se agrega o valor do aviamento, resulta um total de R$.........., calculando-se o percentual de participao dos autores que era de 50%, (cincoenta por cento) o valor de suas cotas de R$...................... (por extenso). (itens 9 e 10 do Anexo n. 02) Quesitos dos Rus 1.) O valor de R$........de Patrimonio Liquido do balano

67 - Continuao...
Encerrado em .....foi reavaliado para servir de base de clculo das cotas dos scios egressos? Resposta:- Sim. Houve reavaliao, porem a mesma deixou de incluir elementos e outros, os fez com insuficncia, conforme est demonstrado no Anexo .01, apenso. 2.) O Patrimonio Liquido Reavaliado foi, percentualmente, atribuido como valor de resgate das cotas dos scios egressos? Resposta Sim. Tal valor, todavia, como j foi esclarecido, no o que este perito considera correto. O valor correto seria, como respondeu este perito no presente Laudo, de R$..........(por extesnso)

68 - Continuao...
3.) Entende o senhor perito que, diante da situao de prejuizo verificado nos exerccios de ....e ......, seria o caso de calcular se o valor de aviamento, conforme determina a clusula .....do contrato social? Resposta Entende este perito, conforme a melhor doutrina contbil e de acordo com normas consagradas, que o valor de aviamento se calcula sobre as perspectivas de lucros e no sobre os resultados passados. Em razo disto, como demonstra no anexo n.02, o aviamento deve ser calculado e agregado ao valor do patrimonio liquido para que se tenha o valor de clculo a que se refere a clusula ........do contrato social. Para refdoro de opinio deste perito, em anexo de n. 03, relaciona as opinies dos maiores mestres

69 - Continuao...
da atualidade sobre o assunto. So Carlos, 03 de maio de 2010 Edegar de Souza Moraes Contador-1SP050587/0-1 obvio que o exemplo bem simples; em geral as pericias possuem mais ou menos quesitos conforme a necessidade de argumentao dos advogados e o esclarecimento que se deve prestar ao Juiz. Cada caso, pois, gera um laudo pericial contabil especfico.

70 - Continuao...

Laudo pericial contabil uma pea tecnolgica que


contem opinies do perito contador, como pronunciamento, sobre questes que lhe foram formuladas e que requerem o seu pronunciamento.

Lembrando.... Para que se ocorra uma percia, necessrio:1) Que haja uma demanda judicial. 2) Que uma das partes, requeira a percia. 3) Que o assunto a ser periciado seja de natureza tecnolgica ou cientifica. 4) Que o Juiz defira (autorize) a execuo da percia.

71 - ESTRUTURAS DO LAUDO
No existe um padro de Laudo, mas, existe formalidades que compe a estrutura dos mesmos. Em geral um laudo deve ter:1Prlogo de encaminhamento 2-Quesistos 3-Respostas 4-Data e Assinatura do perito 5-Anexos 6-Pareceres LAUDO COLETIVO Laudo coletivo aquele realizado por uma junta de pertos, ou seja, por mais de um profissional e pode provocar concordncia ou discordancia entre eles. Laudo insuficiente
Ser insuficiente o laudo quando suas opinies no forem satisfatoriamente esclarecedoras para quem requereu a percia.

72 - Continuao...
No devemos esquecer, que normalmente se requer uma percia para servir de prova e sendo insuficiente no vai produzir o efeito. Esclarecimento do Laudo Faz-se necessrio o esclarecimento de um laudo, todas as vezes que uma das partes interessadas entender que as respostas forem vagas ou sem objetividade. Ciclo Normal da Pericia Fase Preliminar 1-A Pericia requerida ao Juz, pela parte interessada 2-O Juz defere a percia e nomeia seu perto 3-As partes formulam os quesitos e indicam ou no assistentes 4-Os pertos so cientificados da indicao 5-Os pertos prope honorrios e requerem o depsito

73 - Continuao....
6-O juz estabelece prazo, local e hora para inicio do trabalho FASE OPERACIONAL 7-Inicio da percia e diligncias 8-curso do trabalho 9-elaborao do laudo Fase Final 10-Assinatura do laudo 11-entrega do laudo ou laudos 12-Levantamento dos honorrios 13-Esclarecimentos, se requeridos. Lembrando que:- Os quesitos devem resultar de um esforo conjun to entre contador e advogado, de forma lgica para se atingir s concluses desejadas.

74 - Continuao...
Recusa e Substituio do perto O perto pode recusar sua indicao, por varios motivos:1-estado de sade 2-impedimentos ticos 3-indisponibilidade de tempo e etc. A recusa deve ser sempre comunicada ao juz, por escrito Quando ento ser nomeado outro perto. A recusa deve ser feita dentro de at cinco dias da intimao. Substituio do Perto A lei prev a substituio do perto. Isto davia, deve ser feito antes da entrega do laudo, pois aps a entrega, no ser mais possivel .

75 - Continuao...
Quesitos impertinentes O quesito impertinente a pergunta dirigida ao contador/ Perto, que foge do ambito de sua profisso, ou seja, no se refere matria contbil. Comportamento tico entre Pertos Como a percia judicial feita com a participao de mais de um profissional, necessrio se faz exercicio do comportatico pautado pela cordialidade e respeito. No deve existir a mentalidade de que pertos das partes So litigantes ou inimigos e que o perto do juz superior aos demais que seriam seus subalternos ou auxiliares. Todos tem influncia no trabalho e o principio deve ser o de igualdade.

76 - SUSTAO DA PERCIA
Uma percia, pode ser autorizada pelo juz e ser sustada. O perto precisa conhecer, pois, este fato. Um mandado de segurana pode suspender uma percia, se ela autorizada por este, antes do julgamentos das preliminares na contestao da ao. Isto porque as preliminares podem prejudicar a realizao da percia. Esta foi uma deciso em mandado de segurana 37.282ds, do Tribunal de Justia do Rio Gde.dod Sul. Uma preliminar pode ser indeferida, mas no pode deixar de ser apreciada. Se a preliminar no for apreciada e a percia determinada, a parte interessada pode impetrar o mandado de segurana, e este pode resultar em sustao da percia.

77 - RESPONSABILIDADE CRIMINAL DO PERTO


O PERITO PODE SER RESPONSABILIZADO PELA INVERACIDADE DO SEU LAUDO, SE COMPROVADO DOLO OU M F, QUER EM JUIZO, OU PERANTE OS CONSELHOS DE CONTABILIDADE.- TAL RESPONSABILIDADE ENVOLVE:1-Indenizao parte prejudicada 2-inabilitao por 2 anos p/exercicio da percia 3-sano penal por crime Isto o que estabelece o artigo 147 do CPC. Alm dessas sanes, pode sofrer aquelas que esto estabecidas pelo Tribunal de tica Profissional do CRC.(portanTo, sanes de natureza civil, criminal e tica com graves consequencias materiais e de natureza moral)

78 - PERCIA COMO PROVA


A Prcia considerada instrumento de prova para efeitos Judiciais. O novo Cdigo Civil brasileiro volta a confirmar a qualidade referida em seu artigo 212. salvo negcio a que se impe forma especial, o fato juridico pode ser provado mediante:1-confisso 2-documento 3-testemunha 4-presuno 5-percia PROVAS E ELEMENTOS CONTABEIS Os elementos contabeis so os que se encontram nos documentos, nos registros e nas demonstraes. O profissional da contabilidade que se preocupa com a tica, s aceita como comprovado, o que deveras inequivoco. A percia contabil no pode deixar margem a dvidas.

79 - Continuao...
Personagens de uma percia:01 02 03 04 O autor aquele que inicia a ao O ru a parte que est sendo acusada. O Juz que vai julgar a ao ou causa. O perto que se solicitado, vai relatar e comprovar fatos, motivo da desavensa (litgio) 05 O perto assistente (um para cada uma das partes, se quiserem, no obrigada a contratar). 06 Os advogados das partes.

80 - Aplicaes importantes da percia contbil


A percia contbil nas varias causas(Aes) judiciais 01-Alimentos ao ordinria 02-apurao de haveres 03-avaliao de patrimonio incorporado. 04-busca e apreenso 05-consignao em pagamento. 06-cominao de pena pecuniria. 07-concordatas preventivas e suspensivas 08-Aes cambirias notas promissrias 09-compensao de crditos 10-consignao e depsito para pagamento. 11-desaprospriao de bens 12-dissoluo de sociedade 13-excluso de scio 14-aes trabalhista e Tributrias

81 - Ao Meio Processual
Entende-se por Ao, o meio processual atravs do qual o cidado pode reclamar na justia, o reconhecimento, a declarao, a atribuio ou a efetivao de um direito, ou, ainda a punio de um infrator da lei. Atravs de uma ao, tem se a faculdade de invocar o poder jurisdicional do estado para fazer valer um direito que julgar ter.- Em conformidade com o novo Cdigo Civil, toda e qualquer pessoa pode ser sujeito ativo e passivo de uma relao jurdica.Entretanto, necessrio se faz distinguir a capacidade de direito ou de gozo da capacidade de fato ou de exercicio. Aprimeira refre-se capacidade de uma pessoa ser titular ou sujeito de Direitos; todos os tm. Quanto capacidade que tem a pessoa de agir por si mesma nos Atos da vida civil, essa qualidade adquirida pela emancipao, maioridade ou casamento.

82 - Mensagem 1

pequenos atos de gentileza e gestos de educao, podem fazer um mundo melhor para nossos filhos e por consequncia, filhos melhores para o mundo Coloque isso em prtica, todos iro ganhar, inclusive voc.

83 Mensagem 2

Lembre-se que s no dicionrio que sucesso vem antes do trabalho; na vida prtica, primeiro precisamos trabalhar muito, para depois sim, vir o sucesso.

84 Mensagem - 3

Espero que todos tenham aprendido um pouco sobre percia contbil, que poder ser uma rentvel e grande opo profissional para todos aqueles que gostam de contabilidade e gostam tambm, de enfrentar desafios. Sucesso para todos e um abrao prof. Edegar

You might also like