You are on page 1of 17

MICROBIOLOGIA APLICADA A INDUSTRIA DE ALIMENTOS AULA 01 E 02 BIOTECNOLOGIA (Histrico, Evoluo e Aplicao)

PROFESSORA: Dra. Alfredina dos Santos Arajo

POMBAL 2011

BIOTECNOLOGIA
INTRODUO
o conjunto de conhecimentos tcnicos e mtodos, de base cientfica ou prtica, que permite a utilizao de seres vivos como parte integrante e ativa do processo de produo industrial de bens e servios

HISTRICO

O uso da Biotecnologia teve o seu incio com os processos fermentativos, cuja utilizao transcende, de muito, o incio da era Crist, confundindo-se com a prpria histria da humanidade. A produo de bebidas alcolicas pela fermentao de gros de cereias j era conhecida pelos sumrios e babilnios antes do ano 6.000 a.C. Mais tarde, por volta do ano 2.000 a. C., os egpcios, que j utilizavam o fermento para fabricar cerveja, passaram emprega-lo tambm na fabricao de po.
Outras aplicaes como a produo de vinagre, iogurte e queijos so, de h muito, utilizadas pelo ser humano. Entretanto, no eram conhecidos os agentes causadores das fermentaes que ficaram ocultos por 6 milnios. Somente no sculo dezessete, o pesquisador Antom Van Leeuwenhock, atravs da visualizao em microscpio, descreveu a existncia de seres to minsculos que eram invisveis a olho nu.

USOS A Biotecnologia encontra muitas e diferentes aplicaes importantes em vrios segmentos de atividade: Agricultura Minerao Pecuria Sade Indstria Suas aplicaes na indstria constituem o objetivo principal da chamada Biotecnologia Industrial.

Agricultura Cultura de Tecidos

Informaes do cincia de que a seleo e reproduo de plantas superiores por mtodos convencionais tm sido utilizados desde os tempos antigos considerando a necessidade de produzir quantidades crescentes de alimentos e matrias primas para a indstria. Uma das reas mais promissoras na Biotecnologia a da cultura de tecidos. uma rea j antiga, datando dos anos 20, mas que s alcanou progressos razoveis a partir do fim da dcada de 60.

Controle Biolgico de Pragas So inegveis os danos que os insetos/pragas causam agricultura. A monocultura e o uso indiscriminado de produtos qumicos - defensivos agrcolas - eliminam os inimigos naturais que existem em culturas diversificadas, provocando o desequilbrio ecolgico nas reas de plantio, gerando condies propcias para o aparecimento de pragas alm de aumentar a sua resistncia. Os microrganismos patognicos aos insetos/pragas so adequados reduo especficas, enquanto que os predadores naturais e insetos benficos so preservados ou podem se desenvolver, estabelecendo o equilbrio natural. Portanto, os inseticidas microbiolgicos so considerados como uma forma alternativa de controle de pragas.

Entre esses podem ser mencionados: - fungos - cigarrinha da folha da cana-de-acar; - vrus - granulose da broca da cana-de-acar; lagarta da laranja; - parasitas moscas: broca da cana-de-acar; vespas: broca da cana-de-acar; - bactrias: toxinas - lagarta do algodo e legumes moscas domsticas e bicheiras. moscas azuis e verdes, moscas das frutas

Sementes A melhoria da produtividade agrcola pode ser conseguida mediante o uso de sementes melhoradas geneticamente. Produtos como a batata , cacau, caf, cana-de-acar, arroz, cebola, laranja, milho, soja e tomate tiveram progresso na produo agrcola nos ltimos anos atravs do melhoramento gentico e seleo de cultivos de maior produtividade e resistncia a fatores ambientais.

Minerao

Lixiviao Bacteriana de Minrios O estudo e aperfeioamento dos processos de concentrao de metais em geral tem contribudo significativamente para o aproveitamento de minrios. No campo da metalurgia extrativa, mais especificamente da hidrometalurgia, a lixiviao bacteriana de minrios vem merecendo crescente ateno como alternativa para os processos convencionais. Analogamente a lixiviao convencional, baseia-se na solubilidade dos metais em solues adequadas por meio de reaes qumicas e tambm de reaes bioqumicas. Cobre, urnio e zinco so exemplos de minerais que podem ser recuperados atravs de lixiviao bacteriana.

Pecuria

Inseminao Artificial A tcnica de inseminao artificial em bovinos teve um rpido crescimento a partir de meados da dcada de 70. O Estado de So Paulo de longe o estado brasileiro mais importante na produo e comercializao de smem bovino participando com mais de 60% em relao ao total do Pas. Como impactos decorrentes da inseminao artificial podem ser citados: - aumento da produtividade na produo leiteira - liberao de reas antes ocupadas com pastagens para outra atividades agrcolas. Transferncia de Embries O estudo de transferncia de embries novo no Pas, tendo sido iniciado no final da dcada de 70. O que se transfere no o embrio propriamente dito, mas o zigoto, que uma massa de clulas no diferenciadas. A transferncia de embries na seleo de mes de produtoras e reprodutores, na propagao de raas com caractersticas raras de produtividade, no aumento do percentual de caractersticas genticas e na diminuio do intervalo entre geraes.

Sade

Antibiticos

Os antibiticos so empregados no combate a infeces causadas por microrganismos, notadamente bactrias, tanto no organismo humano como no animal e vegetal.. So usados tambm no controle de infeces em determinados processos fermentativos. Os antibiticos se constituem no grupo de maior importncia econmica, entre os produtos obtidos por fermentao. Atualmente existem mais de 5.000 tipos diferentes de antibiticos conhecidos, tendo sido a sua produo grandemente impactada pelo melhoramento gentico dos microrganismos utilizados. Dentre os produtos industrializados a maior contribuio comercial provm das penicilinas e cefalosporinas.

Processos Fermentativos

A fermentao como processo industrial apresenta hoje uma importncia crescente em setores chaves da economia.

Assim , que mais de 300 empresas por todo o mundo produzem e comercializam produtos obtidos atravs de processos fermentativos, tendo sido a produo em escala industrial de bens, atravs de processos microbiolgicos, iniciada a partir da primeira guerra mundial.
Atualmente, existem mais de uma centena de produtos viveis de serem obtidos atravs da via fermentativa.

A EXPERINCIA BRASILEIRA A aplicao de cincias biolgicas no Brasil remonta a meados do sculo passado. Notadamente tcnicas laboratoriais e de campo em microbiologia - uma disciplina precursora da moderna Biotecnologia - foram aplicadas por pesquisadores como Piraj da Silva e Pedro Severiano de Magalhes.. No decurso da segunda metade do sculo XIX, trabalhos pioneiros foram desenvolvidos em vrias modalidades da microbiologia dentre os quais merecem destaque a bacteriologia, micologia, protozoologia, fitopatologia e virologia.

Na primeira metade do sculo XX registrou-se atuao marcante de pesquisadores tais como: Carlos Chagas, Vital Brasil, Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz, Emlio Ribas, Rangel Pestana, dentre outros no campo do combate e profilaxia de graves molstias que atingiam a populao brasileira. Atualmente, a continuidade desse esprito cientfico est presente nas equipes de pesquisas dos Institutos Oswaldo Cruz, Biofsica e Microbiologia no Rio de Janeiro, Biolgico, Agronmico de Campinas, Adolfo Lutz, Butant e Pasteur em So Paulo.

Na dcada de 40, a Biotecnologia clssica atraiu o esprito empreendedor de cientistas da Universidade de Viosa, Minas Gerais, que fundaram uma empresa pioneira, a Sementes Agroceres, objetivando produzir sementes de milho hbrido a partir de material gentico selecionado no Pas.
A Brasil Sul Agropecuria, na dcada de 60, voltou-se produo e seleo de sementes forrageiras e pesquisa gentica para a obteno de hbridos de sorgos granferos forrageiros e de milho doce para o consumo humano. A Agroflora Reflorestamento e Agropecuria, dedicou-se pesquisa e produo de sementes melhoradas e seleo de variedades de plantas adaptadas a diferentes condies sazonais. Atualmente existem no Pas cerca de meia centena de instituies de pesquisa e empresas comerciais atuando em Biotecnologia.

TENDNCIAS As nova tcnicas de engenharia gentica esto promovendo uma reavaliao de quase todos os processos industriais que empregam tcnicas ou produtos biolgicos. A relao entre as tcnicas de engenharia gentica e processos industriais pode ser observada esquematicamente na Figura 2.

Figura 2. A Nova Biotecnologia

A engenharia gentica aplica Biotecnologia , alm de substituir processos e produtos tradicionais, apresenta grandes perspectivas de melhorar o bem estar da populao por meio de melhores solues para problemas de sade, alimentao, energia, materiais e meio ambiente. A Tabela 3, a seguir, fornece uma indicao parcial da aplicao comercial da nova Biotecnologia s necessidades da sociedade.

REA Sade

APLICAO POTENCIAL - remdios e vacinas mais eficazes com maior grau de pureza e a um custo menor - diagnstico, preveno e tratamento de doenas genticas

Alimentos

- novos produtos processos alimentcios mais eficientes - melhor rendimento e qualidade na produo agropecuria

Energia - maior eficincia na converso de biomassa em combustveis - menor consumo energtico em processos industriais - aumento na recuperao de petrleo Materiais - menor custo na produo de produtos qumicos com matrias - primas de biomassa - extrao econmica de minerais de baixo teor Meio Ambiente - alternativas biolgicas herbicidas e pesticidas - tratamento de detritos txicos

A Tabela 3 demonstra a amplitude e a profundidade de mudanas que devero advir com o uso da nova Biotecnologia. Na rea da sade, o desenvolvimento de produtos teraputicos para o tratamento de herpes, cncer, hepatite, artrite e outras doenas vislumbra solues novas. Em outras aplicaes da Biotecnologia sade, essas tcnicas novas permitem meios baratos e mais sensveis para diagnosticar gravidez, doenas venrias e outras condies que atualmente requerem testes de laboratrio complexos e caros.
Adicionalmente , essas tcnicas possibilitam a dosagem especfica de produtos farmacuticos para determinados rgos do corpo.

Na rea de materiais, produtos de qumica fina para medicina e alimentao podem ser produzidos por microrganismos novos, que tornam possveis transformaes complexas em uma nica etapa.
A nova Biotecnologia um instrumento poderoso , podendo substituir vasto nmero de processos industriais atualmente empregados e criando com isso novas e melhores solues para uma grande gama de problemas.

You might also like