You are on page 1of 30

1- Fenomenologia religiosa a) As Cincias da Religio b) Formaes Religiosas Arcaicas c) O mbito das religies do tnico ao universal d) Paradigmas e estrutura da religio

e) O mito como narrativa arquetpica f) O sagrado: teofanias e hierofanias; o espao e o tempo e os rituais

A fenomenologia se firmou como corrente filosfica e mtodo cientfico somente no sculo 20, ao se distanciar do estudo comparado das religies.
O termo fenomenologia surgiu em 1764, com o matemtico e filsofo suo-alemo Johann Heinrich Lambert (1728-1777)

J a expresso fenomenologia da religio foi criada pelo holands, historiador das religies, Pierre Daniel Chantepie de la Saussaye (18481920).

A meta da pesquisa fenomenolgica atingir a essncia da religio. a experincia do encontro com o Sagrado.
Aplicada (s) religio(es), a fenomenologia no estuda os fatos religiosos em si mesmos (o que tarefa da histria das religies), mas sua intencionalidade (seu eidos) ou essncia.

Historiador Quais so os testemunhos do ser humano religioso? Fenomenlogo o que significam? No o que significam para o estudioso, mas para o homo religiosus, que vive a experincia do sagrado e a manifesta nesses testemunhos ou fenmenos. Entre os cientistas da religio, tem sido defendido que a investigao fenomenolgica a melhor opo para se aproximar, o mximo possvel, do significado real da experincia religiosa.

O termo fenmeno vem do grego fainomenon, que significa literalmente aquilo que aparece, que se mostra.

o estudo do que aparece.

uma tentativa de compreender a essncia da experincia humana, seja ela psicolgica, social, cultural ou religiosa, a partir da anlise das suas manifestaes, que chamamos de fenmenos

uma tentativa de compreenso no do ponto de vista do observador, mas do ponto de vista da prpria pessoa que teve a experincia. No meio lingstico e antropolgico, isso seria chamado de ponto de vista mico.

Aceitamos geralmente que religio vem do latim religare, significando assim religar, ou seja, religio o meio de religar o homem a Deus. Srvio Sulpcio afirmou, em poca bem remota, que a palavra religio deriva de relinquere = deixar, abandonar. Ccero (sculo 1 a.C.) sugeria como origem o termo relegere = observncia do rito.

Foi Lactncio (sculos 3 e 4 d.C.) quem sugeriu o termo religare = religar. Agostinho (sculo 4 d.C.) tambm entrou nesta questo, tentando melhorar a conceituao de Ccero com o termo religere = reeleger, mas posteriormente concordou com Lactncio no termo religare = religar.

Toms de Aquino (1224-1274) sugeriu os termos relectione = reescolha e religatione = religao. Aquino vai alm, reinterpretando Agostinho e tentando dar um basta na questo, ao concluir que religio implica propriamente numa relao com Deus.

um sistema explicatrio que trata das ltimas questes da vida e da morte, das razes da prpria existncia (Paul Hiebert, Antroplogo e missilogo)
religio como um sistema cultural (Clifford Geertz Antroplogo)

A religio um sistema explanatrio e tambm interpretativo. Explanatrio medida que responde sistematicamente aos porqus totais, relacionados diretamente com a existncia natureza do mundo e do homem; poder foras dinmicas do universo; providncia funes de manuteno do bem-estar; moralidade vida e morte dos indivduos.

E interpretativo porque tende a interpretar todo o comportamento importante e valorizado, ligando-se aos diferentes setores da vida humana, como economia, poltica, famlia, lazer, esttica e segurana.

Os antroplogos americanos Adamson Hoebel e Everett Frost comentam sobre esta questo dizendo que religio quando a pessoa subordinada aos seres espirituais, enquanto magia quando a pessoa domina e controla as foras sobrenaturais.

Na religio, a orao uma busca de relacionamento com o sobrenatural de forma submissa.


Na magia a mesma orao visa manipular o divino.

Nesse processo de manipulao do divino, o mago age com uma confiana semelhante ao estudante de laboratrio que sabe que, se seguir corretamente as instrues do manual, obter o resultado esperado.

Compare-se um rito destinado a evitar a morte no parto, com outro costume tpico, uma cerimnia de celebrao de um nascimento. O primeiro rito executado como meio para atingir um fim, tem um objetivo prtico definido que conhecido de todos os que o praticam e pode ser facilmente descoberto por qualquer informador nativo. A cerimnia psnatal, digamos a apresentao de um recmnascido, ou uma festa para comemorao do acontecimento, no tem qualquer objetivo; no um meio para atingir um fim, o prprio fim. Malinowski

distingue basicamente religio como sendo benfica e coletiva, enquanto magia, individual e anti-social. Durkheim Magia e religio esto sempre juntas, agindo lado a lado, seja na construo de uma canoa, na pesca, na guerra, ou na sade e na morte.
A religio atende as necessidades emocionais,

enquanto a magia as necessidades tcnicas.

Apesar de concordar at certo ponto com essa diferenciao, trataremos a magia como uma forma de manifestao religiosa e no como um sistema distinto. Outra distino terminolgica que faremos aqui entre religio e religiosidade.

O termo religio se refere a esse sistema explicatrio. O termo religiosidade se refere manifestao ativa da religio. a prtica religiosa em si, como vivenciada pelo homem religioso.

Duplo sentido: Uma cincia independente, com suas pesquisas e publicaes. Um mtodo que faz uso de princpios prprios

Por trs das manifestaes religiosas existem idias que determinam o real significado da experincia para aquele que a experimenta. uma investigao regressiva que permite escavar no interior da conscincia individual e coletiva, at alcanar o significado real da experincia religiosa.

Os fenmenos ou manifestaes religiosas so apenas pequenas evidncias que se mostram. Cabe ao fenomenlogo intuir atravs delas at alcanar o seu significado mais profundo. Detrs de cada fenmeno h uma idia, um significado. essa idia que a fenomenologia procura compreender.

Qual idia cultural est por trs de cada fenmeno?

edos: aparncia, natureza constitutiva, for ma, tipo, espcie, ideia. A viso eidtica a busca por essa essncia do fenmeno. a tentativa de ver o fenmeno como o prprio homem religioso v. Para isso necessrio a epoch, a suspenso do juzo, dos pressupostos.

O socilogo clssico se aproxima do homem religioso j pressupondo que a experincia do mesmo fruto do viver social. O psiclogo clssico pressupe de antemo ser um resultado da psique. O fenomenlogo tentar no pressupor nada. Algumas observaes aqui se fazem necessrias. Obviamente, como missionrios no concordamos com todos os postulados e pressupostos da fenomenologia.

Para o fenomenlogo, compreender a experincia religiosa o fim da sua anlise. Para ns, apenas o meio.
Para o fenomenlogo, essa suspenso de juzo definitiva, perptua. Para ns, deve ser apenas no primeiro momento, at alcanarmos uma compreenso relevante do fenmeno.

A epoch necessria no primeiro momento, porque se no retardarmos um pouco nosso julgamento bblico-teolgico, chegaremos a muitas concluses erradas e nossa mensagem no ter relevncia. Uma segunda observao que, mesmo no meio cientfico, j consenso a impossibilidade de uma epoch total. A total neutralidade na pesquisa cientfica uma falcia. impossvel uma total suspenso de juzo.

Alguns afirmam que um religioso no pode ser um cientista da religio, por causa dos seus pressupostos. Entretanto, um ateu tambm tem pressupostos em relao religio e, talvez, mais radicais e preconceituosos do que os do religioso. A dificuldade que ambos tero para suspender o juzo ser a mesma. No entanto, apesar dessa impossibilidade de uma epoch total, possvel uma neutralidade pelo menos parcial e esta que deve ser buscada no primeiro momento.

You might also like