You are on page 1of 43

Universidade de Braslia Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Florestal Doutorado em Cincias Florestais

Ecodesign e o aproveitamento de resduos


Denzia Macedo

Braslia, 19 de novembro de 2007

?
? ? ?

O que ecodesign?

?
? ? ? ?

O que design?
Concepo de um produto (mquina, utenslio, mobilirio, embalagem, publicao etc.), especialmente no que se refere sua forma fsica e
funcionalidade.

Desenho industrial, desenho de produto,


programao visual.

desenho - 'forma do ponto de vista esttico e utilitrio' e 'representao de objetos executada para fins cientficos, tcnicos, industriais, ornamentais'

Design significa inteno, propsito.

Inteno? Propsito?

Indstria (cliente)

Designer Produto Consumidor

Metodologia do Design
Problema
Definio: Quem? Quando? Onde? Como? Porqu?
Componentes do problema (pequenos problemas)

Coleta e anlise de dados externos Anlise de dados externos

Criatividade
Dados sobre materiais e tcnicas Experimentao Modelo Verificao do modelo (ajustes, controle econmico) Desenho de construo (desenho, maquete)

Soluo (prottipo)

Inteno? Propsito?
Para tanto, importante considerar as 6 dimenses da arquitetura: - bioclimtica (umidade, temperatura, iluminao, acstica, qualidade do ar) - topoceptiva (localizao espacial) - copresencial (configurao espacial propcia sociabilizao) - econmico-financeira (custos de infra- e super-estrutura) - funcional (eficincia, manuteno) - expressivo-simblica (agradabilidade visual, simbolizao)

Ecodesign...

... o design (inteno, propsito) que contempla a sustentabilidade do meio ambiente.

Ecodesign...
... no apenas o artesanato produzido a partir de produtos da natureza ou da reciclagem de materiais.

Os designers devem pensar primeiro no ambiente, em seguida na funcionalidade, e somente depois, eles se do ao luxo de relaxar, contestar valores, e conferir um ar de graa a suas criaes.

Eduardo e Beth Prado Bowl Gotas, com cacos de vidro aglutinados

Ecodesign...
... uma concepo abrangente de design que leva em considerao no apenas os aspectos estticos, funcionais, de segurana ou de ergonomia dos produtos, mas tambm sua integrao ecolgica.

Jlio Sannazzaro Luminria Babel, produzida com garrafas azuis de vinho

Ecodesign...
... a escolha de quais componentes precisam ser substitudos por outros menos agressivos ao ambiente.

Valter Bahcivanji Luminria 1 Kiluz: conchas de polipropileno utilizadas na pesagem de alimentos

Ecodesign...
... a identificao de que maneira cada um de seus componentes afeta o meio ambiente.

Maurcio Castro, Eduardo Jorge e Imanol Ossa Luminria obtida com a combinao de pratos e utenslios de plstico, peneira metlica e outros objetos de cozinha

Ecodesign...
... separar os diversos componentes e dar-lhes destino e aproveitamento depois de esgotada a vida til do produto.

Flvio Verdini, Jlio Sannazzaro e Sandro Verdini Criado-Lata, com tampo da gaveta em aglomerado tetrapack, feito com embalagens longa vida usadas

Ecodesign...
... constitui uma estratgia proativa para reduzir os problemas dos resduos slidos e do consumo excessivo de recursos naturais.

Daniela Moreau Mantas confeccionadas com fio de garrafas PET ps-reciclado nas cores originais das garrafas

Ecodesign...

Tereza Xavier Pulseira de sementes brasileiras

... permite recuperar e reinserir no ciclo econmico da produo os componentes do produto.

Ecodesign...
... supe um sentido tico de reduo de desperdcios, bem como o uso do conhecimento e da criatividade a servio da sustentabilidade.

Renato Imbrosi Tecidos de algodo com gravetos

Ecodesign...
Luminria Nebulosa, de Mariana Dupas e Rosa Berger (Notech): mangueira (corda luminosa) e sacos de embalar laranja na feira, as populares redes de polietileno. Foto: Andrs Otero

... pode ser aplicado, em escala micro, a produtos industriais, e em escala macro, ao habitat, organizao do espao e ao ordenamento do territrio.

Um legtimo representante da tendncia da imaterialidade, a reduo do objeto ao mnimo possvel de material, sem prejuzo da funcionalidade - no caso do L5, e, segundo o designer, ele capaz de suportar mais peso do que os cabides.

Cabideiro L5, de Rodrigo Leo e Mirla Fernandes: mnimo de material, mas com funcionalidade. Foto: Divulgao

Vaso Goma, de Tet Knecht (Notech) feito de cmaras de pneus de motocicleta. Foto: Andrs Otero

O ecodesign contempla os aspectos ambientais em todos os estgios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante o seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a gerao de lixo e economizar custos de disposio final.

Mesa modelo T, de Andr Marx, em angelim rajado

Para o designer Andr Marx, por exemplo, a madeira deve ser trabalhada o mais naturalmente possvel, o que implica utilizar peas macias e sem acabamentos artificiais.

Por meio do desenho de produtos que leve em considerao todo o seu ciclo de vida, do bero ao tmulo, possvel reduzir o volume e o peso dos rejeitos gerados e, tambm, reduzir a presso sobre o meio ambiente, que fornece as matrias-primas.

O fomento e promoo do ecodesign por parte de rgos pblicos e do setor empresarial estimularo a criatividade de engenheiros, designers, arquitetos em transformar os recursos naturais em bens de consumo sem provocar maiores danos ao ambiente.

Os preceitos do design ecolgico tambm implicam o uso criterioso de matriasprimas como a madeira.

Biombo Diva, de Orro e Christensen, em metal e madeira certificada pelo FSC. Foto: Divulgao

A cadeira Slim, da Dpot, desenho de Maria Jos Cando, tem nos ps delgados um diferencial. Foto: Divulgao

Alguns designers buscam um caminho no uso de madeiras de reflorestamento, como o Lyptus.

Para o arquiteto e designer Carlos Motta, a modulao (pequenas peas compem o mvel), o desenho desvinculado de modismos e a durabilidade so princpios ligados ao design com responsabilidade ambiental.

Poltrona de balano Astrias, de Carlos Motta, madeira reciclada, de demolio

Um designer precisa entender a relao bsica entre produto e ambiente. Para desenvolver produtos de maneira ecolgica, ele precisa estar apto para escolher a melhor soluo de design do ponto de vista ambiental.

Mesa Ninho de Cludia Moreira Salles, em sucupira

Um dos principais diferenciais o desenho nico de cada pea, onde falhas e manchas que normalmente tornariam a madeira imprpria so incorporadas ao design.

Elementos-Chave do Ecodesign
Integrar variveis ambientais no processo tradicional de design de produtos; Induzir melhorias nas prticas de produo e de consumo;

Equilibrar requisitos econmicos e ecolgicos durante o desenvolvimento de produtos; Auxiliar, pelo processo de design, as empresas a anteciparem custos ambientais e sociais referentes ao ciclo de vida de produtos.

Tipos de Inovao do Ecodesign


Melhoria do produto Re-design do produto

Funo inovadora

Sistema inovador

Consideraes Qualitativas no Ecodesign


1. No desenhe apenas produtos "verdes, mas produtos com ciclo de vida ambientalmente adequado.

Mesa Fresta, de Cludia Moreira Salles, em sucupira

Consideraes Qualitativas no Ecodesign

Aparador Urucum de Cludia Moreira Salles, em sucupira

2. Lembre-se que os materiais "naturais" nem sempre so melhores que os materiais "artificiais" ou fabricados pelo homem, pois o ndice de perdas no processo como um todo deve ser considerado.

Consideraes Qualitativas no Ecodesign


3. O consumo de energia no deve ser subestimado.
10 KWh de eletricidade equivale a 2 Kg de petrleo; 1 Kg de plstico usa 1,5 a 2,5 Kg de petrleo; Uma cafeteira eltrica utiliza 300 KWh de eletricidade durante o seu tempo de vida ou o equivalente a 60 Kg de petrleo. Durante a sua fabricao, somente 2 Kg de plstico so usados.

Rack mvel, linha Clips

A diminuio dos custos de produo possvel pela escolha do material de natureza estrutural e pelo prprio desenho do produto, prevendo-se a produo em srie com tecnologia simplificada, o que a torna mais barata.

Consideraes Qualitativas no Ecodesign


4. Pense no tempo de vida do produto. O designer pode influenciar o tempo de durao de um produto de vrias maneiras, e torn-lo mais durvel do ponto de vista tcnico, ou pode dificultar a atualizao da tecnologia, como no caso de um computador.
Mais importante criar o produto de maneira que as pessoas sintamse ligadas a ele, pois muitos produtos no so descartados porque esto quebrados, mas porque as pessoas acabam aborrecidas com eles.

Consideraes Qualitativas no Ecodesign


5. Use o mnimo possvel de matria-prima. Freqentemente, possvel reduzir a quantidade de matriaprima utilizada, pela reduo das dimenses do produto ou pelo uso de tcnicas diferentes de produo.

Livreiro Jatob, desenhado por Etel Carmona, em sucupira

O aproveitamento total da rvore, da raiz aos galhos, e no apenas das partes nobres, , segundo Etel, outra virtude dos mveis fabricados sob esse conceito.

Consideraes Qualitativas no Ecodesign


A diversidade tambm importante elemento de projeto, na medida em que as madeiras apresentam numerosas cores e texturas.

6. Use materiais reciclados. No somente fabrique produtos reciclveis, mas use material reciclado. Se cada designer construir somente produtos reciclveis, poder deixar de existir, no futuro, uma demanda por esse tipo de material. Se existir uma demanda por reciclveis, certamente haver um fornecimento correspondente.

Home theater, linha Clips

Consideraes Qualitativas no Ecodesign


7. Faa produtos reciclveis. Muitos produtos podem ser reciclados, mas poucos realmente o so. Somente produtos que so facilmente desmontveis e tem alto rendimento podem ser escolhidos para reciclagem.

Cadeiras, linha Clips

Um diferencial a interatividade com o usurio. A partir do sistema de montagem por composio de mdulos, h inmeras possibilidades de dimenses, usos e acabamentos.

Consideraes Qualitativas no Ecodesign

8. Faa perguntas "tolas". Muito freqentemente as decises so baseadas numa prtica comum: "Ns sempre fizemos desta maneira e funciona bem". Muitas melhorias da performance ambiental de produtos podem ser obtidas por meio de questes que parecem bastante bvias.

Resduos da Indstria Madeireira


Caracterizao quanto ao tipo:
REFILOS APARAS MARAVALHAS SERRAGEM Caracterizao quanto matria-prima:

MADEIRA SERRADA
COMPENSADOS AGLOMERADOS CHAPAS DE FIBRA

Aproveitamento dos Resduos de Madeira e Derivados


COMPSITOS POLMERO-FIBRAS GERAO DE ENERGIA AGLOMERADOS COMPOSTAGEM OUTROS USOS ALTERNATIVOS
Dependentes do conhecimento das classes e das quantidades geradas. Grandes possibilidades de utilizao em matrias-primas para a prpria indstria.

Pneus
Pavimentos para estradas Combustvel de forno para produo de cimento, cal, papel e celulose Pisos industriais, Sola de Sapato, Tapetes de automveis, Tapetes para banheiros e Borracha de vedao Recauchutagem ou fabricao de novos pneus

Aproveitamento de Pneus

Agora, que tal


Madeira-Borracha?

Fim. Obrigada

You might also like