You are on page 1of 46

Histria da Fsica 2

Prof. Roberto de A. Martins

A ptica fsica, do sculo XVII ao XIX - 1


http://ghtc.ifi.unicamp.br/hf2.htm

Antigidade
Desde a Antigidade j se conheciam as leis da reflexo em espelhos planos e curvos (Euclides) e uma lei aproximada da refrao (Ptolomeu).
Existiam discusses sobre a natureza da luz, das cores, a causa do arco-ris e outros fenmenos.
Euclides

Aristteles
Aristteles considerava que a luz no podia ser uma coisa (substncia) porque a luz passa pela luz sem nenhum impedimento. Ela seria apenas uma propriedade adquirida pelos corpos transparentes.

Aristteles

Aristteles

Perspectiva
As leis da perspectiva, que se baseiam na propagao retilnea da luz, foram estudadas no perodo medieval e aplicada ao desenho e pintura na poca do Renascimento. Leonardo da Vinci deixou vrios estudos tericos sobre perspectiva.
da Vinci

Propriedades das lentes


Eram conhecidas vrias propriedades das lentes, como sua capacidade de concentrar a luz e queimar objetos.

Idade Mdia

culos eram utilizados pelo menos desde o sculo XIII

Telescpio
No incio do sculo XVII foram construdas as primeiras lunetas, na Holanda. Galileo tambm construiu uma luneta, em 1609, e a utilizou para observar os astros.

Johannes Kepler
Kepler publicou duas obras sobre ptica, nas quais explicou as propriedades das lentes e lunetas, utilizando uma lei aproximada da refrao e introduzindo o conceito de imagens reais e virtuais.

A ptica no sculo XVII


Os estudos do sculo XVII procuravam explicar os fenmenos que j eram conhecidos: ptica geomtrica propagao retilnea, reflexo, refrao, espelhos, lentes, aparelhos fenmenos de cores arcoris, prismas e cristais, bolhas de sabo, cores produzidas em reaes qumicas

A ptica no sculo XVII


A inveno dos telescpios e microscpios estimulou muito o estudo da ptica, no sculo XVII. Surgiram muitos trabalhos sobre a natureza da luz, como os de Descartes.
Descartes

Descartes
Segundo Descartes, as estrelas so constitudas por aglomeraes de partculas muito pequenas, que se movem muito depressa, no centro de turbilhes. A presso exercida por essas partculas se propaga em volta e a causa da luz.

Descartes
A viso seria produzida por essa presso, que se propaga pelas partculas existentes em todo o espao. Descartes compara a viso ao modo como os cegos tomam conhecimento dos objetos, pelo tato.

Descartes
Ele comparou a propagao da luz propagao de movimento em uma srie de bolas de bilhar alinhadas: batendo na primeira, a ltima se move quase instantaneamente.

Descartes
Esse movimento pode passar nos dois sentidos, sem que um interfira no outro, obedecendo assim s propriedades da luz.

Descartes
A luz se propaga instantaneamente, segundo Descartes (ou MUITO rpido), caso contrrio os eclipses da Lua no ocorreriam quando ela est alinhada em oposio ao Sol.

Descartes
Embora a luz no fosse um movimento propriamente dito, mas uma presso (tendncia ao movimento), Descartes explicou a reflexo e a refrao utilizando analogias mecnicas.

Descartes
Descartes procurou explicar tambm as cores do arco-ris. Sups que as diferentes cores estariam associadas a rotaes das partculas, com diferentes velocidades.

Descartes
Estudou tambm as cores produzidas por prismas e cristais. Reconheceu que as diferentes cores sofriam refraes em direes diferentes. No entanto, no pensou que a luz branca do Sol j contivesse todas as cores, como Newton far depois.

A ptica no sculo XVII


Na Inglaterra, Boyle e Hooke publicaram obras sobre luz e cores em 1664 e 1665.
Robert Hooke

Robert Boyle

Robert Hooke
Hooke desenvolveu um novo tipo de microscpio e descreveu seus estudos na Micrographia (1665).

Robert Boyle

Robert Hooke
Hooke defendeu uma teoria de que a luz seria constituda por ondas (pulsos no peridicos) Tentou explicar as cores produzidas nos prismas supondo que as ondas sofrem mudanas quando so refratadas e a frente de onda no mais perpendicular direo de propagao da luz.

Robert Hooke
O lado da onda que fica mais avanado produziria a sensao de vermelho. O outro lado produziria a sensao de azul. Quando o feixe se afasta e amplia, o azul e o vermelho se misturam e produzem todas as cores observadas no arco-ris e nos prismas.

Prismas
Para entendermos a idia de Hooke importante esclarecer uma coisa sobre as cores produzidas pelos prismas. Em sua maioria, as figuras que costumam ser utilizadas para explicar a produo de cores nos prismas so completamente erradas

Prismas
Algumas so mais erradas do que as outras...

Prismas
As cores no aparecem todas logo depois que a luz atravessa o prisma, mas apenas a certa distncia.

Prismas
Hooke estava tentando explicar aquilo que realmente observado quando se examina a luz que sai de um prisma, perto dele.

Robert Hooke
Hooke considerou que a luz branca era simples, e que sofria mudanas ao ser refratada. O azul e o vermelho seriam as duas cores fundamentais, e todas as outras seriam misturas delas entre si e/ou com o branco.

Newton
Quando Boyle e Hooke publicaram seus trabalhos, Newton tinha 23 anos. Ele se interessou pelos fenmenos das cores produzidos nos prismas e em outros fenmenos descritos por Boyle. Comprou um prisma e comeou a fazer experimentos.
Newton

Newton
Notou que a mancha colorida projetada pelo prisma era alongada. Explicou o fenmeno supondo que a luz branca do Sol era uma mistura de cores e que cada cor sofria uma refrao diferente no prisma.

Newton
Newton, influenciado pela filosofia corpuscular, imaginou desde o incio que a luz seria constituda por corpsculos.
No entanto, seu estudo da composio da luz do Sol era independente desse tipo de hipteses.

A ptica no sculo XVII


Foram tambm descobertos novos fenmenos pticos que precisavam ser explicados: Dupla refrao (Bartholinus) Difrao (Grimaldi) Polarizao (Huygens) Anis de Newton

Grimaldi
O fenmeno de difrao foi descoberto pelo padre jesuta Francesco Maria Grimaldi (1618-1663), de Bolonha. O trabalho de Grimaldi s foi publicado depois de sua morte, em 1666.
Grimaldi

Bartholinus
O dinamarqus Erasmus Bartholinus (1625-1698) foi o primeiro a descrever o fenmeno da dupla refrao no espato da Islndia (calcita). Ele notou que qualquer objeto observado atravs do cristal ficava duplo.
Bartholinus

Bartholinus
Em 1670 Bartholinus publicou suas observaes e experimentos

Bartholinus
Ele notou que a luz se dividia em dois caminhos diferentes ao passar pelo cristal. Um dos feixes obedecia s leis normais da refrao. O outro feixe no obedecia, era anmalo.

Dupla refrao
Atualmente interpretamos a dupla refrao sob o ponto de vista de dois estados de polarizao da luz. Bartholinus no deu nenhuma explicao para a dupla refrao.

Grimaldi
A luz se propaga ou difunde no apenas em linha reta, por refrao e por reflexo, mas tambm de um quarto modo por difrao
Difrao = diffractio em latim, vem de dis+frangere = quebrar em partes

Difrao
Grimaldi fez um furo em uma janela, pelo qual entrava a luz do Sol, produzindo um cone de luz no quarto escuro (porque o Sol no visto como um ponto).
Colocou um papel branco no cho, para fazer observaes.

Difrao
Colocou ento no cone de luz um pequeno objeto e notou que sua sombra era maior do que se poderia calcular supondo que a luz caminhasse em linha reta.

Difrao
Alm disso, observando a borda da sombra, notou faixas claras e escuras, coloridas.
Cada faixa clara era azulada de um lado (mais prximo da sombra) e avermelhada do outro (lado mais afastado da sombra). Tambm notou que as faixas iam se tornando mais estreitas medida que se afastavam da sombra.

Difrao
Alm disso, observando a borda da sombra, notou faixas claras e escuras, coloridas.
Cada faixa clara era azulada de um lado (mais prximo da sombra) e avermelhada do outro (lado mais afastado da sombra). Tambm notou que as faixas iam se tornando mais estreitas medida que se afastavam da sombra.

Difrao
Atualmente mais fcil observar as franjas de difrao, utilizando luz monocromtica, como a de um laser. Com luz branca muito mais difcil ver as franjas.

Duas teorias conflitantes


As duas teorias mais detalhadas, propostas no final do sculo XVII, para explicar os fenmenos luminosos, foram as de Newton e de Huygens. Como veremos, Newton procurou explicar um nmero de fenmenos muito maior do que a teoria de Huygens podia explicar.
Isaaco Newtono

FIM

You might also like