You are on page 1of 65

Sistema Nervoso Nervos Cranianos

FUNDAO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA- FEJAL CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEI CESMAC FACULDADE DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE FCBS CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM

ACADMICOS: ANA JANINE, ANA LCIA DA SILVA, DANIELA NUNES TAVARES, FABOLA TEIXEIRA, FERNANDA FONSECA, FRANCIELE OLIVEIRA, JOS WILLIAMS, VIVIANE LEMOS.

INTRODUO
Feixes de prolongamentos de clulas nervosas ou neurnios que inervam msculos ou glndulas, ou carreiam impulsos provenientes de reas sensitivas. Os doze pares de nervos cranianos, conectados ao encfalo, esto numerados no sentido ntero-posterior (I XII).

Tipos de nervos
Quanto ao sentido do impulso nervoso.

Nervos sensoriais (aferentes): contm apenas fibras sensoriais. Impulso do rgo receptor para o SNC Nervos motores (eferentes): contm apenas fibras motoras. Impulso do SNC para o rgo efetuador Nervos mistos: contm fibras motoras e sensoriais. Impulso do SNC para o rgo e do rgo para o SNC

Tipos de nervos
Quanto ao local de origem So os que fazem conexo com o encfalo: Cerebelo
Crebro Tronco enceflico

Estes nervos sensoriais ou motores inervam rgo do sentido, msculos e glndulas da cabea e alguns rgos internos; So 12 pares.

NERVOS CRANIANOS

Nervos Cranianos
I Nervo olfatrio ( percepo dos odores )

II Nervo ptico

constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao plo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico; Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral.

NERVO PTICO - FUNES


Sensitiva; Acuidade visual; Amplitude dos campos visuais; Componentes especiais da viso como: visao colorida, diurna e noturna.

MIDRASE

MIOSE

III PAR - NERVO OCULOMOTOR/ IV PAR - NERVO TROCLEAR/ VI PAR - NERVO ABDUCENTE

Os nervos cranianos III, IV e VI passam atravs da parede lateral do seio cavernoso e todos entram na rbita pela fissura orbital superior

III PAR - NERVO OCULOMOTOR/ IV PAR - NERVO TROCLEAR/ VI PAR - NERVO ABDUCENTE
Fibras motoras; Inervam o msculo levantador da plpebra; So avaliados conjuntamente; So responsveis pela musculatura do globo ocular; Deve-se solicitar ao paciente que acompanhe o objeto em vrias direes.

III - OCULOMOTOR
Envia fibras motoras para os msculos levantador da plpebra, reto

superior, reto inferior e oblquo inferior do olho;


Envia tambm fibras eferentes parassimpticas para os msculos

controladores da constrio e acomodao da pupila;


As

fibras motoras se originam nos ncleos oculomotores do mesencfalo;

O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pednculo cerebral; O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vo

musculatura intrnseca do olho, a qual movimenta a ris e a lente.

O nervo emerge do Sulco medial do pednculo medial atravessando a fissura orbital superior. Observar que as fibras motoras se dividem em ramo superior e ramo inferior.

III - OCULOMOTOR - FUNES

Responsvel pelo movimento palpebral;

IV TROCLEAR - FUNES Inerva o msculo reto lateral; Motilidade ocular; Oblquo superior (olhar para baixo e Para dentro).

IV TROCLEAR

VI ABDUCENTE - FUNES

Inerva o msculo oblquo superior;


Motilidade ocular;

Reto lateral (abduo).

VI - ABDUCENTE

NERVO TRIGMEO
Sensibilidade superficial da face (pele e mucosas) Motricidade (masseter, temporal, Pterigide interno e externo) Reflexos superficiais Crneo-palpebral Esternutatrio (ou nasal) Reflexo profundo Mandibular (ou masseteriano ou da Mandbula)

VII NERVO FACIAL


Mmica da face (incluindo platisma) Sensibilidade gustativa 2/3 Anteriores da lngua Reflexos profundos Orbicularis oculi (ou supraorbital, Glabelar, nasopalpebral) Orbicularis oris (ou perioral, oral, bucal, Nasomental) Reflexos superficiais Crneo-palpebral

VIII Nervo Vestbulo-Coclear

O nervo vestbulo-coclear construdo por duas pores.

NERVO GLOSSOFANGEO e VAGO


Est relacionado a sensibilidade gustativa e de vsceras; Recebe fibras sensitivas para o tero posterior da lngua, tonsilas palatinas, faringe, ouvido mdio, e os corpos carotdeos.

XI Nervo Acessrio
Origina-se de neurnios da medula oblonga e medula cervical; Apresenta uma raiz craniana, que une-se ao nervo vago e envia as fibras motoras para os msculos da laringe e uma raiz espinhal.

XII Nervo Hipoglosso

Movimentao da lngua

Nervos Raquidianos

Nervos Raquidianos
Os 31 pares de nervos raquidianos que saem da medula relacionam-se com os msculos esquelticos. Eles se formam a partir de duas razes que saem lateralmente da medula A raiz posterior ou dorsal, que sensitiva, e a raiz anterior ou ventral, que motora. Essas razes se unem logo aps sarem da medula. :

Os pares nervosos raquidianos daro a movimentao e toda a sensibilidade para as seguintes regies do corpo
Pescoo e diafragma ; Msculos intercostais, parede lateral do trax, pleura e peritnio; Paredes anterior e lateral do abdmen, msculos da coxa e genitlia externa (plexo lombar, que o nome dado unio dos 4 primeiros pares lombares); Regio gltea, face posterior da coxa, perna e p (plexo sacro formado pela unio do 5 nervo lombar e dos trs primeiros sacros); Regio coccigiana, que inervada pelo plexo coccigiano que formado pela reunio dos dois ltimos pares sacros e pelo par coccigiano.

Sndromes Neurolgicas
Hipertenso Intracraniana Sndrome Piramidal Sndrome do II Neurnio Motor Sndrome Hemiplgica Sndrome Cerebelar Sndrome Radculo-Cordonal Posterior Sndrome de Brown-Squard Sndrome Menngea Sndrome de Compresso Medular Sndrome Extrapiramidal

HIPERTENSO INTRACRANIANA

A presso intracraniana um importante fator regulador do equilbrio neurolgico e um dos principais mecanismos que resulta em disfuno neurolgicas;
Ela definida como uma presso intracraniana maior que 20 cm de fluido crebroespinal; A presso medida atravs do liquor.

A presso intracraniana a presso exercida no crnio sobre o:

Tecido Cerebral

Sangue

lquido cefalorraquidiano (LCR)

HIPERTENSO INTRACRANIANA
A relao entre o contedo da caixa intracraniana e o seu volume determina a presso intracraniana (PIC), que tem como referncia a presso atmosfrica.

Hipertenso Intracraniana

Em condies normais, a presso intracraniana tem flutuaes determinadas pelos ciclos respiratrio e cardaco. Vrias doenas determinam o aumento da presso intracraniana, sendo a mais freqente o traumatismo cranienceflico.

HIPERTENSO INTRACRANIANA
Presso normal do lquido cefalorraquidiano ou lquor (LCR). A presso normal do LCR, medida em decbito lateral, varia entre 5 e 20 centmetros de gua (cmH2O), sendo os valores mais prximos de 10 cmH2O na cisterna magna e de 15 cmH2O no fundo de saco lombar; O lquido cefalorraquidiano (LCR) constitui 10% do volume intracraniano e seu volume, em todo o sistema nervoso, de aproximadamente 150 ml, dos quais 20-30 ml esto no interior dos ventrculos e o restante nos espaos subaracnides intracraniano e Raquidiano; A partir de 20 cmH2O (15 mmHg) fala-se em hipertenso do LCR ou hipertenso intracraniana (HIC).

Lquido Cefalorraquidiano (LCR)


Age amortecedor para o Sistema Nervoso Central (SNC);

Funo proteger o crebro de agresses mecnicas, qumicas e infecciosas;

.
Barreira hematoenceflica

Exame do lquido cefalorraquidiano (LCR) ou lquor


Diversas afeces neurolgicas, como:

Meningites

Encefalites

Ventriculites

Carcinomatose menngea

Doenas desmielinizantes

Existem trs formas de monitorizar a PIC:


1. 2. Com um cateter intraventricular (cateter dentro dos ventrculos do crebro) Com um parafuso ou pino subaracnideo (parafuso ou pino colocado atravs do crebro no espao entre a aracnide e o crtex cerebral) Com um sensor epidural (sensor colocado no espao epidural abaixo do crnio)

3.

A presso intra-craniana pode ser medida e monitorizada atravs de um cateter ventricular acoplado a um transdutor de presso externo. Para inserir o cateter intraventricular, perfura-se um orifcio no crnio e o cateter inserido atravs da massa cerebral no ventrculo lateral (um dos espaos abertos no crebro).

Amplificador que detecta os sinais do transdutor e envia-os para um sistema de registro, um osciloscpio

CAUSAS DA HIPERTENSO INTRACRANIANA


Leses expansivas localizadas, como: hematomas, abscessos e tumores podem aumentar o volume de um hemisfrio cerebral.

Fatores que atuam difusamente, como:


anxia sistmica ou processos inflamatrios (meningites e encefalites) podem causar edema cerebral difuso e, portanto, aumento global do volume do encfalo. Tanto num caso como noutro, a expanso cerebral aumenta a presso intracraniana.

HIPERTENSO INTRACRANIANA A hipertenso intracraniana caracteriza-se basicamente por: Cefalia Vmitos em jato Edema de papila

Convulso

Distrbios Vegetativos

CONSEQUNCIAS DA HIPERTENSO INTRACRANIANA


O aumento de volume do encfalo, difuso ou localizado, tende a causar deslocamento das partes afetadas em relao aos compartimentos intracranianos criados pelas dobras durais: a foice do crebro e a tenda do cerebelo.

Hrnias Intracranianas

Hrnias enceflicas devidas HIC: :


de cngulo ou supracalosa

de amgdalas cerebelares

de uncus temporal

transcalvariana

Diagnstico da hipertenso intracraniana (HIC)


MTODOS DE IMAGEM Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonncia Nuclear Magntica (RNM). Para os casos graves de HIC, o ideal durante o tratamento que a PIC esteja monitorizada. Diversas modalidades podem ser utilizadas, como a: Hipocapnia induzida pela hiperventilao; Os diurticos osmticos; A hipotermia e cuidados especiais no tratamento geral dos pacientes.

O SISTEMA E A SNDROME PIRAMIDAIS


As clulas piramidais fazem parte de quase todo o crtex cerebral, mas apenas uma parte dos axnios dessas clulas passa pelas pirmides bulbar.

Portanto, as nicas leses que provocariam uma sndrome piramidal pura seriam interrupes a passagem das fibras, onde as mesmas se encontram isoladas na pirmide bulbar.

Sndromes do 1 Neurnio Motor


Sndrome do primeiro neurnio motor: as leses do sistema piramidal traduzem-se por dficits motores que interferem na execuo dos movimentos e no sobre os msculos ou determinados grupos de msculos. Caracteriza-se por: Paresia, plegia, hipertonia elstica, hiperreflexia profunda, abolio dos reflexos superficiais, inverso do reflexo cutneo-plantar (sinal de babinski);

Presena sincinesias (o lado plgico realiza um movimento desencadeado por um movimento do lado normal), sinreflexia, disartria e afasia.

As leses da via piramidal so comuns no AVE da cpsula interna.

SNDROME PIRAMIDAL
Decorre da interrupo, anatmica ou funcional, da via corticoespinhal.

Perda ou diminuio da motricidade, que atinge globalmente os membros. Diminuio ou abolio dos reflexos cutneo-abdominais e cremastricos. Atrofia muscular que decorre do desuso da musculatura.

CAUSAS MAIS FREQUENTES


Doenas desmielinizantes

Traumatismos

AVC

Infeces

Desordens hipocinticas Acinesia, hipocinesia e bradicinesia - Pobreza geral na motricidade automtica e associada, com diminuio da expressividade facial e da mmica facial e gestual. Desordens hipercinticas Atetose - Movimentos involuntrios que ocorrem nas partes mais distais de um ou mais membros; Distonia - Movimentos lentos com contraes muito vigorosas e de longa durao ; Tremor - Movimento involuntrio estereotipado, rtmico, produzido por contraes alternadas ou sequenciais dos msculos agonistas e antagonistas de um segmento corporal Balismo - Sucesso de movimentos involuntrios rpidos de grandes reas do corpo

Sndrome do II Neurnio Motor


Nas leses do II neurnio motor ( corpo celular ou axnio), os impulsos motores que partem do centro no chegam a periferia; As leses desse sistema costumam se exteriorizar por dficit motor.

Fasciculao Hipotonia

Paralisia

Atrofia

Arreflexia

Sndrome do II Neurnio Motor Causas


Polimielite anterior aguda

Esclerose Lateral Amiotrfica

Neuropatias mltiplas
Amiotrofia Mieloptica Infantil

Siringomielia

Polineuropatia perifrica

Radiculopatias

Mononeuropatias

Sndrome Hemiplgica
A hemiplegia ou paralisia de um lado do corpo, um sinal clssico de doena neurovascular do crebro, levando a um comprometimento cerebral em vrios nveis e dependendo do nvel cerebral, temos vrias consequncias como comprometimento fsico, sensorial e mental.

As causa mais comuns da sndrome hemiplgica so:

AVE

TUMORES

TRAUMATISMOS

INFECES

DOENAS DESMINIELINIZANTES

SINAIS E SINTOMAS
Sndrome ombro e mo Espasticidade Escoliose

Dedos em garra

Dor muscular

COMO AVALIAR UM HEMIPLGICO

Fora muscular Padres motores Dficits de sensibilidade Equilbrio Reflexos Sinais vitais

SDROMES CEREBELAR
Alteraes da coordenao e do tono muscular; Leses do vrmis: Afeta predominantemente o tronco;

Leses Hemisfricas: Afetam sempre os membros do mesmo lado.

Sndromes Cerebelares
Alteraes do tono (hipotonia): Diminuio da consistncia das massas musculares; Aumento da passividade; Reflexos patelar e tricipital pendular; Sinal de Romberb negativo. Causas: Tumores, incluindo abscessos; Infeces; Distrbios vasculares; Intoxicaes exgenas; Uso de medicamentos; Doenas desmielinizantes.

Sndrome radculo-cordonal posterior


Esta sndrome compreende um estado de manifestaes de leso do cordo ou funculo posterior da medula e das razes, que so condutoras da sensibilidade.

Disbasia Aumento da base de sustentao Prova de Romberg Positiva Ataxia Hipotonia Abolio dos reflexos profundos Abolio do tato epicrtico, sensibilidade vibratria e propriocepo consciente

BROWN-SQUARD (Hemisseco transversa lateral da medula)


Conjunto de sintomas que surgem a partir de uma hemisseco da medula. CAUSAS: Traumatismos; Doenas degenerativas; Neoplasias; Infeces; Hemorragia.
Sintomas da sndrome: * = Lado da leso 1 = Perda total de todas sensaes: paralisia flcida 2 = Paralisia espstica com perda das sensaes vibratrias, discriminao ttil e propriocepo 3 = Perda da sensibilidade de dor, temperatura e presso grosseira

SINAIS E SINTOMAS:

No lado lesado: -perda da funo; -propriocepo; -sensibilidade epicrtica. No lado oposto: -perda da sensibilidade protoptica. DIAGNSTICOS: Anamnese; Exame clnico; Exame neurolgico; Exames de imagem.

TRATAMENTO:

Cirurgia da coluna vertebral Fisioterapia. CUIDADOS DE ENFERMAGEM:

Verificar SSVV; Evitar lceras de presso; Orientar o paciente e familiares sobre os cuidados.

SNDROME MENNGEA

Conjunto de sinais e sintomas que indicam a presena de um processo inflamatrio ou irritativo, ao nvel das meninges. CAUSAS: Hemorragia traumtica; Meningite; Hemorragia subaracnide

SINAIS E SINTOMAS

DIAGNSTICO: Clnico; Laboratorial.

TRATAMENTO
Antibiticos, antitrmicos, antiemticos,corticides; Reduo da hipertenso endocraniana; Reposio de lquidos.
AES DE ENFERMAGEM: Acomodar confortavelmente o indivduo em ambiente arejado com pouca luz; Administrar medicao prescrita; Monitorizar os SSVV; Auxiliar nas atividades de autocuidado; Oferecer bastante lquido, logo possa o cliente aceitar, nos intervalos das refeies.

SNDROME DE COMPRESSO MEDULAR

A medula espinhal est protegida pela coluna vertebral, mas determinados distrbios podem comprimi-la e alterar a sua funo normal. CAUSAS: Traumtica; Infecciosa; Tumoral; Vaso sanguneo anormal.

SINAIS E SINTOMAS

Distrbios de sensibilidade; Distrbios da motricidade; Distrbios dos reflexos; Impotncia para ereo; Incapacidade de ejaculao. DIAGNSTICO: Exame fsico; Tomografia computadorizada; Ressonncia magntica.

TRATAMENTO

Corticide; Radioterapia; Cirrgico.


ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM: Preservar a medula espinhal; Administrar medicao prescrita; Orientar o paciente quanto a necessidade de restrio de mobilizao at que seja liberado.

Aes de Enfermagem
O enfermeiro dever estar preparado para assistir ao paciente com quadros de sndromes neurolgicas segundo vrios aspectos; necessrio que ele esteja apto a realizar . procedimentos de alta complexidade, monitorar a atividade eltrica do crebro do paciente, monitorar os valores da presso intracraniana, identificar os principais sinais e sintomas que caracterizam a principais sndromes neurolgicas, conhecer as intervenes de enfermagem para o paciente com esse quadro e saber quais os diagnsticos que podem ser feitos.

Bibliografia

Semiologia Mdica Celmo Celeno Porto Propedutica Neurolgica Bsica Wilson Luiz Sanvito Semiotcnica Neurolgica Jos Geraldo Speciali Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo - USP

OBRIGADO!!!

You might also like